Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Com problema nas costas, Erison é dúvida para América-MG x Botafogo, pela Copa do Brasil



Atacante pode ficar fora da viagem a Belo Horizonte, onde o time joga na quinta-feira



O Botafogo pode ter um desfalque importante para o primeiro confronto com o América-MG, pelas oitavas da Copa do Brasil. Erison sente dores nas costas desde a última semana e é dúvida para a viagem a Belo Horizonte para o jogo de quinta-feira (30), às 19h.


+ Textor diz ter "planos B e C" para Zahavi no Botafogo: "Vou continuar tentando grandes jogadores"


O atacante vem sofrendo com o problemas há dias. Na última sexta, ele ficou fora do treino em preparação para o clássico contra o Fluminense. No domingo, ele começaria a partida como titular - foi, inclusive, anunciado na escalação oficial -, mas sentiu dores no aquecimento e teve de ficar no banco.





Erison em treino do Botafogo — Foto: Vítor Silva/BFR



Quem começou o jogo em seu lugar foi Matheus Nascimento. No segundo tempo, Erison foi acionado por Luís Castro e atuou por 28 minutos.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Erison é o goleador do Botafogo na temporada com 14 gols em 26 jogos. Desde que o técnico português assumiu o comando, o atacante só não foi utilizado em uma partida: contra o Ceilândia, no jogo de volta pela terceira fase da Copa do Brasil. Na ocasião, Castro colocou time alternativo em campo, pois havia vencido o primeiro duelo por 3 a 0.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Outro desfalque para a partida é Víctor Cuesta. O argentino já defendeu o Inter na competição, e o regulamento não permite que o mesmo atleta atue por mais de um time. A regra também impede Oyama, que se recuperou de lesão e voltou a ser relacionado no domingo, de integrar a delegação.


Em compensação, jogadores que ficaram fora da derrota para o Fluminense por suspensão devem reforçar o time, como Piazon, Patrick de Paula e Kayke. O Botafogo tem no departamento médico: Gustavo Sauer e Victor Sá. Os laterais Rafael (direito) e Carlinhos (esquerdo), o atacante Diego Gonçalves e o meia Lucas Fernandes estão em fase de transição após lesões.

Análise: repleto de desfalques, Botafogo mostra fraquezas em derrota com 28% de posse de bola


Time é envolvido no clássico, meio de campo não se encontra e tem dificuldades em construir jogadas; equipe trocou 138 passes na partida, o menor número do Bota na competição








Melhores Momentos: Botafogo 0 x 1 Fluminense pela 14ª rodada do Brasileirão 2022



Entrar em campo com três zagueiros não necessariamente significa um time defensivo. Mas o que se viu na tarde de domingo, na derrota do Botafogo para o Fluminense por 1 a 0 no Nilton Santos, foi uma equipe dominada pelo adversário. Com poucos passes trocados, o time comandado por Vítor Severino - Luís Castro foi expulso na rodada anterior - quase não viu a cor da bola, principalmente no segundo tempo.


Os 28% de posse de bola foi o menor número do Botafogo em todo o Campeonato Brasileiro. Mesmo quando teve um jogador a menos quase durante toda a partida contra o Internacional a equipe conseguiu ficar mais com a bola. No clássico do último domingo, a precisão dos passes e a quantidade de vezes que o time acertou passes só foi maior do que na partida anterior, quando atuou com 10 jogadores por cerca de 100 minutos.


O Botafogo pouco ter encostado na bola não condiz com o que foi o início do jogo. Em alguns momentos, principalmente quando o Fluminense saia tocando desde a defesa, o Bota conseguia pressionar e chegou a dar um sufoco na zaga tricolor. Nas vezes que isso aconteceu, o Flu ainda assim conseguiu sair jogando, mas mostrou algumas dificuldades e parecia que se a pressão alvinegra continuasse poderia trazer resultados.


+ Textor diz ter "plano de três anos" de novo estádio do Botafogo e promete reforma no campo do Nilton Santos





Meio de campo do Botafogo não funcionou, mas Del Piage se salvou e foi o melhor do Botafogo — Foto: André Durão/ge


+ Textor diz ter "planos B e C" para Zahavi no Botafogo: "Vou continuar tentando grandes jogadores"


Mas não foi o que aconteceu. Aos poucos, o time do Botafogo ia cada vez mais para trás, onde se defendia com uma linha de cinco jogadores e ficava cada vez mais encurralado. Um dos poucos destaques da equipe nesse jogo foi o alto número de desarmes. Dos 32 realizados na partida, sete foram de Del Piage, que saiu esgotado de campo. Por outro lado, Tchê Tchê não teve nenhum computado.


Por mais que desse espaço para o time do Fluminense e não conseguisse segurar a bola, o time do Botafogo não cedia tantos espaços assim quando o adversário estava perto da área. A defesa alvinegra evitava o chute com qualidade do time tricolor, tanto que Gatito Fernández não fez nenhuma defesa difícil.


A partir de determinado momento, parecia que o Botafogo esperava apenas o apito final do árbitro para conquistar um ponto no clássico. O time se fechava e não conseguia sair para o jogo já que se via sufocado pela marcação do Fluminense já no campo de ataque.


+ Atuações do Botafogo: Chay e Tchê Tchê levam piores notas em clássico em que time foi dominado




John Textor explica estratégia no Botafogo: "Temos um plano B e um plano C para o Zahavi" (https://ge.globo.com/video/john-textor-explica-estrategia-no-botafogo-temos-um-plano-b-e-um-plano-c-para-o-zahavi-10704426.ghtml)



+ Auxiliar de Castro defende estratégia do Botafogo apesar de derrota: "Criamos chances"


Porém, não foi assim o tempo inteiro. O Botafogo chegou a gerar alguns lances de perigo contra o Fluminense, principalmente na etapa inicial. Matheus Nascimento e Vinícius Lopes chegaram com chance de abrir o placar, mas os chutes não saíram com a mira ou força adequadas.


Antes do gol sofrido pelo Botafogo, o time chegou a assustar. Como se jogasse por uma bola, teve a chance que tanto queria quando Saravia foi lançado na linha de fundo. O cruzamento do ala alvinegro pela direita foi muito forte e Erison - que havia passado um pouco da bola - tentou completar de cabeça, mas, desequilibrado, mandou por cima do gol.


Poucos minutos depois, Manoel se antecipou a Carli e Cuesta, deixou Gatito e Saravia no chão, e completou num golaço. O placar final até ficou barato, dado o volume de jogo apresentado pelo Fluminense, que dominou o Botafogo.


+ Leia mais notícias do Botafogo




“Uma partida terrível do Botafogo!”, reclama Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/uma-partida-terrivel-do-botafogo-reclama-pedro-a-voz-da-torcida-10704331.ghtml)



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Claro que deve-se levar em consideração que o Bota teve consideráveis desfalques, como um meio de campo totalmente diferente do time que venceu o Internacional. Por outro lado, o domínio pode servir de lição para o time. Se não dava para bater de frente com o Palmeiras, também não pode sucumbir num clássico e praticamente não conseguir sair para os contra-ataques.


Com a derrota, o Botafogo perdeu três posições na classificação e agora é o 10º colocado do Brasileirão. A próxima partida pela competição será contra o Red Bull Bragantino, na próxima segunda-feira, às 20h (de Brasília), fora de casa. Antes disso, o Bota entra em campo pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima quinta, às 19h, contra o América-MG, no Independência.