Páginas

domingo, 22 de julho de 2012

Seedorf diz que espera melhorar e elogia torcida


Camisa 10 do Botafogo lamenta tropeço no Grêmio, mas afirma que vai evoluir com o tempo


Seedorf, do Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
Seedorf foi substituído no segundo tempo na
estreia pelo Botafogo (Foto: Bruno de Lima)


A festa foi bonita, mas na estreia de Seedorf pelo Botafogo, o time foi derrotado em casa, na noite deste domingo, pelo Grêmio, por 1 a 0. O jogador disse que espera melhorar seu desempenho com o decorrer dos jogos e que espera o apoio da torcida na sequência da competição:

- Espero melhorar com o passar dos jogos para atingir o meu melhor dentro do time o mais rápido possível. O ambiente foi maravilhoso. Espero que todos os jogos possam ser assim. Hoje, perdemos, mas tem muito na frente. Espero que a torcida possa dar apoio, precisamos muito - disse o holandês.

O camisa 10 deixou o campo na metade do segundo tempo, dando lugar ao atacante Rafael Marques, também contratado para o segundo semestre deste ano.


Leia mais no LANCENET!

Botafogo é derrotado pelo Grêmio na estreia de Seedorf




Torcida alvinegra vai em bom número ao Engenhão, mas vê outro estrangeiro decidir a partida: Marcelo Moreno


Botafogo x Grêmio (Foto: Bruno de Lima)
Clarence Seedorf estreou com derrota com a
camisa do Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
A torcida do Botafogo compareceu ao estádio, fez uma bonita festa para ver de perto a estreia de Seedorf com a camisa alvinegra, mas o destaque da partida no Engenhão foi outro estrangeiro: o atacante boliviano Marcelo Moreno, que no início do segundo tempo, fez o gol da vitória gaúcha na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A vitória no Rio de Janeiro faz com que o Tricolor, agora com 21 pontos, continue na quarta colocação na tabela. Já o Botafogo dispencou, está em oitavo lugar, com 17 pontos.

Botafogo e Grêmio voltam a jogar na próxima quarta-feira. O time carioca jogará o clássico contra o Vasco, às 20h30, e o Imortal enfrenta o Fluminense, terceiro colocado, dentro de casa, às 21h50.
TIMES SEM INSPIRAÇÃO 
O Botafogo estava animado para a partida contra o Grêmio. Além de buscar a volta ao G4 que lhe colocava novamente entre os classificáveis para a Libertadores, o grande motivador da torcida e do grupo de jogadores era Seedorf. A estreia do camisa 10 era aguardada com muita expectativa e foi neste clima de festa que o alvinegro entrou em campo.
A estrela da noite, Seedorf, não se fez de rogado e logo começou a tomar conta do meio-campo do Botafogo. Efetivamente, ele só apareceu aos doze minutos quando recebeu passe pela esquerda da área, limpou a marcação e chutou cruzado à meia altura para a defesa de Marcelo Grohe. Mas com categoria e bom posicionamento ele já comandava o setor. Além de voltar para iniciar as jogadas e ajudar na marcação. 
Mas nem com a animação vinda das arquibancadas e a boa performance de Seedorf inspirou o restante da equipe do Botafogo. Com muitos passes errados, o time de Oswaldo de Oliveira não conseguia envolver os gremistas e ainda cedia alguns contra-ataques. 
Aos 28, Seedorf apareceu de novo. De novo pela esquerda, invadiu a area e cruzou na area pra Elkeson, que de cabeça mandou para fora. O jogador fez nova boa jogada aos 37. Ele roubou a bola de Zé Roberto no meio de campo e tocou para Vitor Júnior. O meia arriscou de longe por cima do gol tricolor.
A partir de então, nada mais de interessante aconteceu até o fim da primeira etapa. O Botafogo teve maior posse de bola, só que não conseguiu abrir o placar. Já o Grêmio, tentou pegar a defesa adversária desprevenida, mas não foi competente para marcar.

PRESSÃO E VITÓRIA GREMISTA
O segundo tempo começou e o Botafogo foi castigado. Logo aos três minutos, o amigo gremista de Seedorf, Zé Roberto, recebeu a bola e em um toque de classe tocou de primeira para o boliviano Marcelo Moreno abrir o placar, o que fez a equipe mandante acordar para o jogo. Aos cinco, Vitor Júnior arrancou pela direita e chutou para a defesa de Grohe.
Empurrado pela torcida, o Glorioso foi com tudo para o ataque. Seus dois laterais que estavam tímidos até então, passaram a aparecer com perigo no ataque. Aos 9, Elkeson chutou da entrada da área e acertou o travessão.
Depois do gol, o Grêmio recuou e o Botafogo passou a ser o dono da partida. Andrezinho, que perdeu a vaga de titular para a entrada de Seedorf teve seu nome gritado pela torcida e Oswaldo atendeu. Aos 16, Fellype Gabriel que teve atuação discreta na partida deixou o campo para a entrada do camisa 17. Aos 25, o craque da noite, Seedorf deixou o campo para a entrada de Rafael Marques.
O Botafogo seguiu sua pressão. Rafael Marques quase marcou de cabeça, mas no final a vitória e os três pontos ficaram com o Grêmio.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 1 GRÊMIO
Local: Engenhão (RJ)
Data/hora: 22/07/2012, às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (aspirante Fifa)
Assistentes: Vicente Romano Neto (asp. Fifa/SP) e Danilo Ricardo Manis (SP)
Cartão Amarelo: Renato (BOT); Tony, Zé Roberto, Leandro (GRE)
Gols:  Marcelo Moreno 3'/2º T
Público e renda: 29.943 pagantes, 34.621 presentes / R$ 1.226.785,00
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Vitor Júnior, Seedorf (Rafael Marques 25/ 2º T), Fellype Gabriel (Andrezinho 16/ 2º T); e Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Tony, Vilson, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos 31/ 2º T)e Zé Roberto (Léo Gago 26/ 2ºT; Leandro e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderley Luxemburgo



Leia mais no LANCENET! 

Bota x Grêmio: Seedorf estreia em duelo de veteranos com Zé Roberto



Confronto, que será neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão, ainda coloca em jogo vaga na zona de classificação para a Libertadores

Um confronto simples entre Botafogo e Grêmio já seria motivo para despertar a atenção de quem acompanha de perto o Campeonato Brasileiro. O fato de estarem separados apenas por um ponto entre os cinco primeiros colocados já aumentaria o grau de importância do jogo. Mas quando se confirma a estreia de um jogador do calibre do holandês Seedorf, maior contratação do clube carioca nos últimos tempos, é provável que todas os holofotes da 11ª rodada da competição se voltem para o duelo que será disputado neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão.

Os dois times vivem um bom momento no Campeonato Brasileiro. Embalado pelo sorisso, a simpatia e a estreia de Seedorf no meio-campo do time, provavelmente na vaga de Fellype Gabriel, o Botafogo está na quinta colocação, com 17 pontos, e não perde há quatro jogos, com duas vitórias contundentes contra Bahia, no Engenhão, e Corinthians, no Pacaembu.

Já o Grêmio vem subindo de produção e chegou a ultrapassar o Botafogo na tabela de classificação, chegando a 18 pontos e ocupando um lugar na zona de classificação para a Taça Libertadores do ano que vem. O time vem de duas vitórias e, coincidentemente, também conta com o veterano Zé Roberto, de 37 anos, no meio-campo.

O Sportv transmite o duelo (menos para o Estado do Rio de Janeiro, que terá transmissão do Premiere). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, a partir das 18h.



Botafogo: finalmente, o técnico Oswaldo de Oliveira poderá contar com o holandês Seedorf em seu time. A única dúvida é com relação ao ataque, já que Elkeson ficou fora do jogo com o Santos por estar com dores no tornozelo esquerdo e treinou apenas sábado com o grupo. Com isso, o time entra em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Seedorf, Andrezinho e Vítor Júnior; Elkeson (Rafael Marques).

Grêmio: Vanderlei Luxemburgo não revelou e tampouco indicou a escalação nos treinamentos da semana. Priorizou a recuperação física dos jogadores. Tem o retorno de Werley, após cumprir suspensão, e deve optar por Leandro no ataque na vaga do suspenso Kleber. O time provável: Marcelo Grohe, Tony, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro e Marcelo Moreno.



Botafogo: Marcelo Mattos ainda não se recuperou de uma lesão no púbis. Com dores na coxa direita, Cidinho também não estará à disposição.

Grêmio: Luxemburgo não conta com os lesionados Fábio Aurélio (joelho direito) e Julio Cesar (joelho esquerdo), além dos suspensos Kleber (terceiro cartão amarelo) e Edilson (punido pelo STJD).



Botafogo: Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Lucas Zen e Márcio Azevedo.

Grêmio: André Lima, Fernando, Rondinelly, Souza, Tony e Vilson.



Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita a partida, auxilido por Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP). Luiz Flávio arbitrou três partidas no Brasileirão, marcou 146 faltas (média de 48,6 por jogo), aplicou 21 amarelos (média de 7 por jogo), nenhum vermelho e um pênalti (média de 0,3 por jogo). O campeonato tem média de 4,68 amarelos, 0,24 vermelho, 37,5 faltas e 0,3 pênalti.


Botafogo: não há como tirar o olho de Seedorf. Ele fará sua estreia com a camisa 10 do clube, cercado de expectativa não só de torcedores do Botafogo, mas do Brasil inteiro.

Grêmio: Marcelo Moreno vive nova fase. Autor de três gols nos últimos dois jogos, o centroavante assumiu a artilharia do time no Brasileirão - são quatro no total. É a maior esperança de gol, afinal, Kleber não atuará por suspensão.



Seedorf, meia do Botafogo: "Não vim aqui para falar sobre coisas em que o Brasil deve melhorar. Ainda tenho que jogar e o país tem muitos talentos. Os brasileiros que atuam na Europa, normalmente, são os melhores jogadores de seus times. Não estou com qualquer impressão de um nível mais baixo. É simplesmente diferente. E como tudo que é diferente, preciso aprender. É entrar e jogar. Futebol no fim é mesma coisa, com a mesma bola e que se joga com o pé".

Fernando, volante do Grêmio: "Trabalhar na derrota é uma coisa. A gente vinha sofrendo. O vento virou. Agora, tivemos duas vitórias seguidas, e uma fora de casa. Vamos ver se mantemos a boa fase. O jogo é difícil, tem jogador importante estreando, então, temos de ter atenção".



* Com os rebaixamentos do Botafogo em 2002 e Grêmio em 2004, as duas equipes se enfrentaram apenas 14 vezes depois que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003. Nesses confrontos, houve 5 vitórias gremistas, 5 botafoguenses e 4 empates..

* Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio não vence o Botafogo no Rio de Janeiro há quase 11 anos (ou 7 jogos). A última vitória gremista no Rio aconteceu dia 07/11/2001, quando o Grêmio venceu por 3 a 1 no Maracanã. Nos últimos sete jogos entre as duas equipes no Rio em Brasileiros, o Botafogo venceu quatro (2 a 1 em 2004; 3 a 0 em 2007; 2 a 0 em 2009; 2 a 1 em 2011) e houve três empates (2 a 2 em 2006; 3 a 3 em 2009; 2 a 2 em 2010).

* Uma partida entre Botafogo e Grêmio não termina empatada em 0 a 0 pelo Campeonato Brasileiro há quase 40 anos (ou 36 jogos). O último e único empate sem gols da história deste confronto em Brasileiros aconteceu dia 09/12/72, no estádio Olímpico.

header último confronto v2
Em um momento do Campeonato Brasileiro do ano passado no qual o Botafogo ainda sonhava com o título da competição, o time venceu por 1 a 0 o Grêmio, no Olímpico, no dia 22 de setembro de 2011. O atacante uruguaio Loco Abreu foi o autor do gol da vitória, marcado aos 20 minutos do 
segundo tempo.







Por Hector Werlang e Thales SoaresPorto Alegre e Rio de Janeiro



Seedorf estreia pelo Bota para entrar para a história



Craque começa história no clube neste domingo, contra o Grêmio, e pode entrar na lista dos maiores jogadores de todos os tempos do Glorioso




Seedorf - Treino do Botafogo (Foto: Paulo Sergio)
 Seedorf, enfim, fará sua estreia (Foto: Paulo Sergio)
Quem é Botafogo pode bater no peito e se orgulhar de torcer por um dos clubes que mais tem ídolos – de verdade – no mundo. Não é qualquer um que entra nessa lista, mas hoje é dia de Seedorf iniciar a História dele pelo Glorioso em partida contra o Grêmio às 18h30, no Engenhão, com tempo real em transmissão pelo LANCENET!. O pôster do maior time de todos os tempos do clube pode ganhar seu primeiro estrangeiro e dez especialistas especiais apostaram no sucesso do camisa 10.

Alvinegros ilustres da literatura, do humor e do mundo da bola, além de jornalistas do LANCE!. Todos acreditam que há espaço para Seedorf, de 36 anos, na equipe eterna do Botafogo. Alguns acreditam que o meia já está eternizado no clube, outros esperam títulos nos dois anos de contrato que ele tem para cumprir, mas ninguém duvida da capacidade de um jogador tetracampeão europeu e bi mundial
por clubes.

Seedorf tem grandes requisitos para ser colocado entre os gigantes antes mesmo de dar o primeiro toque na bola com a camisa alvinegra. A maioria dos jogadores do "Botafogo lendário e eterno” disputou Copa do Mundo, tem fama internacional e fez História pela seleção nacional, assim como o reforço holandês vindo do Milan-ITA.

Uma coisa é certa: com a evolução da tecnologia e a facilidade na troca de informações, a chegada de Seedorf ao Botafogo foi mais comentada do que a de qualquer um outro monstro sagrado que já tenha defendido a Estrela Solitária. Mesmo sem jogar, o recém-contratado virou projeto de marketing e atração principal para alavancar o plano de sócio-torcedor do clube.

Ainda bem que o “Botafogo de todos os tempos” não tem limite de jogadores. Bem-vindo, Seedorf.
A opinião dos especialistas:

Seedorf pode entrar na lista dos melhores da História do Botafogo?

Roberto Porto, jornalista e escritor

Já está entre os grandes nomes. A contratação dele foi um negócio inédito, fantástico. Merece estar em uma lista seleta de craques.

Rafael Casé, jornalista e professor

Seedorf tem tudo para se tornar um dos maiores da História. Ele já resgatou a autoestima da torcida, deu uma injeção de ânimo.

Carioca do Pânico, humorista

Uma coisa ele já fez que o credencia: trouxe a torcida. Para fincar o nome de vez na História, tem de fazer acontecer no campo.

Lopes Maravilha, humorista

Se trouxer o Brasileiro, está de bom tamanho para entrar na lista. Hoje, é um exemplo para a molecada e vai trazer muitos frutos ao clube.

Jairzinho, ex-jogador do Botafogo

Todos os botafoguenses acreditam que Seedorf possa preencher um espaço entre os maiores jogadores da História do Glorioso.

Amarildo, ex-jogador do Botafogo

Seedorf já chega com o nome forte. Em campo ele vai demonstrar que tem lugar entre os grandes da História do clube.

Alvaro Oliveira Filho, colunista do LANCE!

Como contratação, o Seedorf é a maior da História. Futuramente, tem tudo para colocar o nome entre os maiores do clube.

Daniel Bortoletto, editor do LANCE!

Tem capacidade e histórico no futebol para isso. E o Botafogo precisava de um craque deste porte para voltar a disputar títulos.

Vinícius Perazzini e Tiago Pereira Leia mais no LANCENET! 



Como os dois times vão jogar na estreia de Seedorf

Lucas Zen 'Não podemos entrar em clima de festa'