Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2016

"Homem-clássico", Carli alerta sobre Nenê: "Concentrado a cada segundo"


Argentino que se firmou no Botafogo no duelo com os grandes rivais pede atenção ao craque vascaíno e à bola aérea do adversário. Zagueiro ainda sonha com primeiro gol




Carli é o xerife da defesa menos vazada do Carioca,
 com quatro gols (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Foi diante de Fluminense e Vasco que Carli surpreendeu Ricardo Gomes, ganhou a confiança do treinador e a vaga de titular na zaga do Botafogo para não sair mais. E ele não esconde, jogar clássico é o que mais gosta da carreira. Em dois meses no futebol brasileiro, o xerifão argentino ainda está se adaptando ao calor do Rio de Janeiro, mas já está mais acostumado com os grandes duelos. Neste domingo, contra o Cruz-Maltino em São Januário, vai para o quarto confronto contra os maiores rivais do Botafogo. Nos três anteriores, soma uma vitória e dois empates. Invicto junto com o time, o defensor disse que é importante continuar sem perder e alertou para os perigos do adversário: a bola aérea e Nenê.


- Importante se manter invicto, mas para alcançar a liderança temos que ganhar. (Bola aérea) Não é uma preocupação, mas sabemos que é um ponto a melhorar. Com a característica do jogo aéreo deles, obviamente temos que prestar mais atenção. Temos a experiência de ter jogado contra, e ele (Nenê) é um jogador de muita trajetória. Com jogadores dessa classe tem que estar concentrado a cada segundo - advertiu o experiente zagueiro, de 29 anos.

Com a característica do jogo aéreo deles (Vasco), obviamente temos que prestar mais atenção. Temos a experiência de ter jogado contra, e ele (Nenê) é um jogador de muita trajetória. Com jogadores dessa classe tem que estar concentrado a cada segundo"
Carli, zagueiro do Botafogo


A defesa do Botafogo, a menos vazada do Campeonato Carioca ao lado do Flamengo com quatro gols sofridos, vem recebendo elogios. Os números do ataque é que causam certa preocupação entre torcedores. Afinal, o time balançou a rede 14 vezes e está atrás dos três grandes rivais, além do Volta Redonda. Se não há um goleador, por outro lado há uma distribuição dos gols, e 10 já estufaram a rede: Bruno Silva, Gegê, Gervasio Núñez, Neilton, Fernandes, Luís Henrique, Renan Fonseca, Ribamar, Emerson e Lizio. E Carli espera ansiosamente sua vez na fila. Contra o Madureira, teve uma chance na bola aérea, mas cabeceou para fora.


- Que da próxima eu acerte o gol (risos). Sonho todo dia com esse gol, ainda mais em um clássico. Mas tenho dez companheiros ao redor, se qualquer um marcar vou ficar feliz igual.


O Botafogo está na segunda posição da Taça Guanabara, com quatro pontos. Neste domingo, enfrenta o Vasco, líder com seis, em São Januário às 16h (horário de Brasília). Se vencer, pode alcançar a liderança, caso faça um melhor saldo que o Flamengo.

Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Com Diego na lateral e sem Bruno Silva, Bota esboça time contra Vasco


Garoto da base disputa a vaga com meia Octávio, que entrou no lugar do lesionado Luis Ricardo contra o Madureira. Com fadiga muscular, volante trabalhou na academia





Uma manhã de mudanças na Escola Naval. É assim que o treino desta quarta-feira do Botafogo pode ser definido. Com a ausência confirmada de Luis Ricardo pelos próximos dois jogos, o técnico Ricardo Gomes promoveu a entrada de Diego, de 20 anos, na lateral direita. No treinamento da última terça, Ricardo improvisou o meia Octávio na posição, uma vez que ele jogou praticamente a partida contra o Madureira. Em enquete do GloboEsporte.com, Diego, que é cria da base alvinegra, aparece com ampla preferência dos torcedores - mais de 89% dos votos.

Diego treinou entre os titulares (Foto: Vitor Silva/SSPress)

Outra mudança feita pelo comandante alvinegro foi a entrada de Fernandes no lugar de Bruno Silva, que não apareceu no campo. Com fadiga muscular na panturrilha esquerda, o autor do gol da vitória do último domingo ficou na academia em General Severiano e não preocupa para o clássico. Durante a atividade, os titulares treinaram contra a defesa reserva formada por Octávio, Renan Fonseca, Emerson Silva e Marcinho. Se o volante não apareceu em campo, os jogadores tiveram a presença ilustre de ganso. Não do meia do São Paulo, mas sim de aves que invadiram o gramado na Escola Marinha e logo foram retiradas pelos funcionários.

Gansos invadiram treino do Botafogo (Foto: Thiago Lima /GloboEsporte.com)

O Botafogo está na segunda posição da Taça Guanabara, com quatro pontos. No domingo, ele enfrenta o Vasco, líder com 6, em São Januário às 16h (horário de Brasília). Se vencer, pode alcançar a liderança, caso tenha melhor saldo que o Flamengo.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Botafogo mantém conversa por Júnior Dutra e planeja usar 5ª vaga de gringo


Alvinegro busca centroavante "cascudo" no mercado sul-americano e ainda monitora situação do brasileiro, que tentaria usar dívida salarial para obter liberação no Catar




Junior Dutra está encostado no Al Arabi e disputou
 apenas uma partida em 2016 (Foto: Divulgação)
As conversas que começaram há um mês esfriaram, mas não morreram. Botafogo e Júnior Dutra ainda mantêm esperanças de um final feliz, só que para isso o atacante precisará conseguir sua liberação no Al Arabi, do Catar. Segundo o GloboEsporte.com apurou, o brasileiro de 27 anos revelado pelo Santos estaria tentando usar uma dívida salarial para negociar sua saída do clube, que pertence à família real do país. Porém, os árabes fazem jogo duro. O Alvinegro, que ofereceu um contrato por empréstimo de um ano arcando apenas com a remuneração, monitora a situação sem pressa, já que as inscrições para o Campeonato Carioca já se encerraram e, até o Brasileiro, os jovens Ribamar e Luís Henrique estão dando conta do recado.


Apalavrado com o Botafogo, Dutra está sendo pouco aproveitado no clube. Ele disputou apenas uma partida em 2016, quando entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Al Khor, no dia 2 de janeiro - a três rodadas do fim do campeonato local, o Al Rayyan já garantiu o título, e o Al Arabi, em sexto lugar, não almeja mais nada na competição. Insatisfeito por lá, o atacante vê com bons olhos um retorno ao futebol brasileiro depois de seis anos entre Japão, Bélgica e Catar - por onde marcou 50 gols em 200 jogos desde 2010. Considerado experiente, o jogador agrada ao técnico Ricardo Gomes e é visto internamente como opção tanto para jogar pelos lados do campo quanto para fazer a função de centroavante.


Mas para ser o homem-gol do time na temporada, o Botafogo mira outro reforço e volta a olhar para o mercado sul-americano. Depois de enfrentar resistência interna por mais um gringo - amparada pelo desempenho irregular de Gervasio "Yaca" Núñez e Lizio nos primeiros jogos -, a diretoria planeja usar a quinta e última vaga para estrangeiros e aposta em sucesso como já obteve com Carli e Salgueiro. O alvo é um centroavante "cascudo" dos países vizinhos, mas o nome e até a nacionalidade são guardados em sigilo. Apesar de não ter pressa, a primeira janela de transferências internacionais fecha no próximo dia 20 de abril, enquanto a segunda e última só abre no dia 20 de junho. Ou seja, há menos de um mês para buscar estes jogadores - no caso de Dutra, se ele rescindir seu vínculo no Catar, poderia ser contratado fora do período da janela.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE