Páginas

sábado, 2 de julho de 2022

Botafogo chega a 11 jogos saindo atrás no placar com Luís Castro



Time conseguiu virar ou empatar em seis vezes, mas ter que correr atrás do prejuízo tem se tornado normal


O Botafogo de Luís Castro tem tido dificuldade para sair na frente no placar desde que o técnico português assumiu o clube. Das 17 partidas desde a primeira rodada do Campeonato Brasileiro - quando não esteve à beira do campo, mas era o treinador oficialmente - somente em seis que o time saiu na frente. Nas outras 11 precisou correr atrás do prejuízo. A mais recente delas na derrota por 3 a 0 para o América-MG pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.


O retrospecto do português no Brasil é de sete vitórias, três empates e sete derrotas, o que dá um aproveitamento de 47,06%. Quando começa perdendo as partidas, o Botafogo venceu dois jogos, empatou três e perdeu seis, com 27,27% dos pontos conquistados. Na outra ponta, quando começa na frente, o time ganha a grande maioria e só deixou escapar os três pontos quando levou a virada do Goiás. Não houve nenhum jogo terminado em 0 a 0 desde a chegada de Castro.


Dos 22 gols sofridos pelo Botafogo no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil desde a chegada de Luís Castro ao comando da equipe, 15 foram ainda no primeiro tempo. Na entrevista coletiva depois da derrota para o América-MG, quando sofreu dois gols na etapa inicial, Castro reconheceu que isso tem acontecido com frequência, mas também tentou enxergar o outro lado.


+ Escalação do Botafogo: Cuesta e Oyama podem voltar contra Bragantino





Na maioria das vezes que sai atrás no placar, Botafogo não consegue vencer as partidas — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


+ Luís Castro fala em “exigência de ganhar sempre” no Botafogo


- Isso de partirmos atrás do resultado pelo menos revela duas coisas. Uma delas é que os adversários, contra nós, tem conseguido, ao menos no primeiro momento do jogo, passar a frente. Mas nós também temos tido a capacidade de ir atrás do resultado e reverter resultados, como tivemos em muitos dos jogos.


Essa capacidade de recuperação que Castro cita é perceptível nos gols marcados pelo Botafogo nas competições. Curiosamente, o time balançou as redes adversárias 15 vezes no segundo tempo e seis no primeiro.


A fase da equipe já foi melhor. Tanto nos resultados, quanto nas vezes que marcou o primeiro gol. Nos últimos nove jogos, foram apenas duas vitórias, um empate e seis derrotas. Nesse recorte, o Botafogo saiu na frente apenas na vitória contra o São Paulo e na derrota para o Goiás.


+ Leia mais notícias do Botafogo



Após derrota, Philipe Sampaio, zagueiro, projeta cenários do Botafogo (http://globotv.globo.com/globocom/globoesportecom-webstories/v/apos-derrota-philipe-sampaio-zagueiro-projeta-cenarios-do-botafogo/10720133/)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Na entrevista após o jogo de quinta-feira, Castro minimizou a necessidade sobre marcar o primeiro gol numa partida e sim que deve-se analisar o que os resultados mostram. De acordo com estudo publicado pelo ge no fim de junho, é importante abrir o placar porque em 70% dos casos são esses os times que terminam vencedores, ao menos no Brasileirão.


- Mais importante não é se sai na frente ou atrás. O mais importante é avaliarmos os resultados que temos tido. Os resultados que temos tido mostra alguma inconstância. Viemos de jogos com São Paulo e Internacional em que vivemos situações de contextos totalmente diferentes. Depois tivemos um jogo com o Fluminense em que tivemos muitas dificuldades e sabíamos que teríamos porque estávamos muito debilitados.


O Botafogo volta a campo na próxima segunda-feira, quando enfrenta o Red Bull Bragantino, às 20h (de Brasília), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O Bota é o 10º colocado, com 18 pontos, mesmo número do próximo adversário, que é o 12º e tem uma vitória a menos.