Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ainda sem nome de reforços, diretoria já conhece prioridades para 2016


Vice Presidente de Futebol, Antônio Carlos Azeredo, concedeu entrevista exclusiva à Super Rádio Tupi




Crédito: Reprodução / Internet


Em janeiro de 2015, o panorama era de incerteza em relação ao futuro do Botafogo na temporada. A atual diretoria herdou uma herança negativa deixada pela administração Maurício Assumpção. O elenco foi totalmente reformulado, com a chegada de atletas com perfil traçado para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Os resultados apareceram como esperado. O Botafogo jogou a final do Estadual contra o Vasco e lidera a Segunda Divisão com 99% de chances de classificação e 70% de título. O vice-presidente de futebol Antônio Carlos Azeredo afirma que o trabalho está no caminho certo e elogiou a participação do elenco na competição.


''Eu acho que o trabalho tem sido muito bom, o elenco foi feito mais ou menos às pressas porque quando a gente chegou ao clube não tinha nem quatro jogadores disponíveis. O grupo está correspondendo muito bem, é o primeiro lugar da Série B, com grandes chances de chegar à Série A, está tudo dentro do planejado. Vamos avaliar um pouco mais para frente o plantel e reforçar o time no futuro'', afirmou o dirigente que ainda não tem nomes de reforços, mas já conhece as prioridades para a próxima temporada.


‘’Em termos de posição nós estamos pensando no que vamos precisar para o ano que vem. Um volante muito bom, um atacante, mas a carência por esses jogadores no futebol é grande. A gente pensa em posições, porém jogador em si não temos nada ainda, alguns empresários nos procuraram, contudo nada de concreto foi feito’’, disse.


Cacá Azeredo explica como está o andamento do processo de renovação com o Gerente de Futebol Antônio Lopes e o técnico Ricardo Gomes.


‘’O Lopes é uma pessoa extraordinária, tem uma experiência muito grande, conhece tudo de futebol, já fez parte da seleção brasileira campeã do mundo. O presidente me deu carta branca para eu ver a renovação de contrato do Antônio Lopes e do Ricardo Gomes, nos interessa muito ficar com eles. Ainda não começamos a conversar, mas o interesse do Botafogo é de mantê-los’’, explicou.


O dirigente não esconde a preocupação com a renovação do atacante Neilton, já que o Cruzeiro dono dos direitos do jogador, atualmente paga mais da metade dos salários do atleta.


‘’Depende muito do Cruzeiro, é o detentor do passe dele, ele tem um salário grande e se por acaso a equipe mineira continuar pagando uma parte e a gente outra, podemos ficar com ele. Também depende do técnico, que vai definir quais jogadores vão ficar para o ano que vem, ainda não tivemos nenhuma conversa nesse sentido com o treinador, não é válido agora porque estamos focados na competição’’.


Ainda sem o orçamento financeiro estabelecido, Cacá Azeredo admite que a política de austeridade financeira com um reajuste no teto salarial será mantida pela diretoria.


‘’A primeira coisa que temos que definir é o orçamento do ano que vem, ainda não ta definida pela televisão a nossa cota anual, quando a gente souber vamos fazer o orçamento. Temos que contratar jogadores com um nível mais alto, não queremos que aconteça o que está acontecendo com o Vasco. Estamos querendo fazer um time para ganhar campeonato, sempre visando o topo’’, finalizou o Vice de Futebol do Botafogo.


Por: Miguel Sampaio e Thiago Veras/Radio Tupi

CBF divulga tabela detalhada até a 35ª rodada da Série B do Brasileiro



A partir da 32ª rodada, jogos nas tardes de sábado passam de 16h30 para as 17h30



Montagem do GE
A CBF divulgou, nesta terça-feira, a tabela detalhada da Série B do Campeonato Brasileiro até a 35ª rodada. Com o início do horário de verão, as partidas nas tardes de sábado passarão de 16h30 para 17h30. Confira todos os jogos:

32ª RODADA

Terça-feira, 20/10
21h Bahia x Criciúma, na Fonte Nova

Sexta-feira, 23/10
21h América-MG x Oeste, no Independência
21h Macaé x Mogi Mirim, no Moacyrzão
21h Sampaio Corrêa x Paysandu, no Castelão

Sábado, 24/10
17h30 Bragantino x Luverdense, no Nabi Abi Chedid
17h30 Náutico x Botafogo, na Arena Pernambuco
17h30 Atlético-GO x Santa Cruz, no Serra Dourada
17h30 CRB x Vitória, no Rei Pelé
21h Paraná x ABC, na Vila Capanema
21h Ceará x Boa Esporte, no Castelão

33ª RODADA


Terça-feira, 27/10
19h Boa Esporte x América-MG, no Melão
21h Oeste x Luverdense, em Osasco
21h30 Santa Cruz x Criciúma, na Arena Pernambuco

Sexta-feira, 30/10
21h Paraná x Macaé, na Vila Capanema
21h Atlético-GO x Bragantino, no Serra Dourada

Sábado, 31/10
17h30 Vitória x Náutico, no Barradão
17h30 Botafogo x Bahia, no Nilton Santos
17h30 Mogi Mirim x Ceará, no Romildo Ferreira
17h30 Paysandu x CRB, no Mangueirão
21h ABC x Sampaio Corrêa, no Frasqueirão

34ª RODADA

Terça-feira, 03/11
19h Bragantino x Mogi Mirim, no Nabi Abi Chedid
21h30 América-MG x Paysandu, no Independência

Sexta-feira, 06/11
21h Ceará x ABC, no Castelão
21h Luverdense x Boa Esporte, no Passo das Emas

Sábado, 07/11
16h30 Criciúma x Botafogo, no Heriberto Hulse
17h30 Macaé x Vitória, no Moacyrzão
17h30 Bahia x Santa Cruz, no Fonte Nova
17h30 Náutico x Paraná, na Arena Pernambuco
21h CRB x Atlético-GO, no Rei Pelé
21h Sampaio Corrêa x Oeste, no Castelão

35ª RODADA

Terça-feira, 10/11
19h Macaé x Náutico, no Moacyrzão
19h Mogi Mirim x Paysandu, no Romildo Ferreira
19h América-MG x Vitória, no Independência
19h Criciúma x Boa Esporte, no Heriberto Hulse
21h30 Bahia x ABC, na Fonte Nova
21h30 Sampaio Corrêa x Atlético-GO, no Castelão
21h30 Santa Cruz x Oeste, no Arruda
21h30 Ceará x Bragantino, no Castelão
21h30 Luverdense x Botafogo, no Passo das Emas
21h30 CRB x Paraná, no Rei Pelé

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Feliz, Navarro afirma que quer permanecer no Botafogo em 2016


Atacante agradeceu o carinho da torcida alvinegra durante os jogos



Navarro marcou sete gols pelo time alvinegro
 na Série B (Foto: Cleber Mandes/LANCE!Press)
Com o retorno para Série A perto de ser sacramentado, o Botafogo começa a analisar a renovação de alguns jogadores. Entre eles está o uruguaio Álvaro Navarro, que marcou sete gols na Série B e é o artilheiro da competição junto com Rodrigo Pimpão.


Questionado se gostaria de permancer no Glorioso em 2016, o uruguaio deu uma resposta animadora para a torcida.

- Sim, quero ficar no Botafogo. Está tudo muito bom, gosto dos meus companheiros e minha família se adaptou bem e isso é fundamental para eu querer continuar no clube - afirmou Navarro.


Tímido e ainda falando poucas palavras em português, o uruguaio afirmou que espera balançar as redes mais vezes pelo Botafogo. Mesmo sem ter uma meta de gols definida, ele agradeceu o apoio da torcida al

- Sou um jogador que corro muito e não abro mão de dar o meu melhor em campo. Quando a torcida grita: 'Navarro, Navarro!' é algo muito lindo. Eu prefiro não falar em número de gols, mas prometo me empenhar bastante - afirmou Navarro.

Sem jogos até o próximo dia 17, o elenco alvinegro volta a treinar nesta quarta-feira às 9h, no Estádio Nilton Santos.


Leia mais no LANCENET! 

Bota se reapresenta, e Luis Ricardo faz trabalho de transição no campo


Lateral foi desfalque na partida contra o Sampaio Corrêa por dores musculares na coxa esquerda. Para duelo com o Bragantino, dia 17, deve voltar ao time





Luis Ricardo foi a campo nesta terça e, antes de
 iniciar corrida, conversou com o técnico
 Ricardo Gomes (Foto: Jessica Mello)
Após três dias de folga, o Botafogo se reapresentou nesta terça-feira pela manhã. A novidade do treino ficou por conta de Luis Ricardo, desfalque na última sexta-feira no empate com o Sampaio Corrêa por dores musculares na coxa esquerda. O lateral-direito foi a campo cerca de 30 minutos depois do início da atividade com os demais atletas e realizou um trabalho de transição entre departamento médico e preparação física, correndo ao redor do gramado, dando piques e fazendo abdominais.


Com isso, o único desfalque do treinamento foi o meia Fernandes. O jogador sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e deve desfalcar o time por seis semanas. Nesta terça, ele ainda realizará um exame de imagem no local.


O trabalho de reapresentação foi leve. Inicialmente, os atletas fizeram atividades físicas. Depois, o grupo foi dividido em três times, com nove jogadores cada, e jogaram com bola em campo reduzido, dois times de cada vez. O terceiro aguardava seu momento fora da linha do gramado.


O Botafogo treina ao longo de toda essa semana pela manhã, às 9h. No final de semana, volta a folgar. O próximo jogo é apenas dia 17, contra o Bragantino, válido pela 31ª rodada. O duelo será no Nilton Santos, às 16h (de Brasília).

Botafogo se reapresentou na manhã desta terça-feira no Engenhão (Foto: Jessica Mello)


Por Jessica MelloRio de Janeiro/GE

Gramado "Maracanã", contato com a história e opções: Bota reforça base


Campo de General Severiano é reformado e conta novamente com grama natural. Jogadores já iniciam treinamentos na sede. Há ainda Caio Martins e Cefat





Nesta segunda, o time sub-16 do Botafogo já treinou
 no gramado novo de General Severiano
 (Foto: Divulgação/Botafogo)
Nesta semana, as categorias de base do Botafogo ganharam mais um reforço para seus treinamentos. Finalizaram-se as reformas no campo de General Severiano, com colocação, novamente, de grama natural. Nesta segunda-feira, o grupo sub-16 já treinou na sede social do clube, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Nesta terça, será a vez do sub-20 e, na quinta, haverá trabalhos do sub-15, sempre das 9h às 11h. De acordo com o Botafogo, esta é uma importante iniciativa para que os jovens tenham contato com a história alvinegra e se aproximem da torcida, uma vez que os sócios-proprietários podem acompanhar gratuitamente todos os treinos.


- General Severiano é tradicional, onde jogaram todos os nossos craques. Os jovens vão ficar perto da torcida, tendo uma integração com ela. O torcedor também poderá conhecer mais os jogadores da base. Isso vai incrementar bastante - diz Marco Antonio Tristão, assessor da base.


- É uma oportunidade para os jovens treinar na sede, onde está toda a tradição do clube, sua origem - afirma Manoel Renha, diretor da base.

General Severiano (foto, durante a reforma) será usado para treinos da base, assim como Caio Martins (Foto: Divulgação)
A troca do gramado de General Severiano - de sintético para natural - iniciou no fim do primeiro semestre deste ano, estando finalizada neste começo de outubro. A polêmica sobre o campo iniciou-se no ano passado, quando a diretoria, ainda sob o comando de Maurício Assumpção, decidiu retirar a grama natural e substituir pela sintética. Na ocasião, foi assinado um contrato com uma empresa que ficaria responsável por transformar o espaço em uma área de lazer, com bares e possibilidade de aluguel para peladas, além da utilização das escolinhas do clube. Um grupo de conselheiros contestou a medida e chegou a acionar Assumpção na Justiça. O então presidente rompeu o contrato com a empresa, e durante as eleições presidenciais, a chapa de Carlos Eduardo Pereira garantiu que o gramado natural voltaria, o que se cumpriu.


De acordo com Tristão, o gramado atual está em perfeitas condições, "padrão Maracanã", nas suas palavras. Ainda na sua avaliação, a qualidade no campo de treinamento torna mais possível a formação e revelação de talentos alvinegros.


- O campo está padrão Maracanã. E Maracanã na época da Copa, hein! Está excelente. Mas é preciso um cuidado muito grande, tem de preservar e manter as condições. Esse é um caminho que o Botafogo tem de seguir porque é importantíssimo, tem de descobrir talentos. E com um gramado de qualidade, fica com as ferramentas necessárias para isso - conta.

Caio Martins é outra opção que a base alvinegra
 recebeu para treinar. Estádio de Niterói também
 será casa do time principal do Botafogo durante
 o Carioca (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Além de General Severiano, as categorias de base ganharam o Caio Martins, em Niterói, no final de agosto. Assim como na sede social, o estádio passou por reformas, porém, não só do gramado, mas também dos vestiários e refeitórios. Como o espaço com grama conta com 20 mil metros quadrados, ele é dividido em três campos de treinamento. Pelo tamanho, é a opção que mais conta com treinos no momento. A base ainda realiza atividades no Cefar (Centro de Formação de Atletas Trops), em Várzea das Moças.


As reformas no Caio Martins contaram com o financiamento da Ambev, por meio do Movimento Por Um Futebol Melhor. É assim que o Botafogo também pretende realizar os últimos ajustes no campo de General Severiano. Conforme Manoel Renha, o alambrado ainda precisa ser arrumado, de maneira a evitar, especialmente, que as bolas chutadas nos treinamentos passem para as áreas de convívio social da sede. Para esse ajuste, o clube espera contar, novamente, com a parceria com a empresa.


- Ainda dependemos da reforma do alambrado. Fazemos os treinos pré-jogo, mais leves, lá (em General Severiano). São treinos mais controlados. A preocupação do treino normal é a bola bater em um carro, em um pedestre... Estamos conversando com a Ambev (para a reforma), por meio do Movimento Por Um Futebol Melhor. No momento, os departamentos jurídicos de clube e empresa estão-se conversando - explica.


Neste fim de 2015, não faltam opções para o trabalho diário das categorias de base do Botafogo.

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE