Páginas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Lateral Lima consegue rescisão na Justiça e é mais um a deixar o Bota


Ala-esquerdo voltou de empréstimo do Goiás, mas sequer havia se juntado ao grupo





Lima estava emprestado ao Goiás durante a última
temporada (Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.)
O Botafogo viu mais um jogador deixar o clube pela porta dos fundos. O lateral-esquerdo Lima conseguiu na Justiça a rescisão de seu contrato com o clube na tarde desta quarta-feira, em decisão da 72ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Assim, ele se junta ao volante Gabriel e ao meia Daniel, que recentemente assinaram com Palmeiras e São Paulo, respectivamente.


O advogado de Lima, João Chiminazzo, calcula que a dívida do Alvinegro com seu cliente gira em torno de R$ 2 milhões, entre luvas, salários, 13º e FGTS atrasados. O jogador e seu representante entraram na Justiça em novembro do ano passado e enviaram uma notificação ao clube. Chiminazzo alega que foi procurado apenas pela atual gestão, de Carlos Eduardo Pereira, para tratar de uma possível reapresentação do lateral no início do ano. Mas que nem a antiga diretoria tampouco a nova se manifestaram a respeito do débito com o atleta.


Lima esteve emprestado ao Goiás em 2014 e retornou ao Botafogo neste ano. No entanto, o lateral sequer se juntou ao elenco que realiza pré-temporada em Niterói (RJ). Atualmente, o grupo comandado por René Simões conta com Carleto e Jean para a posição. O recém-contratado Diego Giaretta é zagueiro de origem, mas pode atuar na lateral.

Liminar que liberou Lima do Botafogo (Foto: Divulgação)

FACEBOOK
TWITTER
GOOGLE+
PINTEREST
LINK


Por Gustavo Rotstein Niterói, RJ/GE

Empréstimo de Milton Raphael deve facilitar acerto entre Bota e Pimentinha


Goleiro alvinegro interessa ao Sampaio Corrêa. Negociação para atacante defender clube carioca está bem encaminhada, mas só deve ser concretizada semana que vem




Emprestado ao Macaé em 2014, goleiro Milton
Raphael foi campeão da Série C (Foto: Júnior Costa)
A negociação do Botafogo por Pimentinha, que já dura mais de dez dias, deve se arrastar até o início da próxima semana. O negócio está bem encaminhado, e todas as partes têm interesse no acerto. No entanto, quem conduz a transferência é o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota. Ele viajou de férias com a família para o Chile e só retorna na próxima segunda.

O que pode facilitar a transação é o interesse do Sampaio Corrêa em Milton Raphael. O goleiro do Botafogo, que disputou a Série C no ano passado pelo Macaé, não faz parte dos planos do técnico René Simões e não viajou para Várzea das Moças com o restando do elenco. Ele vem treinando no Engenhão à espera de uma definição sobre seu futuro.

A negociação com Pimentinha independe do acerto de Milton Raphael com o clube maranhense, mas a liberação do atleta para o Sampaio Corrêa deve acelerar o acerto com o atacante. Mesmo sem lucrar com o empréstimo para o Botafogo, o Sampaio Corrêa entende que o clube carioca é uma boa vitrine para o jogador, que se destacou na última Série B.

Na última segunda-feira, antes de embarcar para o Chile, Sérgio Frota tentou selar a negociação, por telefone para liberar o jogador. Alguns detalhes, no entanto, ficaram pendentes, e o negócio só deve ser concretizado na próxima semana.

Pimentinha deve chegar por empréstimo de um ano, sem custo para o Botafogo. O único gasto será com os salários do atacante, na casa de R$ 40 mil mensais. A ideia do grupo de investidores que detém os direitos econômicos do atleta é colocar Pimentinha em uma vitrine como o futebol carioca para valorizar o atacante para uma possível venda no futuro.

Franzino e de muita velocidade, Pimentinha se destacou pelo Sampaio Corrêa em 2014 (Foto: De Jesus/O Estado)
Pimentinha se apresentou com dores na semana passada, mas já treina normalmente com o restaste do elenco na pré-temporada do Sampaio Corrêa, no Maranhão. O atacante aguarda uma definição para embarcar para o Rio de Janeiro. Caso o acerto se concretize, o jogador será o 12º reforço do Botafogo no ano e o quarto para o ataque. Antes dele, o clube contratou Bill, Rodrigo Pimpão e Tássio para a posição.

Autor de oito gols na Série B do ano passado, Pimentinha de destaca pela habilidade e velocidade. Tais características lhe renderam o apelido de “Messi do Nordeste”, Anderson Wanderllan de Moraes Rodrigues, de 27 anos, nasceu em São Luís e começou no Moto Club, um dos maiores rivais do Sampaio Corrêa, onde chegou em 2012. Ainda conhecido como Anderson Pimenta, o atacante atuou pelo São Caetano em 2013.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Com elogios e exigências, René Simões comanda treino do Botafogo


Técnico e preparadores físicos exigiram bastante dos jogadores em atividade realizada na tarde desta quarta-feira, no Cefat, em Várzea das Moças, Niterói





Treino do Botafogo no Engenhão ( Foto: Reprodução)
Atletas também realizaram atividade física
 ( Foto: Reprodução)
O técnico René Simões comandou um treino físico e tático na tarde desta quarta-feira, no Cefat, em Várzea das Moças, Niterói. O treinador alvinegro orientou e estimulou bastante os jogadores, mas também foi exigente. Em determinado momento, René falava diretamente com alguns atletas.

- Igor (Rabello), levanta o pé. Você está arrastando o pé. Renan (Fonseca), sai do chão - disse o treinador, que pedia mais capricho dos atletas.

- Não podemos errar o domínio, temos que criar espaço - exigia.

René também comandou um treino de ataque contra defesa, no qual o goleiro Jefferson também teve importante papel na orientação dos jogadores. O treinador alvinegro pediu bastante 'balanço' para os jogadores.

- Faz o passe forte, não deixa parar, vamos balançar o time agora - pediu.


Paulo Victor Reis -  LANCENET!

De contrato renovado, Andreazzi traz família para o Rio e finca raízes no Bota


Aos 20 anos, jovem volante morará pela 1ª vez com a esposa Camilia e a filha Lívia, de 11 meses. Jogador assume compromisso de levar o Alvinegro de volta à Série A


O rosto de menino contrasta com o semblante sério e maduro. Traços de quem já vivenciou muito aos 20 anos. Sobrevivente de um Botafogo que naufragou no ano passado, Maurício Andreazzi planeja recomeçar nesta temporada.

Apesar de individualmente ter sido um ano importante, com a estreia como profissional e algumas boas atuações, 2014 deixou marcar negativas no jogador. Logo nos primeiros meses entre a equipe principal, Andreazzi conviveu com atraso salarial e o rebaixamento para a Série B. As decepções iniciais em uma carreira promissora aceleraram ainda mais o amadurecimento do jovem. 
 
Andreazzi finca suas raízes no Botafogo na temporada 2015 (Foto: Marcelo Baltar)

- Não foi um ano fácil, até pela queda. Entrei em uma situação difícil. Mas eu sabia que estava preparado. Aprendi e cresci muito nesses meses. Estou feliz por ter ficado no Botafogo para poder ajudar o clube a voltar à Série A. Será mais uma oportunidade para eu me firmar entre os profissionais. O que passou ficou para trás. Temos uma comissão técnica nova, uma diretoria nova, e precisamos olhar para frente - diz Andreazzi, em bate papo com o GloboEsporte.com.

Camila, esposa, e Lívia, filha, irão morar com o
jogador no Rio (Foto: Reprodução / Instagram)
O volante pertence a um grupo de investidores e tinha os direitos federativos ligados ao Santo André. Com as boas atuações, o Botafogo adquiriu parte dos direitos econômicos e os direitos federativos do jogador, que assinará, em breve, um contrato de três anos de duração.

A extensão do vínculo até o fim de 2017 trouxe a segurança e a estabilidade que Andreazzi buscava para focar totalmente no Botafogo. Com a certeza que permanecerá no Rio de Janeiro, o jovem está trazendo de São Paulo a esposa Camila e a filha Lívia, de apenas 11 meses, com quem o atleta nunca morou.

Sempre dei o meu máximo em campo. Levando as coisas a sério, tudo fica mais fácil. A responsabilidade nesse ano será grande para todos no Botafogo. Cada um terá sua parcela. O que posso afirmar é que tenho certeza que tudo dará certo nesse ano
Andreazzi, volante do Botafogo

- Vou trazer minha mulher e minha família para morarem comigo. A saudade nesses anos tem sido dura. Agora elas vêm para ser o meu o porto seguro. Vou me sentir mais confortável próximo delas e com certeza isso vai refletir dentro de campo. Até o ano passado, eu ia muito de bate e volta para São Paulo. Organizar esse lado particular vai ser muito importante para a minha carreira - explica.

Com a vida particular encaminhada, o objetivo passa a ser um só: levar o Botafogo de volta para a elite do futebol brasileiro. Apesar da pouca idade, assim como fez na vida pessoal, Andreazzi assume responsabilidades cedo e reafirma o compromisso de colocar o Alvinegro na Série em 2016.

- Tento ser o mais responsável o possível. Sempre dei o meu máximo em campo. Levando as coisas a sério, tudo fica mais fácil. A responsabilidade nesse ano será grande para todos no Botafogo. Cada um terá sua parcela. O que posso afirmar é que tenho certeza que tudo dará certo nesse ano - finaliza.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Botafogo acerta renovação com fornecedora de material esportivo


Puma continuará vestindo os atletas alvinegros durante a temporada de 2015



O Botafogo anunciou, na manhã desta quarta-feira, a renovação de contrato com a Puma. A empresa alemã continuará sendo a fornecedora de material esportivo do Alvinegro durante a temporada 2015. Valores e tempo de duração do acordo, contudo, ainda não foram informados e só serão divulgados após a aprovação do novo contrato pelo Conselho Deliberativo do clube.


Parceira do Botafogo desde 2012, a Puma exerceu a prioridade na renovação. No fim do ano passado, a diretoria alvinegra chegou a ficar receosa de não ocorrer o acerto. Kappa e a Penalty eram outras alternativas.

Puma continuará responsável pelos uniformes alvinegros (Foto: Divulgação / Puma)


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE


Em meio à lista de reforços anônimos, Botafogo busca em sigilo um reforço conhecido do torcedor



René Simões ainda tem esperança de trazer um jogador mais badalado para o Botafogo Foto: Vitor Silva / SSPress 

Diego Jardel, Elvis, Renan Fonseca, Alisson... A lista de reforços do Botafogo vem se notabilizando pela quantidade de nomes desconhecidos, com mais experiência em jogos de Série B. Mas o sonho de uma contratação mais badalada não ficou de lado. O Alvinegro trabalha para incluir um rosto conhecido do torcedor em seu elenco ainda para a disputa do Estadual.

Nesta terça, no centro de formação de atletas de Várzea das Moças, em Niterói, o técnico René Simões revelou, em entrevista à TV Bandeirantes, que ainda nutre esperanças de trazer um reforço mais tarimbado para o time. Mais tarde, o vice-presidente de futebol, Antonio Carlos Mantuano, confirmou a história.

— Exatamente. Nós vamos nos esforçar para trazer ainda um reforço que é um sonho nosso. Estamos em negociações, mas em um estágio ainda muito inicial. Não posso falar mais nada. Mas seria já para o Estadual — garantiu Mantuano.

O caso é tratado em sigilo. Nem mesmo a posição do jogador foi revelada. No fim do ano passado, René Simões chegou a sonhar com o meia Zé Roberto, de 40 anos. Ele chegaria ao clube para ocupar um posto semelhante ao de Valdo, que, em 2003, aceitou o desafio de ser a referência do time na Série B. Mas, assim que tomou conhecimento dos valores para ter o craque veterano, a diretoria teve que pisar no freio.

— Nós sonhamos com ele, sim. Mas, infelizmente, não era a nossa realidade. Aí, ele deixou o Grêmio e foi para o Palmeiras — explicou o vice de futebol.

O Botafogo já acertou com 11 reforços. O atacante Pimentinha, do Sampaio Corrêa, está bem encaminhado para ser o 12º dessa lista, mas Mantuano afirmou que a negociação ainda não está concluída. Ontem, o zagueiro Renan Fonseca foi apresentado pelo clube. Ele estava no Santa Cruz e chega para brigar por uma das duas vagas da posição.


Por Rafael Oliveira/EXTRA 

Atacantes voltam ao Botafogo pressionados por permanência em 2015



'Promessas' que nunca vingaram no futebol


Artilheiro na base do São Paulo, Henrique foi eleito melhor do Mundial sub-20 em 2011. Perdeu espaço no time paulista, foi negociado com o Vitória, passou pelo futebol espanhol, Sport e Botafogo. Quase foi para o Real Madrid B, mas o negócio não deu certo e o jogador acabou emprestado ao Bahia até o fim de 2014. Atualmente faz parte do elenco do Botafogo Divulgação/VIPCOMM

Dois jogadores vivem situação parecidas no Botafogo, após voltarem de empréstimos. Companheiros e concorrentes por uma vaga no ataque, Henrique e Sassá estão pressionados e precisam mostrar potencial rapidamente para provarem que têm condições de permanecerem no elenco do Alvinegro em 2015.

E o trabalho não será dos mais fáceis. Após um primeiro esboço, Henrique e Sassá ficaram fora do time titular, preteridos por Bil e Rodrigo Pimpão. A dupla, no entanto, foi a primeira opção entre os reservas e assumiram a vaga em uma segunda parte da atividade. Jobson e Tássio, por exemplo, ficaram apenas entre os reservas.

A missão mais complicada é de Sassá. Isso porque o contrato do atacante vai apenas até maio. Dessa forma, o jogador terá apenas o Campeonato Carioca para convencer a diretoria de que vale a apenas investir em uma renovação para o restante da temporada ou quem sabe até por mais algum tempo. Ele se destacou no Náutico, onde marcou nove gols em 22 jogos na Série B.

"Tive oportunidades no Botafogo. Dei uns moles. No Náutico, consegui encaixar uma sequência com gols. Espero não desperdiçar essa nova chance aqui. Estou feliz demais com essa oportunidade. Fiz seis meses muito bons no Náutico, e isso colaborou para a minha volta. Minha passagem pelo Náutico foi muito boa e me ajudou a amadurecer. Não conseguimos o acesso, mas individualmente foi muito bom pra mim, pois conseguir me destacar", disse o jogador.

Situação parecida vive Henrique. Ele chegou ao Botafogo em 2013 com contrato até 2016, mas até o momento não conseguiu mostrar o futebol que o tornou em uma promessa do futebol brasileiro – ele foi artilheiro da seleção brasileira sub-20 no Mundial de 2011. No início de 2014 ele até marcou uns gols, mas foi preterido e emprestado ao Bahia. Foram cinco gols no Alvinegro e quatro pelo Bahia, também rebaixado.

Se não convencer o Botafogo, Henrique deverá ser novamente emprestado, o que determinaria o fim do seu vínculo com o Alvinegro. O atacante mostra estar por dentro da atual situação e espera ao menos repetir o desempenho do início de 2014.

"Estava bem, mas acabei saindo. Eu era um dos artilheiros do time. Não entendi, mas aceitei. Se tivesse tido uma sequência, a tendência era melhorar. Não foi uma decisão minha, mas aceitei. Agora volto com muita vontade de ajudar e começar o ano bem com o título carioca. Volto mais experiente, mais vivido e com a cabeça um pouco melhor para ajudar o Botafogo a ganhar o Carioca e retornar à Série A", afirmou o ex-atacante do São Paulo.

O Botafogo ficará em Várzea das Moças até o dia 25, quando voltará e encerrará sua pré-temporada em General Severiano e no Engenhão. Até o primeiro jogo da temporada, o time fará três amistosos preparatórios. Um deles será no dia 24, contra o Shandong Lueng, time da China treinado pelo Cuca, no Engenhão. No dia primeiro de fevereiro, os comandados do técnico René Simões encaram o Boavista na estreia do Carioca.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Gramado do Engenhão terá cara nova para reabertura após quase dois anos


Piso de estádio do Botafogo passa por intenso processo de reforma para amistoso contra o Shandong Luneng, que terá 26 mil ingressos à venda


Há quase dois anos a torcida do Botafogo espera o retorno para casa. Uma semana antes de seu primeiro jogo oficial - no próximo dia 31, contra o Boavista -, o estádio receberá o amistoso contra os chineses do Shandong Luneng, que marcará o reencontro alvinegro com seu campo. E a promessa é de que o gramado do agora "denominado" Estádio Nilton Santos esteja à altura de um dos maiores ídolos da história do clube.

Desde dezembro do ano passado o gramado do Engenhão vem passando por um intenso processo de reforma. O tom esverdeado atual pouco parece com o amarelado das etapas anteriores. Tudo foi parte do procedimento que busca dar qualidade ao campo que, espera-se, conduza o Botafogo à elite do futebol brasileiro no final de 2015.

Imagens mostram reforma de gramado do Engenhão desde dezembro. Em cima e embaixo, a situação atual do estádio. No meio, os processos pelo qual o campo passou para ficar de "cara nova" (Fotos: Divulgação)



A revitalização do gramado do Engenhão começou em dezembro. A primeira etapa foi a chamada vertical, que é a retirada da espécie de colchão de grama que se forma ao longo do tempo - são tecidos vegetais em decomposição que se acumulam entre a grama e o solo. Eles provocam danos ao pisco, dificultando a penetração de água, o corte de máquinas e a superfície de jogo.

Os processos seguintes foram os de corte baixo e aeração. Além disso, foi feita uma cobertura de areia fina em todo o gramado, fazendo a nivelação da superfície. As últimas etapas serão as adubações granulares e foliares para acelerar o processo de recuperação.

O Botafogo pretende colocar à venda 26 mil ingressos para o amistoso contra o Shandong Luneng, a mesma quantidade da partida contra o Boavista. A expectativa é de que estejam abertos os setores Oeste Inferior, Leste Inferior, Norte e Sul do Engenhão. Os lados Oeste Superior e Leste Superior permanecem fechados como parte das obras de recuperação da cobertura do Engenhão.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE