Páginas

domingo, 11 de maio de 2014

Artilheiro, marcador e líder: como Emerson Sheik mudou o Botafogo




Atacante, ao participar em quatro de oito gols, é visto como fundamental no processo de reconstrução do time de Vagner Mancini



A amostra de jogos pode até ser pequena, mas o Botafogo pode ser dividido em antes e depois de Emerson Sheik. Após três jogos, o atacante é visto como o responsável por transformar uma equipe sem confiança em outra com alma, nas palavras de Vagner Mancini. Seus três gols, a dedicação em marcar e a liderança no grupo o fizeram ser um exemplo. É a partir dele que o treinador espera, depois da goleada sobre o Criciúma (veja melhores momentos no vídeo), fazer o time engrenar no Brasileirão. A começar contra o Goiás, quarta-feira, em Juiz de Fora.

Emerson estreou diante do Inter no final de abril. Fez gol, deu passe a outro de Zeballos no empate em 2 a 2. Passou em branco na derrota por 1 a 0 para o Bahia. E marcou outros dois gols no 6 a 0 diante do Criciúma, a primeira vitória no campeonato. Mesmo aos 35 anos, atuou os 90 minutos em todas as partidas e é o atual artilheiro da competição. Mais: participou de quatro de oito gols da equipe.

- A chegada do Emerson foi fundamental no grupo. Ele é diferenciado não só dentro de campo. É inteligente. Ele sabe se expressar, a hora de cobrar. Ele se fez respeitar pela maneira que se dedica em campo. Ele é atacante, mas estou cansado de ver ele dar pique atrás do adversário. O exemplo dado faz com que todo mundo note. Ele tem peso diferente. É rodado, campeão onde vai, decide o jogo. Uma boa equipe precisa disso - comentou Mancini.

Emerson comemora dois gols diante do Criciúma (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Os elogios não entusiasmaram o atleta. Para ele, o importante é o coletivo. E, ao destacar a necessidade de melhorar, pediu a união de todos:

- Acho que precisamos ter um pouco mais de confiança, alegria para jogar e saber reconhecer que é um time que precisa melhorar bastante. Muitos defeitos, defeitos primários, mas cada um sabe o que tem de melhorar individualmente.

O Botafogo é o nono colocado, com quatro pontos. Está de folga neste domingo e retoma os treinos na segunda-feira. Na quarta, enfrenta o Goiás, às 22h, em Juiz de Fora.

Por Hector Werlang Rio de Janeiro