Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Gegê se vê mais amadurecido, mas sem pressa para ter o rótulo de titular


Jovem meia espera ter mais oportunidades e corresponder. Contra o Goiás, ele deve disputar vaga com Lodeiro




Gegê no treino do Botafogo desta terça-
feira
(Foto: Satiro Sodre / SSPress)
Um dos últimos revelados na base a ganhar oportunidade, o meia Gegê soube esperar seu momento. Quando ele chegou, o jogador aproveitou bem e convenceu o técnico Oswaldo de Oliveira a lhe dar uma sequência de jogos. Já são 12 este ano e dois gols marcados, um deles no clássico com o Flamengo.

Apesar do pouco tempo entre os profissionais, Gegê acredita que amadureceu bastante neste período. Sua receita para ter sucesso é se empenhar e ter ousadia em campo.

- Estou amadurecendo, nem sempre os resultados bons aparecem, então temos que ter tranquilidade para trabalhar e buscar os três pontos nas partidas seguintes. Encaro jogo por jogo, tento fazer meu melhor para continuar na equipe. Tenho que aproveitar as oportunidades e arriscar dentro de campo.

Para o jogo contra o Goiás, domingo, no Serra Dourada, há um sinal de interrogação sobre a participação de Gegê entre os titulares. No treino coletivo desta terça, ele e Lodeiro foram escalados, mas a tendência é de que um deles fique no banco, já que Seedorf foi poupado da atividade. O uruguaio, que não atravessa boa fase, foi barrado na última rodada.

- O espírito para este jogo é de final, temos que chegar lá dispostos a fazer um resultado positivo. Tenho que manter a concentração, fazer o meu. O Lodeiro é um grande jogador, aprendo muito com ele. Mas certamente vai dar a volta por cima e nos ajudar muito.

A rápida ascensão de Gegê levou muita alegria para a casa do meia, de apenas 19 anos. Mas mesmo dentro da família a cobrança é forte.

- Em casa tem sido só alegria. Todos estão confiantes, me dão palavras de motivação. Meu irmão Leírton costumar acompanhar jogos e treinos e me cobra bastante, não é mole não.

O Botafogo é o segundo colocado do Brasileiro com 53 pontos.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Com Elias e Lodeiro de titulares, Botafogo realiza coletivo no Engenhão


Seedorf foi poupado e não treinou com a equipe. Outra novidade é a presença de André Bahia, possível substituto de Dória, que está suspenso



Lodeiro ficou no banco diante do Atlético-MG
(Foto: Ricardo Ramos/ LANCE!Press)
Com a presença do atacante Elias, recuperado de um problema muscular na coxa esquerda, o técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treino coletivo no campo anexo do Engenhão, na manhã desta terça-feira. Lodeiro, no lugar de Seedorf, e André Bahia, na vaga de Dória, suspenso para a próxima partida, foram as novidades no time.

Oswaldo parou o treino várias vezes para acertar o posicionamento do time. Seedorf participou dos trabalhos físicos e técnicos e, em seguida, deixou o campo, descendo para os vestiários. Dória, que não enfrenta o Goiás domingo, no Serra Dourada, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, após as primeiras atividades com os companheiros, fez um treino físico ao lado de Alex, Lucas, Renan Lemos, Fabiano e Yguinho.

O atacante Sassá, que tem entrado nos últimos jogos do Botafogo, fez um treino de finalizações ao lado do campo. O time treinou com Jefferson, Edilson, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Gegê e Rafael Marques, Elias.

O Botafogo está na vice-liderança com 53 pontos, 12 atrás do primeiro colocado, o Cruzeiro, que tem 65.

Alexandre Braz - Rio de Janeiro (RJ) Lancenet

Oposição cobra transparência e prevê grave crise financeira no Botafogo


Carlos Eduardo Pereira (centro, de gravata vinho) é o principal nome da oposição do Botafogo para 2014 Reprodução/Facebook

Carlos Eduardo Pereira está longe de ser um novato quando o assunto é Botafogo. Pelo contrário. Vivendo a política do clube desde a década de 80, ele virou o principal nome da oposição desde 2011, quando acabou derrotado nas urnas para o atual presidente Maurício Assumpção. Ele ainda não confirma, mas deverá ser o nome para disputar as eleições, em novembro de 2014.

Carlos Eduardo faz críticas à gestão de Maurício Assumpção, no clube desde 2009. Segundo ele, o atual presidente cometeu erros graves e indica a falta de transparência financeira como o principal deles. Além disso, ele alega que a vontade política do mandatário entrou em conflito com os interesses do Botafogo, como no caso do Engenhão.

"A divida do Botafogo é gigantesca e as receitas são pequenas. Transparência não existe. E o pior, a maiorias das receitas já foram antecipadas. O ano de 2014 será complicado demais para o Botafogo", disse ao UOL Esporte.

E Carlos Eduardo Pereira aposta que esse ponto pese contra o candidato a ser 'escolhido' pelo presidente Maurício Assumpção, que já se reelegeu uma vez e não poderá participar do pleito de acordo com o estatuto do clube. Atualmente, três nomes são estudados para concorrem à eleição pela situação: o vice-presidente geral Paulo Mendes, o ex-vice jurídico Alberto Macedo e o ex-vice financeiro Cláudio Good.

"Por isso tudo, acredito que o Paulo Mendes sofreria, caso seja o escolhido. Ele carregaria o fardo da continuidade. O Alberto já foi testado nas urnas quando perdeu para o Bebeto, em 2002. E isso é positivo para ele. O Good tem o lado financeiro [é dono de uma financeira, que empresta dinheiro para o clube em algumas oportunidades], mas ainda não foi testado nas urnas. Portanto é difícil analisar", afirmou.

Outra crítica feita por Carlos Eduardo a Maurício Assumpção é com relação ao conflito de interesse criado a partir do desejo do presidente em seguir carreira política. Ele se filiou ao PMDB, mesmo partido do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do governador Sérgio Cabral. Segundo a oposição, isso fez com que o mandatário tivesse discurso polido e pouco eficiente.

"Tem uma confusão de política partidária com interesses do Botafogo. Maurício tem interesse numa participação na política. E atrapalhou, pois certamente não deu a desenvoltura que o clube esperava no caso do Engenhão. Deveríamos ter contratado uma empresa para defender o Botafogo e não um vice de futebol [Chico Fonseca] para acompanhar as obras. Apontar o responsável pela interdição. Se o estádio tem problemas de construção, isso é com a Prefeitura. O Botafogo está sendo prejudicado, quem deve pagar é a Prefeitura. O Botafogo está passivo nessa situação e perdendo receita", reclamou.

Por fim, Carlos Eduardo Pereira rebateu o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro, que disse que a oposição no Botafogo é fraca e praticamente inexiste. "As eleições do Botafogo começam de fato em maio, junho do ano que vem. Então ainda é cedo para firmar minha candidatura. Respeito muito o Montenegro, mas não concordo quando ele diz que a oposição do Botafogo seja fraca. Participamos da última eleição e conseguimos 30% dos votos e vaga no conselho deliberativo. Então fica claro que temos o nosso valor e sabemos disso", encerrou.


Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Julio Cesar prevê luta por vaga na Libertadores até a última rodada


Lateral-esquerdo, no entanto, considera que um resultado positivo contra o Goiás, um dos concorrentes, seria mais um bom passo rumo ao objetivo



Julio Cesar imagina longa batalha por vaga na
Libertadores (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
Depois de vencer o Atlético-MG por 1 a 0, sábado, no Maracanã, e voltar ao segundo lugar na tabela de classificação do Brasileiro, o Botafogo agora se prepara para tentar ultrapassar mais um obstáculo. No próximo domingo, a equipe vai até o Serra Dourada encarar o Goiás, que está em quinto lugar quatro pontos atrás do Bota. O lateral-esquerdoJulio Cesar acredita que o duelo será muito importante, mas aposta que briga por vaga na Libertadores só será decidida na última rodada.

- A gente sabe que a vitória seria importantíssima, o Goiás está numa sequência boa, mas não decide, não. Está muito embolado ainda, o Vitória ganhou, está chegando perto também (sexto com 47 pontos). Acho que só vai ser decidido na última rodada - disse o jogador à Rádio Brasil.

Julio Cesar vem sendo um dos jogadores mais regulares do time neste ano, mas, antes de fazer o gol da vitória sobre o Galo, chegou a ouvir algumas vaias da torcida. Ele espera que o entendimento com os alvinegros seja ainda melhor nesta reta final do Brasileiro.

- Estou conseguindo manter uma regularidade. É difícil isso no futebol brasileiro jogando domingo e quarta. É difícil atuar todos os jogos bem, mas a regularidade eu acredito que é a boa e espero cada dia mais manter. E com tempo para descansar e treinar a tendência é melhorar.

O jogador conhece bem a lateral esquerda do Serra Dourada, já que foi no rival deste domingo que ele viveu um dos melhores momentos de sua carreira e foi escolhido o melhor de sua posição no Brasileiro.

- É um clube que tenho muito carinho, tenho amigos até hoje, falo com as pessoas de lá. Lá fui eleito o melhor lateral, consegui esse feito e é um clube que tenho guardado no meu coração.

Depois de ganharem folga no domingo e na segunda, os jogadores do Botafogo se reapresentam na manhã desta terça-feira para iniciar a preparação para o jogo contra a equipe esmeraldina.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Retorno de Elias diante do Goiás depende da resposta do jogador aos treinos


Atacante está recuperado de um desgaste muscular na coxa esquerda



Elias vivia boa fase antes de se lesionar
(Foto: Ivan Storti/LANCE!Press)
Mesmo recuperado de um desgaste muscular na coxa esquerda, o atacante Elias ainda não está confirmado na partida contra o Goiás. Apesar de já estar treinando com o elenco desde a semana passada, a escalação depende de como responderá aos treinamentos até sábado, véspera do jogo.

– Elias já vem trabalhando fisicamente com o grupo e creio que terá condições de jogo no domingo. Vai depender de como vai se comportar durante a semana – afirmou o fisiologista Altamiro Bottino, aoLANCE!Net.

Contratado após se destacar pelo Resende, no Estadual, e com um histórico de passagens por equipes pequenas do Rio de Janeiro antes de chegar ao Botafogo, o problema na coxa esquerda que tirou Elias do time em boa parte do segundo turno pode ser explicado pela maior exigência dos treinos no Alvinegro em relação ao Resende.

– Elias tem um tremendo potencial. Ele sentiu um pouco a diferença de trabalho aqui no Botafogo. A velocidade, a forma como o Oswaldo gosta de jogar além da nossa cultura de musculação e trabalho físico forte – completou Altamiro.

Caso Elias seja escalado como titular, ele entrará na vaga de Alex, que atuou no lugar de Lodeiro contra o Atlético-MG, sábado.

Alexandre Braz e Luiz Gustavo Moreira - Rio de Janeiro (RJ) Lancenet