Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ricardo admite dificuldades, mas elogia o Botafogo: "Vitória merecida"


Treinador elogia Portuguesa e diz que já espera por jogo complicado em São Januário







 Se a boa atuação na estreia contra o Bangu surpreendeu, a dificuldade na suada vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa, nesta terça, em São Januário, já era esperada. Só não precisava ser tão sofrida, na opinião de Ricardo Gomes. Para o treinador, os dois times protagonizaram um jogo aberto, de qualidade, mas o resultado acabou sendo justo pelo maior volume de jogo do Botafogo.

- Vitória difícil pelo bom time da Portuguesa, esperávamos essa dificuldade. Quer dizer, nem tanta. No intervalo mudou esquema do jogo, ficou esperando mais, mas com mais força ofensiva. Tivemos dificuldade nessa primeira parte do segundo tempo, mas conseguimos esse gol. Vitória difícil e merecida. Melhor do que contra o Bangu, um jogo diferente, de ataque contra defesa. Hoje foi segundo tempo bem interessante, com oportunidade nossas e da Portuguesa.


Confira os principais trechos da entrevista

Jogo
Vitória difícil pelo bom time da Portuguesa, esperávamos essa dificuldade, quer dizer, nem tanta. No intervalo mudou esquema do jogo, ficou esperando mais, mas com mais força ofensiva. Tivemos dificuldade nessa primeira parte do segundo tempo, mas conseguimos esse gol. Vitória difícil e merecida. Melhor do que contra o Bangu, um jogo diferente, de ataque contra defesa. Hoje foi segundo tempo bem interessante, oportunidade nossa e da Portuguesa.


Gegê
Vou repetir o que falei sábado. Não achei o Gegê, ele chegou ao Botafogo com 12 anos, todas essas situações... Ele fez 22 anos semana passada. Ele veste a camisa, é tecnicamente bom, claro que nem tudo acontece da melhor forma. Isso aconteceu ano passado, esse ano muito bem, ganhou lugar no time, foi muito bem. Jogo que firma o Gegê como jogador do Botafogo profissional. Passou essa parte de transição, tentando chegar no profissional, nos treinos e jogos bem. Não estou dizendo que ele vai ser titular no ano, mas pelo que fez hoje merece. Não foi minha escolha, não, foi quem peneirou há 12 anos. Todo mundo errou durante 10 anos? Não é possível. Última vez que falo disso, pareço advogado. Estou defendendo a formação do Botafogo, que é muito boa. Luís Henrique, Ribamar... Vão melhorar, passo a passo.


Equilíbrio entre lado direito e esquerdo
No segundo tempo contra Bangu já foi melhor, e hoje bem equilibrado, lado esquerdo, direito... Movimentações. Não foi um grande jogo, mas um time equilibrado.
 
Ricardo Gomes (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)

Formação com volta de Neilton

Pode ser diferente, é só o início. Neilton teve essa lesão cedo, estava montando o time. Está em fase de montagem, muito pouco tempo para definir, não tem nada definido. Duas boas vitórias, definição mais tarde. Precisa de um mês, um mês e meio para encontrar melhor forma de jogar e os melhores jogadores. Duas vitórias muito boas, mas nada definitivo.


Airton
Jogou bem. Tem treinado bem e jogou bem. Assim como fez contra o Bangu, repetiu, é reconhecimento (apoio da torcida). Só por isso.


Gringos mais base pode dar certo?

Pode dar, mas é tudo muito novo, nada de conclusões precipitadas.


Pontos a melhorar?
A posse de bola está bem resolvida pelo equilíbrio depois do primeiro jogo desequilibrado. Hoje foi bem melhor. Precisamos jogar um pouco mais rápido, mais velocidade, senão... Como foi o caso de hoje, time marcando bem, a posse de bola você não consegue adiantar. Não tem uma profundidade através de toque de bola.


Letra do Gervasio

Não entendi, mas estamos nos conhecendo. Estava numa boa situação para entrar e finalizar, seria o segundo gol, fez uma jogada... Olha, mostrou categoria, mas na hora errada.


Peso de vencer pequenos
Sempre foi assim, não vai mudar, também não acho que tem que mudar. Se eu for jogar contra Real Madrid, Barcelona, tem uma diferença importante. Para eles também. Portuguesa trabalhando desde novembro, outubro, trabalhando bem, mas tem uma diferença de investimento.


Espera gols de todos os estreantes?

Espero também (risos). Tem o Carli, o Bruno (Silva). Acho que seria ótimo. Vamos fazer todos os jogos uma estreia (risos)


Lizio
Quando chamei o Lizio e o Ribamar saiu o gol da Portuguesa. Mas ele entrou bem, jogador leve, boa movimentação... Vamos ver. Início, não esteve bem contra a Desportiva, hoje entrou bem. Entendeu o jogo, foi importante. Tive que colocar o Gervasio mais pela direita, o que não é hábito, mas teve boa movimentação.


Rafael Moura
Um jogador mais experiente é importante, mas não vou falar do Rafael. Se for falar de todos com possibilidade de chegar ao Botafogo aí não vai dar. O Luís Henrique e o Ribamar têm boas qualidades, mas é cedo para ficar com essa pressão. Prefiro um mais experiente, não sei se vai ser o Rafael, mas é uma boa.


Trinca Gegê, Lizio e Gervasio deixa time exposto?
Terminamos assim, mas isso depende da força defensiva dos dois volantes. Tem que ver se vai encaixar, é possível. Tecnicamente, como treinador, sem problema. Tem que ver como está o Airton, bem, o Lindoso está melhorando, tem o Fernandes também... Difícil responder.


Lizio e Gervasio podem jogar juntos?

Podem, claro. Devem, não é incompatível não.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Lizio sai do banco e garante liderança e vitória ao Bota contra a Portuguesa


Diante de pouco mais de mil torcedores, em São Januário, Alvinegro vence por 2 a 1, com gols do boliviano e de Gegê, e assume a ponta do Grupo B do Carioca





A correria não foi em vão. Valeu a pena o esforço do Botafogo para colocar a tempo Damian Lizio em condições legais de jogo. Se na estreia no Carioca o destaque foi o argentino Gervasio Yaca, na noite desta terça, em São Januário, o boliviano saiu do banco para dar a vitória por 2 a 1 ao Alvinegro sobre a Portuguesa, com gol aos 41 da etapa final. Gegê, em belo chute de fora da área, fez o primeiro do Glorioso. Rafael Paty descontou.


Com o resultado, o Botafogo se isolou na liderança do Grupo B, com seis pontos. O Alvinegro volta a jogar na Quarta-Feira de Cinzas (10/2), contra o Macaé, no Estádio Los Larios, em Xerém. Com três pontos, a Portuguesa é terceira no Grupo A. Na próxima rodada, a Lusa pega o Flamengo, no Raulino Oliveira.

Quase no fim, Lizio deu a vitória ao Botafogo (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)


Diante de apenas 1.273 torcedores que pagaram ingresso, o Botafogo começou a mil. Com menos de dez minutos, o time já havia chegado duas vezes com perigo e teve um pênalti a favor, chutado para fora por Luis Ricardo. A chance desperdiçada diminuiu o ritmo alvinegro, mas o time de Ricardo Gomes continuou soberano. A Portuguesa não ameaçava. Com dificuldades para penetrar na defesa adversária, o jeito foi arrisca de longe. Lindoso tentou. Mas foi Gegê quem marcou. Em sua segunda tentativa, ele se livrou da marcação e mandou no canto esquerdo de Márcio.

O início do segundo tempo deu a falsa impressão de que o segundo gol seria uma questão de tempo. Mas foi a Portuguesa quem balançou as redes. Belarmino levou ao fundo e cruzou na medida para Rafael Paty empatar de cabeça. A zaga alvinegro só observou. Imediatamente Ricardo Gomes colocou trocou Luis Ricardo e Luís Henrique por Lizio e Ribamar. As mudanças surtiram efeito, e o Botafogo quase marcou com Gegê e Gervasio, de letra. O alívio, porém, veio com Lizio, após passe no capricho de Diogo Barbosa.

Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro/GE

Próximo de acerto com Henrique, Inter oferece jogadores ao Botafogo


Um dos atletas que pode ir ao time carioca é o atacante Leandro, que está emprestado ao Arouca, de Portugal


Por: Amanda Munhoz e Leandro Behs
Foto: André Avila / Agencia RBS

O Inter está perto de fechar o elenco para as competições do primeiro semestre. Uma reunião do presidente Vitorio Piffero, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, encaminhou a contratação de Henrique Almeida ao Botafogo. O atacante de 24 anos será emprestado até dezembro ao Inter – justamente o tempo que resta de contrato entre o jogador e o clube carioca. Depois, assinará por mais três anos com o Beira-Rio.

Os valores de salários e luvas estão acertados há semanas. O jogador receberia R$ 150 mil mensais, considerado dentro dos padrões pelo Inter. A direção colorada, porém, adota cautela no anúncio por conta da situação jurídica do jogador com o time carioca. O atacante rescindiu com o Botafogo por meio da Justiça.


O Inter cederá de dois a três jogadores ao Botafogo, pagando os seus salários durante todo o período de empréstimo – que deverá ser igualmente pelo período de um ano –, além de reaver antigos créditos que tem com os cariocas.

Um nome bem encaminhado para essa cessão é o de Leandro. O atacante de 20 anos, lançado por Abel Braga, está emprestado ao Arouca, de Portugal, até a metade desta temporada. O negócio, inclusive, está impedindo que o Glória se reforce para o Gauchão. O time de Clemer pediu Leandro e o lateral-esquerdo Raphinha para a disputa do Campeonato Gaúcho. O Inter ainda não respondeu se cederá o atacante para Vacaria justamente por conta das tratativas com o Botafogo. Um segundo nome também poderá ser envolvido na chegada de Henrique ao Beira-Rio: Luque. Emprestado ao Peñarol, o jogador poderia retornar ao Beira-Rio antes do fim do contrato, a fim de aprensetar-se aos cariocas – por empréstimo.

Toda essa movimentação foi necessária porque Henrique briga com o Botafogo na Justiça do Trabalho, alegando a falta de pagamentos de salários, e a fim de se liberar do clube. Henrique já tem acordo encaminhado com o Inter desde a semana passada, quando assistiu de um dos camarotes do Beira-Rio ao empate entre Inter e Coritiba, na aberttura da Primeira Liga.

O atacante foi um dos destaques no Brasileirão de 2015, atuando emprestado ao Coritiba. Centroavante de origem, Henrique evitou, com os seus 12 gols marcados, que os paranaenses caíssem para a Série B. Henrique faz o estilo de atacante que o Inter procura para compor o grupo, já que não renovou com Lisandro López, ao final do ano passado.

Fonte: Zero Hora

Sorrisos, apelido e futebol: Yaca inicia caminhada e conquista os alvinegros


Nitidamente feliz com a oportunidade no futebol brasileiro, argentino Gervasio Núñez tem rápida adaptação no Botafogo, deixa ótima primeira impressão, mas quer mais





O apelido é carismático, o sorriso é fácil e, com a bola nos pés, a primeira impressão foi muito boa. Não há dúvida de que dos seis reforços contratados pelo Botafogo, Gervasio Núñez, ou simplesmente “Yaca”, largou na frente. A estreia com o uniforme alvinegro foi de gala, com gol e vitória sobre o Bangu no último sábado, em São Januário (veja no vídeo acima). Com a camisa 10, marcou logo no início, mas fez mais: correu, driblou e deixou uma ótima primeira impressão.

- Fui surpreendido por essa torcida. Na apresentação, o pessoal cantou musica do jacaré para mim. Muito bom. E deu sorte dentro de campo. O torcedor me passou confiança. Quero seguir marcando gols - disse o meia alvinegro.

Argentino está sempre sorrindo no Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)


É nítida a felicidade do argentino pela oportunidade de jogar no futebol brasileiro. Aos 28 anos, Gervasio está à vontade, como se fosse um veterano. Barreira da língua? Que nada! Em um ambiente em que muitas vezes jogadores evitam dar entrevistas, em menos de um mês, ele já foi escalado para três coletivas de imprensa. Neste ano, no Botafogo, apenas o lateral Diego conversou com a imprensa tantas vezes. Yaca parece tirar de letra a adaptação ao novo país.

- Todos me receberam muito bem. Sinto muito carinho por parte de todos. Dentro de campo a comissão técnica me dá liberdade para jogar. Está bom. Estou conhecendo meus companheiros, o técnico, todos no Botafogo. Tenho certeza que vamos melhorar ainda dentro e fora de campo. Creio que estamos criando um bom grupo. Acredito que quando o ambiente no grupo é bom, as coisas acontecem dentro de campo.

Yaca é o jogador do Botafogo que mais falou com a imprensa nesse ano (Foto: Marcelo Baltar)


Argentino sofre com calor


Dificuldades, por ora, apenas com o verão carioca. Natural da pequena província de Formosa, o argentino reconhece que ainda precisa se adaptar ao calor do Rio de Janeiro.

- Muito calor. Não estou acostumado a jogar com tanto calor. Com cinco minutos (contra o Bangu) eu achava que não dava mais. Quando bebemos água, me senti melhor. Não dá para correr durante todo o jogo 100%. Por sorte, conseguimos o primeiro gol cedo e cadenciamos a partida.

Nesta terça, Yaca terá mais uma chance para mostrar seu futebol e conquistar a torcida alvinegra. O calor deve dar uma trégua, uma vez que o jogo será às 20h30 (de Brasília), contra a Portuguesa, em São Januário.

 

Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/GE

Após 10 anos, Botafogo e Portuguesa se reencontram em jogo para embalar


Depois de vitórias na estreia, equipes se enfrentam em São Januário em busca da liderança em seus grupos. Alvinegro não sabe o que é perder da Lusa há 50 anos





Após um ano de acesso em 2015, Botafogo - que subiu da Série B nacional - e Portuguesa - que saiu da Segunda Divisão estadual - se enfrentam em bom momento. Ambos superaram a desconfiança na estreia e venceram Bangu e Tigres na primeira rodada do Campeonato Carioca, respectivamente. Às 20h30 (de Brasília) desta terça-feira, as equipes se enfrentam em São Januário em jogo para embalar: se houver um ganhador, ele alcançará a liderança de seu grupo, ainda que provisoriamente. A partida vai marcar o reencontro dos dois clubes, que voltam a duelar depois de 10 anos. Na ocasião, triunfo alvinegro por 2 a 0 no Luso Brasileiro, gols de Felipe Saad e Joílson. Há ainda um longo tabu em jogo: o time de General Severiano não sabe o que é sair derrotado deste confronto desde 1966, quando sofreu 3 a 0.


O Botafogo volta a São Januário agora como mandante. No estádio, começou com o pé direito sua caminhada no Carioca, e Ricardo Gomes avaliou o desempenho como "melhor do que o esperado". O local ainda deu sorte para o estreante argentino Gervasio "Yaca" Núñez, autor de um belo gol. Na noite desta terça, um outro gringo pode ser testado: o argentino naturalizado boliviano Damián Lizio, regularizado na última segunda-feira. O meia foi contratado com status de camisa 10, mas decepcionou na sua primeira vez com a camisa alvinegra, na derrota no amistoso para a Desportiva Ferroviária, durante a pré-temporada no Espírito Santo.


Damián Lizio pode fazer sua estreia pelo Botafogo em
 jogos oficiais (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)
A Portuguesa também chega motivada após vencer na estreia com gol da virada aos 45 do segundo tempo. O técnico Gaúcho aprovou a garra da equipe, mas se mostrou preocupado com a parte física e nervosismo de alguns jogadores ao jogar a elite do futebol carioca. Por conta disso, o comandante deve mexer na escalação, mas a principal aposta continua sendo Allan, atacante autor de 25 gols no ano passado, entre estadual e Copa Rio.


Luiz Antônio da Silva Santos, o Índio, é quem apita a partida, auxiliado por Rodrigo Corrêa e Rafael Rosa. O Premiere transmite o jogo ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real com vídeos.





Botafogo: na véspera da partida, Ricardo Gomes comandou apenas um treino treino leve e não deu pistas sobre a escalação. Fernandes volta após cumprir suspensão, mas a tendência é que o time seja o mesmo da estreia, e Lizio fique como opção no banco. O time deve ir a campo com Jefferson; Diego, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Rodrigo Lindoso, Gegê, Luis Ricardo e Gervasio "Yaca"; Luís Henrique.

Portuguesa: Gaúcho deve mexer na parte ofensiva do time e fazer ao menos duas mudanças. Autor do gol da vitória sobre o Tigres, Gilcimar pode ganhar uma chance de sair jogando. A provável equipe que tentará quebrar o jejum de 50 anos diante do Alvinegro tem Márcio; Belarmino, Pessanha, Allan Miguel e Wandinho; Silvano, Victor Hugo, Cássio e Éberson (Gilcimar); Allan e Rafael Paty.





Botafogo: os reforços Carli e Bruno Silva ainda não estão regularizados; Neilton está em fase de transição após lesão, e Octávio e Sassá estão no departamento médico.


Portuguesa: ninguém.

 

Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro