Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Botafogo duela contra o Resende querendo encaminhar a classificação



Dependendo de alguns resultados, o Glorioso pode precisar apenas de um empate para garantir a vaga nas semifinais da Taça Guanabara




Apresentação Botafogo x ResendeQuando Botafogo e Resende entrarem no campo do Engenhão, nesta quinta-feira, terão objetivos muito bem traçados, apesar de diferentes. O jogo, que terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net, é válido pela sexta rodada da Taça Guanabara e terá início às 19h30, colocará de frente um time querendo a classificação e o outro querendo respirar.

De um lado, um time embalado por uma grande atuação de Seedorf. Do outro, um Gigante do Vale que não consegue criar jogadas ofensivas e ainda não conta com a estrela Acosta, esperança do elenco para o resto do campeonato.

HORA DE ENCAMINHAR A CLASSIFICAÇÃO
Uma coisa é certa no Botafogo para o duelo contra o Resende, uma vitória encaminha de vez a classificação para a semifinal da Taça Guanabara. E o Glorioso não quer deixar o bonde passar e vai com tudo para cima do Gigante do Vale. Sem Andrezinho, com dores musculares, e Lodeiro, que está com a seleção uruguaia, o técnico Oswaldo de Oliveira vai de Vitinho e Cidinho, tornando o time ainda mais ofensivo.

- Esse tipo de modificação é bem previsível. No sexto jogo do Carioca, jogando duas ou três vezes por semana, teríamos mesmo de encarar algmas dificuldades. A saída do Lodeiro é para a seleção, mas temos problemas previsíveis de lesão. Quem entra, está imdo bem e minha expectativa é de que deem conta de novo, precisamos da vitória.

Recuperando a melhor forma física, o holandês Clarence Seedorf será mantido entre os titulares. A ideia do comandante alvinegro é deixar o camisa 10 "na ponta dos cascos" para a semifinal, onde ele será essencial. Além disto, Fellype Gabriel convenceu como segundo volante e será mantido na posição. Assim, o Glorioso repete o esquema 4-1-4-1, que vem dando certo.

PARA VOLTAR A SONHAR

Ainda sem poder contar com o atacante Acosta e o lateral Yuri, que estão lesionados, o Resende vai para o jogo contra o Botafogo para aumentar a sequência de invencibilidade, que já dura duas rodadas. O técnico da equipe, Eduardo Allax, espera surpreender o Glorioso.

- O empate contra o Olaria na última rodada não estava em nossos planos, mas é importante frisar que estamos fazendo uma campanha regular. Estamos com três empates, uma vitória e uma derrota para um time grande, que foi o Vasco. Temos ainda três jogos na Taça Guanabara e, obviamente, nosso objetivo são os nove pontos. Vamos enfrentar um grande adversário que será o Botafogo, mas acredito que podemos fazer um bom jogo amanhã, já que jogaremos num ótimo gramado contra uma equipe que vai nos atacar e pode abrir espaços - afirmou o treinador.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X RESENDE
Estádio: Engenhão (RJ)
Data/hora: 7/2/2013 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Lenilton Rodrigues Gomes Junior
Auxiliares: Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Michael Correia

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Cidinho, Vitinho e Seedorf; Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

RESENDE: Mauro; Felipe Sousa, Emerson, Dudu e Thiago Silva; Leo Silva, Marcelo, Léo e Marcel; Josemar e Elias. Técnico: Eduardo Allax.


Leia mais no LANCENET! 

Para manter a ponta


Com Cidinho no time, Oswaldo ressalta importância de seguir na liderança


Cidinho é a novidade contra
o Resende (AGIF / BFR)
No sexto jogo em 2013, o Botafogo vai para a sexta escalação diferente, por motivos físicos ou por opção do treinador. Como as mudanças geralmente são pequenas, não atrapalham o entrosamento do time. Para esta quinta-feira, no jogo contra o Resende, no Stadium Rio, a novidade será Cidinho. Com Lodeiro na seleção uruguaia e Andrezinho preservado, o meia foi confirmado por Oswaldo de Oliveira.

A equipe, treinada nesta quarta-feira, será: Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Cidinho, Seedorf e Vitinho; Bruno Mendes.

"Cidinho, desde o ano passado, entrou bem e, algumas vezes, foi decisivo. Minha expectativa é que consolide, encorpe e passe a ser um jogador importante e decisivo. Vitinho vem se firmando, num trajeto parecido, da mesma geração, também tem tudo para nos ajudar nessa trajetória no Carioca. Esperamos que nos deem respostas positivas durante o ano", afirmou o técnico, sobre os dois jogadores revelados na base do Botafogo que terão Seedorf como companheiro no setor.

"Acho muito legal. Seedorf tem uma coisa muito boa. Ao mesmo tempo que tem o carisma da presença dele, passa confiança, orienta os meninos dentro do campo. Isso vai nos ajudar muito no amadurecimento desses jovens", aposta.

Contente com o bom início de temporada, mas ainda não satisfeito, Oswaldo espera que o time alcance o auge nas finais. Por enquanto, o objetivo é manter a liderança do Grupo A da Taça Guanabara, que dá vantagem do empate na semifinal.

"Isso é preponderante. Hoje conversamos com os jogadores, é importantíssimo manter a dianteira. Vai ser fundamental na forma do campeonato, principalmente nas partidas decisivas. Vamos nos esforçar muito para conseguir isso", garante.

Danilo Santos/BotafogoOficial

Ousadia e alegria! Botafogo reinventa tática rumo ao ataque no Estadual


Do já conhecido 4-2-3-1, com três meias clássicos, a um desesperado 4-1-3-2, com apenas Fellype Gabriel de volante, Oswaldo de Oliveira faz de tudo para superar os adversários



Oswaldo de Oliveira - Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
Oswaldo de Oliveira tem feito testes
 no Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
A cada partida desde a estreia no Estadual, o Botafogo tem passado por variações táticas e se lançado cada vez mais ao ataque. Do sistema 4-2-3-1, vindo do ano passado, até o corajoso 4-1-3-2 com dois meias-atacantes (Cidinho e Vitinho) no segundo tempo da vitória por 3 a 1 sobre o Macaé, na última rodada, o time tem buscado o limite entre a ousadia e o risco, obtendo sucesso com a dedicação das peças ofensivas também na marcação. Esse é o segredo de um time em alta.

Invicto em 2013, dono da melhor defesa no Estadual – com dois gols sofridos – e do segundo ataque mais positivo – com 11 gols, o Glorioso não vem abrindo mão de testar peças ofensivas, mas todas têm o comprometimento de colaborar na defesa.

Para amanhã, contra o Resende, no Engenhão, o 4-1-4-1 está mantido, com Andrezinho no meio no lugar de Lodeiro, que se encontra com a seleção do Uruguai. O meia-atacante Vitinho segue no time, dando uma cara mais ofensiva à criação. Completa o setor Fellype Gabriel, meia que atua “quase” como volante. Atrás de toda essa turma está o volante Marcelo Mattos, que elogiou a aplicação geral na dupla função ataque/defesa.

– A gente sempre diz que a marcação começa pelos atacantes. Isso é o conjunto, é a determinação na marcação e para ficarmos com a bola – disse Mattos, revelando um inteligente método usado pela equipe.

Com mais meias de qualidade no time, a posse de bola fica em maior número com o Botafogo e assim são evitadas diversas investidas ofensivas dos adversários. O êxito dessa estratégia foi comentado por Mattos, que resumiu o espírito do conjunto.

– É importante o time ter opções, como atualmente tem. Eu posso jogar mais recuado, mais avançado. Estou à disposição, sempre – falou.

VITINHO MUDA A CARA DO BOTAFOGO

A grande diferença do atual esquema do Botafogo para o antigo, com três meias clássicos, é a presença do garoto Vitinho. Apesar da pouca idade, o jovem de 19 anos impressionou o técnico Oswaldo de Oliveira ainda no jogo contra o Fluminense, quando entrou e foi muito bem na segunda etapa. De lá, virou titular do time.

Apesar de ter rasgado elogios ao camisa 35 após o duelo contra o Audax, Oswaldo afirma que Vitinho não pode deixar se iludir pelo bom começo no Botafogo:

– O Vitinho tem de manter os pés no chão. Gostei muito da atuação dele, foi útil para o time. Esta atuação confirma a expectativa e a confiança que depositamos nele desde o primeiro dia – disse Oswaldo na época.

Nas redes sociais, a torcida do Botafogo compara o estilo de jogo de Vitinho ao de Maicosuel, que fez muito sucesso no clube.

Com a palavra: Alvaro Oliveira Filho

O Oswaldo de Oliveira pode se arriscar no esquema tático porque os meias do elenco marcam muito. O Fellype Gabriel joga tranquilamente de segundo volante. Lodeiro, Andrezinho e Seedorf também não deixam a desejar neste quesito. Aí fica mais fácil. Ele deixa o Marcelo Mattos preso e faz um rodízio na marcação. Quando recupera a bola, fica com uma qualidade incrível de passe. É uma ideia bem interessante. 

Agora, jogar dessa maneira em um clássico é diferente, mas bem possível. O Oswaldo jogou assim no ano passado, contra o Vasco, no Carioca, e deu certo. É claro que ele vai ter de segurar o Fellype ainda mais. Porém, dá para jogar sem problemas neste esquema.

Com a palavra: Roberto Assaf

A mudança feita pelo Oswaldo de Oliveira foi para melhor. Os números comprovam isso. Agora, contra os pequenos, você pode correr todo tipo de risco. Primeiro, ele está fazendo uma experiência que está dando muito certo. E se tomar o gol ou até perder, tem a chance de recuperar os pontos. No Estadual, é a chance de fazer testes. 

A questão é: dentro deste esquema a única coisa necessária é ter um meia-atacante de velocidade. Não importa quem, mas ele tem de estar em campo. 

Antes eu sentia o time travado e sem muito poder ofensivo. Contra o Bangu, foi uma prova disso. Depois disso, o Botafogo mudou e não sofre mais dos mesmos problemas.

VInicius Perazzini e Walace Borges Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!