Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Bota aumenta invencibilidade, vence o Sobradinho e garante classificação


Alvinegro faz 2 a 0 no Raulino, com gols de Rafael Marques e Fellype Gabriel, e agora aguarda o vencedor do confronto entre Fast e CRB



Aumentar sua invencibilidade para 12 jogos não seria suficiente para o Botafogo garantir a vaga para a segunda fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira, diante do Sobradinho. Após empatar por 0 a 0 no jogo de ida, o Alvinegro precisava vencer no Raulino de Oliveira para não depender de cobrança de pênaltis em caso de novo empate sem gols. A tarefa foi cumprida sem grandes problemas. Com boa atuação de Fellype Gabriel, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira superou o time do Distrito Federal por 2 a 0 e garantiu a classificação - agora, espera por CRB ou Fast, que se enfrentam nesta quinta (a partida de ida terminou 1 a 1).

Os gols foram marcados por Rafael Marques e Fellype Gabriel. A missão foi facilitada por duas expulsões do Sobradinho na etapa final, uma delas por uma confusão entre os companheiros de equipe Allyson e Hildo, quando o placar marcava 1 a 0. Mandado para o vestiário antes do apito final por tentar dar um chute no colega, Allyson tentou se explicar na saída de campo.

- Não entendi o porquê. O companheiro da minha equipe acabou discutindo comigo uma situação que a gente errou ali atrás. Ele falou que eu agredi o companheiro, mas não cheguei nem a relar nele - disse.

O Botafogo agora se prepara a semifinal da Taça Rio, às 18h30m de sábado, contra o Resende, novamente no Raulino. A partida desta quarta teve 1.640 pagantes (2.895 presentes), com uma renda de R$ 32.900.

Seedorf comemora com Rafael Marques (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)

Rafael Marques abre o placar

O Botafogo esperava um "jogo de paciência" em Volta Redonda, com o Sobradinho encolhido na defesa e forçando-o a tocar bastante a bola. Mas os visitantes surpreenderam aos dois minutos, com uma cabeçada de Laécio, após cobrança de falta, que esbarrou em boa defesa de Renan. O susto fez com que a paciência e a tranquilidade demorassem a se instalar no Botafogo, que sofreu com contra-ataques até acertar a marcação. A partir daí, dificultou a saída de bola do Sobradinho e começou a criar chances de ataque com mais eficiência - como a cabeçada de Fellype Gabriel defendida por Donizeti.

Pela direita, Lucas desceu ao ataque constantemente e chegou a acertar um chute no travessão. Do lado oposto, Vitinho foi a principal opção e finalizou constantemente, enquanto Seedorf, mesmo muito marcado, ajudou na criação ao redor da área. A combinação entre a juventude e a experiência deu resultado quando Vitinho deu lançamento preciso para o holandês, que fugiu da marcação e apareceu na área com espaço para o cruzamento. Rafael Marques aguardava perto do segundo poste para subir, cabecear e abrir o placar aos 34 minutos - logo depois de protagonizar um belo lance com direito a chapéu no zagueiro adversário.

Sobradinho é vítima de fogo amigo

No começo do segundo tempo, foi a vez de o Botafogo ter uma grande chance nos primeiros minutos, desperdiçada por Vitinho em chute cruzado. O Sobradinho, sabendo que um gol bastava para ficar com a vaga, adotou uma postura mais ofensiva e apostou nas jogadas pelas laterais, mas pecou no passe decisivo. Fora de perigo, os anfitriões do jogo voltaram a tomar as ações ofensivas, e Seedorf tentou resolver duas vezes em jogadas individuais, conseguindo um chute no travessão em uma delas.

A tarefa de não levar gol até o fim do jogo pareceu ficar mais fácil para o Botafogo com a expulsão de Allyson, aos 23 minutos. Ainda assim, o Sobradinho quase marcou em contra-ataque, com Laecio, que parou em Renan. Logo depois, Fellype Gabriel fez o segundo gol do Botafogo. Responsável por cobrir a maioria das subidas de Lucas ao ataque, o meia teve a retribuição ao receber cruzamento preciso e cabecear.

Depois que os visitantes tiveram outro jogador expulso - Ramon, por entrada dura em Vitinho -, bastou aos alvinegros tocarem a bola para passar o tempo. Oswaldo aproveitou para tirar Fellype Gabriel e Seedorf, já pensando na semifinal da Taça Rio.

Por GLOBOESPORTE.COM Volta Redonda, RJ

Botafogo supera nervosismo e avança na Copa do Brasil



Podendo ser eliminar de maneira vexatória, em casa, Glorioso não se deixa abalar e joga futebol convicente, ganhando sem grandes dificuldades




As imagens de Botafogo 2 x 0 Sobradinho (Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
Rafael Marques foi o autor do
 primeiro gol alvinegro
(Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
Apesar do nervosismo mostrado no primeiro tempo, o Botafogo jogou um futebol envolvente e venceu o Sobradinho por 2 a 0 no Raulindo de Olivera, se classificando para a segunda fase da Copa do Brasil. Com gols de Rafael Marques e Fellype Gabriel, o Alvinegro não sofreu para alcançar o objetivo.

Mesmo com todo a possibilidade de um vexame, já que empatou sem gols no jogo de ida, o time comandado por Oswaldo de Oliveira não tomou conhecimento do adversário candango e repetiu as boas atuações do Campeonato Carioca. Porém, contou com a sorte e com uma boa atuação do goleiro Renan para não ser surpreendido em momentos cruciais. Agora, o Botafogo espera pelo vencedor de Fast Club (AM) e CRB (AL) para saber quem enfrenta na próxima fase do torneio.

SUSTOS E FUTEBOL ENVOLVENTE

O Botafogo viveu de extremos na etapa inicial. Logo no primeiro minuto, Renan fez uma boa defesa e evitou o gol do Sobradinho, que se animou com o lance. Porém, o que parecia se configurar em um drama foi melhorando e o time de Oswaldo de Oliveira encaixou, apesar das ausências dos lesionados Lodeiro e Gabriel. Foram inúmeras oportunidades e um futebol vistoso, envolvendo o modesto adversário.

Como citado acima, os extremos do Glorioso vieram à tona. Do goleiro ao centroavante, o Glorioso se mostrou pronto. Aos 32, Renan operou um verdadeiro milagre, evitando um lindo gol de Laécio. E três minutos depois foi a vez de Rafael Marques mostrar que estava em dia iluminado. Após linda tabela entre Vitinho e Seedorf, o camisa 20 mostrou oportunismo ao marcar de cabeça. Um gol de merecimento.

Além do gol, Rafael Marques quase brilhou em um lance incrível. O atacante recebeu de costas, deu um chapéu no zagueiro e, quando ia finalizar, foi atrapalhado pelo mesmo defensor. Seria um verdadeiro golaço.
Verdade seja dita, a não ser pelos lances isolados, o Botafogo mereceu vencer a primeira etapa. Foi melhor em campo e se não fosse pelo nervosismo de levar um gol, teria armado uma goleada rapidamente. Foi o verdadeiro time que encantou na Taça Rio, foi excelente.

TENSÃO NO AR

Mesmo precisando apenas de um gol para se classificar para a próxima fase, o Sobradinho continuou fechado no campo de defesa e não se lançou. Mas o Botafogo também não poderia contar com um magro 1 a 0 e saiu à pressão, dando espaços preciosos na defesa. Tanto Vitinho com Seedorf perderam boas chances que poderiam deixar a vida alvinegra bem mais tranquila.

Um dos jogadores mais experientes do elenco, Seedorf foi o encarregado de acalmar o Botafogo. Até por isso, aos 21, invadiu a área pela direita e chutou, de canhota, no ângulo. A bola pegou na trave e saiu caprichosamente, dando um drama a mais para o jogo. Minutos depois, o zagueiro Alysson, do time candango, foi expulso e resolveu a vida do Alvinegro. O nervosismo passou a ser bem menor.

Não à toa, aos 28 minutos, Lucas levou na linha de fundo e achou um lindo cruzamento para Fellype Gabriel testar com firmeza para o fundo do gol. O 2 a 0 acalmou as coisas.

Fellype Gabriel comemora após marcar de cabeça (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
O resto do jogo mostrou a superioridade do time carioca, que terminou a partida jogando com dois jogadores a mais. O volante Ramon, em um lance infantil, deu um carrinho no atacante Vitinho e foi expulso. Com o placar sacramentado, o técnico Oswaldo de Oliveira já voltava o pensamento na semifinal da Taça Rio, o treinador tirou alguns titulares já visando o duelo diante do Resende. Porém, mesmo sem jogar com o "pé em baixo", o Alvinegro não passou a menor dificuldade.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 2 X 0 SOBRADINHO

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data/Hora: 24/4/2013 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Guarizo F. do Amaral (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Cartões amarelos: Marcelo Mattos e Jadson (BOT); Ramon e Laécio (SBR)
Cartões vermelhos: Alysson e Ramon (SBR)
Renda/ Público:
 R$ 32.900,00 / 1.640 pagantes
Gols: Rafael Marques 35'/1ºT (1-0); Fellype Gabriel 27'/2ºT (2-0);

BOTAFOGO: Renan, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Jadson (Lucas Zen 20'/2ºT), Fellype Gabriel (Gegê 34'/2ºT), Seedorf (Henrique 39'/2ºT) e Vitinho; Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

SOBRADINHO: Donizeti; Patrick (Ronaldo 32'/2ºT), Cauê, Alysson e Zé Carlos; Ramon, Túlio, Hildo e Mário Lúcio; Etinho e Laécio (Edcarlos 32'/2ºT) - Técnico: João Carlos Cavalo.


Walace Borges - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET! 

JOGOS AO VIVO: BRASIL X CHILE



Acompanhe os jogos da Copa do Brasil e a Seleção Brasileira






Programação de hoje: Clique no Link dos canais
Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista...


http://www.tvnanet.biz/boss/ch05-sportv.htm





Por Botafogodeprimeira.com

JOGOS AO VIVO: BOTAFOGO X SOBRADINHO-DF


Acompanhe os jogos da Copa do Brasil e a Seleção Brasileira






Programação de hoje: Clique no Link dos canais
Feche as janelas de propaganda clicando no [X] e assista...

Roque Santa Cruz se encanta pelo interesse do Botafogo e elogia o clube



Atacante também destacou que chance de voltar para a América do Sul é sedutora



Roque Santa Cruz (Foto: Ander Villena/AFP)
Botafogo quer resolver negociação com
 Roque Santa Cruz até sexta-feira (Foto: AFP)
Plano A do Botafogo para o segundo semestre, Roque Santa Cruz falou em público pela primeira vez sobre a possibilidade de vestir a camisa alvinegra e se mostrou encantado pelo interesse do Glorioso, que já negocia a parte salarial com o jogador. O atacante destacou que pensa com muito carinho na chance de jogar no Brasil e não escondeu a empolgação dele na entrevista.

- É um interesse que existe (por parte do Botafogo) e estou sabendo. Meus representantes estão vendo a possibilidade que foi apresentada e estão conversando, estudando. É um clube muito grande, fico lisonjeado pelo interesse. É sempre importante ser querido por um clube desse porte. O futebol brasileiro tem uma ligas mais competitivas do mundo e um atrativo futebolístico alto, igualmente forte ao europeu. É claro que (jogar no Brasil) representa algo muito importante para mim - disse Santa Cruz à rádio paraguaia "Rádio La Nueva Rgs".

Na mesma entrevista, Santa Cruz também deixou claro que a chance de voltar para a América do Sul o atrai muito. O atacante paraguaio atua por clubes europeus desde 1999 e com isso, levou a mulher dele, também paraguaia, para morar no continente. O desejo da família é retornar para mais perto da terra natal.

- Passei 14 anos no Paraguai e em algum momento é importante retornar para próximo de casa. É uma coisa que eu sempre cogitei, para ficar mais próximo da família - comentou Roque.

Atualmente, a parte salarial se encontra como a única barreira que separa Santa Cruz do Botafogo. O jogador, que atualmente atua pelo Málaga (ESP) por empréstimo, tem os direitos econômicos vinculados ao Manchester City apenas até 30 de junho e não deverá renovar. O Glorioso "só" precisaria arcar com os salários para obter a contratação.

- Estou conversando com o Málaga, mas não devo renovar com o City. Devo ficar mesmo com o passe livre - falou Roque.

O Botafogo quer definir a negociação com Roque Santa Cruz até esta sexta-feira. Uma reunião com o representante brasileiro do jogador, Robson Lima, já está marcada. No primeiro diálogo, em 12 de abril, o Glorioso se deparou com uma pedida salarial de R$ 450 mil por mês e agora fará uma contraproposta. O agente do jogador já afirmou que há flexibilidade para o acerto.


Leia mais no LANCENET! 

Mesmo sem título na Copa do Brasil, Botafogo jamais caiu em duelo inicial



Apesar de já ter passado sufocos históricos, o Alvinegro jamais foi eliminado no primeiro confronto disputado por ele na competição



Rafael Marques - Treino do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Rafael Marques está confiante
na classificação do Botafogo
(Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
No que depender do retrospecto na Copa do Brasil, o Botafogo tem tudo para avançar de fase nesta quarta-feira, contra o Sobradinho, no Raulino de Oliveira, na partida de volta da primeira fase da competição. Apesar de já ter passado sufocos históricos, o Alvinegro jamais foi eliminado no primeiro confronto disputado por ele na competição.

Em 1997, o Botafogo até foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, para o Vitória, porém antes já havia disputado uma fase preliminar que existia na época e valia pelo campeonato. O Alvinegro derrotou o Ji-Paraná, de Rondônia, por 3 a 1, e se classificou.

Nas últimas quatro edições, o máximo que o Botafogo conseguiu avançar foi às oitavas de final. E para sofrimento da torcida, três das últimas quatro eliminações foram no Rio de Janeiro, em pleno Engenhão. Ciente das dificuldades encontradas pelo clube nos últimos anos, o atacante Rafael Marques acredita que nesta edição a história será diferente.

- A diferença desse ano é que estamos motivados, unidos. Apesar de ser outra campanha, a motivação que temos é a mesma do Campeonato Carioca. Esperamo que possamos mudar esse estigma na Copa do Brasil - disse Rafael Marques.

Em 2009, o Botafogo, diante da própria torcida, saiu nos pênaltis para o Americano (RJ). Já em 2010, foi a vez do Santa Cruz se tornar o carrasco alvinegro no Engenhão. Por fim, em 2012, o Vitória levou a melhor.

Para se classificar esta noite, o Botafogo precisa vencer o jogo por qualquer placar, se terminar empatado sem gols, a vaga na próxima fase será decida nos pênaltis. Em caso de vitória ou empate com gols, o time do Distrito Federal avança na competição. Na opinião de Rafael Marques, a obrigação de vencer para conseguir a classificação não será problema para o experiente time alvinegro.

- Já passamos por isso na Taça Guanabara quando revertemos a vantagem de Flamengo, na semifinal e Vasco, na final. Tenho certeza que a equipe do Sobradinho virá mais fechada. No jogo de lá fizeram cera desde o primeiro minuto. Sabemos das dificuldades e esperamos nos sair bem - disse Rafael.

O técnico Oswaldo de Oliveira escalou o Botafogo com Renan, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Jadson, Fellype Gabriel, Vitinho e Seedorf; Rafael Marques. 


Leia mais no LANCENET! 

PRÉ-JOGO: Do zero, Bota e Sobradinho jogam por classificação na Copa do Brasil


Depois do empate sem gols no jogo de ida, times voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira



A diferença entre Botafogo e Sobradinho-DF é grande. De um lado, um integrante da Série A, que conta com o holandês Seedorf como camisa 10. Do outro, um clube que ainda luta para entrar na Série D este ano. Pois, depois de um empate em 0 a 0 no jogo de ida, em Gama-DF, semana passada, haverá um novo encontro nesta quarta-feira, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para saber quem se classificará para a segunda fase da Copa do Brasil.

Para avançar, o Botafogo precisará superar a ausência de Lodeiro, seu artilheiro do ano, com sete gols, e vencer o jogo. Caso haja empate em 0 a 0, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis. Qualquer outro resultado, favorece o Sobradinho-DF, que no jogo de ida conseguiu fazer uma retranca que segurou o ataque do clube carioca.

O Sobradinho está em sua primeira participação na Copa do Brasil, contra 20 do Botafogo. Para o clube do Distrito Federal, trata-se de um momento histórico e, para isso, tem no volante Túlio, ex-jogador do Botafogo, seu principal nome.

O árbitro será Rodrigo Guarizo F. do Amaral (SP), auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTV transmite ao vivo.

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira vai manter o volante Jadson, como aconteceu no jogo ida, na vaga de Gabriel, ainda em recuperação de problemas musculares. Além disso, optou por Vitinho para a vaga de Lodeiro, vetado com uma lesão na coxa esquerda. O time deve jogar com Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Jadson, Fellype Gabriel, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.

Sobradinho: embalado por uma goleada por 5 a 1 sobre o Botafogo-DF, na rodada do fim de semana pelo Candangão, o time entra em campo com Donizeti, Patrick, Cauê, Alysson e Zé Carlos; Ramon, Túlio, Mário Lúcio e Ítalo; Etinho e Laécio..


Botafogo: além de Gabriel, com problemas musculares, e Lodeiro, com uma lesão leve na coxa esquerda, a equipe não conta com Renato, com dores na região abdominal, e Andrezinho, que se recupera de uma lesão no púbis. Submetido a uma cirurgia no joelho direito, Cidinho segue no departamento médico.

Sobradinho: apenas o zagueiro Fabão, com uma lesão na coxa, desfalca o time.



Botafogo: com o nascimento da filha Manuela, domingo, Vitinho tem ainda mais motivação para manter a boa fase. Ele vai substituir Lodeiro, machucado.

Sobradinho: autor de um gol que acabou anulado no primeiro jogo contra o Botafogo, o atacante Laécio vem se destacando na temporada e é o artilheiro do campeonato candango, com 12 gols.



Rafael Marques, atacante do Botafogo: "Infelizmente, o Botafogo não tem boas lembranças da Copa do Brasil, mas podemos tirar lições. São jogos difíceis, contra equipes consideradas menores, que estão sempre motivadas. Taticamente, eles só marcaram no primeiro jogo e agora acho que vai ser ainda pior. Temos uma equipe motivada, unida, que faz uma boa campanha".

João Carlos Cavalo, técnico do Sobradinho: "É o jogo mais importante do ano para nossa equipe. Não vamos abrir mão da marcação, mas tentaremos melhorar um aspecto em relação ao jogo da semana passada, que é o nosso contra-ataque. Trabalhamos para tentar melhorar nisso e acertar o último passe. Se marcarmos um gol, podemos complicar para o Botafogo. Vamos manter a nossa consistência defensiva e acredito que temos tudo para fazer uma boa partida. Se não conseguirmos o resultado no tempo normal, espero que possamos ao menos levar a decisão para os pênaltis".



* O Botafogo luta por seu 1º título da Copa do Brasil. A melhor participação da equipe aconteceu em 1999, quando perdeu a decisão para o Juventude.

* Na história da Copa do Brasil, o Botafogo atuou 49 vezes no estado do Rio de Janeiro. Jogando em casa, conseguiu 27 vitórias, 14 empates e apenas 8 derrotas. Nesses 49 jogos em casa, marcou 96 gols e sofreu 54.

* Este é o 18º confronto entre Rio de Janeiro e Distrito Federal na história da Copa do Brasil. Ao todo foram 7 vitórias das equipes cariocas, contra 5 triunfos dos times do Distrito Federal e mais 5 empates.
No segundo jogo entre os dois clubes na história, Botafogo e Sobradinho não passaram de um empate em 0 a 0, em Gama-DF, pelo jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil, no dia 17 de abril de 2013. Mesmo com Seedorf em campo, não houve jeito de furar a retranca do adversário no Bezerrão, que estava lotada de torcedores do clube carioca.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro