Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Botafogo renova com Erison até 2025



Atacante é o artilheiro do time na temporada com 14 gols em 29 jogos



O Botafogo renovou o contrato de Erison até 2025. A prolongação do contrato foi oficializada no Boletim Informativo da CBF (BID) nesta segunda-feira (18).


+ Botafogo encaminha contratação do zagueiro Adryelson


Quando chegou ao Botafogo no início do ano, Erison assinou com o clube até 31 de dezembro de 2023. Com o número expressivo de gols, porém, a diretoria alvinegra entendeu que o melhor era estender ainda mais o vínculo com o atacante de 23 anos.


Erison comemora gol em Botafogo x Fortaleza — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF


O objetivo da renovação, além de garantir mais segurança ao clube no mercado, era aumentar a multa rescisória de Erison. Até agora, ele marcou 14 gols em 29 jogos e é o artilheiro do time na temporada.


O acordo foi fechado com o representante do atleta, Lê Lucato, na semana passada, mas só agora foi registrado no BID. Com o novo contrato, Erison também recebeu uma valorização salarial.


+ Leia mais notícias do Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Análise: Botafogo melhora diante do campeão brasileiro, mas ainda falta



Time cria mais, leva perigo ao gol adversário e marca no campo de ataque. Derrota é compreensível


O Botafogo melhorou em relação aos últimos jogos. Um sinal claro disso foi que na derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG a torcida reconheceu o esforço do time e não vaiou a equipe ou Castro após o apito final. E realmente a atuação foi mais esperançosa do que em partidas recentes. Por mais que tenha perdido o quinto jogo em casa no Brasileirão, dessa vez o time mostrou ideias que, se bem trabalhadas, podem dar bons resultados. Isso, por si só, não é suficiente, mas já é um caminho.


No futebol existe o senso comum de que para um time ser merecedor da vitória ele precisa criar mais chances do que o adversário em vez de ser mais eficiente. Se tivermos isso como base, o jogo de domingo não deveria ter um vencedor diferente. O Atlético-MG foi superior e criou pelo menos quatro chances claras de gol: um salvo por Kanu (do pênalti anulado), duas bolas na trave e outra chance perdida por Nacho na cara de Douglas Borges. Já o Botafogo não chegou a ameaçar tanto e a melhor chance que teve foi com Kanu, que completou um cruzamento e a bola quase entrou.


Outro senso comum no futebol - principalmente por parte dos torcedores mais emocionados - é achar que as coisas estão erradas com base no resultado da partida. Não é o caso do jogo de domingo também. Por mais que não dominasse o Botafogo, o Atlético-MG foi superior e deve-se levar em consideração o mérito do time mineiro que é o atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Isso não é pouca coisa.


+ Botafogo se acerta com Godoy Cruz por Ojeda e busca alinhar a chegada





Kanu salva o Botafogo de sofrer o gol no primeiro tempo em ótima chance do Galo — Foto: André Durão


+ Luís Castro valoriza aplausos da torcida do Botafogo apesar de derrota


Mesmo levando isso em conta, o Botafogo mostrou um futebol interessante. Tentando pressionar o Galo com a marcação no campo de ataque, o time de Luís Castro mostrou mais vontade do que em jogos anteriores. Por mais que possa parecer uma expressão subjetiva e difícil de medir, o empenho que os jogadores mostraram em campo foi diferente do que acontecia nas exibições mais apáticas da equipe.


Como Castro disse em entrevista coletiva depois do jogo, o Botafogo sabia o que queria. A ideia de pressionar para tentar recuperar a bola mais perto do gol do Atlético não deu certo - até pela qualidade de quem estava do outro lado. Mas é uma abordagem interessante para o Bota que ainda busca um estilo de jogo com as peças que tem à disposição.


Para o jogo contra o Galo, por exemplo, Luís Castro não pôde contar com 12 jogadores. Além de Hugo e Daniel Borges, suspensos, o time também não pôde contar com 10 atletas que não estavam fisicamente disponíveis, pelos mais diversos motivos. É quase como se o técnico português tivesse que escalar seu time com quem sobrou já que a cada rodada é um jogador a menos à disposição.


+ Atuações do Botafogo: Sauer falha e leva a pior nota em derrota






+ Kanu lamenta quinta derrota em casa do Botafogo, mas agradece apoio da torcida


Os desfalques pesam e isso é inegável. Mas se, mesmo com quase um time inteiro no departamento médico, quem esteve em campo conseguiu executar as instruções do treinador, é sinal de que há uma evolução. Por mais que ela ainda seja tímida, é possível observar alguns sinais que passam além da vontade que a torcida viu em campo.


As duas falhas de Sauer no lance do gol foram decisivas, claro. Mas vale destacar que a defesa do Botafogo, mesmo mais adiantada, conseguiu evitar a intensidade característica do Atlético-MG. Hulk pouco apareceu e o ataque do Galo só obrigou Douglas Borges a fazer uma defesa no último lance do jogo. Com exceção da cabeçada de Zaracho na trave, todas as outras finalizações foram bloqueadas ou para fora.


Mesmo quando o Atlético-MG conseguia sair da pressão armada por Luís Castro, havia outro plano do técnico português. Assim como na formação com três zagueiros, após o adversário passar do meio de campo, um jogador mais adiantado voltava para compor a linha defensiva com cinco jogadores. Papel que coube a Vinícius Lopes na noite do último domingo. Vale destacar também mais uma boa partida de Jeffinho, atacante que faz fumaça no lado esquerdo do campo quando entra.


+ Leia mais notícias do Botafogo



"A gente merecia uma sorte melhor", analisa Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-gente-merecia-uma-sorte-melhor-analisa-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10766805.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Pelo sexto jogo no Brasileirão, o Botafogo não conseguiu vencer em casa. Esse número, somado ao que a equipe marcou apenas um gol nos últimos seis jogos, preocupa. Porém, existem pontos positivos na derrota que foram mostrados no domingo. Agora é ver se a equipe se mostra mais consistente do que antes e mantém as ideias de jogo que Luís Castro gosta de ver em seus times.


O próximo teste dos jogadores do português será na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Santos, na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A dois pontos da zona de rebaixamento, o Botafogo perdeu uma posição e é o 11º com 21 pontos.


Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro

Botafogo se acerta com Godoy Cruz por Ojeda e busca alinhar a chegada



Entre clubes e jogador está tudo certo, falta definir quando ele vem ao Brasil



O Botafogo está muito próximo de contar com Ojeda, do Godoy Cruz. Entre os clubes e o jogador está tudo certo nos valores e na própria transferência. A questão agora é quando ele será jogador alvinegro.


A ideia do Botafogo é que Ojeda chegue o quanto antes para poder ajudar o time no Campeonato Brasileiro. Porém, o Godoy Cruz tenta segurar o principal destaque do time o quanto pode.


+ Luís Castro valoriza aplausos da torcida do Botafogo apesar de derrota





Ojeda está próximo do Botafogo, a questão é quando ele vai jogar — Foto: Reprodução / Godoy Cruz


+ Atuações do Botafogo: Sauer falha e leva a pior nota em derrota


Uma alternativa discutida internamente é que ele fique no clube argentino até as últimas semanas da janela e venha perto do encerramento dela. Com isso, o Botafogo espera que Ojeda esteja apto para jogar pelo clube a partir de agosto.


A negociação financeira foi resolvida sem maiores problemas, uma vez que o jogador argentino buscava sair do clube para um mercado com mais visibilidade. Além disso, o Godoy Cruz também queria receber uma quantia pelo jogador, o que fez com que as conversas avançassem com certa facilidade.


+ Leia mais notícias do Botafogo








+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Revelado pelo Ferro Carril Oeste, Martín Ojeda tem 23 anos e está no Godoy Cruz desde o ano passado, quando foi emprestado pelo clube que o revelou para o futebol. Ele também tem passagem pelo Racing e pelo Huracán. No Godoy Cruz, atuou em 50 partidas na temporada passada, marcando 18 gols e dando cinco assistências. Em 2022 tem 24 jogos, 10 gols e nove assistências. Neste ano o meia-atacante se tornou capitão da equipe argentina.


Com duas assistências e cinco bolas na rede em oito rodadas, Ojeda é quem tem mais participações diretas em gols neste Campeonato Argentino. O Godoy Cruz lidera a competição com 16 pontos, mesmo número de Newell's Old Boys, Atlético Tucuman e Argentinos Juniors.