Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2022

Botafogo define que ficará no Nilton Santos em intertemporada de "imersão" de Luís Castro


Português conhecerá grupo alvinegro nesta terça e terá cerca de dez dias até o início do Brasileirão


O Botafogo ficará no Rio de Janeiro no período de treinos que terá até o início do Brasileirão, programado para o fim de semana de 10 de abril, contra o Corinthians, em casa. A ideia de realizar uma intertemporada fora do Nilton Santos foi descartada para que Luís Castro faça uma "imersão" no clube. Assim, as atividades serão divididas entre o estádio e o Espaço Lonier.


Promessas, surpresas e reforços: quem sobe e quem desce após o Estadual do Botafogo


Serão aproximadamente 10 dias de trabalho. Isso porque a data precisa da estreia no Campeonato Brasileiro ainda não foi confirmada pela CBF. A intertemporada terá início na manhã desta terça-feira (29), antes da apresentação do técnico português, que está marcada para as 13h.




Luis Castro assiste a Fluminense x Botafogo no Maracanã — Foto: André Durão


O treino marcará o primeiro contato de Luís Castro com o elenco do Botafogo. Ainda não há definição sobre o número de jogadores que estará à disposição do treinador. A tendência é que o grupo seja enxugado e tenha entre 26 e 27 atletas.


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


Atualmente, 43 atletas compõe o grupo alvinegro. Com a chegada de reforços, o número subirá. Portanto, após conhecer o elenco que já está no Nilton Santos, Luís Castro terá de definir quem seguirá para a sequência da temporada.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Renata de Medeiros — Rio de Janeiro

Copa do Brasil 2022: veja como ficaram os confrontos da terceira fase após sorteio na CBF



Etapa conta com 32 clubes, sendo que 12 estreantes na competição de 2022. Jogos serão de ida e volta



Foram conhecidos nesta segunda-feira, em sorteio na sede da CBF, os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil. Quatro deles serão entre equipes que disputam a Série A. Veja abaixo os confrontos de ida já com os mandos de campo definidos (dias 19, 20 e 21 de abril):


Tombense-MG x Ceará
Fortaleza x Vitória
Bahia x Azuriz-PR
Goiás x Bragantino
Fluminense x Vila Nova-GO
Altos-PI x Flamengo
Ceilândia-DF x Botafogo
Atlético-MG x Brasiliense
Remo x Cruzeiro
Coritiba x Santos
Tocantinópolis x Athletico-PR
Palmeiras x Juazeirense-BA
Portuguesa-RJ x Corinthians
CSA-AL x América-MG
Atlético-GO x Cuiabá
Juventude x São Paulo



Os confrontos de volta serão nos dias 10, 11 e 12 de maio com os seguintes mandos de campo:

Ceará x Tombense-MG
Vitória x Fortaleza
Azuriz-PR x Bahia
Bragantino x Goiás
Vila Nova-GO x Fluminense
Flamengo x Altos-PI
Botafogo x Ceilândia-DF
Brasiliense x Atlético-MG
Cruzeiro x Remo
Santos x Coritiba
Athletico-PR x Tocantinópolis
Juazeirense-BA x Palmeiras
Corinthians x Portuguesa-RJ
América-MG x CSA-AL
Cuiabá x Atlético-GO
São Paulo x Juventude




Troféu da Copa do Brasil em disputa — Foto: Divulgação



Doze equipes entraram na Copa do Brasil na terceira fase. Nove delas são as representantes brasileiros na Libertadores: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza e Palmeiras. Também estreiam Remo, campeão no Norte, Bahia, campeão da Copa do Nordeste, e Botafogo, campeão da Série B.


Os confrontos da terceira fase serão em ida e volta, que serão realizados nas semanas de 20 de abril e 11 maio. Em caso de igualdade, a decisão será por pênaltis. Na Copa do Brasil o gol fora de casa não é critério de desempate.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Promessas, surpresas e reforços: quem sobe e quem desce após o Estadual do Botafogo



Equipe se despede do Campeonato Carioca com algumas surpresas e outras decepções. Jogadores tiveram chance de mostrar serviço antes da chegada do novo treinador, Luís Castro







Melhores momentos: Fluminense 1 x 2 Botafogo pela semifinal do Cariocão 2022



Acabou o Campeonato Carioca para o Botafogo. Um torneio que, mais do que nunca, serviu de laboratório para o clube se preparar para as principais competições do ano. Com elenco incompleto e técnico interino, a equipe deixa o torneio com sensação de dever cumprido ao superar o Vasco e fazer bom papel diante dos outros rivais mais estruturados, principalmente diante do Fluminense.


Os primeiros dois meses de temporada foram um período de transição. Enderson Moreira saiu, e Luís Castro só chegou no último domingo. Nesse intervalo, reforços foram contratados e nem sequer estrearam. O que deu espaço para jogadores menos badalados se provarem nos primeiros jogos de 2022. Alguns surpreenderam e ganharam espaço. Outros decepcionaram e recuaram alguns lugares na fila.


O ge analisa os destaques do início de temporada, sejam positivos ou negativos. Quem subiu e quem desceu no elenco alvinegro, que ganhou novo comando a partir dessa semana.


+ Do calor da torcida à atenção ao jogo: as primeiras impressões de Luís Castro, do Botafogo








+ Com chegada de Luís Castro, Botafogo prioriza investimento em estrutura para treinos




Sobem ⬆️

Matheus Nascimento


O ano de 2022 é visto como chance de consolidação para Matheus Nascimento. O Botafogo não quis saber de Copinha e colocou o jogador no time principal desde o início, apesar da pouca idade. Aos 18 anos, o garoto responde bem e vive o melhor momento no futebol profissional, com titularidade, sequência e gols.


Já marcou cinco vezes em 10 jogos, todos eles como titular. Ele é o vice-artilheiro do time na temporada, atrás apenas de outro destaque desse início de ano: Erison.




Centroavantes lideram lista de artilheiros do time — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Erison

O mercado desse ano do Botafogo tem dois momentos: antes e depois de John Textor. Em janeiro, o clube fez cinco contratações modestas, dentro do orçamento que ainda era apertado. De todas, apenas o centroavante caiu no gosto do torcedor. Erison virou personagem popular nas redes sociais e ganhou apelido, "El Toro", mas o carinho só veio junto dos gols.


O atacante é o artilheiro do time em 2022, com oito gols. Número que o coloca empatado com Gabigol, do Flamengo, no topo de goleadores do Campeonato Carioca. Uma grata surpresa, ainda mais pelo menor tempo em campo, já que ele só foi titular cinco vezes. Na despedida do Estadual, contra o Flu, no domingo, o jogador chamou atenção do novo treinador ao ter a melhor atuação com a camisa do clube.



Gatito

O desempenho do goleiro está longe de ser surpreendente, mas deu alívio ao torcedor. Depois de mais de um ano afastado por lesão, o camisa 1 voltou com atuações de destaque. Recuperou rapidamente o ritmo de jogo e deu segurança à posição, que teve revezamento de titularidade na temporada anterior.





Goleiro não decepcionou na volta ao time — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Quem mais subiu

Com menos destaque, outros atletas também merecem menção: Daniel Borges teve que substituir Rafael, manteve as atuações seguras da última temporada e passou no teste, principalmente nos clássicos. Ainda na defesa, Sampaio foi o primeiro dos reforços de Textor a estrear e agradou nos dois jogos contra o Fluminense.


Alguns garotos vindos da base também merecem mais chances, como Lucas Mezenga, Vitor Marinho, Juninho, Raí, Rikelmi, Vitinho e João Victor Maranhão.





Zagueiro é o único reforço pós-Textor que já estreou — Foto: Vitor Silva/Botafogo




Descem ⬇️

Contratados

Com exceção de Erison, nenhum dos outros reforços contratados antes da SAF disse a que veio. Os volantes Breno e Fabinho ganharam bastante tempo em campo, 10 jogos cada um, mas ainda buscam afirmação. Os outros dois, o zagueiro Klaus e o atacante Vinícius Lopes, foram prejudicados por lesões. O defensor ainda não estreou com a camisa alvinegra.





Apesar da experiência, Fabinho foi para o banco — Foto: Vitor Silva/Botafogo




Luiz Fernando


O atacante já era um rosto conhecido, mas também foi tratado como reforço em janeiro, com o elenco ainda desfalcado. Vindo após empréstimo para o Grêmio, Luiz Fernando também ganhou muitas oportunidades: jogou 12 dos 13 jogos da temporada. Deu duas assistências, mas ainda não marcou nenhum gol. Hoje, é titular, mas precisará subir o rendimento para competir com as novas contratações.





Atacante ainda não marcou na volta ao clube — Foto: André Durão/ge



Quem mais desceu

Alguns jogadores do elenco seguem em xeque porque ainda não melhoraram em relação à temporada passada. Na defesa, os laterais Hugo e Jonathan estão nessa situação, tanto que a posição é uma das prioridades de reforços do clube. Do meio para frente, outros exemplos, como Romildo, Felipe Ferreira, Ênio e Ronald. Vindo de lesão, Chay foi bem no segundo jogo da semifinal, mas não esteve no melhor ritmo durante a competição.



+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


+ Leia mais notícias do Botafogo



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Com chegada de Luís Castro, Botafogo prioriza investimento em estrutura para treinos


Departamento de futebol tem pressa em melhorar condições de trabalho no clube e estuda aprimorar instalações no Nilton Santos e no Espaço Lonier. Novo treinador participará de decisões


Com nova comissão técnica e elenco mais perto de ficar pronto, o Botafogo dá atenção a outra das prioridades do primeiro ano da gestão John Textor: investimento na estrutura do clube. O departamento de futebol vê com urgência a necessidade de melhorar as condições de trabalho e estuda como aprimorar o estádio Nilton Santos e o Espaço Lonier.


+ Textor critica Carioca e promete time B em 2023




Clube quer mais estrutura para treinos — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Os planos ainda não estão postos em prática 100%. Na última semana, circulou entre torcedores nas redes sociais que o clube construiu instalações provisórias no Lonier para abrigar o elenco profissional, o que foi negado pela diretoria. Essa é uma das opções estudadas, vista como interessante, mas não a única. O aluguel de um espaço também está entre as possibilidades.


+ Luís Castro marca presença no Maracanã


O departamento de futebol tem planos para o estádio e o CT em construção, mas debate como pode colocá-los em prática em ativos que envolvem terceiros. O Nilton Santos é um patrimônio público cedido pela Prefeitura do Rio. O Lonier, no momento, nem sequer tem vínculo no papel com o Botafogo, já que pertence aos irmãos Moreira Salles. Ambas as situações estão em negociações com clube, SAF e demais envolvidos.




Melhores momentos: Fluminense 1 x 2 Botafogo pela semifinal do Cariocão 2022


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


Até agora, a conclusão é que as instalações precisam ser aprimoradas. O profissional e a base precisam de melhores condições. A maneira como será feito, porém, ainda será debatida com o novo treinador, Luís Castro, e os outros envolvidos. A grana virá dos investimentos de John Textor na SAF alvinegra.



Enquanto isso, o Botafogo segue com Nilton Santos como sede principal do futebol, com academia, equipamentos e todos os departamentos. O Lonier serve de apoio para evitar sobrecarga nos campos do estádio. A base está alocada no CEFAT, em Niterói, estrutura alugada pelo clube.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Do calor da torcida à atenção ao jogo: as primeiras impressões de Luís Castro, do Botafogo


Novo treinador, português teve domingo cheio com recepção em aeroporto, visita à Zona Sul do Rio e trabalho no Maracanã, na primeira análise presencial dos novos comandados




Ao lado de Textor, novo técnico do Botafogo Luís Castro desembarca no Rio (https://ge.globo.com/video/ao-lado-de-textor-novo-tecnico-do-botafogo-luis-castro-desembarca-no-rio-10428435.ghtml)



O último domingo, 27 de março, marcou o início de um novo momento do Botafogo. Chegou o tão aguardado novo treinador, Luís Castro, a mente que vai dar forma ao projeto ambicioso que John Textor tem para o clube. O primeiro dia foi tão cheio quanto a expectativa prometia, do calor da torcida à mão na massa da primeira análise presencial dos novos comandados.


+ Textor critica Carioca e promete time B em 2023


O domingo começou cedo. Às 6h30 (de Brasília), o treinador aterrissou no Rio de Janeiro vindo de Portugal. Foi recepcionado por cerca de 40 torcedores, conversou com jornalistas e posou com bandeira e camisa do Botafogo. Foi o primeiro carinho dos alvinegros, que o treinador sentiu em doses ainda maiores na parte da tarde, no Maracanã. Antes disso, Castro visitou a Zona Sul da cidade, onde está hospedado, e teve poucas horas de descanso até começar o batente.




Treinador viu o jogo ao lado de empresário e dirigentes — Foto: André Durão


Foi perto de 14h30 que o treinador entrou no Maracanã, na Zona Norte, para assistir in loco pela primeira vez a um jogo do novo clube. Ele ficou no estádio por mais de quatro horas, quando a descontração deu lugar a expressões sérias em muitos momentos.


O técnico ainda sorriu para os torcedores e atendeu a pedidos de fotos, mas mostrou uma concentração no jogo que não foi quebrada nem nos momentos mais impactantes, como os golaços de Erison, o banho de água fria dado por Cano ou as confusões da arbitragem. O português pareceu atento, mas não afetado pelo 2 a 1 emocionante do Bota sobre o Fluminense.


+ Lucio Flavio faz balanço antes de entregar bastão para Luís Castro




Melhores momentos: Fluminense 1 x 2 Botafogo pela semifinal do Cariocão 2022


Enquanto a bola rolava, Castro foi de poucas palavras. Tirou os olhos do campo em momentos raros, para fazer anotações ou em comentários curtos com o empresário Antonio Teixeira. O português não fez caras e bocas que entregassem as impressões pessoais do que se passava no gramado, seja crítica ou elogio. As reações foram discretas, o que dá pistas sobre o comportamento que o treinador terá à beira do campo.


A postura contrastava com o entorno. Ao contrário do restante da comissão técnica, que ocupou uma das cabines do estádio, o técnico se juntou a John Textor e outros dirigentes em um dos camarotes. Enquanto o americano, por exemplo, curtia o momento com uma cerveja na mão e vibração a cada lance, Castro segurou apenas uma garrafa d'água e um celular, que usava, vez ou outra, para ver um lance ou um jogador mais de perto.







Pela manhã, Castro atendeu a imprensa no Galeão — Foto: André Durão



+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


O treinador já analisava o Botafogo há semanas, mas irá para o primeiro treino com os novos comandados também com as observações presenciais. O dia 1 de trabalho está marcado para a próxima terça-feira, quando o português será apresentado a imprensa e torcedores. Nesta segunda, está programada folga para o elenco após a vitória sobre o Flu.


Castro terá 15 dias para conhecer os jogadores e começar a dar forma ao time antes da estreia no Brasileirão. A primeira rodada está prevista para o fim de semana dos dias 11 e 12 de abril. O clube carioca enfrentará o Corinthians, no Rio de Janeiro.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro