Páginas

sábado, 19 de março de 2022

Campeão e artilheiro de torneio amador no Rio: conheça a história de Patrick de Paula, provável reforço do Botafogo



Em negociação com a diretoria alvinegra, volante foi descoberto pelo Palmeiras no Cara Virada, campeão amador em 2016


Pelé, Pelézinho e Pogba Brasileiro foram alguns dos apelidos que Patrick de Paula recebeu nos tempos de futebol amador no Rio de Janeiro. Se a avançada negociação com o Botafogo se concretizar, o volante estará mais próximo de sua casa: o bairro de Santa Margarida, na Zona Oeste carioca. Descoberto como artilheiro do Cara Virada, campeão do Campeonato Amador da Capital de 2016, o jogador de 22 anos pode voltar ao Rio após acumular momentos de altos e baixos no Palmeiras.


O Cara Virada foi fundado como um projeto social em Santa Margarida, sub-bairro de Cosmos, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A equipe foi destaque no Amador da Capital sub-17 de 2016, sendo campeã com o artilheiro, Patrick de Paula, que marcou 18 gols.




Patrick de Paula - Cara Virada — Foto: Arquivo Pessoal



Para Carlos Felipe, o Zanata, um dos fundadores do Cara Virada, o talento de Patrick já era mostrado desde cedo, com 13 anos, e que o novo volante do Botafogo sempre soube que chegaria longe.


"Farol" de Luís Castro e amadurecimento pós-Mundial: o que esperar de Patrick de Paula no Botafogo


- Me chamou atenção a forma com que ele batia na bola, e muita visão de jogo então, desde aquela idade, a gente já notava que se tratava de um atleta fora da curva. Ele já era bem maduro para a idade dele na ocasião. Essa maturidade que ele demonstrou nos jogos, principalmente nos jogos decisivos, nas cobranças de pênaltis.


O diretor da equipe de Santa Margarida manteve uma relação próxima com Patrick nos tempos de Cara Virada. Zanata, que jogou na mesma posição que o garoto, dava conselhos para o jogador, incluindo um que o ajudaria a marcar o pênalti decisivo para o Palmeiras na final do Paulistão de 2020.



E o Patrick? Palmeiras vive expectativa de vender o volante para o Botafogo (https://ge.globo.com/video/e-o-patrick-palmeiras-vive-expectativa-de-vender-o-volante-para-o-botafogo-10403039.ghtml)



- Ele morava muito próximo da casa da minha mãe, no bairro de Santa Margarida. O pai dele era meu amigo de infância. Apesar de ter muita personalidade, aquela coisa do vencedor que ele tinha e tem, ele sabia onde queria chegar. O que eu falava com ele, por exemplo, eu não canso de repetir isso, ele cobrava o pênalti como o Neymar, que ia na frente, voltava. Eu comecei a falar com ele: "Você bate muito forte bola, então para de firula, só entra na bola e bate forte". Então, desde então, ele nunca mais bateu com aquela firula.


O volante do Cara Virada, chamado de Pelezinho em Santa Margarida, atraiu a atenção de Juarez Fischer, olheiro do Palmeiras na semifinal do Amador da Capital, e foi levado junto do camisa 7, Daniel Bolt, para testes na Academia de Futebol durante um mês após o título da competição.


Arlen Pereira, diretor do Cara Virada, falou ao ge que Patrick de Paula já havia feito peneiras no Flamengo e no próprio Botafogo, além de ter atuado no Nova Iguaçu. Mas problemas de disciplina prejudicaram o volante.





Patrick de Paula, camisa 5, no Cara Virada, time amador do Rio de Janeiro — Foto: Arquivo pessoal



- A gente não entendia como ele não estava num clube grande. Acho que até pela dificuldade dele de comportamento, vide o que tá passando no Palmeiras, ele acabou não ficando.


O problema geral, porém, chegou após um mal entendido entre os jovens e a comissão, que viajou para jogos na Holanda e deixou os garotos no CT. Patrick e Daniel voltaram ao Rio de Janeiro e, a gestão do Cara Virada tentou resolver a questão.


- Passou uma semana lá, viram eles no fim de semana seguinte pelas ruas de Santa Margarida. Eles saíram de lá porque o dinheiro acabou, estavam na incerteza e na insegurança típicas da juventude, saudades, e voltaram para o Rio.




Patrick de Paula (dir.) e Daniel (esq.) fizeram testes no Palmeiras — Foto: Arquivo Pessoal



Após uma ligação da diretoria para o Cara Virada para o Palmeiras, o clube informou que apenas o volante poderia voltar para São Paulo.


- Aceitaram o Pelé (Patrick) de volta. Eu fui ver um jogo do Flamengo, um Flamengo e Santa Cruz nesse final de semana, lá no Pacaembu. Botei ele no carro e levei ele de volta para a Academia do Palmeiras. Levamos ele de volta, deixamos ele na segunda-feira, ele voltou, treinou e acabou ficando no grupo.


Aos 17 anos, uma idade já considerada tardia para o início de um jogador nas categorias de base, Patrick chegou ao Palmeiras. O volante demorou para conquistar espaço, e estreou profissionalmente em 2020.


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


Pelo Palmeiras, Patrick conquistou um Campeonato Paulista, onde foi herói com pênalti decisivo, duas Libertadores, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. O jogador teve problemas de disciplina na equipe, perdeu espaço com Abel Ferreira e ficou fora da lista final de inscritos para o Mundial de Clubes.


A proposta do Botafogo chegou em um momento importante para o jogador, que recebeu o aval do novo treinador do alvinegro, Luís Castro. Patrick de Paula, na equipe carioca, pode voltar a ter sequência, como opina Zanata, do Cara Virada.



- Quem perdeu com isso tudo foi o Palmeiras. Ele aprendeu a lição, mas o Palmeiras foi o maior castigado nessa história toda. Ele não só dará a volta por cima, como rapidamente chegará na Seleção Brasileira focado e concentrado como ele está.


A negociação entre Palmeiras e Botafogo por Patrick de Paula está avançada. O volante, inclusive, ficou fora do clássico contra o Corinthians na quinta (17), pela sétima rodada do Paulista. Há otimismo entre todas as partes para um desfecho alvinegro, que deve ser concretizado na próxima semana.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Rafael Bizarelo — Rio de Janeiro