Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Antes de estreia do Botafogo no Brasileirão, Autuori critica calendário: "Complicado por natureza"


Treinador não esconde dúvidas em meio a epidemia da Covid-19: "Não sei como vai ser. Assim como não sei qual é a realidade desse vírus". Técnico promete time corajoso no campeonato



Na véspera da estreia do Botafogo no Brasileirão, o técnico Paulo Autuori demonstrou preocupação com a incerteza no futebol brasileiro provocada pela pandemia do novo coronavírus. O treinador criticou o calendário e não escondeu as dúvidas sobre o torneio em meio à crise provocada pelo vírus no país.


- O calendário brasileiro já é complicado por natureza. Em um ano atípico, as dificuldades serão acrescidas. Já iniciamos com essas dificuldades criando problemas para alguns clubes. Mas, estamos confiantes. Somos pragmáticos com a nossa realidade, não vamos entrar em euforia e nem em desespero. Nos preparamos da melhor maneira possível, mesmo com os problemas da pandemia. Mais do que uma equipe, estamos construindo um grupo - disse à Botafogo TV.


- Não sei como vai ser (campeonato com protocolo e sem torcida). Assim como não sei qual é a realidade desse vírus. E ninguém sabe. A segunda onda está aparecendo em alguns países de primeiro mundo que achávamos que já estaria controlado, como Alemanha e França - continuou.



Treinador prepara time para a estreia no campeonato — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Além do problema de saúde, o treinador também falou de campo e bola. Autuori prometeu um Botafogo fiel à ideia de jogo desenvolvida pela comissão técnica e corajoso mesmo em jogos contra adversários com elencos ou orçamentos mais encorpados.



- Temos que ser leais ao jogo que queremos jogar. Não dá para jogar com "time A" e renunciar algumas ideias que temos porque o time, teoricamente, é mais forte. Não podemos temer ninguém, precisamos de coragem para colocar em prática o que fazemos nos treinos. Todos queremos ganhar - analisou.


O Botafogo estreia no Campeonato Brasileiro contra o Bragantino, na próxima quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), pela segunda rodada. Depois do treino desta manhã, no Nilton Santos, na delegação viaja na parte da tarde para Bragança Paulista.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Recuperado de Covid-19, Pedro Raul retorna aos treinos no Botafogo

Atacante retomou as atividades junto ao grupo, no Nilton Santos, mas vai ficar fora da viagem para a estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Bragantino, fora de casa



Pedro Raul está de volta aos treinos do Alvinegro (Vitor Silva/Botafogo)



O atacante Pedro Raul está de volta ao treinos do Botafogo, depois de se recuperar do Covid-19. O jogador retomou as atividades com o restante do elenco, nesta terça-feira, no Nilton Santos, mas vai ficar fora da viagem do grupo para a estreia no Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, contra o Bragantino, pela segunda rodada.

O camisa 9 deve voltar ao gramados somente no próximo domingo, quando o Botafogo vista o Fortaleza. Matheus Babi é o mais cotado para assumir a vaga deixada em aberto pelo desfalque.

Outra ausência na lista de relacionados deve ser a do meia Cícero, mais um infectado pelo novo coronavírus, que ainda cumpre os últimos dias de quarentena. Luiz Fernando, com dores musculares deve ser poupado. A novidade fica por conta do meia-atacante Matheus Nascimento, de apenas 16 anos, recém-promovido ao time principal.

O Botafogo viaja a Bragança Paulista, logo após o treino desta manhã no Nilton Santos. O duelo entre as duas esquipes será às 19h15 (de Brasília) desta quarta, no estádio Nabi Abi Chedid.





Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Saiba os candidatos à protagonista do Botafogo para o Brasileirão


Alvinegro estreia no torneio nacional contra o Bragantino e tem alguns nomes que reúnem as características necessárias para ser o destaque do time de Paulo Autuori na competição




Candidatos a protagonistas do Botafogo no Brasileirão (Vítor Silva/Botafogo_



O Botafogo estreia no Campeonato Brasileiro, na próxima quarta-feira, contra o Bragantino, com a vaga aberta para o posto de protagonista da equipe no torneio. Em um grupo formado por muitos jogadores jovens, astros internacionais e reforços do início da temporada que têm encaixado, alguns nomes surgem como candidatos. Entre os mais cotados estão os atacantes Pedro Raul e Luis Henrique e os meias Honda e Bruno Nazário. 


Luis Henrique:

Com uma breve e marcante participação na reta final do Brasileirão de 2019, o atacante Luis Henrique, de apenas 18 anos, despontou como uma das grandes promessas do Alvinegro para a edição 2020. Integrado aos profissionais e com o contrato renovado, ele ganhou a titularidade e tem sido um dos destaques da equipe desde o início do ano. No torneio nacional, terá a chance de evoluir e mostrar regularidade. O camisa 7 também tem sido monitorado por clubes do exterior e é visto dentro do clube como uma possível fonte de recursos consideráveis em um futuro breve.


Pedro Raul:

Ainda no setor ofensivo outro candidato a destaque é o centroavante Pedro Raúl. Contratado no início do ano para atender a um antigo desejo interno de um camisa 9, ele se mostrou um reforço acertado da diretoria do Botafogo. Com boas atuações e faro de gol, caiu nas graças da torcida alvinegra. O jogador, que foi destaque na temporada passada pelo Atlético-GO, sofreu com problemas físicos até a pausa imposta pela pandemia, ficou fora de algumas partidas e jogou no sacrifício em outras. Recuperado, tem tudo para ser um dos protagonistas do elenco. 


Keisuke Honda:

Um dos principais reforços do Botafogo para 2020, o meia Keisuke Honda foi apresentado pelo clube com pompa e, aos poucos, com maior entrosamento com o grupo, tem mostrado o seu talento com mais frequência. Mais solto em campo e cada vez mais adaptado ao futebol brasileiro, o japonês tem dado qualidade ao passe e contribuído de forma efetiva para a criação de jogadas do time de Paulo Autuori, com lançamentos precisos em profundidade. O astro internacional também tem feito uma boa dupla com Caio Alexandre no meio-campo. Em pouco tempo ganhou a braçadeira de capitão e reúne todas as características esperadas de um protagonista. 


Bruno Nazário:

Contratado no início da temporada, o meia Bruno Nazário chegou ao Botafogo cercado de desconfianças em razão do longo período de inatividade no Athletico-PR, na temporada anterior. O jogador de 25 anos sofreu uma grave lesão no joelho que o manteve afastado dos gramados por oito meses no ano passado. No Alvinegro, deu provas de que está em plena forma e tornou-se uma dos nomes mais importantes do time e se consolidou como um dos reforços mais certeiros do clube. Em 13 jogos em 2020, todos como titular, Nazário marcou cinco gols e tem sido fundamental na criação da equipe, como referência do meio-campo. 


Outros nomes:


Correm por fora outros jogadores com grande identificação com o clube e queridos pelos torcedores. Entre os formados na base, destacam-se os zagueiros Marcelo Benevenuto e Kanu, que têm feito boas atuações e mostram cada vez mais entrosamento, além do meia Caio Alexandre, que marcou o primeiro gol como profissional e vem mostrando evolução contínua.

Além deles, o marfinense Salomon Kalou, reforço com status de astro internacional como Honda, é aguardado com ansiedade pelos torcedores alvinegros. Se repetir o futebol com o qual construiu uma carreira consolidada na Europa e na Seleção da Costa do Marfim, o atacante de 34 anos pode se tornar um dos grandes nomes do Botafogo no Brasileirão.

Por fim, o goleiro Gatito Fernández, que tem lugar cativo de destaque no Botafogo, nos último anos, vive um momento feliz na vida pessoal com a iminente chegada da primeira filha. A tendência é que o isso se reflita em campo com atuações ainda mais inspiradas.



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Dois de Bebeto e Autuori no comando: como foi o último Bragantino x Botafogo na Série A



Atacante do tetra com a seleção marcou duas vezes em Bragança Paulista e ainda acertou a trave três vezes; base do time campeão do Rio-SP terminou em 14º no Brasileiro de 98



Os mais novos certamente não se lembram, mas até bem pouco tempo atrás, o Bragantino não tinha investimento externo no clube e mesmo assim frequentou a Série A do Campeonato Brasileiro. A última vez que isso aconteceu foi em 1998. No dia 26 de agosto daquele ano o Botafogo foi a Bragança Paulista visitar o clube do interior de São Paulo e apesar de contar com um elenco com Wagner, Gonçalves, Bebeto e Túlio Maravilha, e comandado por Paulo Autuori, apenas empatou com os donos da casa.


O 2 a 2 de 24 anos atrás até começou bem para o Bota. Com 14 minutos, Bebeto abriu o placar, com um chute de primeira de dentro da área. Ronaldo Alfredo e Paulinho viraram para o Bragantino no segundo tempo, e Bebeto deixou tudo igual aos 38 da etapa final após cruzamento de Zé Carlos.



Bebeto era um dos destaques daquele Botafogo de 1998 — Foto: Reprodução


Lateral-direito daquele time e em seu último ano no Botafogo dos quatro que passou, Wilson Goiano lembra bem daquela partida. Segundo ele, no tempo que passou em General Severiano, era recorrente o time ir bem em um período, mas depois mostrar alguma displicência em continuar motivado. A única exceção teria sido o Brasileiro de 95, quando a equipe embalou no segundo semestre.



- O time estava começando a se acertar, nosso time era muito bom, mas sempre aconteceram algumas coisas no período que eu estive lá. A gente ganhava uma competição e, na sequência, não mantínhamos o ritmo. Em 95 ganhamos o Brasileiro no segundo semestre. Em 96 conquistamos a Taça Cidade Maravilhosa e relaxamos no estadual. Dois anos depois, 98, ganhamos o Rio-SP e não fomos bem no brasileiro. Tínhamos um super time. Mas só escapamos do rebaixamento nas últimas rodadas.



Bebeto é contratado pelo Botafogo em 1998 — Foto: Reprodução/O Globo


Goiano também recorda que seu time do coração sempre teve dificuldade com o time do interior paulista. Para ele, com a chegada do investimento e consequente mudança de nome para Red Bull Bragantino, o jogo tem tudo para ser ainda mais difícil.


- Lembro que foi um jogo muito difícil. Sempre que joguei pelo Botafogo acho que fomos umas três vezes contra o Bragantino lá. Perdemos em 95 - foram quatro derrotas no Brasileiro daquele ano e uma foi contra o Bragantino. O Bragantino sempre dificultou. Agora, mais do que nunca, é uma situação completamente diferente e vai ser o pior adversário possível. Pegar um time como o Bragantino, hoje não é bom pra estrear. Mas Botafogo é time grande e tem que chegar para somar três pontos.



Wilson Goiano atuou pelo Botafogo entre 1995 e 1998 — Foto: Arquivo pessoal


No fim daquele campeonato, o Botafogo terminou em 14º a seis pontos da zona de rebaixamento. Enquanto o Bragantino foi o penúltimo colocado (23º) e caiu para a Série B. Agora, 24 anos depois, é tempo de uma nova história ser escrita. E, para o Bota, ela começa às 19h30 de quarta-feira.



Por Davi Barros — Rio de Janeiro