Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Substitutos participam diretamente de gols nos últimos jogos do Botafogo


Atletas que entraram no decorrer das partidas são envolvidos diretamente em gols e se tornam essenciais para resultados recentes da equipe de Paulo Autuori



Paulo Autuori conversa com Matheus Babi e Danilo Barcelos (Foto: Vítor Silva / Botafogo)


Paulo Autuori vem montando um Botafogo diferente por jogo, de acordo com a característica do adversário em questão. Um atributo que o Alvinegro acabou desenvolvendo neste período, contudo, é o envolvimento dos jogadores que acabam entrando no decorrer das partidas. De fato, o Glorioso teve substitutos participando diretamente de gols em quatro dos últimos cinco jogos.

A exceção, é claro, é o empate sem gols diante do Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. As outras quatro partidas que o Alvinegro disputou desde o retorno das competições tiveram a participação direta de um jogador que veio do banco em uma jogada que resultou em bola na rede.

Além do onze inicial, os atletas que Paulo Autuori vem colocando em campo no decorrer dos duelos têm participação efetiva. Com a estratégia reativa, o clube de General Severiano, a partir das substituições, tenta se manter perigoso ao rival nas duas metades da partida.



Diante do Bragantino, Guilherme Santos, que havia entrado no lugar de Rhuan, deu a assistência para o gol de Matheus Babi. Contra o Atlético-MG, Caio Alexandre, em campo a partir do intervalo, marcou o segundo gol do Glorioso no Nilton Santos. No clássico contra o Flamengo, Pedro Raul, substituído no começo do segundo tempo, foi às redes.

Na última partida, contra o Paraná, Danilo Barcelos, marcou, de pênalti, o gol que decretou a vitória - e a consequente classificação - do Botafogo na Copa do Brasil. A falta dentro da área foi sofrida por Matheus Babi. Os dois entraram no decorrer da partida.

O jogo do Botafogo passa muito pelas mudanças que acontecem no decorrer das partidas. Além das mudanças táticas, os jogadores que entram em campo vem participando ativamente da construção dos placares do Alvinegro.



Fonte: LANCE!Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Novo esquema tático dá espaço a Rafael Forster, zagueiro do "jogo limpo" no Botafogo


Reforço contratado no segundo semestre, defensor ainda não fez uma falta sequer nas quatro primeiras partidas. Jogador achou "atalho" no time titular na formação com três zagueiros


Na nova estratégia do Botafogo voltada para a defesa e o contra-ataque, um dos mais beneficiados foi o zagueiro Rafael Forster. Recém-chegado e com a zaga muito bem consolidada com Marcelo Benevenuto e Kanu, o defensor conseguiu um "atalho" para o time titular e correspondeu.


Antes no banco, Forster passou a ser o terceiro zagueiro no novo desenho tático, ao lado da dupla prata da casa. Aos 30 anos, o defensor foi contratado para dar mais experiência no setor após a saída de Carli, e os primeiros passos mostram um bom exemplo: o jogador não fez uma falta sequer nos primeiros quatro jogos.



Em quatro jogos, Rafael Forster não cometeu nenhuma falta, mesmo sendo zagueiro — Foto: Vitor Silva/Botafogo


>>> No Botafogo, Rafael Forster terá a grande chance de se provar na elite do futebol brasileiro <<<



Forster pelo Botafogo


Jogos: 4
Minutos: 204
Desarmes: 4
Interceptações: 10
Faltas: 0
Passes certos: 87%
*Fonte: Sofascore



Foram mais de 200 minutos em campo, dois jogos como titular e outros dois vindo do banco. Forster não abriu a caixa de ferramentas mesmo contra adversários duros, como Atlético-MG e Flamengo, ou no mata-mata nervoso diante do Paraná. O atleta também mostrou aproveitamento interessante nos passes, com acerto de 87%.



Zagueiro tem se saído bem na defesa do Botafogo até agora — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Conhecido de Paulo Autuori dos tempos de Bulgária, Forster chegou com credenciais de até mesmo poder atuar na lateral esquerda. Com a posição já bem preenchida com pelo menos três jogadores, o técnico encontrou uma forma de colocar o zagueiro junto de Kanu e Marcelo. Até agora tem dado resultado, são dois empates e duas vitórias, além da participação progressiva (12 minutos contra o Red Bull Bragantino, 45 diante do Atlético-MG, 57 frente ao Flamengo e 90 contra o Paraná).


O próximo jogo do Botafogo será contra o clube que revelou Rafael Forster: o Internacional, no próximo sábado, às 17h, no Nilton Santos, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.




Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro