Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Acordo deve selar Maracanã como casa do Botafogo até o final do ano



Maracanã deve ser a casa do Botafogo enquanto o Engenhão for interditado Foto: Mauro Pimentel / Terra



Na noite de quinta-feira, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, teve uma reunião com o consórcio que administra o Maracanã, e o estádio está muito perto de ser anunciado como a casa alvinegra até o fim do ano, recebendo jogos de Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

O clube, por interferência do prefeito Eduardo Paes, deverá pagar taxas reduzidas, já que está sendo prejudicado por conta do fechamento do Engenhão, interditado por apresentar problemas estruturais.


Na próxima semana, o Botafogo vai receber do consórcio um relatório com o número de jogos que poderá fazer no estádio, algo em torno de 25 partidas.
 Além disso, no documento haverá os valores cobrados por cada um. Com isso em mãos, Maurício Assumpção deverá analisar os documentos com o Conselho Deliberativo e anunciar a escolha do Maracanã como sede dos jogos do clube para o restante do ano. O Botafogo provavelmente usará o estádio pela primeira vez em 3 de julho, contra o Figueirense pela Copa do Brasil.


Outra possibilidade seria seguir mandando as partidas no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, onde o time derrotou o Fluminense na final da Taça Rio e conquistou o Estadual por antecipação. Porém, as constantes viagens ao sul do Estado vinham gerando um desgaste que incomodava a comissão técnica.

Ouvidoria do MP recebe denúncias sobre Engenhão, e promotoria analisa


Órgão do Rio de Janeiro pode realizar procedimento pela defesa da cidadania em relação à interdição do estádio, fechado desde 26 de março



Estrutura do Engenhão apresentada no laudo da
comissão especial (Foto: Divulgação)
A interdição do Engenhão começa a movimentar outros órgãos da sociedade. A ouvidoria do Ministério Público do Rio de Janeiro recebeu uma série de denúncias sobre o caso. Elas serão encaminhadas para uma das promotorias da cidadania, que analisará o caso e poderá realizar algum procedimento contra as partes envolvidas, inclusive a Prefeitura do Rio, que determinou um prazo de 18 meses para a sua reabertura a partir do início das obras de reforço na estrutura da cobertura.

As promotorias de cidadania são responsáveis pela instauração de investigações (inquéritos civis), expedição de recomendações, realização de termos de ajuste de condutas e propositura de ações civis públicas que visem à defesa dos interesses sociais relevantes, onde se busca não só a efetivação dos direitos fundamentais sociais, como também a proteção ao patrimônio público, através de uma repressão mais efetiva dos atos de improbidade administrativa.

O Engenhão foi alvo de um estudo de uma comissão especial instaurada pela Prefeitura do Rio no dia 15 de maio. Ela analisou uma série de laudos sobre a situação da cobertura do estádio e elaborou outro para determinar as soluções do problema. Depois disso, os consórcios Engenhão e Racional Delta Recoma foram notificados a darem início às obras, mas ainda não responderam.

saiba mais
Engenhão: consórcios analisam e não há prazo para início das obras

O Botafogo, que tem a concessão do estádio, não se manifestou oficialmente sobre o caso. A Prefeitura divulgou os laudos técnicos feitos pela comissão especial, formada por três engenheiros, em seu site oficial, com imagens feitas no dia 4 de junho da estrutura da cobertura do estádio. A expectativa é de que as empreiteiras arquem com todos os custos da reforma.

Não há um prazo determinado para que esse trâmite ocorra no Ministério Público, mas as denúnicas já estão sendo compiladas pela ouvidoria para encaminhamento a uma das promotorias da cidadania. Recentemente, o órgão travou uma batalha contra a licitação do Maracanã, mas acabou derrotado. Depois chegou a suspender o jogo entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho, alegando falta de segurança, mas novamente viu sua tentativa ser frustrada.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Bolívar torce para que não ocorra um desmanche no Botafogo

Zagueiro elogiou Fellype Gabriel e se mostrou feliz com valorização do meia



Bolívar - Treino do Botafogo (Foto: Gabriel Andrezo)
Bolívar rasgou elogios a Fellype Gabriel
 (Foto: Gabriel Andrezo)
Um dos melhores times do Brasil na temporada 2013 até agora, o Botafogo está em evidência. E devido ao sucesso, jogadores como Dória, Fellype Gabriel e Jefferson receberam sondagens e propostas para sair do clube. O zagueiro Bolívar - que despertou o interesse de um clube dos Emirados Árabes Unidos - torce para que ninguém saia. Para ele, caso isso ocorra o Alvinegro brigará por títulos até o fim do ano.

- Acho que é melhor não perder ninguém. Manter a equipe durante um ano é muito mais importante do que qualquer coisa. Até porque a base é boa, que vem do ano passado. Chegaram para este ano apenas eu, Julio Cesar e alguns outros. Se o pessoal ficar, o time vai brigar pelos títulos. Já provamos isso no Estadual e até agora no Brasileiro - disse o defensor ao LANCE!Net.

Um dos líderes do elenco, o General não poupou elogios ao apoiador Fellype Gabriel, prestes a deixar o clube para o futebol do Oriente Médio. Bolívar lamentou a possível perda, mas ficou feliz pela valorização do camisa 11.

- Não sabemos o que vai acontecer. São muitas coisas estão sendo especuladas, sabemos que há a proposta, que é inevitável. Ele vem muito bem e apresentando coisas boas. Faz a diferença pois é um meia moderno. Além de marcar gols, defende demais. Mas também ficamos feliz dele ser mais valorizado e crescer na vida. Se for da vontade dele sair, tudo bem, que tudo dê certo para ele.


Leia mais no LANCENET!