Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

Bem nos passes e nas finalizações, Lodeiro se destaca em treino técnico


Zagueiro Bolívar é poupado das atividades. Técnico da seleção sub-20, Gallo vai ao clube e encontra Renato, companheiro dos tempos de Guarani


Após o treinamento físico desta manhã de quarta-feira, os jogadores do Botafogo voltaram a campo para a realização de um treino técnico em que o elenco foi dividido em três times com sete atletas em cada um. O exercício serve de preparação para a estreia na Taça Rio, no sábado, diante do Quissamã, às 18h30m, no Engenhão.

Na atividade, que durou cerca de uma hora e meia, o uruguaio Lodeiro foi um dos destaques com um bom aproveitamento tanto nos passes quanto nas finalizações, sendo responsável por um belo gol. Os atacantes Cidinho e Henrique também tiveram boa participação, assim como o goleiro Jefferson, que realizou belas defesas.
Uruguaio Lodeiro (à direita, de amarelo) foi destaque do treino técnico (Foto: Fabio Leme)
Enquanto o elenco treinava com bola, o volante Renato e o lateral Gilberto faziam um trabalho à parte. Bolívar, poupado, e Andrezinho, recuperando-se de uma lesão no púbis, realizaram um trabalho na piscina.

Quase no fim do treinamento, o técnico da seleção brasileira sub-20, Alexandre Gallo, apareceu no clube e reencontrou seu ex-companheiro Renato. Os dois atuaram juntos pelo Guarani.

Por Fábio Leme Rio de Janeiro

Ambição ainda maior


Lodeiro comemora 1º título e projeta mais conquistas e muito tempo no Botafogo


Lodeiro comemorou muito o título (Agif / BFR)
Uruguaio que chegou ao Botafogo no segundo semestre de 2012, Lodeiro conquistou seu primeiro título no clube no domingo: a Taça Guanabara. O camisa 14 era um dos jogadores mais empolgados na comemoração após vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, com o mesmo ímpeto que mostra dentro de campo, sem parar um minuto.

Mas Lodeiro não se contenta apenas com essa taça A ambição dele no Botafogo é muito maior.

"Pretendo fazer as coisas bem, ganhar muitos títulos, ficar mais muito tempo no Botafogo. No pouco tempo que estou aqui, ano passado terminou muito bem e começar 2013 dessa maneira é muito bom para mim. Quero continuar por esse caminho e fazer as coisas ainda melhor", destacou.

Entre os objetivos do uruguaio está também permanecer na seleção de seu país. Para alcançar, Lodeiro reforça que é importante fazer bem seu papel e se doar ao Botafogo. Por este motivo, mantém um alto nível de concentração.

"Cada um aqui sabe que precisa esquecer a Taça Guanabara e jogar contra o Quissamã como mais uma final. Queremos a Taça Rio também, temos que ganhar sábado para seguir esse caminho, começar uma nova história", finaliza.

Botafogo Oficial

Após título, Botafogo volta ao trabalho em clima de descontração


Elenco realizou atividade física já visando a partida contra o Quissamã. Antônio Carlos faz reforço muscular na piscina para acelerar seu retorno


Depois da euforia pela conquista do primeiro turno, o Botafogo retornou aos trabalhos já focado na estreia na Taça Rio, no próximo sábado, contra o Quissamã. O elenco se reapresentou nesta quarta-feira, três dias após a conquista de sua sétima Taça Guanabara, no último domingo diante do Vasco. Como não poderia deixar de ser, os alvinegros demonstraram descontração e alegria mesmo sob o forte calor que faz no Rio de Janeiro.

Os jogadores realizaram um trabalho na academia e, posteriormente, uma atividade física no campo de General Severiano, com exceção de Seedorf, Bolívar e Fellype Gabriel que permaneceram fazendo reforço muscular.

Antônio Carlos faz trabalho de reforço muscular na piscina (Foto: Fabio Leme)
O zagueiro Antônio Carlos, que esteve em campo treinando com o restante do grupo, também realizou uma atividade de reforço muscular na piscina do clube ao lado do lateral-direito Gilberto, que se recupera de uma lesão na coxa direita. O jogador deve ficar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira, após se recuperar de uma lesão na coxa esquerda que o deixou afastado dos gramados desde o jogo contra o Boavista, na derradeira partida da fase de grupos da Taça GB.

Por Fabio Leme e Thales SoaresRio de Janeiro

Que problema! Boa fase da dupla de zaga dá dor de cabeça 'boa' para Oswaldo



Com formação atual, Botafogo não sofreu gols. Técnico terá de optar por Antônio Carlos ou Dória entre os titulares




Bolívar e Dória - Botafogo (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Bolívar e Dória ainda não sofreram
 gols jogando juntos (Foto:
Bruno de Lima/LANCE!Press)
A máxima "em time que está ganhando não se mexe" pode ser colocada à prova nos próximos jogos do Botafogo. Com a formação atual, na qual Bolívar e Dória ocupam as vagas na zaga, o Glorioso ainda não levou gols e ganhou o título da Taça Guanabara. Porém, a dupla só se formou por conta de lesão muscular de Antônio Carlos. Agora, a dúvida paira sobre a cabeça de Oswaldo de Oliveira. Voltar com um dos homens de confiança ou bancar a jovem promessa?

– Hoje no Botafogo estou mais do que tranquilo com quem vai jogar na minha frente. Dória, Antônio Carlos, André Bahia ou quem for, vai dar conta do recado – afirmou o goleiro Jefferson.

Mesmo com apenas 18 anos, Dória não esconde em nenhum momento a confiança no próprio potencial. Para ele, os jogos ao lado de Bolívar estão sendo primordiais como aprendizado.

– Estou me sentindo bem e acostumando a jogar com o Bolívar. Ele é um cara multicampeão, transpira vitória, e me ajuda bastante. Vou aprendendo sempre com ele – garantiu o camisa 21, com exclusividade ao LANCE!Net, avaliando os momentos que teve até agora.

– A Taça Guanabara foi muito boa para mim profissionalmente. Mas já estou mirando novos frutos. Espero que ter esses novos jogadores ao meu lado me ajude a crescer e ganhar títulos. Farei o possível para ajudá-los também – completou o zagueiro.

Volta por cima em 2013

Apesar de viver boa fase atualmente, o ano de 2013 começou da pior forma possível para o zagueiro Dória. Ele participou do fracasso da Seleção Brasileira sub-20 no Sul-Americano da categoria e voltou ao Botafogo por baixo.

Mesmo acabando a temporada passada como titular e tendo despertado a atenção de clubes europeus, Dória teve de aceitar a reserva depois das críticas recebidas pelas atuações no Sul-Americano.

– Tive de manter meu trabalho e ficar quieto, na minha. Tive de evoluir para mostrar que aquilo que aconteceu na Seleção foi um acaso e fiz o meu papel. Foi um caso à parte e mostrei estar bem para ajudar o Botafogo. Tive a oportunidade de conquistar a taça e isso me deixa muito realizado – disse.

O dito popular fala que "há males que vem para o bem". Talvez isso resuma a passagem de Dória pela Seleção, que o amadureceu.

Oswaldo virou fã rapidamente

Quando subiu aos profissionais, no ano passado, Dória encantou Oswaldo de Oliveira. Durante o Brasileiro, o técnico reuniu os zagueiros Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Brinner no vestiário para informar que os três disputavam uma vaga entre os titulares:

– O Dória é o único titular que eu tenho hoje. Vocês três vão ter de concorrer por um lugar no Botafogo.

A opinião dos especialistas

Oswaldo deve manter a zaga do jeito que está, com Dória de titular?
"Dória foi muito bem ao lado do Bolívar e nos jogos importantes. Antônio Carlos vai ter que brigar para voltar" - Sérgio Arêas, editor do LANCE!
"Eu colocaria o Antônio Carlos. É mais experiente, inclusive não só defende como faz muitos gols" - Roberto Assaf, colunista do LANCE!

Luiz Gustavo Moreira e Walace Borges Rio de Janeiro (RJ) LANCENET! 


Bota leva o título do Carioca em 83% das vezes que conquista a Taça GB


Vencedor da competição pela sétima vez em sua história, clube tem histórico positivo no Estadual quando conquista o troféu


A primeira edição da Taça Guanabara aconteceu em 1965 e terá a sua 50ª disputa em 2014, mostrando sua tradição no Rio de Janeiro. Domingo, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, o Botafogo conquistou o título da competição pela sétima vez em sua história, o que sempre foi um bom presságio para o objetivo final que é vencer o Campeonato Carioca.

Nas seis conquistas anteriores da Taça Guanabara pelo Botafogo (1967, 1968, 1997, 2006, 2009 e 2010), o clube acabou sagrando-se campeão estadual em cinco oportunidades (83,3%). Apenas em 2009 perdeu a decisão para o Flamengo, que havia vencido a Taça Rio naquele ano.

Botafogo costuma levar o Carioca quando conquista a Taça Guanabara (Foto: Ivo Gonzalez/Agência O Globo)
Para se ter uma ideia do valor do número produzido pelo Botafogo nesta situação, o Fluminense venceu nove vezes a Taça Guanabara e em seis dessas oportunidades conseguiu ser campeão estadual. O aproveitamento do rival, que conseguiu a façanha no ano passado, é de 66,6%.

Recordista de títulos da Taça Guanabara, com 19, o Flamengo converteu essas conquistas em 11 estaduais (57,9%), como aconteceu em 2011. Já o Vasco é o que tem o pior aproveitamento entre os quatro grandes do Rio, com 54,5% (seis Cariocas em 11 vitórias na Taça Guanabara), e a última vez que alcançou o feito foi em 2003.

Apesar dos números jogarem a favor do Glorioso, o zagueiro Dória não dá muita bola e recorda um tabu que perdurava até a semifinal da Taça Guanabra.

- Sempre falo que tabu, estatística, nada disso é válido, pois era um momento diferente, outras circunstâncias, jogadores diferentes, diretorias também. Contra o Flamengo nós tínhamos números contra a gente e conseguimos reverter – opinou o zagueiro.

A Taça Guanabara ainda teve América (1974), Americano (2002) e Volta Redonda (2005) como campeões, mas nenhum deles alcançou o título estadual no mesmo ano.

Por Fábio Leme e Thales Soares Rio de Janeiro