Páginas

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Autor de gol do Botafogo, Janderson vendeu doces na rua, não fez base e quase desistiu do futebol



Atacante que balançou as redes contra o Ypiranga-RS é cria do Complexo do Chapadão, vendia balas para garantir ajudar em casa e passou dificuldade



Janderson carregou uma história de muito suor em poucos mais de três segundos, intervalo entre o passe que recebeu passe de Matías Segovia até o movimento para fazer um gol contra o Ypiranga-RS. O atacante do Botafogo tem uma trajetória de superação e marcou o primeiro gol como profissional na última quinta-feira, no triunfo por 2 a 0 pela Copa do Brasil no Estádio Nilton Santos.









Botafogo 2 x 0 Ypiranga-RS - Melhores Momentos - 3ª fase da Copa do Brasil


Leia mais sobre o Botafogo:
+ Janderson comemora classificação e primeiro gol pelo Botafogo: "É um sonho"
+ Luís Castro elogia juventude do Botafogo após classificação: "Qualidade não tem idade"



O atacante de 23 anos foi criado no Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Assim como a realidade de vários jovens espalhados por comunidades do país, cresceu no meio da dificuldade. A família, humilde financeiramente, chegou a lidar com a fome e não teve boas condições de moradia em certos momentos. Isso o obrigou a começou a trabalhar cedo, ainda quando era adolescente.


Janderson pegava balas, doces e biscoitos e saía andando pelas ruas da cidade para vender. O atacante andava cerca de 30km por dia na tentativa de vender as mercadorias e ajudar com dinheiro em casa.





Janderson vendendo biscoitos pelas ruas do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução


- Antes (de ser jogador de futebol) eu era vendedor de doce no Mercadão de Madureira. Pegava a mercadoria em Madureira e ia andando até a Freguesia às vezes. Vim de uma família que tem muita dificuldade, e Graças a Deus nunca precisei fazer nada de errado, sempre fiz o certo e agora é a hora da recompensa - afirmou o atacante após o jogo contra o Ypiranga.



https://twitter.com/JogadorJ99/status/1563565772445982720?s=20


E o futebol? O esporte sempre esteve presente na vida de Janderson, é claro, mas também com dificuldades. Com os trabalhos sempre à tona, ele não fez base ou participou de escolinhas quando jovem. O máximo foram torneios amadores ou peladas dentro da comunidade.



https://twitter.com/JogadorJ99/status/1381447447143190530?s=20



Foi em uma dessas competições que Janderson chamou a atenção do Angra dos Reis em 2020. O time da Região dos Lagos, à época disputando a segunda divisão do Campeonato Carioca, chamou o jogador para um período de testes e ele foi aprovado. Foi também nessa época que conseguiu empresários, que o posicionaram melhor para o futebol.


Janderson fez 17 jogos pelo Angra e, apesar de só ter feito um gol, foi uma das revelações da Segundona do Carioca em 2020. O atacante chamou a atenção e foi contratado pelo Duque de Caxias, clube de mais tradição que também disputava a divisão de acesso do Estadual, para o ano seguinte.


- É isso mesmo. Tocou num ponto que muitas vezes passa despercebido por muitas pessoas. Não é só o Janderson, as pessoas olham para nós como máquinas. Fundamentalmente no futebol olham para nós como seres que não sentem, que não viveram, que não tem história e que podem ser agredidos a qualquer momento por tudo e por todos. E esquecem que as agressões que nos fazem é uma agressão que nos passam ao lado porque nós passamos por situações na vida que nos agrediram muito mais que essas que nos tentam fazer ao longo da vida, e propriamente no futebol. Ele aguenta porque já aguentou atrás, na sua história, que aguentou ao longo da vida e já nem beliscar estar no estádio, passa para o lado - comentou Luís Castro sobre a história de Janderson.





Janderson — Foto: Reprodução



Fora do Rio

As coisas começaram a andar para Janderson quando ele saiu do Rio de Janeiro pela primeira vez. O atacante foi contratado pelo São José-MA no começo do ano passado. Com status de aposta, ele assumiu protagonismo na equipe, marcando seis gols e dando uma assistência em nove jogos, além de entrar para a seleção do Campeonato Maranhense.


As boas atuações chamaram a atenção do Bahia de Feira de Santana, que estava na Série D e contratou Janderson após a disputa dos estaduais. Foram sete gols em 15 partidas pela equipe baiana e, então, a ligação do Botafogo, que o contratou enquanto ele era o artilheiro da quarta divisão do Campeonato Brasileiro.





Janderson em Botafogo x Ypiranga — Foto: André Durão



Promessa e sub-23

Janderson fechou com o Botafogo em agosto de 2022. Uma das primeiras ações como jogador do clube foi conseguir uma nova casa em Engenho de Dentro, perto do Estádio Nilton Santos, para dar um novo lugar para os pais viverem. Um dos grandes sonhos do atacante é conseguir dar uma casa própria para a família.


O atacante foi contratado para o time B, projeto sub-23 tocado no ano passado no clube. Ele se destacou e chegou a marcar três gols em um amistoso contra o Audax. Janderson foi um dos poucos remanescentes do projeto, praticamente acabado depois do fim do Brasileirão de Aspirantes.


A vinda para o Alvinegro também cumpre uma promessa. Um dos melhores amigos de Janderson era botafoguense e morreu em 2020. Ele prometeu que jogaria no clube um dia para este amigo.


- Muitas vezes é muito pior do que o estádio estar contra nós é uma pessoa que fez parte da nossa história que em determinado momento quase nos ferir e nós conseguirmos continuar. Janderson é mais uma história de vida e eu fico muito feliz por ele por ter feito o gol e é isso que nos marca para a vida. São essas histórias e nós podermos estar nessas histórias desses jogadores e felizmente eu tive a sorte de proporcionar ao Janderson a felicidade que todos as pessoas deveriam viver desde que nascem. Infelizmente a sociedade que temos, que é egoísta, agressiva. Parabéns ao Janderson - completou Luís Castro.



"Um dos jogos do Botafogo que mais gostei na temporada", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/um-dos-jogos-do-botafogo-que-mais-gostei-na-temporada-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11572491.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo roda o time, vence e chega em seu melhor momento no duelo com Flamengo



Com fôlego renovado e com confiança em alta, equipe chega a 11 jogos de invencibilidade e terá pela frente no próximo domingo seu maior rival




A vantagem conquistada no primeiro jogo contra o Ypiranga deu ao técnico Luís Castro a chance de rodar o elenco, que cumpriu seu papel e venceu os gaúchos novamente por 2 a 0, quinta-feira, no Nilton Santos. Mais uma etapa cumprida, e o time vai inteiro, confiante e em sua melhor fase na temporada para os duelos com Flamengo e LDU.


+ Luís Castro elogia juventude do Botafogo após classificação: "Qualidade não tem idade"





Botafogo vence o Ypiranga e confirma sua classificação na Copa do Brasil — Foto: Vítor Silva/BFR


Já são 11 jogos de invencibilidade. E contra o Ypiranga a maior parte dos titulares que vão enfrentar o Flamengo, domingo, no Maracanã, ficaram apenas observando a "equipe B" garantir a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil.


A confiança contagiou também os torcedores, que mandaram recados para os rivais: "Urubu, pode esperar, a sua hora vai chegar" e "Guerra, domingo é guerra".


- Nós ganhamos, mas não quer dizer que vamos ganhar os jogos que temos pela frente, mas agora temos mais confiança para fazer. Pois, qualquer um de nós, quando o trabalho sai bem aumenta os níveis de confiança e esses níveis de confiança também nos ajudam a produzir melhor - disse Luís Castro.




Botafogo 2 x 0 Ypiranga-RS - Melhores Momentos - 3ª fase da Copa do Brasil


A vitória veio com tranquilidade, com alguns destaques individuais que dão a confiança a Luís Castro que podem ser acionados e não deixarão cair o nível da equipe, como, por exemplo, o zagueiro Segovia, Gustavo Sauer e Luis Henrique. Isso sem falar em garotos como Matías Segovia, que mostrou novamente boa intensidade na criação de jogadas pela ponta.


- O lado coletivo, que é o que mais me interessa, foi bem desempenhado. Tivemos 22 finalizações, andamos sempre com o jogo controlado. Não permitimos muito ao adversário. Tivemos um momento de algum perigo e criamos muito mais situações diante desse adversário que tinha causado aos adversários - disse o treinador.





Luís Castro durante a vitória do Botafogo sobre o Ypiranga — Foto: Vítor Silva/BFR


Inteiro, com a confiança em alta e com a possibilidade de se tornar líder isolado do Brasileiro, o Botafogo tem ingredientes suficientes para ir enfrentar o Flamengo de igual para igual.




"Um dos jogos do Botafogo que mais gostei na temporada", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/um-dos-jogos-do-botafogo-que-mais-gostei-na-temporada-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11572491.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Fred Huber — Rio de Janeiro