Páginas

domingo, 15 de julho de 2012

A expectativa não se confirmou


O clássico entre Botafogo e Fluminense prometia um bom futebol e muitos gols, mas não foi o que se viu

Fred já marcou nove gols no Botafogo
 (Foto: Alexandre Loureiro)
A expectativa geral era a de que Botafogo e Fluminense fizessem nesse domingo, no Engenhão, um clássico de muitos gols. Além de ocuparem posições no topo da tabela, os dois times possuem os melhores ataques da competição. O alvinegro agora tem 21 gols e o tricolor, 16.

Mas a promessa não se confirmou, pelo menos no primeiro tempo, com poucas chances reais de gol.

O Flu mostrou serviço já aos 5 minutos, com Fred mandando no travessão após bola alçada na área de Jefferson. Logo após, a resposta do Botafogo veio nos pés de Andrezinho, concluindo com perigo contra o gol de Ricardo Berna.

O tricolor dominava as ações com uma presença muito forte de seus laterais, principalmente do lado esquerdo onde Carlinhos era lançado com frequência, quase sempre livre de marcação. De seus pés nasceram as principais jogadas do Flu.O mesmo acontecia pelo lado direito, onde Thiago Neves levou vantagem em algumas jogadas e se destacava principalmente nas bolas paradas.

A proposta do Bota era esperar o Flu em seu campo e se valer dos contra-ataques, estratégia diferente da que utilizou nos últimos dois jogos, quando conseguiu excelentes vitórias. Contra o Bahia, em casa e Corinthians, fora, o time imprimiu um padrão de jogo que deu certo, sustentado numa marcação forte no campo do adversário e uma movimentação intensa dos meias e laterais que proporciona um volume grande de jogadas de ataque. 
  
A estratégia de jogar recuado não deu muito certo no primeiro tempo em razão do excessivo número de passes errados e uma certa precipitação na conclusão das jogadas. O resultado não poderia ser outro, pouca eficiência na frente e uma quantidade enorme de impedimentos que irritava a torcida.

Fellype Gabriel comemora o gol de Andrezinho
 (Foto: Alexandre Loureiro)
Foi assim até aos 19 minutos, quando Andrezinho concluiu com perigo e despertou a torcida. O lance mereceu aplausos de Seedorf que, ao lado do novo contratado Rafael Marques, assistia à partida do camarote.

A essa altura do jogo o Botafogo já equilibrava as ações e as poucas chances se sucederam dos dois lados até o término do primeiro tempo. 

Entrevistado na descida para os vestiários, Vitor Junior confirmou a estratégia proposta por Oswaldo de esperar o Flu em seu próprio campo e esperava uma maior movimentação do time na etapa complementar. Pelo lado do Flu, Fred, pouco satisfeito com o desempenho do time, disse que era preciso arriscar mais e diminuir os toques pros lados que só interessava ao Botafogo.

No segundo tempo as coisas melhoraram um pouco e os tão esperados gols saíram. Primeiro, com Fred para o Fluminense, aos 8 minutos, completando de cabeça mais um escanteio pela esquerda cobrado por T. Neves. O Botafogo levou o gol justamente quando tomava conta da partida e sentiu o baque.
Com a entrada de Fellype Gabriel no lugar de Cidinho, que não reeditou as boas partidas de antes, o time melhorou como um todo e criou um volume de jogo maior pela esquerda, o que foi fundamental para o restante da partida.

O Botafogo se reorganizou e voltou a comandar as ações diante de um Fluminense recuado, tanto que em bela troca de passes entre Elkeson e Márcio Azevedo, o lateral fez um cruzamento milimétrico na cabeça de Andrezinho, que completou pro gol. Uma jogada muito parecida com o primeiro gol de Cidinho contra o Bahia, semana passada, também em cruzamento do "incansável" Azevedo.

Foi o terceiro gol de Andrezinho no campeonato, que ao lado de Elkeson, lidera a artilharia do alvinegro.

Mas as coisas podiam terminar em grande estilo para o Fogão, caso Fellype Gabriel convertesse em gol a excelente chance que teve de matar o jogo. Aos 30 minutos, o meia recebeu na pequena área livre de marcação e chutou em cima do goleiro tricolor. Essa foi a chance mais clara de virar o placar, em mais uma boa assistência de Andrezinho, que continua jogando em alto nível. 

Depois disso, com chances de lado a lado, os times pareciam satisfeitos com o resultado que os mantinham no G4.
A partida foi assistida por pouco mais de 17.000 torcedores, 12.700 deles, pagantes.

Fred, ao final do jogo, lamentou não ter saído com a vitória, mas ressaltou a manutenção da invencibilidade o que credencia seu time a pensar grande na competição.

Pelo lado do Botafogo, Andrezinho se mostrou satisfeito com o rendimento no clássico e lembrou a grande oportunidade de matar o jogo, desperdiçado pelo time. Perguntado sobre as possíveis estreias dos novos contratados, Rafael Marques contra o Santos, na quarta-feira, na Vila Belmiro e de Seedorf, no próximo domingo, diante do Grêmio, no Engenhão, Andrezinho disse estar tranquilo com essa possibilidade e ressaltou que um grande time pode ganhar partidas e alguns clássicos, mas para conquistar uma vaga na Libertadores ou mesmo conquistar o campeonato é preciso formar um grupo forte e é isso que o Botafogo está fazendo na recomposição de seu elenco.

Agora é aguardar as próximas partidas e confirmar as expectativas de que o time vai se encorpar com as novas contratações para que não oscile tanto ao longo do campeonato, como em outras jornadas.

Felip@odf/BotafogoDePrimeira