Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Campeão por Cruzeiro e Botafogo, Gottardo relembra conquistas




Ex-zagueiro, ídolo dos clubes que se enfrentam nesta quarta-feira, vê igualdade nos times atuais, mas acredita em um leve favoritismo celeste



Wilson Gottardo (Foto: Shana Reis)
Wilson Gottardo lembra dias de glória por
 Cruzeiro e Botafogo (Foto: Shana Reis)
 
Quando Cruzeiro e Botafogo entrarem em campo nesta quarta-feira, às 22h, no Independência, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada do Brasileirão, torcedores celestes e alvinegros poderão se remeter a um passado recente em que as suas zagas e as braçadeiras de capitão de seus times eram comandadas por Wilson Gottardo.

Zagueiro técnico e de muita personalidade, Gottardo relembra os bons momentos vividos nas suas sete temporadas no Glorioso, divididas em três passagens, em que ganhou o bicampeonato estadual 1989/90 e Brasileirão de 1995. Na Raposa foram dois anos e mais conquistas. O bicampeonato mineiro 1997-1998 e a Copa Libertadores de 1997.

- O jogo mais especial em que estive em campo por um dessas equipes foi uma em que o Cruzeiro nos venceu por 5 a 3 no Brasileirão de 95. Estávamos vencendo por 3 a 2 e eles conseguiram uma virada improvável - recorda-se, para completar em seguida.

- Este jogo foi na primeira fase. Nas semifinais também nos enfrentamos e empatamos em 0 a 0 e 1 a 1, e o Botafogo foi à final. Naquele ano fizemos grandes e equilibrados jogos.

PAULO AUTUORI

Campeão com o ex-zagueiro tanto no Botafogo quanto no Cruzeiro, Paulo Autuori, atualmente treinando a seleção olímpica do Qatar, é um profissional por quem Gottardo teve grande empatia. Ele contou um pouco sobre a boa relação dos dois.

- No Brasil ninguém o conhecia ainda, até 1995. No Botafogo me perguntaram sobre ele, pois havíamos trabalhado juntos no Marítimo, de Portugal, em 1993. Eu disse que era um grande profissional e uma pessoa ótima. O clube o contratou e fomos campeões - lembrou.
Dois anos mais tarde a dupla se reencontrou e a parceria rendeu bons frutos novamente e eles levantaram mais taças em Minas gerais.

- Ele estava precisando de um zagueiro no Cruzeiro e me pediu. O Cruzeiro pagou a multa ao Fluminense e eu fui para lá e ganhamos o Mineiro e a Libertadores.

MOMENTO ATUAL

Deixando os tempos de outrora de lado e indo para um presente não tão vitorioso das equipes, Gottardo acredita que as equipes se equivalem e que é muito difícil apontar um favorito.

- Em qualidade são elencos parecidos. Mas vejo o Cruzeiro com maior número de opções para o seu treinador. As equipes ainda estão fazendo ajustes. Não são favoritos ao título e têm de ir na base da superação - avaliou o ex-jogador, que agora trabalha como treinador. Ele aponta um pequeno favoristismo da Raposa para o duelo desta noite e até deu um palpite.

- Tenho um carinho enorme por essas equipes e motivos de sobra para gostar de ambas, fui muito feliz nos dois clubes. Vou trocer por um bom jogo, espero que o Botafogo se reencontre no campeonato. Acredito que o Cruzeiro vencerá por 2 a 1. Pelos desfalques do Botafogo e por jogar em casa. 

NA DEFESA DE OSWALDO DE OLIVEIRA

Vivendo no Rio de Janeiro, Gottardo é bem próximo ao Botafogo. Faz parte do time de masters do clube, além de estar sempre presente nos jogos do time. Admirador do trabalho do técnico Oswaldo de Oliveira, ele considera descabidas as críticas ao trabalho do treinador.

- É um exagero. Ele está fazendo um bom trabalho, com os jogadores que ele possui. Tem dificuldades por conta da saída de alguns jogadores e muitas lesões - afirmou, lembrando as saídas de Maicosuel e Herrera, negociados com o futebol do exterior.

- Poucos clubes podem dizer não ao mercado comercial de jogadores.

ATENÇÃO COM OS JOVENS DO BOTAFOGO

Conhecedor da zaga, o ídolo botafoguense demonstra preocupação com o jovem Dória, promovido a titular, na última partida do Botafogo, por conta da lesão muscular de Antônio Carlos.
- É preciso cuidado para não queimar etapas. Ele tem de jogar com o Antônio ou com o Fábio. Ele o Brinner juntos não estão preparados para assumirem a titularidade caso seja necessário - analisou Gottardo, recomendando muito trabalho para os zagueiros.

- Eles devem treinar mais, tem de se esforçar, fazer trabalhos específicos.


Leia mais no LANCENET! 



Imprensa italiana repercute rumores sobre crise entre Botafogo e Seedorf




Principais jornais esportivos da Itália trazem nesta quarta-feira material sobre suposto problema financeiro, negado pelos dirigentes botafoguenses



Seedorf - Corriere Dello Sport (Foto: Reprodução)
Seedorf virou assunto no Corriere
Dello Sport (Foto: Reprodução)
 
A suposta dificuldade do Botafogo em pagar os salários de Seedorf, que estaria estremecendo a relação do clube brasileiro com o holandês, virou assunto também na imprensa italiana. Os rumores, levantados na imprensa brasileira no domingo, repercutiram na Itália, onde o jogador atuou os últimos dez anos defendendo o Millan. Os jornais "Gazzetta Dello Sport" e "Corriere Dello Sport" trouxeram matérias em que abordam a questão. 

Os italianos cometam também a lesão muscular do camisa 10, que o tirou da partida do Botafogo contra o Coritiba, no último domingo. Porém, nenhum fato novo foi colocado nas matérias, que pareciam mais pautadas pelo noticiário de veículos de comunicação do Brasil. Seedorf chegou ao Glorioso no início de julho, jogou  onze partidas e fez três gols.

Ainda no domingo, o LANCENET! procurou um membro do alto escalão da diretoria alvinegra que desmentiu qualquer atraso ou problema entre o clube e o atleta. 

- Desconheço qualquer tipo de pendência. As dificuldades existem, mas vamos pagando.
Em junho, antes de Seedorf ser contratado, o Botafogo ficou com dois meses de o salários atrasados. O clube admitiu o problema e depois quitou os vencimentos.

Nesta quarta-feira, o Botafogo enfrenta o Cruzeiro, às 22h, no Estádio Independência. Seedorf está confirmado entre os titulares de Oswaldo de Oliveira para o confronto. 


Leia mais no LANCENET!



Concorrentes diretos pelo G-4, Cruzeiro e Botafogo duelam em BH



Alvinegro terá a volta de Seedorf; já Montillo não estará em campo pela Raposa. Times fizeram um confronto emocionante no primeiro turno
 
Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Apenas três pontos separam Cruzeiro e Botafogo na tabela do Campeonato Brasileiro. A Raposa está em sexto lugar com 34 pontos, enquanto o Alvinegro é o oitavo, com 31. Nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Independência, os times fazem um duelo de concorrentes diretos pelo G-4. Quem vencer pode diminuir a desvantagem em relação ao Vasco, que tem 38, é o atual quarto colocado e visita o Náutico nos Aflitos também esta noite.

Havia a expectativa de que esta partida fosse um belo duelo entre camisas 10 gringos que comandam suas equipes. O holandês Seedorf estará em campo pelo Bota após ser preservado na última rodada, mas o argentino Montillo desfalcará a equipe celeste por causa de dores na coxa.

Apesar do problema, o Cruzeiro aposta em sua boa fase - vem de um empate e duas vitórias - e se inspira no primeiro turno, quando, após sair perdendo por 2 a 0 para o Botafogo, virou para 3 a 2 dentro do Engenhão.

A Rede Globo transmite ao vivo para para RJ, MG (menos Belo Horizonte), ES, Florianópolis (SC), PE, BA, PB, SE, Balsas (MA), AL, PI, DF, GO e Região Norte. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.


Cruzeiro: o técnico Celso Roth esteve prestes a repetir a equipe pela primeira vez neste Brasileirão, mas não pôde. Na noite desta terça-feira, perdeu Charles, suspenso após julgamento pela expulsão contra o Fluminense. As outras ausências são o meia Montillo e o lateral-direito Ceará, contundidos. O zagueiro Thiago Carvalho volta de suspensão, mas ficará no banco. O Cruzeiro terá: Fábio; Léo, Rafael Donato, Mateus e Everton; Leandro Guerreiro, Lucas Silva (Sandro Silva), Tinga e Souza; Wallyson e Borges.

Botafogo: além de Seedorf, o técnico Oswaldo de Oliveira tem a chance de contar novamente com Andrezinho, recuperado de uma torção no tornozelo direito. Os jovens Dória, Jadson e Gabriel, que foram bem contra o Coritiba, serão mantidos. O Bota deve entrar em campo com: Renan, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Gabriel, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel; Elkeson.


Cruzeiro: a principal ausência será o argentino Montillo. Ele não se recuperou das dores na coxa e segue fora do time. O lateral-direito Ceará está recuperado do entorse no tornozelo direito, mas ainda precisa aprimorar a parte física. Fabinho e Alex Silva seguem fora com lesões mais demoradas. Já Victorino está com a seleção uruguaia. Suspenso, Charles não joga.

Botafogo: não há jogadores suspensos, mas problemas não faltam. Lodeiro está com a seleção uruguaia, e Jefferson, com a brasileira. No departamento médico estão Antônio Carlos, Renato, Marcelo Mattos, Lucas Zen, Vítor Júnior e Rafael Marques. O volante Amaral, que tem vínculo com a Raposa, também não está à disposição.



Cruzeiro: Borges, Ceará, Leandro Guerreiro, Lucas Silva, Montillo, Rafael Donato e Victorino.

Botafogo: Andrezinho, Dória, Elkeson, Fábio Ferreira, Lennon, Márcio Azevedo e Vítor Júnior.

Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Rafael da Silva Alves (RS). Luiz Flávio arbitrou seis jogos no Brasileirão, marcou 258 faltas (média de 43 por jogo), aplicou 33 amarelos (média de 5,5 por jogo), nenhum vermelho e um pênalti (média de 0,17 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Náutico 0 x 0 Cruzeiro, pela segunda rodada, e Botafogo 0 x 1 Grêmio, pela 11ª rodada.


Cruzeiro: o atacante Borges confirmou a fama de artilheiro e já marcou sete gols com a camisa celeste. Diante do Náutico, foi dele o tento que abriu caminho para a vitória da Raposa. Borges vive boa fase, barrou o artilheiro do time na temporada, Wellington Paulista, e tem decidido.



Botafogo: o goleiro Renan terá uma grande responsabilidade na partida desta quarta. Ele, que já foi titular da equipe, será o substituto do capitão Jefferson, convocado para a seleção brasileira. O jogador, revelado nas divisões de base do clube, tem 23 anos.



Celso Roth, técnico do Cruzeiro: “As dificuldades são enormes. Porque o Botafogo é uma equipe de muita qualidade. Vamos ver se a gente conseguirá manter a atitude, para superar um time que tem qualidade sim, mesmo que venha oscilando. É um time tradicional e muito perigoso”.

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "O Cruzeiro é um time competitivo, com uma característica de jogar forte. Sabemos que é difícil, mas as equipes oscilam muito durante a competição. Em um campeonato com um alto nível e adversários qualificados, fica impossível manter uma sequência de vitórias muito longa".



* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Desde 2003, quando o sistema de pontos corridos começou, Cruzeiro e Botafogo já se enfrentaram 17 vezes e apenas em duas vezes a equipe visitante venceu. No primeiro turno deste ano, a Raposa fez 3 a 2 no Engenhão. Em 2011, o Bota havia vencido por 1 a 0, em Sete Lagoas. Nestes 17 jogos, os mandantes venceram 12 vezes, houve três empates e duas vitórias visitantes.

* Em Minas, Cruzeiro e Botafogo já se enfrentaram 25 vezes pelo Brasileiro, e a Raposa tem ampla vantagem. Os celestes venceram 15 vezes, empataram seis e perderam quatro. Os mineiros fizeram 47 gols e sofreram 26.

* A maior vitória já registrada na história dos confrontos entre Botafogo e Cruzeiro em Brasileiros aconteceu em 2000. Em partida disputada em Ipatinga, no dia 13 de setembro, a Raposa venceu por 4 a 0 - gols de Fábio Júnior (dois), Ricardinho e Oséas.

Dia 7 de junho de 2012, no primeiro turno do Brasileiro, Botafogo e Cruzeiro se enfrentaram no Engenhão, e a Raposa levou a melhor. E de virada. O Alvinegro saiu na frente com o gol contra de Amaral (curiosamente agora jogador do Bota) e de Herrera, mas Anselmo Ramon, Everton e Wellington Paulista decretaram a vitória mineira.




O Botafogo entrou em campo com: Botafogo: Milton Raphael; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Maicosuel, Vitor Júnior e Andrezinho (Elkeson); Herrera. O Cruzeiro foi escalado com:Fábio; Diego Renan, Léo, Mateus e Marcelo Oliveira (Everton); Amaral, Charles, Tinga (Anselmo Ramon), Souza (Fabinho) e Montillo; Wellington Paulista.

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte


Com esperança, Jobson não desliga o telefone e aguarda o Botafogo


Atacante acredita que receberá novo perdão do presidente Mauricio Assumpção




Na noite desta terça-feira, Jobson voltou a falar com o LANCENET! e se mostrou esperançoso ao saber que o retorno dele pode ser definido somente com uma decisão do presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção.

Jobson (Foto: Alexandre Loureiro)
Jobson foi afastado do Botafogo em maio,
 por indisciplina (Foto: Alexandre Loureiro)
 
– Se realmente a decisão estiver nas mãos do presidente, acredito que terei o perdão dele. Se Deus quiser, tudo vai dar certo. Vou ficar na boa lá – disse Jobson, sem saber que Assumpção declarou também ao LNET! que pode não dar mais ouvidos aos pedidos dele.

O atacante segue em Brasília, na casa da família, à espera de um contato da diretoria do Botafogo. Até a noite desta terça-feira, o clube não havia se articulado por uma volta do atleta.
– Eu nem desligo o telefone esperando essa ligação. Quero muito voltar a jogar pelo Botafogo ainda neste ano – comentou.

Jobson tem contrato com o Botafogo até junho de 2015. O atacante já atuou pelo Alvinegro neste ano, mas foi afastado em maio, após briga com o fisiologista Altamiro Bottino. Ele prometeu assinar até cláusula por risco para voltar e nesta terça-feira, por telefone, reiterou o posicionamento dele.

– Volto a repetir. Pela minha volta, farei tudo o que for pedido pelo Botafogo – destacou Jobson, que agradeceu pelo carinho do torcedor recebido nas ruas:

– Desde que a minha entrevista saiu na semana passada, o torcedor tem me incentivado muito, pedido pela minha volta por onde vou aqui em Brasília. Eles falam para não desistir, e eu não vou.


Tiago Pereira e Vinícius Perazzini Leia mais no LANCENET!