Páginas

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Velocidade e ofensividade: conheça Manafá, lateral-direito alvo do Botafogo



De saída do Porto, jogador despertou interesse do staff do Botafogo, que aguarda apenas o aval de Bruno Lage para tentar a contratação



O Botafogo busca uma peça de reposição para a lateral-direita após a lesão grave sofrida por Rafael e o nome do português Manafá, ex-Porto, ganhou força internamente no clube, aguardando apenas o aval do novo treinador, Bruno Lage, para abrir as conversas com o jogador.






Sul-Americano: Botafogo vence o Patronato por 2 a 0 fora de casa (https://ge.globo.com/video/sul-americano-botafogo-vence-o-patronato-por-2-a-0-fora-de-casa-11778940.ghtml)


Leia mais sobre o Botafogo:


+ Jonas, ex-Benfica, destaca qualidades de Bruno Lage, do Botafogo, e brinca: "Virei botafoguense"



Depois de chegar sem grande badalação ao clube em 2019, Manafá ganhou espaço e jogo 93 partidas nas duas temporadas seguintes somadas. Mas em 2021/22 sofreu uma grave lesão no joelho que acabou comprometendo o ano e atrapalhando a continuidade.


- Um ponto forte que posso destacar é a mentalidade. É um jogador que chegou no Porto com baixas expectativas da parte dos torcedores, de que pudesse não ser um jogador tão importante e a verdade é que foi titular do Porto durante alguns períodos. Ele teve uma lesão de alguma gravidade há um ano e meio. Isso poderia significar que não voltaria a ter um bom rendimento e a verdade é que voltou a ter - lembrou Monteiro.


Depois de alguns meses longe dos gramados, foi mandado ao time B para ter tempo de jogo após a recuperação e ganhar ritmo de jogo. Mesmo com o desempenho recuperado, o espaço não foi o mesmo e por isso o jogador optou por deixar o Porto ao fim do contrato.


- O Porto queria que ele continuasse, foram abertas negociações para renovação de contrato. O que aconteceu foi que o Manafá achou que deveria procurar um outro tipo de projeto que lhe permitisse ter um último contrato, digamos assim, mais vantajoso para essa fase da carreira e por isso acabaram não chegando a um acordo e ele saiu a custo zero - concluiu André Monteiro.





Manafá comemora o gol do Porto — Foto: Eduardo Costa/EFE


A partida de volta entre Botafogo e Patronato será na próxima quarta-feira (19) no Estádio Nilton Santos, às 19h. Antes, a equipe alvinegra recebe o Bragantino pelo Campeonato Brasileiro no sábado (15), às 21h também no Niltão.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Textor libera verba, e Botafogo mira quatro posições para reforçar na janela





Proprietário da SAF dá sinal verde para orçamento inicialmente fora da estimativa financeira; lateral-direito e atacante são prioridades



Se o plano inicial do Botafogo era de pouco protagonismo na janela - como John Textor havia detalhado em entrevista ao ge no mês passado -, o panorama mudou diante das reais possibilidades de título no Campeonato Brasileiro, onde o Alvinegro é líder com dez pontos de vantagem para o Flamengo, 2º colocado.






Ao lado de Textor, Bruno Lage, novo técnico do Botafogo, conhece o Estádio Nilton Santos (https://ge.globo.com/video/ao-lado-de-textor-bruno-lage-novo-tecnico-do-botafogo-conhece-o-estadio-nilton-santos-11775050.ghtml)



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo recebe oferta de R$ 48 milhões do Nottingham Forest por Matheus Nascimento

+ Bruno Lage tem primeiro contato com elenco do Botafogo e comanda treino



O proprietário da SAF deu sinal verde e liberou dinheiro que estava inicialmente fora do orçamento para a diretoria buscar jogadores. Não há um número preciso de quantos atletas podem chegar, mas o departamento de futebol observa quatro posições: lateral-direito, atacante, segundo volante e zagueiro.


Duas dessas são vistas como prioridades: lateral e um atacante, que seria inicialmente para compor elenco e viria com status de reserva. Os outros setores são observados em caso de uma "oportunidade de mercado" - um jogador abaixo do preço ideal e/ou sem espaço no atual clube - aparecer.


O perfil de buscas para essa janela não é necessariamente para jogadores super jovens - como os casos de Matías Segovia e Diego Hernández, no começo do ano -, e sim com rodagem suficiente para contribuir com o elenco a curto prazo. Ao mesmo tempo, atletas de idade já muito avançada estão praticamente descartados.





John Textor e Bruno Lage, Botafogo — Foto: Arthur Barreto/Botafogo



+ Jonas, ex-Benfica, destaca qualidades de Bruno Lage, do Botafogo, e brinca: "Virei botafoguense"


O departamento de observação já mapeou mais de três opções para cada posição citada e o clube iniciou contatos e sondagens para com alguns dos jogadores encontrados. O trabalho é integrado com o setor de scout.


Um desses casos é o de Wilson Manafá, português de 28 anos que deixou o Porto no início do mês. O lateral-direito é um dos nomes que encaixa na lista do Botafogo, que já fez as sondagens iniciais em busca de valores. O avanço das negociações dependerá do aval de Bruno Lage, novo treinador da equipe.


O Botafogo volta aos gramados às 21h deste sábado para enfrentar o Bragantino no Estádio Nilton Santos. A equipe é líder do Brasileirão com dez pontos de vantagem para o Flamengo, 2º colocado.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro