Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Em recuperação, Rafael treina de máscara e com bola no CT do Botafogo



Lateral passou por cirurgia depois de chocar a cabeça com Thiago Galhardo na vitória em cima do Fortaleza



O Botafogo está cada vez mais perto de poder contar com o retorno do lateral-direito Rafael. No treino da manhã desta sexta-feira, o lateral-direito apareceu com uma máscara protegendo o rosto. Ele passou por uma operação após ter uma fratura causada por um choque de cabeça com Thiago Galhardo na vitória em cima do Fortaleza. Na ocasião, Rafael caiu desmaiado em campo.


Quase 20 dias depois de ter se machucado, o camisa 7 voltou a interagir com a bola num treino alvinegro. As imagens da atividade desta sexta mostram ele tocando a bola. Na última quinta, ele não estava de máscara e aparecia nas imagens de aquecimento e correndo ao redor do gramado com o restante do grupo.


+ Botafogo tem melhor média de público no Brasileirão desde 2015





Rafael treina de máscara no Espaço Lonier — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Jornal italiano elege cria do Botafogo como melhor goleiro sub-23 da Europa


Assim como Rafael, outro que teve uma fratura no rosto e precisou ser operado foi o zagueiro Cuesta. A lesão do argentino naturalizado brasileiro foi mais grave, conforme explicou Gustavo Dutra, médico do Botafogo, em entrevista ao ge. Até mesmo a máscara que eles usarão será diferente.


- Existem duas máscaras mais comuns. Existe uma de EVA e outra de fibra de carbono. A do Cuesta foi de EVA. Quando você coloca placa de parafuso, ou uma haste, algo assim, você está protegendo aquele osso, unindo mais, não precisa formar um calo ósseo. Você coloca uma máscara que não precisa proteger tanto o atleta e ficar tão pesada no rosto, porque a placa protege.


- No caso do Rafael, que você faz redução da fratura, você precisa ter essa máscara mais resistente. Você precisa de um material diferente do que vai ter do Cuesta. Elas fazem a mesma função, mas é questão da técnica cirúrgica. Temos os especialistas que fazem os moldes, que são dentistas e cirurgiões buco-maxilo-faciais. Eles fazem o molde.


+ Leia mais notícias do Botafogo



Thayuan Leiras explica a lesão do lateral Rafael do Botafogo (https://ge.globo.com/video/thayuan-leiras-explica-a-lesao-do-lateral-rafael-do-botafogo-10933236.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


A última atualização do Botafogo sobre o Núcleo de Saúde e Performance do clube - dia 16 de setembro, antes da vitória em cima do Coritiba - colocava Rafael como "em transição". O Bota não divulgou se o lateral-direito estará disponível para a partida contra o Goiás, na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), em Goiânia, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Gabriel Pires exalta boa fase do Botafogo: "Temos que dar sequência"



Meia tem chance de ser titular pela primeira vez na próxima quarta-feira, contra o Goiás



Há três jogos sem perder, o Botafogo ensaia uma arrancada na reta final do Campeonato Brasileiro. Com duas vitórias nas últimas três partidas, a equipe de Luís Castro se encaixa à medida que tem mais tempo para treinar e que os reforços vão se adaptando ao estilo de jogo do técnico português. Um desses reforços é Gabriel Pires, que tem a possibilidade de substituir o suspenso Eduardo na próxima partida.


- Nossa meta é sempre o jogo seguinte e seguir evoluindo daquilo que fizemos no jogo passado, corrigindo os erros. Acredito que estamos numa evolução boa conquistando essa vitória dentro de casa que estava engasgada. Temos que dar sequência e habituar com esse sentimento e ir em busca da vitória contra o Goiás.


+ Em recuperação, Rafael treina de máscara e com bola no CT do Botafogo





Gabriel Pires é um dos prováveis substitutos do suspenso Eduardo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Botafogo tem melhor média de público no Brasileirão desde 2015


- Não são 11, somos todos, é o plantel inteiro, todo mundo é importante. Quando um não está tão bem o outro entra. Nos treinos isso vem evoluindo muito. Ter jogadores de qualidade é importantíssimo para uma evolução. Com um grupo forte dá para brigar por resultados e objetivos maiores. É isso que estamos buscando.


Nos últimos dias o meio-campista do Botafogo postou vídeos fazendo exercícios complementares aos treinos diários no clube. O camisa 14 botafoguense está acostumado com esse tipo de treinamento, mas reconhece que pode ter surpreendido algumas pessoas.


- Sempre busco me cuidar. Não é uma novidade. Pode ser para as pessoas que estão me conhecendo agora, mas para mim não é. Estou buscando evoluir em todos os aspectos físicos e técnicos. Isso é uma constância em mim e sempre vou buscar, independente do momento da minha carreira. Isso tem que ser sempre. Estou aqui sempre para ajudar, evoluir e ajudar meus companheiros dentro de campo.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Nas redes sociais, Gabriel Pires, do Botafogo, mostra treino extra fora do clube (https://ge.globo.com/video/nas-redes-sociais-gabriel-pires-do-botafogo-mostra-treino-extra-fora-do-clube-10961232.ghtml)



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


- É sempre importante a gente aproximar da torcida mesmo fora do Rio de Janeiro. É muito bom sentir o carinho deles mesmo em outros estados tanto para nós quanto para eles. Nós vamos lá jogar uma ou duas vezes no ano. Isso é muito bom. A torcida do Botafogo é grande, é espalhada pelo Brasil inteiro, então é bom ter esse carinho deles perto toda hora.


O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Goiás, às 21h45 (de Brasília), em Goiânia, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Bota é o 10º colocado e está a três pontos do próximo adversário, que é o nono.

Cuesta esteve em mais de 80% dos jogos que o Botafogo não levou gol no Brasileirão



Zagueiro participou de seis das sete partidas que o Botafogo não vai vazado no Campeonato Brasileiro; argentino foi uma das contratações da era John Textor





Cuesta em ação pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



A impressão é que Victor Cuesta está no Botafogo há bem mais tempo que os pouco mais de cinco meses que chegou ao clube, período que foi transferido por empréstimo junto ao Internacional. O zagueiro já assumiu a titularidade e é uma peça importante para Luís Castro.


+ Botafogo vai criar base de observação na Argentina e tem lista de jogadores 'na mira'


O camisa 15 esteve presente em seis das sete partidas que o Alvinegro não levou gol no Campeonato Brasileiro. Isto representa um aproveitamento de 85,7% nas presenças dos jogos do Glorioso sem ter sido vazado.


Os números não mentem: o camisa 15 aumenta o nível defensivo do Glorioso dentro de campo e se tornou uma das peças chaves para um sistema defensivo que outrora já foi conturbado.

O Alvinegro alcançou dois jogos seguidos sem ser vazado - algo inédito neste Campeonato Brasileiro - e Cuesta esteve envolvido nos dois. O único jogo que o Glorioso não foi vazado e o argentino esteve de fora foi contra o Athletico Paranaense.


E MAIS:
Programa argentino lista os maiores clubes brasileiros e debocha de time carioca
MP denuncia jornalistas por exibir foto nua de acusada de envolvimento no assassinato de Daniel, diz sit
Ex-treinador do São Paulo, Hernán Crespo assume namoro nas redes sociais



FFonte: LANCE/Matheus Andrade e Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)