Páginas

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Lindoso não quer deixar escapar chance no Bota: "Amadureci"


Ex-jogador do Madureira espera aproveitar nova oportunidade em um grande clube. Serginho, por sua vez, aponta suas características: "Marcação e determinação"




Se a quarta-feira foi a vez dos uruguaios, nesta quinta, outros dois reforços foram apresentados pelo Botafogo. Com discursos semelhantes, mas trajetórias diferentes, os volantes Serginho e Rodrigo Lindoso vestiram oficialmente a camisa alvinegra.

Com passagens por clubes menores, Serginho, que estava no Guarani, chega credenciado por ter sido um dos destaques do Caldense na campanha do vice-campeonato mineiro. Rodrigo Lindoso, por sua vez, chega ao Botafogo com a faca nos dentes. O jogador, que passou no Fluminense em 2011, não quer deixar escapar a nova oportunidade em um clube grande.

- Quando as coisas não dão certo em um clube, temos que mudar tudo. Fiz amigos no Fluminense, me despedi de todos e sei que ainda sou querido lá. Mas o que vai mostrar a minha mudança é o meu trabalho no dia a dia, dentro e fora de campo. Na época, no Fluminense, eu tinha 21 anos. Hoje estou com 26. Amadureci. Vou focar ao máximo e me dedicar para ajudar e me firmar no Botafogo - afirmou Lindoso. 
 
Serginho e Rodrigo Lindoso são apresentados no Botafogo (Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com)
Volante de origem, Rodrigo Lindoso é um jogador que sabe sair para o jogo. No Campeonato Carioca, por exemplo, foram cinco gols pelo Madureira. O atleta está ciente da concorrência que terá de Willian Arão, um dos destaques do Botafogo na Série B. Até por isso, se coloca à disposição para atuar mais avançado, como já vinha fazendo em seu antigo clube.

- O Arão é um excelente jogador e vem se destacando no time. Fiz um bom Campeonato Carioca jogando mais avançado. Não era bem como meia, mas, em um esquema com três volantes, eu era o que tinha mais liberdade para avançar pela esquerda. Acho que me encaixo bem no jeito como o Botafogo vem jogando.

Serginho na disputa por vaga de Mattos


Serginho, por sua vez, é mais discreto. Tímido, em sua primeira oportunidade em um grande clube do cenário nacional, ele aponta a marcação e a determinação como suas principais virtudes. O volante é mais um que chega para tentar preencher a lacuna deixada pela saída de Marcelo Mattos. A disputa com Andreazzi, Diérson e Bazallo será acirrada.

- Fiz uma bela campanha na Caldense e um bom trabalho no Guarani. Espero conseguir repetir isso no Botafogo. É uma sensação boa, o grupo me recebeu muito bem. Será uma disputa difícil. Vários jogadores estão sendo testados na minha posição. Mas vim para buscar meu espaço e mostrar o meu trabalho - disse Serginho.

Serginho e Rodrigo Lindoso já assinaram contrato até o final do ano. No caso do primeiro, o Botafogo tem a opção, em dezembro, de estender o vínculo por mais duas temporadas. O segundo, por sua vez, chega por empréstimo do Madureira.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Botafogo busca acordo com o Cruzeiro por Neílton e acerto pode sair nesta sexta-feira


Neílton teve pouco espaço no Cruzeiro Foto: Divulgação/Site oficial do jogador
Nelson Lima Neto

O atacante Neílton, de 21 anos, pode definir nesta sexta-feira seu acerto com o Botafogo. Nesta quinta, o Alvinegro e o Cruzeiro analisam como será dividido o pagamento do jogador. A princípio, Neílton chegará por empréstimo até o final da Série B, com a diretoria alvinegra aceitando pagar parte do salário de cerca de R$ 100 mil do jogador.

Caso as partes cheguem a um entendimento, Neílton aceitaria já nesta sexta jogar pelo Botafogo. Como o Alvinegro estará em Salvador para enfrentar o Bahia, o atacante é esperado para treinar com o elenco já na segunda-feira.

Neílton chegará ao Botafogo para suprir a carência no elenco alvinegro de atacantes rápidos. As saídas de Jobson e Rodrigo Pimpão deixaram o time com poucas opções para essa função. Apenas Sassá tem características para atuar desta forma no elenco.

A mudança para o Rio de Janeiro é vista com bons olhos pelo jogador. Neílton não tem tido espaço com o técnico Vanderlei Luxemburgo, com poucas chances de atuar pelo time titular do Cruzeiro.

Em 2012, o atacante surgiu como grande promessa da categoria de base do Santos. Na conquista da Copa São Paulo de Juniores daquele ano, Neílton chegou a ser comparado a Neymar, pela semelhança e o estilo de jogo.

Leia mais: http://extra.globo.com

Jair dá atenção especial à defesa, e Lulinha treina entre os titulares


Meia-atacante ganha oportunidade no lugar de Octávio. Daniel Carvalho e Sassá são observados na equipe na parte final da atividade



Lulinha treinou entre os titulares nesta quinta
 (Foto: Marcelo Baltar)
Ainda sob o comando de Jair Ventura, o Botafogo treinou na tarde desta quinta-feira no Estádio Nilton Santos em preparação para o jogo contra o Bahia, no sábado. A novidade foi a presença de Lulinha entre os titulares. O meia-atacante ocupou o lugar de Octávio.

Apesar da novidade, a atenção de Jair Ventura foi toda para a defesa. Durante a maior parte do trabalho, o interino montou os titulares sem atacantes e orientou o sistema defensivo, que estava sob ataque da equipe reserva. Na segunda parte, Lulinha e Luis Henrique se juntaram aos titulares. Nos minutos finais, por sua vez, Sassá ganhou uma oportunidade no lugar de Lulinha. No fim da atividade, Sassá e Daniel Carvalho ainda foram testados nas vagas de Gegê e Fernandes.

Com isso, a provável formação do Botafogo para a partida contra o Bahia é Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Jean; Diérson, Willian Arão, Fernandes e Gegê; Lulinha e Luis Henrique. 
 
Jair Ventura comandou o trabalho. Ricardo Gomes deve assumir apenas semana que vem (Foto: Marcelo Baltar)

Dos quatro reforços apresentados nessa semana, apenas Serginho treinou entre os reservas. Os uruguaios Gonzalo Bazallo e Álvaro Navarro e o volante Rodrigo Lindoso treinaram à parte, com alguns jogadores que se recuperam de lesão.

Anunciado nesta quarta-feira, Ricardo Gomes só assumirá o time de fato na próxima quarta-feira. É possível, no entanto, que ele visite o elenco, nesta sexta, antes da viagem para Salvador.

O Botafogo volta a treinar na manhã desta sexta no Estádio Nilton Santos. À tarde, a delegação embarca para Salvador, onde enfrenta o Bahia, no sábado, às 16h30, na Arena Fonte Nova.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Gomes vai participar de preparação, mas só assume na próxima semana


Técnico deve ter primeiro contato com o grupo nesta sexta, vai dar preleção antes do jogo contra o Criciúma, mas só começa a comandar de fato na próxima quarta-feira



Jair Ventura vai comandar o Botafogo nos próximos dois jogos, mas aos poucos Ricardo Gomes vai iniciando seu trabalho no clube. Anunciado oficialmente nesta quarta, o técnico só assumirá, de fato, o time após o jogo contra o Criciúma. Na programação feita por Antônio Lopes, Ricardo vai ajudar na preparação da equipe para os jogos contra Bahia e contra os catarinense, na próxima terça-feira.

Nesta sexta-feira, é provável que Ricardo Gomes vá ao Estádio Nilton Santos acompanhar o treino e conversar com os jogadores antes da viagem para Salvador. No sábado, está previsto que o treinador acompanhe a partida, do Rio de Janeiro, ao lado de alguns integrantes do departamento de futebol que permanecerão na capital fluminense. 

Ricardo Gomes coletiva Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

Na segunda-feira, Ricardo Gomes vai novamente acompanhar o treino ao lado do auxiliar Jair Ventura, que vem sendo o interino desde a demissão de René Simões. Antes da partida contra o Criciúma, na próxima terça, no Estádio Nilton Santos, Ricardo dará preleção aos jogadores e acompanhará o jogo das tribunas, ao lado da diretoria. No dia seguinte ele assumirá de fato o Botafogo e deve ser apresentado oficialmente.

Ricardo Gomes chega ao Botafogo acompanhado de seu auxiliar Luis Otávio. Existe a possibilidade de Felipe Conceição, técnico da equipe sub-17, ser chamado para integrar a comissão técnica. Felipe foi jogador de Ricardo Gomes em 2002, no Juventude.

Ricardo Gomes já acertou com o Botafogo, mas o contrato ainda não foi assinado. Nesta sexta-feira, o treinador terá um encontro com o presidente Carlos Eduardo Pereira. A princípio, o vínculo com o clube irá até o final do ano.


Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

 

Assediada, família faz força-tarefa e assume a carreira de Luis Henrique


Apesar da procura de empresários, mãe do atacante alvinegro conduz a gestão dos negócios do filho e conta com a ajuda de parentes em diversas áreas técnicas


O sucesso repentino nos gramados acarretou um novo patamar para Luis Henrique. Os últimos dias foram agitados, e o atacante assinou seu primeiro contrato como profissional e acertou um patrocínio pessoal com uma marca internacional de produtos esportivos. Roteiro normal para um jovem que, apesar dos 17 anos, já que é tratado como uma joia dentro do Botafogo. Incomum é a forma como as negociações ocorreram e a maneira como a carreira do jogador vem sendo gerida. Um verdadeiro negócio em família.

Apesar do grande assédio de empresários, a família do atacante decidiu, por ora, adotar uma linha mais familiar para cuidar da carreira do garoto. Comissária de bordo, é Tanara Farinhas, mãe de Luis Henrique, quem assumiu as rédeas das negociações.

Família de Luis Henrique reunida. A mãe do jogador é a que está à direita na foto (Foto: Arquivo Pessoal)

- Chegamos a essa decisão de dar um caráter mais família para a carreira do Luis pois, atualmente, não vemos a necessidade de contar com um agente para fazer isso. Estou pronta para tomar frente do gerenciamento da carreira do meu filho até mesmo para dar mais tranquilidade para ele e para nossa família. Estamos recebendo muito assédio de empresários, e precisamos de um momento de calmaria, para que o Luis possa desenvolver sua carreira da melhor forma possível. Ele é muito focado, procura participar de tudo, mas tem apenas 17 anos e eu sou a única responsável por sua carreira no momento. Tanto em termos de conversa com Botafogo, como no caso de analisar propostas e patrocínios pessoais - disse a mãe do jovem talento alvinegro. 

Luis Henrique com o pai e os irmãos
(Foto: Arquivo Pessoal)
Tanara Farinhas, no entanto, criou uma força tarefa familiar para cuidar da carreira do filho. Do cunhado, o advogado Diego Beretta, vem a assessoria jurídica. Formada em Letras, a irmã de Tanara, Cibélle Farinhas, ministra aulas de inglês para Luis. Ex-jogador profissional no Espírito Santo, o pai do jovem, Evilmar Taffner, participa na parte técnica, com conselhos antes e depois dos jogos. Evilmar fala não somente da parte de campo, mas também dá dicas ao atacante de como se comportar no dia a dia do futebol.

- É um desafio novo para nós, mas estou preparada e conto com a ajuda da minha irmã, que fala inglês fluente por ter morado fora, e do meu cunhado, que é advogado e nos dá essa assessoria jurídica - disse Tanara.

Na renovação com o Botafogo, lá estavam Tanara e o cunhado Diego Baretta para negociar com o coordenador da base alvinegra, Manoel Renha, um dos principais entusiastas de Luis Henrique no clube. O encontro definitivo, na semana passada, durou mais de seis horas.

Luis Henrique e a mãe logo após a estreia como profissional, contra o Sampaio Corrêa (Foto: Gustavo Rotstein)

- É sempre importante a presença da família. Se fosse meu filho, eu, particularmente, iria querer cuidar das coisas dele. Sabemos que muitas vezes os pais dos atletas não têm condições, mas, tendo a possibilidade, é importante, especialmente por se tratar de um menino de 17 anos. Foi importante a presença do tio, pelo conhecimento dele das leis esportivas. Quando você negocia diretamente com a família, fica mais fácil, por não haver o interesse de terceiros. Foi uma negociação direta, e as duas partes procuraram ser o mais transparente o possível. Acho que todos saíram satisfeitos. No encontro, até falei uma frase conhecida: “Quem ama, cuida”. Muitos pais acompanham as carreiras desses meninos desde cedo e, na hora que vai começar a ficar bom, precisam abrir mão. A família do Luis foi muito assediada nos últimos dias por pessoas que queriam uma procuração do rapaz. Mas, pelo menos a curto prazo, eles preferiram se cercar de pessoas de confiança - disse o coordenador das categorias de base do Bota, Manoel Renha.




Na negociação, Luis Henrique teve um aumento salarial "considerável", nas palavras do presidente Carlos Eduardo Pereira. A multa do atleta subiu para aproximadamente R$ 60 milhões. Antes, o valor girava entorno de R$ 1 milhão para clubes nacionais, e R$ 30 milhões para times do exterior. O vínculo segue até maio de 2017, uma vez que, Luis Henrique, por ser menor de 18 anos, ficaria sem condições de jogo se assinasse um novo contrato. A ideia do Botafogo, porém, é estender o tempo de contrato assim que se torne maior de idade.

Com a Puma, Luis Henrique assinou um contrato de três anos de duração. Para celebrar o acerto, a marca fez um vídeo com o atacante Olivier Giroud, do Arsenal, dando boas-vindas ao jogador do Botafogo.


Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Seleção, títulos, AVC e Bota: Ricardo Gomes tem novo desafio na carreira


Depois de quatro anos, Ricardo Gomes volta a treinar um time de futebol. Recuperado de um AVC sofrido em 2011, ex-zagueiro é o novo técnico do Botafogo



Quatro anos depois, Ricardo Gomes volta a trabalhar
 como técnico. É o novo comandante do Bota
 (Foto: Marcos Alves / Agência O Globo)
Passaram-se quatro anos. MasRicardo Gomes está de volta. Agora, no comando do Botafogo. O treinador aceitou o desafio - e a proposta da diretoria alvinegra - de voltar a chefiar um elenco, desta vez, na tentativa de retorno à Série A do Brasileirão. Ainda não há data confirmada de quando iniciará o trabalho - ele e o presidente Carlos Eduardo Pereira se reunirão para definir -, e o certo, por ora, é que o interino Jair Ventura comandará o time carioca contra o Bahia, neste sábado. Ricardo chega para assumir o posto deixado por René Simões, demitido na última semana, após perder para o Figueirense no Engenhão e ser eliminado da Copa do Brasil.

Ricardo Gomes não trabalha como treinador desde 2011, quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) durante clássico do Vasco contra o Flamengo, no dia 28 de agosto (veja no vídeo abaixo o atendimento ao técnico no Engenhão). No ano anterior, trabalhando no São Paulo, ele teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e também precisou ficar internato após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. A recuperação, porém, foi bem mais rápida.

O Ricardo está totalmente liberado para voltar ao trabalho. As funções cerebrais estão normais, há mais de ano, inclusive. Ele quem optou por aguardar um pouco mais de tempo".
Fábio Miranda, médico de Ricardo Gomes


Quem o ajudou - e o salvou - naquela tarde foichefe do departamento médico do Flamengo, doutor José Luiz Runco. Ex-sócio do Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o médico percebeu a gravidade da situação e logo ligou para a diretoria do hospital, pedindo a preparação para uma cirurgia de emergência. Foram 21 dias internado, 15 no CTI e mais seis no quarto. Depois, ao longo dos anos, mais inúmeras sessões de fisioterapia, musculação e fonoaudiologia, além de check-ups frequentes. Hoje, está pronto para recomeçar na profissão.


Quem garante é o médico pessoal do treinador, Fábio Miranda. Não há nenhuma restrição para que o técnico exerça o trabalho normalmente. Há mais de ano, inclusive.

- O Ricardo está totalmente liberado para voltar ao trabalho. As funções cerebrais estão normais, há mais de ano, inclusive. Ele quem optou por aguardar um pouco mais de tempo. Ele tem apenas uma pequena sequela na fala, mastiga um pouco as palavras às vezes, tem um pouco de gagueira. Mas o raciocínio é normal. Sem problema algum - disse.





Em março deste ano, o Vitória tentou a contratação do treinador. A necessidade de recuperação de uma artroscopia no joelho, porém, impediu-o de assumir naquele exato momento, por isso a negociação não avançou. O médico Fábio Miranda também tranquiliza sobre o fato:

- Ele tem problema nos joelhos desde a época de jogador. Talvez venha a precisar de uma nova cirurgia no futuro, mas nada disso impede o trabalho dele como treinador.

TRABALHO COMO DIRIGENTE

Ricardo Gomes foi diretor técnico e diretor executivo
 de futebol em 2013, pelo Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
Entre 2011 e 2015, porém, Ricardo Gomes não deixou de trabalhar com futebol. Ficou bem perto dele, inclusive. No fim de 2012, voltou ao Vasco, à convite de Roberto Dinamite, então presidente do clube. Desta vez, como diretor técnico. Em junho de 2013, após saída de René Simões, assumiu o posto de diretor executivo de futebol. A nova função foi exercida por mais seis meses, apenas. Ao início da temporada 2014, Ricardo deixou o clube para se focar totalmente à recuperação física. O objetivo era voltar aos gramados, como treinador, sua verdadeira paixão.


O ÚLTIMO CLUBE

Ricardo Gomes assumiu o Vasco, seu último clube, em fevereiro de 2011, depois te ter trabalhado no São Paulo nos anos anteriores e não ter dito seu contrato renovado. Nos seis meses que esteve à frente da equipe, conquistou a primeira e única Copa do Brasil do Cruz-Maltino.

Ao fim do ano, compartilhando o trabalho com Cristóvão Borges, seu auxiliar, efetivado no cargo após o AVC, o Vasco chegou ao segundo lugar do Campeonato Brasileiro, em uma grande campanha.

Juninho Pernambucano trabalhou poucos meses com o treinador, uma vez que foi contratado após a Copa do Brasil e, em agosto, Ricardo sofreu o AVC. O curto período, no entanto, não impediu de ser criado um vínculo de amizade entre os dois. Até porque, em 2013, com Ricardo como dirigente, voltaram a trabalhar juntos. 

Ricardo Gomes e Juninho Pernambucano trabalharam juntos (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)

O agora comentarista da TV Globo vê-o como um bom nome para o Botafogo. Apesar de reconhecer que pode existir um risco em virtude do tempo fora dos vestiários, crê também que o período utilizado estudando e se aperfeiçoando pode ser importante.

- O Ricardo está sem trabalhar como treinador há um tempo, mas ele estudou mais, passou a ver mais jogos, está se preparando. O conhecimento de futebol ele tem. E ele mora no Rio, trabalhou com os times do Rio... Ele merece muito, tem muito conhecimento - falou, completando: - É uma oportunidade bem difícil. O Botafogo perdeu peças importantes. Imagino que seja um risco em relação aos resultados, mas é uma felicidade muito grande. Para quem já passou por um problema de saúde na vida, ele serve de inspiração. Foi uma situação muito dramática na época. E vê-lo voltando a comandar um time... torço para que dê tudo certo.

Ele (Ricardo) estudou mais, passou a ver mais jogos, está se preparando. O conhecimento de futebol ele tem. Ele merece muito, tem muito conhecimento".
Juninho Pernambucano, ex-jogador

O ex-meia revela ainda que, nas conversas com o treinador após o problema de saúde, ele sempre dizia que "faria de tudo" para voltar a trabalhar na profissão:

- É uma história de superação. Ninguém tinha esperança. Ele é muito bom, conhece muito bem o futebol, jogou Copa do Mundo, tem conhecimento geral. Fico muito feliz, vou mandar mensagem, ligar para ele. Espero que dê tudo certo. Depois do ocorrido (em 2011), a gente voltou a se encontrar e ele dizia: "O que eu gosto é ali no campo, vou fazer de tudo para poder voltar a ser treinador".


A CARREIRA DE TREINADOR

Foram 13 clubes em quase 20 anos de carreira como técnico. Passagens pelo estrangeiro, pela Seleção e por seis estados brasileiros. Iniciou no Paris Saint-Germain em 1996, clube onde atuou por quatro temporadas enquanto jogador. Dois anos mais tarde, conquistou a Copa da Liga Francesa e a Copa da França. Voltou ao Brasil para ser novamente campeão. Assumiu o Vitória em 1999, em uma equipe cheia de garotos da base, mas que contava com Petkovic. Conquistou o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste.

Passou ainda por Sport, Guarani, Coritiba, Juventude, Fluminense, Flamengo, São Paulo e Vasco, no Brasil. No exterior, comandou o Bordeaux, de 2005 a 2007, quando conquistou mais uma Copa da Liga Francesa, e o Monaco, de 2007 a 2009.

O bom trabalho realizado no Juventude, no começo do século, quando levou o time ao quarto lugar da primeira fase do Brasileirão 2002, resultou em uma oportunidade no comando da seleção olímpica. Nomes como os ex-santistas Diego e Robinho faziam parte da equipe. O Brasil, porém, não fez nada bonito. Precisando apenas de um empate no Pré-Olímpico, o time perdeu por 1 a 0 para o Paraguai e sequer conseguiu se classificar para os Jogos de Atenas, em 2004.


RICARDO, O JOGADOR



O zagueiro Ricardo Gomes iniciou sua carreira profissional no Fluminense, no início da década de 1980. Durante seis anos, conquistou quatro títulos pelo Tricolor: o tricampeonato carioca, em 83, 84 e 85, e foi campeão brasileiro de 84.

Foi a boa campanha de 1984, com as duas conquistas, que lhe rendeu a primeira convocação para a seleção brasileira. Foi titular na conquista da Copa América 1989 e nas eliminatórias para a Copa de 90.Embora tenha sido o capitão no Mundial, o desempenho da equipe não foi o esperado: o Brasil perdeu nas oitavas de final para a Argentina.

Um dos preferidos de Carlos Alberto Parreira, Ricardo Gomes não pode disputar a Copa do Mundo de 1994 em virtude de uma lesão. Foi em um amistoso contra El Salvador, o último antes da competição, quando sentiu uma lesão muscular. Foi cortado (veja gol marcado pelo ex-zagueiro contra a Bolívia nas eliminatórias de 1993 no vídeo acima).

O novo treinador do Botafogo atuou ainda por Benfica, em duas oportunidades, entre 88 e 91, e entre 95 e 96, e pelo Paris Saint-Germain, durante quatro anos, entre 91 e 95.

Por Jessica MelloRio de Janeiro/GE

Sede de Marechal Hermes vai ganhar ginásio, piscina e pista de atletismo



Presidente do Botafogo teve encontro com secretário de Esporte, Lazer e Juventude 





Botafogo e Governo do Estado assinam carta de compromisso (Crédito: Divulgação)
Botafogo e Governo do Estado assinam carta
 de compromisso (Crédito: Divulgação)
Conforme o LANCE! antecipou, em maio, o Botafogo tem planos de parceria com o poder público na sede de Marechal Hermes. Atualmente abandonado, o antigo centro de treinamento de jovens das categorias de base do Glorioso vai dar lugar ao Centro de Cidadania Alvinegro. Na terça-feira, o presidente alvinegro, Carlos Eduardo Pereira, teve um encontro com o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do estado do Rio de Janeiro, Marco Antônio Neves Cabral. As partes assinaram uma carta de adesão firmando um compromisso.

Pelo Facebook, o secretário Marco Antônio Cabral informou que o Botafogo cederá o espaço à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro por meio da da Lei de Incentivo, o que irá contribuir para a construção de espaços esportivos e culturais previstos no projeto, como pista de atletismo oficial, piscina semiolímpica e ginásio poliesportivo.

O centro de treinamento atualmente está completamente destruído, com entulho e coberto de mato. Em fevereiro deste ano, o clube divulgou, no site oficial, as condições precárias das instalações de Marechal Hermes.

O ex-presidente do Botafogo Mauricio Assumpção prometeu, diversas vezes, que construiria o centro de treinamento da base em Marechal Hermes, mas não cumpriu. 
Assumpção chegou a lançar a pedra fundamental para as obras no local, mas as intenções não saíram do papel.


Leia mais no LANCENET!