Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Provável titular, Milton Raphael é exigido em treinamento do Botafogo


Titulares são preservados e ficam apenas na academia do Engenhão


Os titulares que participaram da vitória por 3 a 1 diante do Coritiba, na quinta-feira, no Maracanã, não foram forçados no treinamento do Botafogo nesta sexta-feira. Eles ficaram apenas na academia do Engenhão, enquanto os reservas participaram de um treino técnico no campo anexo do estádio. No grupo estava Milton Raphael, terceiro goleiro do elenco e provável titular na partida deste domingo, às 18h30m (de Brasília), diante do Criciúma, em Santa Catarina.

Milton Raphael em ação no treino do Botafogo no campo anexo do Engenhão (Foto: Cauê Rademaker)

Como Jefferson está na seleção brasileira e Renan foi expulso no triunfo de quinta, o arqueiro deverá ser o escolhido pelo técnico Oswaldo de Oliveira para defender a meta alvinegra. Desta forma, não teve refresco em um dos lados do campo e foi bastante exigido pelo preparador de goleiros Flavio Tenius. O outro goleiro do elenco é Andrey, que também participou da atividade.

Essa será a primeira partida de Milton Raphael como titular no Campeonato Brasileiro 2013. Durante a partida contra o Coritiba, ele entrou no segundo tempo, logo após a expulsão de Renan, e sofreu o gol de pênalti de Alex. Depois, teve atuação segura, não sendo muito exigido.

O Botafogo tem 33 pontos e é o terceiro colocado do Brasileirão. A partida diante do Criciúma será a última do primeiro turno. Além do desfalque do gol, a equipe também não contará com Seedorf, suspenso, e Lodeiro, na seleção uruguaia. Hyuri deve continuar substituindo o uruguaio, enquanto no meio-campo Renato. Lucas Zen e Octávio disputam a posição.

Por Cauê Rademaker Rio de Janeiro

Sonhando jogar a Copa do Mundo, Dória rejeita duas propostas da Rússia


Zenit e um clube de Moscou entraram em contato com os empresários do jogador, mas Botafogo apresentou rapidamente um plano de carreira até a metade do ano que vem




Dória - Flamengo x Botafogo (Foto: Ricardo Ramos/LANCE!Press)
Dória chutou duas propostas da Europa
(Foto: Ricardo Ramos/LANCE!Press)
O Botafogo esteve muito próximo nos últimos dias de perder mais uma grande promessa. O jovem zagueiro Dória recebeu duas propostas (do Zenit, da Rússia, e de um time de Moscou) que pagavam a multa rescisória dele. Porém, o Glorioso foi rápido e apresentou um plano de carreira para ele.

Na perspectiva do clube, o garoto tem condições de jogar a Copa do Mundo do ano que vem, que será disputada no Brasil. Seguindo a mesma linha, o camisa 21 entendeu que a permanência em General Severiano seria boa para ele, aceitando a proposta. Desta maneira, ele deve ficar no Botafogo até pelo menos a metade de 2014.

Segundo o LANCE!Net apurou, as propostas eram muito vantajosas para o defensor, sendo muito parecida com a que levou Vitinho ao CSKA, também da Rússia. Entretanto, a confiança da diretoria nele fez com que o coração pesasse na decisão.

Vale lembrar que Dória já quase deixou o Botafogo no começo do ano, quando recebeu uma proposta da Juventus, da Itália. Desde então, ele vem sendo observado por times como Barcelona, Milan, Tottenham e Porto.


Alexandre Braz, Rodrigo Cerqueira e Walace Borges (RJ) LANCENET! 

O artilheiro do novo Maracanã


Quem escreve: Jonatan Dutra


Rafael Marques deu a volta por cima
e é o artilheiro do novo Maracanã. 
Foto: Lancenet
Já foi contestado, já foi chutado e já pediram sua cabeça. Já xingaram de todos os nomes possíveis que um torcedor possa usar contra um jogador de futebol. Já falaram que um cone era melhor. Já ousaram em dizer que ele não era jogador e sim um poste. É, a torcida do Botafogo deve morrer de arrependimento em ter feito isso tudo contra Rafael Marques.

A reviravolta que a vida do atacante botafoguense neste um ano que voltou ao Brasil, é exemplo de superação para qualquer jovem torcedor. Crucificado, ele ficou calado. Afastado, tirado dos holofotes pelo inteligente técnico Oswaldo de Oliveira. Neste tempo, treinou. E treinou muito, mas muito mesmo. Sempre esperando uma nova oportunidade para mostrar seu valor. E como diz o ditado: "Deus capacita os escolhidos". A hora de Rafael Marques chegou.

Ainda no Campeonato Carioca, contra o Boa Vista. Onde o Botafogo já havia jogado 7 partidas. Recuperou a confiança, mas ainda faltava o gol. Este chegou contra o Quissamã. De lá pra cá, as vítimas foram variadas. Marcou contra os três grandes rivais do Rio de Janeiro. Além de Corinthians, Santos e Atlético Mineiro, entre outros rivais.

Hoje, ele é artilheiro da Copa do Brasil e do Botafogo na temporada. Com oitos gols no Campeonato Brasileiro e também é o artilheiro do novo Maracanã, com cinco. É, ele calou a boca de muita gente. Além de fazer gols, da assistência e marca muito. Caso Botafogo saia campeão, aí sim a consagração de um guerreiro será completa. Grande Rafael Marques.

De Octávio a Renato: Botafogo estuda opções para vaga de Seedorf


Com o holandês suspenso para o jogo com o Criciúma, domingo, no Sul, Oswaldo terá de escolher o substituto sem trabalhar em campo com o time



Suspenso, Seedorf não enfrenta o Criciúma,
no domingo (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
A falta de tempo entre a 18ª e a 19ª rodada do Campeonato Brasileiro aconteceu em um momento complicado para Botafogo. Já sem Lodeiro e Jefferson, convocados para defender Uruguai e Brasil, respectivamente, o técnico Oswaldo de Oliveira também não poderá contar com Seedorf contra o Criciúma, domingo, em Santa Catarina. O holandês levou seu terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba, na quinta-feira, no Maracanã, e está suspenso.

Devido aos desfalques, Oswaldo já precisou, como ele mesmo afirmou, precipitar a estreia de Hyuri com a camisa do Botafogo. O jovem acabou marcando dois gols no jogo com o Coritiba. Agora, terá de encontrar um substituto para Seedorf sem tempo para treinar o time, já que os titulares só farão trabalhos regenerativos antes da viagem para Santa Catarina, no sábado. Para a rodada anterior, o comandante conseguiu fazer ao menos um treinamento tático incluindo Hyuri no time principal.

Mais uma vez, as opções estão entre jovens valores e veteranos. Cria das categorias de base, Octávio, de 19 anos, entrou no segundo tempo do jogo com o Coritiba e pode ser utilizado, o que manteria o esquema. Outras revelações à disposição são Jeferson e Gegê. Por outro lado, Renato, de 34 anos, poderia fazer a função de meia, liberando mais Rafael Marques e Hyuri para se aproximarem de Elias.

- Ainda vou pensar no que fazer para montar a equipe. Até lá, vamos treinar com quem vai substituir o Seedorf e preparar uma formação convincente e sólida. Digo para quem vai entrar que não se trata apenas de terminar um jogo. É para fazer a diferença. Insisto muito nisso na nossa conversa e nos treinamentos. Procurar adequar para quem não está jogando sonhe com o jogo, para na hora em que solicitarmos ninguém se surpreender - explicou Oswaldo.

A questão da maratona de jogos nesse momento do Brasileirão acaba sendo equilibrada entre as equipes. Oswaldo trata a profundidade do elenco com importância fundamental para se manter em uma boa colocação. Apesar de contar com muitos jovens em momentos complicados, o Botafogo tem conseguido evitar que o líder Cruzeiro se distancia. No momento, são quatro pontos. O treinador já observa com cuidado alguns jogadores que se recuperam de lesões para enriquecer suas opções.

- O Lucas (cirurgia no tornozelo esquerdo) ainda vai demorar, mas o Gilberto (lesão na coxa esquerda) vem tendo uma recuperação fantástica, o Cidinho já me animou (cirurgia no joelho esquerdo) e mais o Bruno Mendes (retirada de verruga da sola do pé). Está chegando o mês dele. Em outubro e novembro do ano passado, ele fez seis gols. Se voltarem, vão enriquecer novamente nosso elenco na hora da arrancada final. Lá para o meio do segundo turno devo contar com esses jogadores - afirmou Oswaldo.

Além dos desfalques já citados, o Botafogo também não terá o goleiro Renan. Expulso contra o Coritiba por cometer pênalti, ele dará lugar a Milton Raphael.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Torcida alvinegra festeja novo xodó: 'Hyuri vem aí, e o bicho vai pegar'




Em primeira oportunidade no time, jovem dá carrinho, mostra disposição, faz dois gols e festeja com a galera na escada do Maracanã



Quando o técnico Oswaldo de Oliveira confirmou a escalação de Hyuri contra o Coritiba, admitiu que a necessidade havia precipitado a estreia do jovem com a camisa do Botafogo. Revelado pelo Audax, o jogador de 21 anos sequer havia completado um mês no novo clube. No entanto, foi num momento complicado que a solução mais inesperada apareceu. Com a saída de Vitinho para o CSKA Moscou e a convocação de Lodeiro para o Uruguai, Hyuri recebeu a oportunidade por ter características no perfil dos meias escalados por Oswaldo. Com a camisa 17, envergada recentemente por Herrera e Andrezinho, o jovem mostrou como conquistar a torcida na estreia.

Pouco conhecido, Hyuri entrou em campo jogando aberto pelo lado direito. As primeiras jogadas foram tímidas, mas o desarme dentro da área de defesa em um contra-ataque do Coritiba o fez despertar. A torcida o aplaudiu e a partir dali o jogo passou a ter o seu nome.

No primeiro gol, ele não teve participação, mas acompanhou de perto a conclusão de Rafael Marques. No entanto, aos 39 minutos, Hyuri aproveitou cruzamento do mesmo Rafael para fazer de cabeça, com estilo, seu primeiro gol com a camisa do Botafogo.

Da arquibancada, veio a resposta da torcida, ainda ressabiada desde a saída de Vitinho. O grito "Olê, lê, olá, lá, Hyuri vem aí, e o bicho vai pegar" já pegou.

No intervalo, o mesmo procedimento que vinha sendo adotado com Vitinho foi repetido. O jovem saiu de campo para o vestiário sem dar entrevistas. E explicou a razão do silêncio no intervalo.

- Desculpe por não falar no intervalo. Não queria tirar o foco da minha estreia, estava muito concentrado na partida - disse o jogador, no fim da partida.

Hyuri abraça Seedorf na comemoração do gol que marcou contra o Coritiba (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
O melhor ainda estava por vir na volta do intervalo. Bastaram quatro minutos no segundo tempo para Hyuri mostrar muito mais aos torcedores. Ele recebeu uma bola pelo lado direito, driblou quatro marcadores, o último deles com um belo giro, e chutou com calma no canto direito de Vanderlei. A torcida delirou, e o jovem não resistiu. Subiu a escada e caiu nos braços do povo. Ao descer a escada e voltar ao campo, recebeu um abraço apertado de Seedorf. Do árbitro Fabrício Correa, do Rio Grande do Sul, não ouviu os parabéns: apenas viu em sua mão o cartão amarelo. Nada que atrapalhasse a sua festa.
Hyuri contra o Coritiba:

Finalizações: 3
Passes certos: 12
Passes errados: 3
Faltas cometidas: 2
Faltas sofridas: 3
Impedimentos: 1
Roubadas de bola: 1

O gol do Coritiba, marcado por Alex em cobrança de pênalti, que causou a expulsão do goleiro Renan, serviu para colocar uma pitada de drama no filme com final feliz estrelado por Hyuri. Mesmo dando sinais de cansaço e com a impressão de sentir cãibra na perna esquerda, ainda estava ali para dar carrinhos. Um deles tirou a bola de Vanderlei, e ele, por pouco, não fez mais um.

Aos 34 minutos do segundo tempo, Hyuri teve seu momento de glória. Extenuado, saiu de campo para a entrada de Octávio sob aplausos da torcida, do banco de reservas e dos seus companheiros de clube. Oswaldo demonstrava seu orgulho no sorriso, e o menino, depois do apito final, parecia não querer ir embora do Maracanã, trocando agradecimentos com os torcedores.

No dia 26 de setembro, Hyuri completa 22 anos de idade. Com contrato por empréstimo até 31 de maio do ano que vem, espera até lá ter ainda mais motivos para festejar.

- Comecei com o pé direito e com a cabeça também (risos). Fico feliz que tenha acontecido tudo assim nessa noite, mas continuo trabalhando para não deixar tudo ir por água abaixo - lembrou o novo xodó da torcida alvinegra.

Por Thales Soares Rio de Janeiro