Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Botafogo tenta 'milagre' para avançar diante do Palmeiras




Modificado, Glorioso precisa vencer um desfalcado Alviverde por três gols de diferença para se classificar na Sul-Americana



Apresentação Botafogo x PalmeirasPela segunda fase da Copa Sul-Americana, Botafogo e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão, em busca de uma vaga nas oitavas de final da competição. O jogo, tem ares de decisão especialmente para o Botafogo, que precisa vencer por três gols de diferença para avançar, já que o Alviverde saiu vencedor no primeiro confronto, por 2 a 0. Agora, o mesmo placar, mas a favor do Alvinegro, levaria a decisão aos pênaltis.

Se o Alvinegro precisa de um pequeno milagre, o Palestra também não terá muitas facilidades para esta partida. Com uma série de baixas por lesão, o time que vai a campo é bem diferente em relação ao que bateu o Glorioso na ida, em Barueri. Confirmado está a estrela daquela noite, o argentino Hernán Barcos. Algoz recente do Botafogo, o camisa 9 é maior esperança dos paulistas, que podem até perder por um gol de diferença para se classificarem.

BOTA: QUANTA DIFERENÇA!
Precisando vencer o Palmeiras por um placar elástico para chegar às oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Botafogo aposta em uma mudança no esquema tático para tentar conquistar o feito. O técnico Oswaldo de Oliveira armou a equipe no 3-5-2 durante o treino desta terça-feira e novidades podem aparecer no Glorioso que entrará em campo.

Com a defesa passando por uma fase complicada, Brinner pode ganhar uma chance no time, se tornando o terceiro zagueiro. Com isso, os volantes Jadson e Amaral deverão ficar no banco. Vale lembrar que a última vez em que o Botafogo atuou nesse esquema foi ainda quando era treinado por Joel Santana, em 2011.

Em relação às baixas, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo está vetado, com dores no nervo ciático. O jovem Lima, que já enfrentou o Atlético-MG no fim de semana, pelo Brasileiro, é quem começa o jogo novamente. Os meias Fellype Gabriel e Vitor Júnior, também lesionados, sequer ficarão no banco.

No ataque, Elkeson foi poupado do último treinamento do Alvinegro antes da partida e também pode ser um desfalque. O uruguaio Lodeiro foi quem treinou em seu lugar nesta terça-feira e pode assumir a vaga em caso de emergência. Por sua vez, o volante Renato, que foi desfalque contra o Atlético-MG e o atacante Rafael Marques estão confirmados.

- Nossa situação de momento é algo que já vimos inúmeras vezes, em várias competições. Temos que acompanhar o andamento do jogo. Certamente, o adversário vai querer aproveitar o regulamento. Temos que ficar atentos e aproveitar cada oportunidade que se apresentar. Vai depender muito do andamento do jogo, é imprevisível - disse Oswaldo, em relação às chances de classificação alvinegra diante do Palmeiras.

NO PALMEIRAS, VÁRIOS DESFALQUES
Com quase um time inteiro no departamento médico, problemas não faltam para o Palmeiras encarar o Botafogo, nesta quarta-feira. Apesar da vantagem por 2 a 0 na primeira partida, o Verdão mantém a cautela sobre a classificação para a segunda fase do torneio continental.

Em meio aos desfalques, o técnico Felipão ganha com a volta do zagueiro Henrique. O jogador retorna ao time depois de não jogar pelo Brasileirão (estava suspenso) e deve fazer a função de volante na equipe palmeirense ao lado de João Vitor.

Com a ausência de Artur na lateral direita, por causa de dores musculares, o zagueiro Luiz Gustavo deve assumir a posição, já que fez algumas partidas nesta posição. Román, que jogara na direita contra o Atlético-GO, é opção caso Luiz não jogue na defesa. O volante Correa, que poderia fazer a função, está fora, pois só poderá ser inscrito na segunda fase da Sul-Americana.

Durante o último treino, Felipão testou duas formações: na primeira, três zagueiros (Román, Leandro Amaro, Thiago Heleno) e Mazinho ao lado do Barcos. Depois, dois defensores (Leandro Amaro e Thiago Heleno) e Obina no ataque com Barcos. O meia Jorge Valdivia, que deixou o gramado do Serra Dourada com um edema na coxa esquerda, não treinou e pode ser poupado pelo departamento médico. Desta forma, o meio campo pode ser formado por Patrik e/ou Mazinho.

No ataque, Hernán Barcos está confirmado. Acostumado em fazer gols sobre o Botafogo - foram quatro em dois jogos -, o argentino jogará ao lado de Obina. O "Pirata" tem 21 gols na temporada e restam apenas seis para ele cumprir sua meta e ganhar o churrasco de Felipão.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X PALMEIRAS
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 22/8/2012, às 22h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Márcio Santiago (Fifa-MG) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO)
BOTAFOGO: Jefferson; Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Brinner; Lucas, Renato, Andrezinho, Seedorf e Lima; Lodeiro (Elkeson) e Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
PALMEIRAS: Bruno; Luiz Gustavo, Román, Maurício Ramos, Leandro Amaro, Juninho, João Vitor, Henrique, Patrik, Mazinho (Obina) e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.


Leia mais no LANCENET! 

Botafoguenses elogiam o 'frio' Barcos e pedem atenção especial


Carrasco nos últimos duelos diz que defesa alvinegra é muito dura. Antônio Carlos destaca posicionamento do palmeirense: 'Está sempre no lugar certo' 



Se a defesa do Botafogo tem um motivo para se preocupar ultimamente, ele se chama Hernán Barcos. Nos dois recentes duelos com o Palmeiras, pela Sul-Americana e pelo Brasileiro, o atacante fez todos os gols das vitórias por 2 a 0 e 2 a 1.

O desempenho impressionante deixou os alvinegros em estado de alerta para o jogo desta quarta-feira, que decide qual dos clubes avançará na Sul-Americana.

Depois de tantas más recordações, os defensores do Bota até já traçaram um perfil de Barcos. Em três dos quatro gols que anotou, o atacante passou por um marcador antes de finalizar (pela ordem, Lucas, Fábio Ferreira e Antônio Carlos). Em apenas uma oportunidade ele fez de fora da área. Em duas ocasiões, o cruzamento partiu da direita; em uma da esquerda; e na outra veio pelo meio.

Palmeiras 2x0 no Botafogo pela Sul-Americana, em Burueri


Botafogo 1x2 Palmeiras, pelo Brasileirão, no Engenhão




O zagueiro Antônio Carlos não economizou nos elogios ao adversário e reconheceu que será preciso buscar uma alternativa de parar o Pirata.

- Ele é grande, protege bem, é frio. Merece uma atenção especial. Está sempre no lugar certo. Não podemos jogar a culpa em um ou outro pelos gols. É preciso uma melhora coletiva.

O goleiro Jefferson também enalteceu as qualidades do argentino, considerado por ele um dos principais atacantes em atividade no país. O capitão pediu que todos os esforços sejam feitos para neutralizar Barcos.

- Espero que a gente tenha aprendido com os erros. Sabíamos da força da jogada com o (Marcos) Assunção. Ele não vem jogando, mas agora tem o Barcos. Para mim, está fazendo um grande campeonato. É frio dentro da área. Poucos são assim. Com uma bola que a gente deixe, fica difícil. É ter bastante atenção para tentar neutralizar.


Barcos finaliza na partida contra o Botafogo (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)

Apesar do rendimento acima da média nos duelos pela Sul-Americana e pelo Brasileiro, Barcos disse que o duelo é como qualquer outro e que não sente uma facilidade especial para marcar contra o Botafogo. Pelo contrário: o argentino fez até elogios à defesa alvinegra.

- Não tem nada de especial em enfrentar o Botafogo, apenas tive a coincidência de fazer belos gols nos jogos contra eles. Tento entrar da mesma forma contra todas as equipes, não cheguei a reparar em alguma diferença que facilite para mim. Nesses jogos, a bola chegou bem para mim, e dentro da área procuro ter tranquilidade para finalizar. A defesa deles é muito dura, não é fácil enfrentá-los. Espero ter a mesma sorte na quarta-feira e ajudar o Palmeiras a se classificar.

Não é apenas o Botafogo que tem sofrido nos pés do Pirata, que fez os últimos sete gols do Palmeiras: quatro no Bota, e um em Cruzeiro, Flamengo e Atlético-GO. Na temporada ele já marcou 21. Quando chegar a 27, ganhará um churrasco do técnico Luiz Felipe Scolari.

Por Diego Ribeiro e Fred HuberRio de Janeiro