Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Com contrato até novembro de 2021, Ewerton Porto negocia renovação com o Botafogo


Zagueiro de 20 anos foi chamado às pressas para o time profissional na última semana




Com o planejamento para 2022 na agenda, o departamento de futebol do Botafogo ganhou mais uma missão nos últimos dias. O nome de Ewerton Porto, zagueiro que até a semana passada estava na base, entrou com urgência na lista de renovações a serem negociadas pelo clube. O vínculo do jogador de 20 anos, chamado às pressas para compor o elenco profissional, termina em novembro deste ano.


+ Análise: tensão extracampo pode atrapalhar clima favorável ao acesso



Existe a intenção do clube em manter Ewerton, que teve boa participação no time sub-20 desde que foi contratado. No Botafogo há pouco mais de um ano, o zagueiro ganhou a titularidade na base e passou a frequentar o profissional, sendo relacionado para alguns jogos já no início desta temporada. A primeira chance de fato na equipe principal veio na estreia de Enderson Moreira, nos minutos finais da vitória sobre o Confiança, pela Série B.


+ Botafogo atrasa depósitos de FGTS e fica vulnerável





Zagueiro Ewerton Porto em treino com o time profissional do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Ewerton se juntou de vez ao time de cima na última quarta-feira. Isso porque Lucas Mezenga, quarta opção de Enderson até então, foi afastado antes do jogo contra o Vitória depois de pedir a rescisão contratual com o clube na Justiça. O zagueiro da base foi chamado de última hora, viajou para Salvador e ainda entrou em campo em razão da expulsão de Kanu.


Pouco tempo de clube e inspiração em Kanu



Ewerton assinou contrato de empréstimo com o Botafogo em 31 de agosto de 2020 com vencimento em 31 de novembro deste ano. O zagueiro chamou atenção do clube carioca quando estava no Mirassol, onde foi titular na campanha da última Copa São Paulo de Futebol Júnior.


Natural de São Paulo, Ewerton começou a jogar futebol em um time da comunidade em que foi criado, no Jardim Noemia. Do Az de Ouro, o jogador partiu para buscar o sonho de se profissionalizar e rodou bastante na base, passando por Juventus, Penapolense, Democrata e Elosport até chegar ao Mirassol em 2019. Um ano depois estava no primeiro grande clube da carreira, o Botafogo.


Nesta temporada, o zagueiro fez 23 jogos com a camisa alvinegra. Fora as duas vezes em que entrou em campo com o time profissional, Ewerton tem quatro partidas pelo Brasileiro Sub-20, oito pela Copa do Brasil Sub-20 e nove pelo Campeonato Carioca da categoria.





Ewerton em atuação pelo Botafogo no Brasileiro Sub-20 — Foto: Reprodução/Instagram



Grandalhão de 1,91m, o jogador é avaliado como forte no jogo aéreo, com bom passe e posicionamento. De vez no profissional, ele terá a chance de conviver com uma de suas referências no futebol: Kanu, titular e capitão do Botafogo. Ewerton ainda pode mirar em outros exemplos do setor que, assim como Kanu, também saíram da base alvinegra recentemente, casos de Igor Rabello, Marcelo Benevenuto e David Sousa.


Além de Ewerton e Kanu, o Botafogo tem Joel Carli e Gilvan à disposição de Enderson Moreira. Henrique Luro, zagueiro da base, também está inscrito na Série B, sendo que o clube não pode inscrever mais nenhum atleta. O time volta a campo às 19h da próxima sexta-feira, no Estádio Nilton Santos, contra o CRB, pela 29ª rodada.



Melhores momentos de Botafogo 1 x 2 Avaí pela 28ª rodada da Série B do Brasileiro


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro