Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

Em jogo equilibrado, Ponte Preta e Botafogo empatam em Campinas




Times mostraram muita disposição mas não conseguiram fazer o gol. Alvinegro segue em busca da vaga no G4



Veja as imagens de Ponte Preta x Botafogo (Foto: Ari Ferreira)
Lodeiro substituiu Seedorf mais uma
 vez no Botafogo (Foto: Ari Ferreira)
 
Em um jogo bastante disputado e com muito equilíbrio, Ponte Preta e Botafogo empataram em 0 a 0,  neste domingo, no Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo desfalcado de Seedorf e Elkeson, o Glorioso conseguiu fazer um bom  jogo  e segue na busca pela vaga no G4.Com o empate o Botafogo chega aos 40 pontos e permanece na quinta colocação.

O próximo jogo da equipe será no próximo domingo, às 16h, no Engenhão, contra o Corinthians, pela 26ª rodada. Durante a semana a equipe segue para Saquarema, Região dos Lagos, do Rio de Janeiro para três dias de treinamentos. Já a Ponte Preta chegou foi a 33 pontos e caiu uma posição na tabela de classificação e fica na 11ª posição. O próximo compromisso da Macaca será contra o Vasco, domingo, às 16h, no Moisés Lucarelli. 

PRIMEIRO TEMPO: EQUILÍBRIO 

Mesmo com os desfalques de Elkeson, suspenso, e de Seedorf, lesionado, o técnico do Botafogo conseguiu armar uma boa equipe para enfrentar a Ponte Preta. Rafael Marques entrou no lugar do camisa 9. Lodeiro foi mantido no lugar de Seedorf meio-campo. Já a Macaca, com a equipe praticamente completa e invicta há seis jogos, começou atacando o Alvinegro.

O primeiro lance de perigo aconteceu logo aos 2 minutos. Cicinho recebeu lançamento dentro da área, dominou bem e rolou para a entrada de Roger. O atacante apareceu sozinho, mas Gabriel afastou o perigo com um chutão.

Com um gramado ruim, os dois times encontravam dificuldades para tocar a bola no meio-campo. Apesar de não ser brilhante, a Ponte conseguia ter um certo domínio sobre a defesa alvinegra. Aos 26, Roger, o atacante mais perigoso do time da casa, teve nova chance, no entanto, chutou para o alto.

Com os dois volantes seguros à frente da zaga, o Botafogo criou a sua primeira grande chance aos 34 minutos. Rafael Marques protegeu bem a bola e rolou para Fellype Gabriel, o meia chegou batendo de canhota e obrigou o goleiro a fazer ótima defesa. No lance seguinte, o camisa 5 perdeu a bola no ataque e Marcinho puxou o contra-ataque e chutou com perigo para o gol de Jefferson.

Logo em seguida, aos 37, Jadson apareceu no ataque e fez linda jogada. Ele tirou o zagueiro e bateu. Edson Bastos colocou para escanteio. Os visitantes ainda quase marcaram com Lodeiro, que após uma falha da zaga quase aproveitou, mas o zagueiro cortou.

SEGUNDO TEMPO: BOTAFOGO MELHOR, MAS NÃO MARCA

Jogando com muita personalidade no primeiro tempo, o Botafogo voltou para a segunda etapa ainda mais disposto a trazer os três pontos para o Rio de Janeiro. Aos 14 minutos,  Andrezinho levantou na área, Rafael Marques, que faz o chutou. Ferron travou e salvou a Ponte de levar o gol.

O time alvinegro continuou pressionando. Mas aos 19, que quase marcou foi a Macaca, com Roger, que era o jogador que mais incomodava a zaga adversária. No ataque dos visitantes, Rafael Marques arriscou um chute aos 27, mas Edson Bastos fez ótima defesa. Aos 38, em uma falta, a bola barteu na barreira do Botafogo e Márcio Azevedo, travou na hora em que o jogador da Ponte iria concluir.

Aos 41, um susto para os Botafoguenses. A bola sobrou para Roger, que sozinho chutou na trave. A partir daí o times apenas tocaram a bola e seguraram o empate, que acabou sendo justo.

FICHA TÉCNICA

PONTE PRETA 0 x 0 BOTAFOGO
Local: Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
Data/hora: 16/09/2012, às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Kleber Lucio Gil (SC)
Cartões amarelos: Jafferson, Gabriel (BOT); Renê Júnior (PONT)
Gols: 

PONTE PRETA: Edson Bastos, Tiago Alves, Ferron e Diego Sacoman (Nikão, intervalo), Cicinho, Baraka, Renê Júnior, Marcinho (Bruno Sabino, 27' 2º/T) e Uendel; Luan (Gerônimo, 17' 2º/T)e Roger.
Técnico: Gilson Kleina

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Amaral, 40' 2º/T); Jadson, Gabriel, Fellype Gabriel (Cidinho, 28' 2º/T), Andrezinho e Lodeiro (Vitor Júnior, 31' 2º/T); Rafael Marques.
Técnico: Oswaldo de Oliveira


Leia mais no LANCENET!



Ponte x Botafogo: encontro de times que vivem suas melhores sequências



Entre as cinco maiores série invictas do momento, equipes se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro


Estabelecer séries invictas no Campeonato Brasileiro não é uma tarefa fácil. Ponte Preta e Botafogo vivem suas melhores sequências na competição, com seis e quatro jogos sem perder, respectivamente, e estão entre as cinco maiores invencibilidades do momento. Agora, os times colocarão a boa fase à prova no confronto deste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 25ª rodada.


Dória, Gabriel, Lucas, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

A Ponte Preta emplacou três vitórias e três empates e ainda não perdeu no segundo turno do Brasileiro. Um destes jogos foi contra o Atlético-MG, vice-líder da competição, no Independência, onde conseguiu empatar em 2 a 2. A sequência levou o time ao nono lugar na tabela de classificação, com 32 pontos. Segundo cálculos da comissão técnica, é preciso conquistar mais 14 pontos para escapar oficialmente do rebaixamento.

Enquanto a Ponte Preta faz contas para não sentir qualquer tipo de ameaça de queda no Brasileiro, o Botafogo sonha com voos maiores. Com 38 pontos, o time tenta voltar ao grupo dos quatro primeiros colocados para se colocar na zona de classificação para a Taça Libertadores do ano que vem. São quatro jogos sem perder na competição, o que aumenta a confiança para a sequência da disputa.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere transmite o jogo para o todo o Brasil.




Ponte Preta: sem novos desfalques em relação ao time que tirou pontos do Corinthians no Pacaembu, na quarta-feira, a Macaca mandará a campo neste domingo o mesmo esquema que tem feito bons jogos fora de casa, mas ainda não emplacou jogando no Majestoso. Tiago Alves, Ferron e Diego Sacoman seguem como trio de zaga, enquanto Marcinho e Nikão armam o jogo para o solitário Roger na frente. Desta forma, Gilson Kleina escala a Ponte Preta com Edson Bastos; Tiago Alves, Ferron e Diego Sacoman; Cicinho, Baraka, Renê Júnior, Marcinho, Nikão e Uendel, e Roger.

Botafogo: sem Seedorf pelo segundo jogo seguido e com o desfalque de Elkeson por suspensão, o técnico Oswaldo de Oliveira vai utilizar um time parecido com o que empatou com o Internacional, quinta-feira. A única mudança será a entrada de Rafael Marques, que volta a jogar, recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo. Cheia de revelações das categorias de base, a formação deve ser a seguinte: Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Gabriel, Andrezinho, Fellype Gabriel e Lodeiro; Rafael Marques.



Ponte Preta: os zagueiros Gustavo Lazaretti e Wescley e o atacante Giancarlo, todos machucados.

Botafogo: Marcelo Mattos, submetido a uma cirurgia no púbis; Lucas Zen, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo, e Renato, em recuperação de uma lesão na coxa direita, estão fora do jogo, além de Elkeson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Seedorf também desfalca o time pelo segundo jogo seguido, com uma contratura na coxa esquerda.


Ponte Preta: André Luis, Baraka, Ferron, Gerônimo, Giancarlo, Gustavo Lazaretti, Luan, Lucas, Nikão e Tiago Alves.

Botafogo: Andrezinho, Dória, Lennon e Vítor Júnior



Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Kleber Lucio Gil (SC). Dewson Fernando arbitrou um jogo no Brasileirão, marcou 31 faltas, mostrou dois amarelos, nenhum vermelho e não marcou pênalti. O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,21 pênalti.


Ponte Preta: principal artilheiro da Macaca na temporada, Roger passou em branco no seu retorno ao time titular, no empate por 1 a 1 com o Corinthians – teve até um gol anulado. Na sua volta ao Moisés Lucarelli, o atacante espera repetir as suas melhores atuações no ano e balançar as redes de Jefferson.

Botafogo: na ausência de Elkeson, Andrezinho será o artilheiro do time em campo, com oito gols marcados. O jogador vem sendo um dos mais regulares do grupo no Campeonato.



Roger, atacante da Ponte Preta: “Eu não penso mais em rebaixamento. Com o que a Ponte está exibindo no campeonato é bobeira pensar nisso, podemos acreditar em disputar uma vaga para a Sul-Americana, sem dúvida. Pelo futebol que estamos apresentando, voltou para ficar, para ser novamente uma força do interior, e acho que essa Sul-Americana vai premiar essa equipe”.

Jefferson, goleiro do Botafogo: "A Ponte Preta é um time que não tem uma estrela individual, mas um grupo forte. Sabemos as dificuldades que vamos enfrentar e tenho certeza de que o Oswaldo (de Oliveira) está estudando o nosso adversário. Eles não estão no campeonato para passear, mas em busca dos objetivos deles".



* Ponte Preta e Botafogo se enfrentaram sete vezes em Campinas na história do Campeonato Brasileiro, todas no Moisés Lucarelli. No interior paulista, foram três vitórias dos cariocas, contra duas dos paulistas (1 a 0, em 1986, e 3 a 1, em 2001) e houve dois empates, com cada equipe marcando sete gols.

* A média de gols do confronto entre Ponte Preta e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro é de 2,4 por partida. Em 15 jogos realizados foram marcados 37 gols e apenas um empate sem gols foi registrado, no Maracanã, em 1986.

* O primeiro jogo entre Ponte Preta e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro aconteceu dia 16/4/1978, no Estádio Moisés Lucarelli. A equipe carioca venceu por 1 a 0, gol de Mendonça.



No dia 24 de junho deste ano, a Ponte Preta venceu o Botafogo por 2 a 1, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro gol foi marcado por Nikão. Andrezinho, em cobrança de pênalti, empatou o jogo para o clube carioca. No entanto, Ricardinho fez mais um para os visitantes, que saíram de campo com a vitória.



Por GLOBOESPORTE.COMCampinas, SP


Jefferson avisa que objetivo do Botafogo é o título brasileiro



Goleiro só admite desistir quando não houver chance matemática



Jefferson - Treino do Botafogo - (Foto: Alexandre Loureiro)
Jefferson não espera moleza na partida diante da
 Ponte Preta (Foto: Alexandre Loureiro)
 
Mesmo com o Botafogo em sexto lugar no Campeonato Brasileiro e, hoje, a 15 pontos do líder Fluminense, Jefferson avisa que o objetivo da equipe ainda é terminar a competição levando o título. O goleiro só admite desistir quando a matemática não mais permitir o sonho alvinegro.

- Estamos mirando o titulo. Só vamos parar quando não tiver chances matemáticas - disse.

Para o jogo deste domingo, diante da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, Jefferson não crê em tarefa facilitada por conta da Macaca estar em posição intermediária no Brasileirão e, teoricamente, sem pressão.

- O fato deles não terem pressão não muda nada. Eles têm os objetivos deles, vão lutar por isso. Temos de ir lá sabendo que o objetivo é vencer - resume o goleiro alvinegro.


Leia mais no LANCENET!