Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

Oswaldo diz que conta com Lodeiro e Jefferson para escalar time do Bota


Em jogo-treino com o Audax, técnico testa alternativa e observa a resposta da equipe sem a presença de Fellype Gabriel, negociado



Titular no jogo-treino, Sassá disputa a bola com
Fabiano Eller (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
O Botafogo fez um jogo-treino com o Audax neste sábado, em Moça Bonita, como parte da preparação da equipe para o duelo com o Figueirense, na próxima quarta-feira, em Volta Redonda, pela Copa do Brasil. O placar terminou empatado em 1 a 1, mas o Alvinegro tem chance de ter ao menos duas modificações na escalação. O técnico Oswaldo de Oliveira afirmou que conta com Lodeiro e Jefferson para o confronto. Ambos entram em campo neste domingo pela Copa das Confederações.

O time que enfrentou o Audax iniciou com Renan, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Vitinho, Seedorf e Rafael Marques; Sassá.

- Já tenho sim (time na cabeça). Desde o século passado. Minha expectativa é de que, se não acontecer nada diferente no domingo, eles (Lodeiro e Jefferson) venham e entrem na equipe. Não vai ter nenhum problema neste aspecto, mas temos que esperar ver o que vai acontecer nos jogos pelas seleções - disse o comandante do Bota.

Oswaldo aproveitou o jogo-treino especialmente para observar como o time se apresentaria sem Fellype Gabriel, que foi para os Emirados Árabes. Com a entrada de Sassá no ataque, Rafael Marques jogou mais recuado, pelos lados do campo. Renato substituiu Marcelo Mattos.

- Foi o que vínhamos desenvolvendo para a equipe restabelecer ritmo de jogo.

Este será nosso terceiro reinício no ano, e isso acaba destruindo completamente o trabalho. Precisamos de uma sequência para recuperar isso. No jogo-treino, observei uma formação que podemos usar mais na frente. A saída do Fellype Gabriel nos obriga a buscar outras saídas para nossa forma de jogar, e uma delas é com o Rafael Marques jogando pelos lados, coisa que ele já fez. Quando o Elias ou outro jogador estiver em condições, também podemos usar. Assim como a entrada do Renato no meio de campo. Hoje eu queria vê-lo nesta situação sem o Fellype para ver como o time ia se apresentar no aspecto defensivo.

Depois de fazer o duelo com o Figueirense, o Botafogo retorna ao Campeonato Brasileiro no dia 7 de julho, contra o Fluminense, na Arena Pernambuco. O Glorioso é o terceiro colocado da competição com dez pontos.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Em Moça Bonita, Botafogo fica apenas no empate contra o Audax

Debaixo de sol forte e com torcida, Glorioso sofre para conseguir igualdade




Elias - Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Elias marcou o gol do Botafogo
(Foto: Satiro Sodré/SSPress)
O Botafogo aproveitou a manhã deste sábado para realizar um jogo-treino contra o Audax no Estádio Moça Bonita, em Bangu. O duelo terminou empatado em 1 a 1 e quem marcou o gol alvinegro foi o atacante Elias. O Glorioso mostrou algumas dificuldades no primeiro tempo, com os titulares, mas depois se acertou com os reservas.

Dificuldades e derrota dos titulares

No primeiro tempo, a vitória foi do Audax por 1 a 0, gol marcado aos 8 minutos por Lucas Casotti. Depois disso, o Glorioso até tentou alguns lances, mas mostrou estar em uma manhã muito pouco inspirada. Sassá, por exemplo, teve apenas uma chance de gol.

Mantendo o esquema 4-2-3-1, Oswaldo de Oliveira começou o jogo-treino com Rafael Marques um pouco mais recuado, pela direita, na posição que normalmente ocupa o uruguaio Lodeiro. A medida fez com que o camisa 20 ficasse muito longe do gol e não conseguisse ser efetivo. Sassá, que fez a referência nos primeiros 50 minutos, também não conseguiu grande destaque.

Muitas mudanças e vitória parcial

Para a segunda etapa, Oswaldo de Oliveira manteve apenas Dória e Gilberto, trocando todos os outros jogadores. Com Gegê e Octávio na armação, o time ganhou em ofensividade e dominou as ações. Até por isso, aos 21 minutos, Elias mostrou oportunismo e empatou a atividade.

Depois, o time mostrou pouco entrosamento e não conseguiu envolver o adversário. No final do jogo, inclusive, Henrique perdeu uma oportunidade clara de gol e perdeu a possibilidade de levar o Alvinegro à vitória.

Vale lembrar que a atividade já faz parte da preparação do time comandado por Oswaldo de Oliveira para o duelo da próxima quarta-feira, contra o Figueirense, no Raulino de Oliveira. O confronto é válido pela terceira fase da Copa do Brasil.


Walace Borges - LANCENET! 

Especialista da Academia LANCE! comenta ação de mercado do Botafogo

Segundo Fernando Trevisan, dirigentes estão conseguindo um trabalho bem-sucedido




Uma das formas de diminuir os principais custos dos clubes é não precisar gastar com contratações, que é uma parcela significativa das despesas dos clubes. O grande desafio é ter uma equipe de análise de identificação desses jovens talentos que ainda não foram capturados pelo mercado e conseguir trazê-los para o seu clube. É um filão complexo e sofisticado em que o Botafogo vem conseguindo ser bem-sucedido.

Claro que tem os riscos de toda contratação. Às vezes, o atleta não corresponde. Então, faz parte do risco do negócio. Mas  o risco fica muito menor porque não se está gastando com o atleta. Por outro lado, as incertezas são maiores, porque ainda não se teve uma análise do desempenho do atleta num grande clube.

E MAIS:
>Botafogo anuncia contratação de Dankler, que assina por três anos
>Jovem Alex retorna dos EAU e se integra ao elenco


Mas vai depender da capacidade dessa equipe de análise do clube de tratar cada vez mais como um trabalho científico. Em vez daquele antigo olheiro, de colocar ex-atletas e pessoas analisando jogos de várzea Brasil afora, o desafio é conseguir desenvolver uma metodologia de análise do desempenho desses jogadores baseado em aspectos concretos, ou seja, a capacidade de o jogador empenhar passes certos durante o jogo, desempenho tático, chutes no alvo, desarmes. Enfim, aquela ferramenta de scout, que é modelo usado na Europa e tem crescido no Brasil, de avaliar o jogador de acordo com o real desempenho dele em campo, independentemente de uma análise mais subjetiva e do nome do jogador.


Leia mais no LANCENET! 

Mauricio Assumpção não vê recentes vendas como desmanche do elenco

Botafogo perdeu os meias Fellype Gabiel e Andrezinho durante o mês de junho




Maurício Assumpção (Foto: Alexandre Loureiro)
Mauricio avaliou vendas como reflexo
de um grupo valorizado
(Foto: Alexandre Loureiro)
Em menos de uma semana, o Botafogo perdeu Andrezinho e Fellype Gabriel, dois jogadores importantes para o seu meio-campo. Mas o presidente Mauricio Assumpção não quis saber da palavra "desmanche". Para ele, o clube nada pôde fazer, já que o Sharjah FC (EAU) pagou o valor da multa rescisória do ex-camisa 11 e Andrezinho recebeu uma oferta tentadora do futebol chinês.

– As saídas estão sendo estudadas. Elas estão acontecendo em situações em que o Botafogo entende que podem ocorrer, como estão acontecendo, e com a anuência da comissão. Tudo isso está sendo feito de forma muito clara – disse o mandatário, que elevou o tom de voz ao ser questionado se as saídas seriam o início de um desmanche:

– Que desmanche? Perder jogador com uma cláusula que o Botafogo é obrigado a vender com proposta? Isso é cláusula. Eu assino contrato e boto a multa. Isso é valorização do elenco. Desmanche é se você não tem peça de reposição, mutila o time e não tem reposição.

Agora a bola está com o técnico Oswaldo de Oliveira. Ele, junto de sua comissão técnica, já pensa em alternativas para suprir as perdas – afirma Assumpção, em um discurso que não bate com o do técnico.

Afinal, após conquistar o Campeonato Carioca, o treinador garantiu que o principal reforço àquela altura seria a manutenção do elenco para o Brasileiro.
– O que cabe agora à comissão técnica, e o Oswaldo faz isso muito bem? Arrumar alternativas dentro do elenco, que não é fraco. A comissão busca alternativas até na maneira de o time jogar. Temos muitos meias – enfatizou o presidente.

De fato, o plantel possui jogadores para a meia e alguns atacantes que podem atuar improvisados, como Rafael Marques e Elias. Mas uma possível queda de produção da equipe sempre trará a dúvida à tona: O que houve com o Botafogo?

JOGADORES PODEM IR PARA O VITÓRIA

A relação entre as diretorias de Botafogo e Vitória estremeceu após a contratação do zagueiro Dankler. O presidente Mauricio Assumpção entende que o Vitória esteja chateado, mas disse que não agiu de má-fé. Ele ainda afirmou que o Alvinegro pode ceder atletas ao clube baiano como pagamento de uma dívida de aproximadamente R$ 700 mil, ainda referente à compra de Elkeson, atualmente no futebol chinês.


Luiz Gustavo Moreira - LANCENET! 

Situação de Bruno Mendes no Bota está cada vez mais complicada


Atacante fica fora de coletivo e corre o risco de sequer ser utilizado em jogo-treino deste sábado contra o Audax, em Moça Bonita



Bruno Mendes está emprestado ao Botafogo
 até
o fim do ano (Foto: Thales soares)
O atacante Bruno Mendes vem enfrentando uma série de problemas no momento em sua carreira. Com ação na Justiça contra o Macaé, clube com o qual o empresário Gustavo Arribas, dono de seus direitos econômicos, é ligado, o jogador tem visto seu espaço no Botafogo reduzir a cada treinamento.

Na manhã de sexta-feira, Bruno Mendes ficou fora do coletivo em General Severiano, mesmo depois de ter participado de toda a atividade anterior. Com isso, corre o risco de sequer participar do jogo-treino com o Audax, neste sábado, às 10h (de Brasília), em Bangu. O atacante está emprestado ao Botafogo até o fim do ano pelo Macaé e o clube não tem qualquer ingerência sobre a sua carreira no futuro.

Como não tem ligação contratual com o Alvinegro depois de dezembro, Bruno Mendes já não tem participado ativamente dos jogos. No Campeonato Brasileiro, atuou apenas uma vez em cinco rodadas, ainda assim entrando na reta final do jogo contra o Bahia, quando o Botafogo perdeu por 2 a 1.

Na temporada, Bruno Mendes não conseguiu render o mesmo do fim do ano passado, quando marcou seis gols em oito jogos e virou xodó. Em 2013, foram 18 jogos, sendo 11 como titular, e apenas dois gols. Caso seja negociado até dezembro, o Botafogo terá direito a 20% do valor líquido. Náutico e Criciúma mostraram interesse, mas Juan Figer, novo empresário do jogador, não se animou.

Por Thales Soares Rio de Janeiro