Páginas

domingo, 25 de janeiro de 2015

Prefeito dá 'sinal verde', e Botafogo pode mudar nome do Engenhão


Eduardo Paes abre espaço para o Glorioso batizar o Engenhão de Nilton Santos, substituindo o atual nome do local que é João Havelange




Engenhão completa um ano de interdição. A imagem aérea foi feita com drone. (Foto: André Portugal/LANCE!Press)
Engenhão deve receber nome de ídolo alvinegro
(Foto: André Portugal/LANCE!Press)
Sinal verde. O prefeito Eduardo Paes deixou claro que a mudança de nome do Engenhão - de Estádio Olímpico João Havelange para Estádio Nilton Santos - depende apenas de um pedido do Botafogo. O Glorioso, por sua vez, deve formalizar o pedido ainda nesta semana. Confira o que disse Paes:

- Eu acho um desrespeito da minha parte mudar o nome dado pelo ex-prefeito César Maia. Eu não vou mudar o nome que foi publicado no Diário Oficial. Mas, se o Botafogo, como concessionário do estádio, pedir para a prefeitura para mudar o nome, a prefeitura autoriza. E pode até colocar placa do lado de fora do estádio - disse o prefeito, em entrevista à Rádio Globo.

O Alvinegro já deixou claro que a mudança de nome do Engenhão é um desejo do clube e pediu para que todos os torcedores chamem o estádio de Nilton Santos, em homenagem ao ídolo e eterno camisa 6.


Leia mais no LANCENET! 

Bill lamenta pontaria alvinegra: "Ainda bem que não valeu três pontos"


Atacante exalta dedicação do grupo, mas reconhece que "faltou gol" diante da quantidade de chances criadas contra chineses do Shandong Luneng




Bill foi pouco acionado na derrota do Bota
(Foto: Vitor Silva / SSPress)
O atacante Bill tentou, tentou, mas saiu de campo frustrado. O primeiro gol pelo Botafogo, que o apresentou no início deste mês, também não saiu contra o Shandong Luneng, da China, no amistoso realizado neste sábado no Engenhão - e que terminou com derrota alvinegra por 1 a 0. Para ele, gol foi a única coisa que faltou para o Botafogo vencer seu segundo compromisso não oficial antes de estrear no Campeonato Carioca, no próximo sábado, contra o Boavista.

Indagado sobre o resultado do duelo com os chineses - reforçados por brasileiros de peso como Diego Tardelli e Vagner Love -, Bill deu os parabéns à equipe. Mas, por outro lado, comemorou o fato de ter sido apenas um amistoso (veja abaixo lances do jogo).






- Faltou gol. Mas a equipe está lutando, trabalhando, é só ter tranquilidade para fazer os gols. Estamos em pré-temporada ainda. Criamos várias oportunidades. A equipe está de parabéns por estar lutando, se entregando dentro de campo. Ainda bem que o jogo não valeu três pontos. A gente tem de acertar muita coisa ainda. A entrega foi o principal - analisou.

Ele avisou à torcida o que pode esperar do renovado elenco alvinegro para a temporada:

- Um time muito valente, muito guerreiro.

Não foi apenas Bill que lamentou as chances perdidas diante dos chineses. O técnico René Simões, na entrevista coletiva após a partida, afirmou que pretende reforçar os treinos de finalização para garantir que, quando for para valer, os erros na frente do gol não se repitam.

- No segundo tempo (o time) teve velocidade de bola, trabalhando de um lado para o outro, mas faltou o gol. Tudo isso é bonito, mas sem o gol são só números. Vamos insistir. Terminamos o treino passado e fizemos 44 gols. Vamos aumentar, chegar a 60, 70, 80 gols, para melhorar isso. Perdemos gols que não podemos perder. Se há alguma coisa que posso pontuar, é isso. Precisamos definir com mais qualidade.


Por Vicente Seda Rio de Janeiro/GE

Velho conhecido de René, volante Willian Arão se destaca e recebe elogios





O Campeonato Carioca bate à porta do Botafogo e, com o fim da pré-temporada, o treinador René Simões começa a esboçar o time alvinegro. Umas das novidades em 2015 é o volante Willian Arão, que teve destaque durante a preparação alvinegra e foi elogiado pelo treinador René Simões.

- É um jogador que eu acompanho faz tempo. Saiu da base do São Paulo, foi para o Corinthians e esteve na conquista da Libertadores e do Mundial. No Atlético Goianiense ele teve uma participação efetiva no time e sempre me interesse por ele. Acredito que o Arão tem um futuro promissor. É meio romântico, sabe chegar lá na frente e joga de cabeça em pé. Se soubermos aliar isso com os nossos atacantes, pode ser que possamos criar uma química legal - elogiou René Simões.

Willian Arão em campo no amistoso contra os chineses do Shandong Luneng. (Foto: Vítor Silva/SSPress)
Titular no amistoso contra o Shandong Luneng, no Estádio Nilton Santos, Willian Arão agradeceu os elogios do treinador e ressaltou que as palavras de René serão importantes para o seu crescimento no alvinegro.

- Valorizo e agradeço os elogios do professor René. Isso me motiva mais e vou dar o máximo para melhorar e poder ajudar o clube. Tenho que melhorar muita coisa, mas é importante receber elogios para crescer sempre - agradeceu Willian Arão.

Um dos reforços alvinegros, Arão - ao lado de Diego Giaretta - chegou três dias após o início dos treinamentos no Cefat e logo foi integrado ao plantel. O jovem volante considerou a preparação como boa e espera ver o resultado dentro de campo.

- Eu cheguei depois de três dias de trabalho e estou achando tudo muito bom. Nunca tinha passado por um clube carioca e o importante é a preparação que estamos fazendo nesse início de ano, o que é fundamental para colher os resultados lá na frente - acredita.

Nos jogos-treino diante de Gonçalense e Barra Mansa, o primeiro contato com o torcedor. Willian Arão reconheceu o carinho do torcedor e colocou como fundamental o casamento entre time e torcida para que o Botafogo decole em 2015.

- A torcida tem o direto de apoiar e reclamar, ainda há alguns resquícios do ano passado para superar, mas vi a presença dos torcedores nos dois jogos-treino que fizemos e o apoio foi grande. Eles viram um time determinado, bom e que ainda está em formação. Vamos lutar até o final e esse apoio dos alvinegros para nós é importante - confia o volante.

Após jogar no Estádio Nilton Santos sem a presença do público, Arão não vê a hora de encontrar com a torcida. Para o defensor, a volta para casa do time dará moral ao clube, além da chance de criar um ambiente preto e branco dentro de campo e nas arquibancadas.

- O retorno ao Nilton Santos é muitíssimo importante. É a nossa casa e quem manda lá somos nós. Na nossa casa que impõe o ritmo é o Botafogo, é tudo do nosso jeito. Fizemos um amistoso que infelizmente não pôde ter torcedor, mas acredito que no dia 7 eles farão uma festa muito grande - espera Arão.

O Botafogo estreia na Taça Guanabara no dia 31, diante do Boavista, em São Januário. O retorno ao Estádio Nilton Santos acontecerá na 3ª rodada, quando o Glorioso enfrentará o Bonsucesso.

Marcos Silva

Bota fará jogo-treino contra o Duquecaxiense na próxima quarta


Antes da estreia no Estadual, no sábado, Alvinegro enfrentará clube da terceira divisão no campo anexo do Engenhão



O Botafogo terá mais um teste antes da estreia no Campeonato Carioca. Na próxima quarta-feira, o Alvinegro fará um jogo-treino contra o Duquecaxiense, que vai disputar a terceira divisão do Rio de Janeiro. A partida será às 16h30, no campo anexo do Engenhão. 

Bill Botafogo x Shandong Luneng (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Será o terceiro jogo-treino do Botafogo na pré-temporada. No dia 17, o time de René perdeu por 1 a 0 para o Gonçalense. Na última quarta, vitória por 2 a 0 sobre o Barra Mansa, com gols de Bill e Sassá. Os dois confrontos ocorreram no Cefat, em Várzea das Moças, onde a equipe treinou durante 13 dias.

Além dos jogos-treino, o Botafogo realizou seu primeiro amistoso na temporada neste sábado. No Engenhão, o Alvinegro perdeu por 1 a 0 para o Shandong, time chinês comandado por Cuca. A estreia no Campeonato Carioca será no dia 31, contra o Boavista, em São Januário.

Por Vicente Seda Rio de Janeiro/GE