Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Escalação do Botafogo: sem Marcelo Benevenuto e Caio Alexandre, veja provável time contra o Vasco


Eduardo Barroca vai definir os titulares na véspera do clássico, que será às 20h30 de domingo



O Botafogo entra em campo desfalcado às 20h30 do próximo domingo contra o Vasco, em São Januário. Os titulares Marcelo Benevenuto e Caio Alexandre estão suspensos. Matheus Babi também recebeu o terceiro cartão amarelo e não será opção no banco de reservas.


Eduardo Barroca vai definir o time titular neste sábado, quando fecha a preparação para o clássico, visto como divisor de águas das dez partidas que restam no Brasileirão. O elenco fará dois dias de concentração dada a importância do jogo.


Provável Botafogo contra o Vasco: Diego Cavalieri; Kevin, Kanu, Rafael Forster, Victor Luis; Zé Welison, Cícero, Bruno Nazário; Warley (Lecaros), Kalou (Rhuan), Pedro Raul.



Rafael Forster deve ser titular contra o Vasco — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Desfalques: Angulo (lesão na coxa), Gatito (edema ósseo no joelho), Guilherme Santos (lesão na coxa) e Lucas Barros (cirurgia no joelho). Marcelo Benevenuto, Caio Alexandre e Matheus Babi estão suspensos.


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

É hora de sair do lugar! Após 'rodar' elenco, Barroca tenta encaixar uma formação ideal do Botafogo


Treinador utiliza 21 jogadores e recorre a sucessivas mudanças, mas Alvinegro não engata uma sequência digna de se afastar do Z4 da competição nacional



'Faço essa competitividade entre os jogadores', diz Eduardo Barroca (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Nem mesmo a chegada de Eduardo Barroca foi suficiente para mudar uma incômoda sensação na torcida do Botafogo. Após a derrota por 2 a 0 para o Athletico-PR, no Nilton Santos, na última quarta-feira, ficou nítido que, por mais que o comandante faça uma "rodagem", o time padece para tirar o Alvinegro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.


- Nas substituições não estou conseguindo efetividade, não estou conseguindo ganhar os segundos tempos depois das minhas trocas. Faço essa competitividade entre os jogadores. Eles estão entrando e não conseguem reverter o cenário. Agora, é se dedicar de corpo e alma. Trabalhar muito - afirmou, em entrevista coletiva.

> Botafogo em situação dramática. Faça o simulador do Brasileirão!


Desde que voltou à beira do campo na equipe alvinegra, contra o Internacional Barroca utilizou 21 jogadores diferentes (as mais recentes cartadas foram o retorno de Barrandeguy e a estreia de Cesinha, ambas no decorrer do jogo com o Furacão) e sucessivas formações.


Além disto, Marcinho, que saiu do clube, Lucas Campos e Luiz Otávio receberam oportunidades nas derrotas para o Flamengo e São Paulo, quando o auxiliar Felipe Lucena comandou a equipe pois Barroca havia contraído Covid-19. Mas nem tamanha "rodagem" trouxe resultado suficiente para dar consistência ao Glorioso e tirar a equipe do Z4 (apenas uma vitória em quatro jogos com o técnico).


Embora mantenha uma constância entre os titulares do setor defensivo, o comandante alterna a ligação entre a defesa e o ataque. Além disto, na frente o estilo de jogo muda conforme as alterações, seja durante os 90 minutos e também de rodada em rodada.


Sem ter a vivência de Honda (que deixou o clube no fim do ano de 2020), o treinador variou entre o "curinga" Cícero e as apostas em Bruno Nazário e Éber Bessa para distribuir jogadas. Barroca chegou a lançar Victor Luis como ponta-esquerda, deixando Rafael Forster como um lateral mais defensivo no duelo contra o Corinthians. Entretanto, não evitou a derrota por 2 a 0 para o Timão.


> Honda deixou o Botafogo: veja reforços estrangeiros que não deixaram saudades no Brasil


A linha de frente também tem causado dores de cabeça a Eduardo Barroca. Por mais que Pedro Raul siga como esperança de gols, o técnico não acha a sintonia perfeita. Meses após ter desembarcado no Nilton Santos com o posto de astro, a cadência de Salomon Kalou pouco agregou às formações e o marfinense ainda alcançou um feito negativo. De acordo com o SofaScore, o camisa 8 foi o jogador do Botafogo que mais desperdiçou chances claras no Botafogo: em sete, acertou apenas uma.


As fichas depositadas na velocidade de Warley e de Rhuan, por sua vez, esbarram na instabilidade causada pela ansiedade e na falta de pontaria, especialmente no período turbulento do Alvinegro. A expectativa agora recai sobre Lecaros, que vem ganhando oportunidades sobre 


Barroca é taxativo em relação à reta final do Brasileirão.

- Não podemos dar chance para falta de entrega, sentimento de conformismo - e em seguida, frisa:

- Ainda acredito que dá para reverter. É encarar essa situação para tentar reverter até o final - completou.

Botafogo vê clássico com o Vasco como jogo da vida e define ações internas para tentar se salvar


Diretoria se reúne com comando do futebol e define dois dias de concentração antes de confronto do próximo domingo; presidente Durcesio indica permanência de Túlio e Barroca



Todo jogo tem sido considerado o jogo da vida do Botafogo nas últimas rodadas do Brasileirão, mas o próximo desafio do time na competição está sendo tratado como um divisor de águas das dez partidas que restam. Diretoria e comissão técnica, reunidas ao longo da última quinta-feira, chegaram à conclusão que o clássico contra o Vasco é o fio de esperança que sobrou.


O novo presidente, Durcesio Mello, se aproximou do elenco alvinegro nas últimas semanas e tem vivido o ambiente interno a fim de buscar alternativas para salvar o Botafogo do rebaixamento. O mandatário, junto ao comando do futebol, decidiu algumas ações para a reta final.


Entende-se que uma derrota para o Vasco, às 20h30 do próximo domingo, em São Januário, pode decretar a queda do Botafogo à Série B. Dada a importância do clássico, o elenco alvinegro fará dois dias de concentração e já vai para o hotel após o treino desta sexta.


Hoje, Botafogo e Vasco estão separados por seis pontos na tabela. Enquanto o time alvinegro tem 23 pontos na 19ª colocação, os vascaínos ocupam a 16 ª posição, com 29 pontos, e só deixou o Z-4 na última quinta, após empate com o Atlético-GO.



Vencer o Vasco no próximo domingo é fundamental para sequência do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Confiança no comando do futebol

O ge apurou que Durcesio Mello indicou a manutenção do dirigente e do técnico Eduardo Barroca. As partes, porém, não conversaram sobre a próxima temporada. Em entrevista na última segunda, Durcesio afirmou que pretende manter Barroca por mais tempo no clube.


- Barroca fica comigo um ou dois anos, gosto muito do trabalho dele e acredito nessa continuidade do trabalho. Ele está fazendo essa parte motivacional e também com treinamentos intensivos, eu tenho acompanhado e estou impressionado - disse quando tomou posse.


De qualquer forma, a diretoria analisa a contratação de outro nome e está perto de fechar com um diretor executivo de futebol.


O presidente entende que não há a possibilidade de fazer muitas mudanças nesse momento, a não ser as de perfil motivacional, por isso tenta uma chacoalhada interna. Mais trocas no futebol podem bagunçar ainda mais o ambiente e confundir o elenco em momento que o time busca pelo menos 20 pontos nos 30 que tem a disputar.


Pressão externa é desafio

A pressão da torcida tem sido um capítulo à parte na temporada do Botafogo. Insatisfação e protestos, seja em General Severiano, no Estádio Nilton Santos ou até nas redes sociais, direcionaram decisões importantes do clube no último ano.


Dirigentes foram "caçados", técnicos caíram e jogadores deixaram de ser contratados ou escalados em função da pressão externa. Na última quinta, o Muro dos Ídolos do Botafogo amanheceu pichado, e a imagem de Túlio Lustosa foi apagada.


Lidar com os ânimos dos alvinegros e filtrar as insatisfações e o peso que isso deve ter dentro do clube é outra tarefa da diretoria, que precisa aprender a conviver com as críticas nas próximas semanas.



Fonte: Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro