Páginas

domingo, 6 de dezembro de 2020

Análise: erro individual define derrota, mas faltam recursos ao Botafogo para reagir


Em quinta derrota seguida no Brasileirão, time alvinegro volta a apresentar problemas de criatividade; Barroca precisa trabalhar confiança do elenco para tentar milagre na reta final


A derrota por 1 a 0 para o Flamengo na noite do último sábado no Nilton Santos faz o Botafogo terminar mais uma rodada afundado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Com 15 jogos ainda pela frente, o time tem possibilidades de deixar a zona de rebaixamento e se salvar, mas o repertório apresentado até aqui faz duvidar de uma reação.


+ Auxiliar admite situação "muito ruim" do Botafogo



Botafogo corre contra o tempo e precisa de milagre para reagir — Foto: André Durão/ge


Os problemas são os mesmos de sempre. Faltam criatividade, recursos e atividade no terço final. Muito por conta do elenco limitado e da falta de opções para desequilibrar e surpreender o adversário. O Botafogo não tem talento individual e isso fica cada vez mais escancarado.


Se começou o clássico marcando a saída de bola e pressionando o adversário, o Botafogo logo foi empurrado para o campo de defesa, onde ficou por quase todo o primeiro tempo. Sorte que o Flamengo sofreu dos mesmos problemas e não teve inspiração na hora de concluir.


+ Honda diz: "Vou me esforçar para mudar situação"


O Botafogo abriu mão da posse bola e optou por tentar agredir o rival nos contra-ataques. A estratégia do time foi bem pensada até certo ponto, porque faltou encaixar as bolas longas e explorar as pontas para partir em velocidade e surpreender o Flamengo, que estava sempre avançado.



Rhuan e Bruno Nazario foram praticamente nulos pelos lados. Pedro Raul lutou e disputou quase todas as bolas, mas faltou concluir bem quando teve oportunidade. O centroavante foi quem levou mais perigo a Diego Alves, com cinco finalizações.


+ Kalou confia em permanência: "Vamos lutar"

 

Melhores momentos: Botafogo 0 x 1 Flamengo pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro                                          


Em um jogo sem criatividade, os times passaram a depender de falhas, e uma foi crucial para decretar o resultado. Marcinho errou passe na defesa, e a bola sobrou para Gerson encontrar Everton Ribeiro, que finalizou rasteiro para garantir a vitória do Flamengo. O Botafogo ainda perdeu Victor Luis, expulso no segundo tempo, o que complicou ainda mais uma reação.


O auxiliar Felipe Lucena tentou mudar a história do clássico povoando o ataque alvinegro com sangue novo. Kalou entrou querendo jogo, apareceu com alguns passes, mas ainda produz pouco. Falta ao marfinense e também a Keisuke Honda, que são referências fora de campo, chamarem mais a responsabilidade fora das quatro linhas.


Com um pouco mais de posse de bola no segundo tempo, o Botafogo tentou a cartada final: Lucena apostou em Lucas Campos, que não entrava em campo há mais de 11 meses por opção dos últimos treinadores. O atacante não se mostrou solução para os problemas, mas pode virar opção em uma posição que está órfã desde as saídas de Luiz Fernando e Luis Henrique. Em uma jogada próxima à área, ele foi derrubado por Gustavo Henrique, que acabou expulso.



+ Atuações: Marcinho falha, e ataque tem outra noite ruim


Últimos oito jogos do Botafogo no Brasileirão:

Grêmio 3x1 Botafogo
Botafogo 0x0 Goiás
Botafogo 2x2 Ceará
Bahia 1x0 Botafogo
Botafogo 1x2 Bragantino
Botafogo 1x2 Fortaleza
Atlético-MG 2x1 Botafogo
Botafogo 0x1 Flamengo


Foi possível enxergar evolução após os primeiros dias de trabalho de Eduardo Barroca, mas ainda muito pouco perto do milagre que o Botafogo precisa daqui em diante. O técnico tem a confiança dos jogadores, o que é um bom sinal, mas precisa motivar o elenco ao máximo e encontrar a estratégia certa para as peças que tem à disposição.


A comissão tem ciência da situação "muito ruim" do Botafogo, como mesmo definiu Felipe Lucena. O objetivo imediato é não deixar o que está ruim piorar ainda mais.



Fonte>  Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro