Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Felipão deixa titularidade no gol da Seleção em aberto e Jefferson se anima

Goleiro do Botafogo terá árdua missão de superar Júlio César, cotado para assumir a camisa 1 da Seleção Brasileira durante a Copa das Confederações




Jefferson - Treino da Seleção (Foto: Eduardo Viana)
Jefferson procura chance na Seleção
 (Foto: Eduardo Viana)
Após ser convocado, Jefferson não se contenta com a meta alcançada e já traçou o próximo objetivo na Seleção Brasileira: assumir a titularidade. E no que depender do técnico Luiz Felipe Scolari, a possibilidade é real.

Atual camisa 1, Júlio César é um dos líderes da equipe comandada por Felipão. Apesar disso, o comandante não garante o arqueiro do Queens Park Rangers (ING) como titular absoluto:

– Quem vai definir a titularidade serão eles, nos treinamentos. Confio nos três. Vamos observá-los e conversar com o Carlão (preparador de goleiros) para decidir.

Ciente da responsabilidade que terá pela frente, Jefferson já prometeu a Felipão que fará de tudo para deixar uma dúvida na cabeça do técnico:

– Tenho certeza que vou dar dor de cabeça para o Felipão. Darei o máximo nos treinamentos, todos os dias!


Leia mais no LANCENET!

Um dos pontos fortes do Bota, defesa terá mudanças nas próximas partidas


Ausências de Dória e Jefferson forçam modificações no setor já a partir do jogo contra o CRB, na próxima quarta-feira, dia 22



Jefferson vai defender o Brasil na Copa das
Confederações (Foto: Fernando Soutello/Agif)
A defesa foi um dos pontos fortes do Botafogo para a conquista do Campeonato Carioca deste ano. Em toda a competição, a equipe legou apenas dez gols em 15 jogos. Na Taça Rio, foram apenas três. Nas próximas partidas, no entanto, o sistema defensivo será modificado, já que Dória estará com a seleção brasileira sub-20 e Jefferson disputará a Copa das Confederações. O zagueiro já desfalca o time a partir do próximo jogo, contra o CRB, pela Copa do Brasil, e o goleiro da segunda até a quinta rodada do Brasileiro.

Dória acredita que as mudanças não vão desestabilizar a equipe, já que confia na força do elenco alvinegro. O goleiro Renan e o zagueiro Antônio Carlos são os favoritos para ganharem a vaga entre os titulares.

- Não acredito (em dificuldades), nosso grupo está bastante forte, independente de quem começa jogando. O Renan e o Antônio (Carlos) já fizeram muitos jogos, o nível não vai cair. Eles têm a confiança de todos - disse Dória.

O zagueiro, de 18 anos, recuperou a vaga de titular depois que Antônio Carlos se machucou e deu brecha, mas Dória garante não estar preocupado com o risco de perder espaço.

- Não me preocupa. Temos um elenco qualificado, de alto nível, e quem entrar vai dar conta do recado, mas, quando eu voltar, vou lutar para reconquistar minha vaga novamente. Depois da conquista do Carioca, a missão traçada pelo Glorioso é conseguir voos maiores, como um título nacional.

- A gente quer dar essa alegria para os torcedores e para nós também. Nosso objetivo agora é conseguir um título nacional e fazer este ano diferente para nós.

O jogo contra o CRB, válido pela segunda fase da Copa do Brasil, será na próxima quarta-feira, dia 22, em Volta Redonda. Na partida em Maceió, o placar foi 0 a 0.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Observado por Felipão, Dória espera fazer um bom papel na seleção sub-20


Apesar do pedido do Botafogo, zagueiro não foi liberado pela CBF. Auxiliar de Scolari, Murtosa vai acompanhar o zagueiro de perto





Na seleção sub-20, Dória vai desfalcar o Bota nos
próximos jogos (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Se Jefferson é o Botafogo na Copa das Confederações, na seleção brasileira sub-20, o representante alvinegro será o zagueiro Dória, de apenas 18 anos. O volante Gabriel e o meia Vitinho também haviam sido convocados, mas, a pedido da diretoria do Glorioso, ambos foram dispensados. A CBF, no entanto, fez questão da presença de Dória. Ele será observado de perto por Murtosa, auxiliar de Felipão, a pedido do próprio treinador.

A seleção brasileira sub-20 fará três viagens entre maio e junho e se apresentará na próxima quinta-feira. O zagueiro só voltará a ficar à disposição do Bota a partir do dia 15 de junho, o que o tirará das cinco primeiras rodadas do Brasileiro antes da Copa das Confederações.

- Fiquei feliz por ser lembrado para Seleção, é um sonho de infância, independente de ser para a principal ou sub-20. Vou fazer o meu melhor para que as coisas saiam bem. A CBF teve a decisão de não me liberar, sinal de que eles confiam em mim. Quero concentrar em fazer meu melhor e ajudar a equipe. Um dia quero me firmar na principal. Tem pessoas observando e espero que isto aconteça no futuro - disse o defensor.

A experiência de Dória no Sul-Americano da categoria, no início do ano, não foi positiva. Ele e a Seleção não foram bem e acabaram eliminados ainda na primeira fase. O zagueiro, no entanto, acredita que seu desempenho no Carioca com a camisa do Botafogo apagou o fracasso.

- Não preciso provar nada para ninguém. Fui campeão carioca fazendo boas partidas e fui lembrado novamente. O que aconteceu (no Sul-Americano) foi um fato isolado, não aconteceu o que esperávamos. Felizmente pude ser lembrado novamente por causa do meu trabalho no Botafogo.

O bom desempenho de Dória já despertou interesses de clubes como o italiano Juventus, e o Botafogo já colocou preço no jogador: 8 milhões de euros (R$ 21 milhões). O clube tem apenas 40% de seus direitos econômicos (R$ 8,4 milhões). Se for bem com a Seleção, o zagueiro deve se valorizar ainda mais, mas não quer se preocupar com isso agora.

- Essa questão é mais com a diretoria e o pessoal que cuida da minha carreira. Estou mais preocupado em jogar, que é o que sei fazer. Quero ajudar a Seleção.

Durante o tempo em que Dória ficar com a sub-20, Antônio Carlos e André Bahia vão disputar a preferência de Oswaldo de Oliveira para formar dupla com Bolívar na zaga.


Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Jefferson é Convocado: Felipão anuncia a lista sem Kaká e Ronaldinho; Bernard é a surpresa


Seleção se apresenta no dia 27 de maio, no Rio, para início dos treinos




Nem Ronaldinho Gaúcho, nem Kaká. O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta terça-feira a lista dos 23 jogadores convocados para defender a Seleção na Copa das Confederações e deixou os dois campeões mundias de 2002 fora. A principal surpresa da relação é o meia-atacante Bernard, do Atlético-MG.

- Nós não somos um clube, um estado. Somos o Brasil. Convocamos de acordo com o que pretendemos para agora e para a Copa do Mundo, o que achamos o caminho certo para a Seleção. Independentemente de quem torce para A ou B, de quem for escolhido ou não, que nós possamos trabalhar juntos em junho pela nossa Seleção. É isso que eu peço a todos - disse Felipão antes do anúncio da lista.





Outra ausência marcante é o volante Ramires, do Chelsea, que deu lugar a Luiz Gustavo, do Bayern. Os jogadores da Seleção vão se apresentar no dia 27 de maio, no Rio de Janeiro. Nos dois primeiros dias de atividades, o grupo, que vai ficar hospedado no Hotel Sheraton, em São Conrado, vai realizar exames médicos de rotina. A partir daí, Felipão iniciará as atividades na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, também na Zona Sul.


opinião

Lédio Carmona reprova ausência de R10

- Acredito que esta seja a convocação mais importante da Seleção desde que chegamos à CBF. Estamos voltados exclusivamente para o preparo da Seleção. Nós vamos procurar seguir o calendário, que nos dá agora, inicialmente, a Copa das Confederações. Depois, a Copa do Mundo. Nós estamos voltados, com nosso trabalho, nossa atenção, totalmente à Seleção. É tempo de Seleção. Não é tempo de eleição. Razão pela qual, com maior respeito a todos, eu pediria humildemente que toda nossa atenção seja voltada à Seleção. Renovo a confiança no trabalho da comissão técnica, que ficará conosco até 2014. O trabalho tem a confiança da CBF. Eles têm total liberdade na convocação e na escalação da Seleção - disse o presidente da CBF, José Maria Marin.

No dia 2 de junho, a Seleção vai encarar a Inglaterra, no Maracanã, na abertura oficial do estádio para os torcedores brasileiros. No dia seguinte, a delegação embarcará para Goiânia para realizar a segunda parte da preparação. No dia 9, o último amistoso antes da estreia nas Confederações. O time canarinho terá a França pela frente, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

O Brasil está no Grupo A do torneio ao lado de Japão, Itália e México. A estreia da Seleção de Felipão na Copa das Confederações será no dia 15 de junho, contra os japoneses, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Quatro dias depois, o rival será a equipe mexicana, em Fortaleza. No dia 22, o time nacional terá os italianos pela frente, na Fonte Nova, em Salvador.

- Tive algumas dificuldades em razão que tinham muitos outros bons jogadores que poderiam estar na lista, mas de acordo com alguns critérios que envolve a participação de grupo estes são os escolhidos - afirmou Felipão.

Felipão anuncia a lista dos convocados em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro (Foto: André Durão
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Maratona de seis jogos em intervalo de 17 dias preocupa Oswaldo


Técnico espera conseguir preparar bem o time até a parada para Copa das Confederações. Ele está otimista sobre o time no Brasileiro




Oswaldo de Oliveira: preocupação com a maratona
de jogos do Bota (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Por causa da conquista antecipada do Campeonato Carioca, os jogadores do Botafogo ganharam quatro dias de folga, mas agora a história muda. Na quarta-feira, dia 22, a equipe enfrenta o CRB, pela Copa do Brasil, em Volta Redonda, e inicia uma maratona de seis partidas em um intervalo de 17 dias, o que causa grande preocupação ao técnico Oswaldo de Oliveira.

O curto intervalo de menos de três dias (2,8) entre os jogos é o principal problema, já que prejudica a recuperação dos atletas. Oswaldo acredita que o time poderá apresentar problemas já a partir das três primeiras partidas.

- Vamos ter uma sequência de seis jogos em 17 dias, e todos com viagens. Nesse aspecto, aumentou bastante a nossa preocupação. Vamos fazer o possível para chegarmos inteiros nas partidas. Acho que vamos começar a sentir mais a partir do terceiro jogo. Nos preocupa. Depois, vamos parar a Copa das Confederações, o que é uma coisa anormal - disse o treinador.

DIA JOGO CAMPEONATO

22/05 Botafogo x CRB Copa do Brasil
25/05 Corinthians x Botafogo Brasileiro
29/05 Botafogo x Santos Brasileiro
01/06 Botafogo x Cruzeiro Brasileiro
05/06 Bahia x Botafogo Brasileiro
08/06 Ponte Preta x Botafogo Brasileiro


Apesar das preocupações, o bom desempenho do Botafogo este ano aumenta o otimismo de que o time poderá fazer um bom papel no Brasileiro e terminar em uma colocação melhor do que a do ano passado (sétimo lugar).

- Tudo correndo normalmente, temos motivos para ficar otimistas. Há a experiência acumulada do ano passado e o que desenvolvemos a partir de lá. Mas, sinceramente, tenho uma preocupação com o tipo de calendário que nós temos. Além do Brasileiro, tem sequência da Copa do Brasil, a Sul-Americana e as interrupções. É um acúmulo de jogos, sempre com viagens, porque não podemos jogar no Engenhão. No mais, vejo o Botafogo se desenvolvendo e espero fazer uma campanha bem melhor do que o ano passado.

Oswaldo de Oliveira acredita que a tônica de equilíbrio do Brasileiro se manterá este ano, mas apontou o Atlético-MG como um dos times que candidatam ao título.

- O Atlético está muito bem, jogando bonito. Neste momento, é a equipe que está mais preparada. Mas, com o desenvolvimento do campeonato, já vimos muitas vezes mudar. O equilíbrio é incontestável no Brasil, diferente do que acontece em outros países. Vamos jogar para ver o que vai acontecer. Acho que vamos ter um grande Brasileiro, apesar do calendário apertado.

Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro

Sem Dória por, no mínimo, seis jogos, Oswaldo analisa opções para a zaga

Técnico do Botafogo deverá optar por André Bahia ou Antônio Carlos para repor a perda causada pela Seleção Brasileira sub-20



André Bahia e Antonio Carlos - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro/ Ruano Carneiro / LANCE!Press)
André Bahia e Antônio Carlos são as
 principais opções de Oswaldo (Foto: Alexandre
 Loureiro/ Ruano Carneiro / LANCE!Press)
Após a confirmação da permanência do zagueiro Dória na lista da Seleção Brasileira sub-20 para um período de treinos e jogos, o técnico Oswaldo de Oliveira agora começa a quebrar a cabeça para saber quem será seu substituto no setor defensivo do Botafogo. E a disputa ficará entre Antônio Carlos e André Bahia, dupla de zaga considerada reserva.

Correm por fora Rodrigo Defendi, pouco utilizado, e o garoto Matheus Menezes, que ainda não entrou em campo na atual temporada.

– Nós temos o Antônio Carlos e o André Bahia, que jogou muito
 bem naquela posição, para esta vaga. Ainda temos um tempo para que as coisas se acomodem e ver o que vai acontecer – afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira, após a reapresentação do elenco, ontem, no Engenhão.

Desde 2010 no clube, Antônio Carlos foi titular, mas perdeu a posição neste ano, após a contratação de Bolívar e a evolução meteórica de Dória, que formou dupla com ele já na reta final de 2012.

Pesa a favor de André Bahia o fato de, assim como o jovem, ser canhoto. Além disso, ele teve bom desempenho nas poucas vezes que foi exigido neste ano.

Resta ao técnico Oswaldo de Oliveira fazer a sua escolha e trabalhar para manter o bom nível.

Antes, André Bahia jogou

Não é novidade para o Botafogo essa situação. Quando Dória foi convocado para a Seleção Brasileira que enfrentou a Bolívia em um amistoso em Santa Cruz de la Sierra, Oswaldo teve dúvidas entre André Bahia e Antônio Carlos.

Porém, o camisa 3 ainda não estava plenamente recuperado do estiramento na coxa esquerda que sofreu na última rodada da Taça Guanabara, contra o Boavista.

Por isso, André Bahia foi o escolhido, já que estava bem e ganhando ritmo de jogo.


Leia mais no LANCENET!