Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Rafael mostra animação com novo investidor do Botafogo e prevê títulos: 'Voltar para nunca deveria ter saído'


No Jogo das Estrelas, lateral-direito diz fatores positivos sobre SAF adquirida por John Textor; defensor afirma que irmão Fábio deve continuar no Nantes por mais um ano



Rafael em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


A alta expectativa sobre a compra da SAF do Botafogo chegou até nos jogadores - neste caso, um torcedor dentro de campo. O lateral-direito Rafael mostrou ansiedade com a operação liderada por John Textor em entrevista nesta terça-feira antes do "Jogo das Estrelas", no Estádio Luso-Brasileiro.





+ Primeiro contato! John Textor elogia torcida do Botafogo: 'Inacreditável'



– Vim pra cá para ajudar o Botafogo, acho que pude ajudar mais fora de campo do que dentro, mas é maravilhoso ver meu Botafogo subir para a primeira divisão e várias notícias boas acontecendo. É torcer para o projeto dar certo, a gente ganhar títulos e voltar para nunca deveria ter saído - afirmou.

Vale lembrar que, com o pré-contrato firmado, o processo para que o Botafogo tenha o departamento de futebol, de fato, profissionalizado pode durar até 120 dias mediante as operações burocráticas.

Desde que Rafael chegou, no meio da temporada, outro nome comentado nos bastidores do Nilton Santos é o de Fábio, seu irmão gêmeo. O camisa 7 afirmou que a tendência é que o lateral-esquerdo continue no futebol francês por mais tempo.

– Conversamos sim. Meu irmão está bem lá agora, no time dele (Nantes), está na 7ª, 8º colocação... São 20 anos que o time não vai para a Europa League e agora tem chance de ir. É tranquilidade, deixar ele ter a cabeça boa. Acho que o contrato dele vai renovar automaticamente pela quantidade de jogos. Isso é com ele, não comigo - explicou.


E MAIS:
Dedé explica situação com o Botafogo: 'Só uma conversa'
Warley não deve ficar no Botafogo em 2022
André Chame é escolhido como porta-voz das negociações da SAF
Botafogo abre RFP para comercialização de ingressos
Botafogo fica perto das contratações de Breno e Vinícius Lopes



Fonte: LANCE/Lazlo Dalfovo e Matheus Dantas/Rio de Janeiro (RJ)

À espera da SAF, Botafogo ainda é discreto no mercado; primeiro reforço deve ser Vinicius Lopes


Com dificuldades financeiras para montar o elenco, departamento de futebol aguarda avanço da venda do clube para saber se terá recurso à disposição para investir já em janeiro



As dificuldades financeiras impedem o Botafogo de ser mais agressivo no mercado e, em meio a algumas negociações, o clube ainda não anunciou reforços para a temporada 2022. Na última semana, a notícia de que o futebol alvinegro será comprado pelo empresário americano John Textor colocou em modo de espera as ações do departamento de futebol, que aguarda o avanço da SAF para saber se terá recurso à disposição para investir já em janeiro.


+ O que se sabe e o que precisa ser definido sobre a SAF?



O que se sabe e o que precisa ser definido sobre a venda do Botafogo


A venda não representa mudanças significativas no primeiro momento. A expectativa é que o processo seja concluído em cerca de dois meses, mas, com o avanço das conversas, espera-se um aporte financeiro nas próximas semanas, o que daria à diretoria possibilidades de formar um elenco mais competitivo para 2022.


A dificuldade para a montagem do elenco colocou em xeque, inclusive, a renovação de Enderson Moreira, que pediu garantias de que teria um grupo mais forte. Nas últimas semanas, o técnico alinhou suas expectativas com a diretoria e acertou a permanência. Ele espera um time competitivo para disputar o Campeonato Carioca em bom nível e, assim, conseguir ficar à frente do Botafogo também na disputa da Série A.



Primeiros reforços




Vinícius Lopes deve ser o primeiro reforço do Botafogo para 2022 — Foto: HEBER GOMES/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO



O Botafogo não conseguiu avançar por reforços nas últimas semanas. O clube até consultou alguns nomes e fez propostas, mas nem todas andaram. Entre os atletas que negociam o mais próximo de fechar é Vinicius Lopes, atacante cria do Goiás. As partes estão acertadas e definem os últimos detalhes para a assinatura do contrato.


O jogador de 22 anos marcou cinco gols em 18 jogos pelo Goiás na temporada 2021. Vinicius foi promovido ao time profissional em 2019 e, no ano seguinte, teve boa participação na equipe, com seis gols e quatro assistências em 39 jogos. Veja análise de Guilherme Gonçalves, repórter do ge em Goiás:


"Vinicius Lopes chegou ao Goiás em 2017. O atacante teve passagem discreta pelo sub-19 e sub-20. Seus primeiros jogos no profissional foram em 2019, sob o comando do técnico Ney Franco. Na temporada 2020, viveu seu melhor momento com a camisa esmeraldina. Como o clube já estava praticamente rebaixado no Brasileirão, optou por priorizar jogadores da base. Foi quando Vinicius teve certo destaque e ajudou o time a quase conseguir uma recuperação histórica. No entanto, a equipe acabou caindo para a Série B.


Em 2021, não conseguiu repetir as boas atuações e decepcionou no Goianão. Na Série B, foi perdendo espaço no elenco e parou de ser sequer relacionado para os jogos quando não entrou em acordo com a diretoria para renovar contrato. Vendo que o atacante sairia de graça ao fim da temporada, o Goiás preferiu encostá-lo - ficou apenas treinando, basicamente. Seu ponto forte é a versatilidade, pode jogar aberto pelas pontas ou como centroavante, pois sabe fazer a função de homem de referência. Não é muito veloz, mas tem o drible e boa finalização".



Além de Vinicius Lopes, outro jogador formado na base esmeraldina deve pintar no Botafogo em 2022. O clube também conversa com Breno, de 21 anos, que disputou 20 jogos pelo Goiás nesta temporada. O volante foi liberado pelo clube em novembro, antes mesmo do fim do contrato, depois de não chegar a acordo com a diretoria para estender o vínculo.



Renovações

As renovações seguem como principal objetivo e desafio do Botafogo. Depois de acertar a permanência de Gatito Fernandez, o clube trabalha para segurar os volantes Barreto e Luiz Oyama, além do atacante Warley.


Quem deve permanecer para a próxima temporada é Douglas Borges. Clube e atleta já conversaram sobre os termos da renovação, com as bases de 2021 sendo mantidas. O goleiro de 31 anos atuou em 26 jogos com a camisa alvinegra nesta temporada.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro