Páginas

sábado, 22 de agosto de 2015

Com o Engenhão cheio e de olho na ponta, Botafogo recebe o Paysandu


Com todos ingressos esgotados, clube carioca estreia novo uniforme neste domingo. Após boa atuação contra o Fluminense, Papão tenta vencer para se aproximar do G-4


Montagem de capa do GE
Em jogo que mobilizou os botafoguenses, Botafogo e Paysandu se enfrentam neste domingo, às 11h, no Estádio Nilton Santos. A expectativa é de casa cheia. Todos os ingressos disponibilizados para os alvinegros foram vendidos. A partida marcará a estreia das duas equipes no returno da Série B.

Não faltam motivos para o otimismo dos botafoguenses. Após atravessar um momento delicado na Série B, o time se reencontrou, venceu os dois últimos jogos e pode reassumir a liderança em caso de vitória sobre o Paysandu. Além disso, o jogo marcará a estreia do novo uniforme alvinegro, lançado em evento na última quinta-feira. Para celebrar, antes de a bola rolar, jogadores da base vão desfilar com as novas camisas no gramado, que também contará com a presença da bateria da escola de samba Portela.

O Paysandu tem o jogo contra o Fluminense como motivação para enfrentar o Botafogo no Engenhão. Apesar da derrota por 2 a 1 diante do Flu, o Papão fez uma das suas melhores partidas no ano. Os paraenses ganham a volta do volante Fahel, que cumpriu suspensão contra o Tricolor, e perdem o zagueiro Gualberto, fora do confronto pelo terceiro cartão amarelo. A tendência é que o técnico Dado Cavalcanti faça até quatro alterações na equipe, que ocupa a oitava posição na tabela de classificação da Segundona.

André Luiz de Castro Freitas (GO) apita o jogo, auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Marcio Soares Maciel. O Premiere e o PFC HD transmitem a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.




Botafogo: O Bota vai a campo com Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Carleto; Serginho, Willian Arão, Daniel Carvalho, Elvis (Diego Jardel); Neilton e Luís Henrique.

Paysandu: O Papão deve jogar com Emerson, Yago Pikachu, Pablo, Thiago Martins e João Lucas; Augusto Recife (Fahel), Ricardo Capanema, Jhonnatan e Carlinhos (Valdívia); Aylon (Welinton Junior) e Leandro Cearense.





Botafogo: Com um estiramento na panturrilha direita, o atacante uruguaio Álvaro Navarro é o único desfalque.

Paysandu: o zagueiro Gualberto está suspenso, enquanto o atacante Everaldo se recupera de lesão.




Botafogo: Carleto, Elvis, Fernandes, Renan Fonseca, Sassá e Willian Arão.


Paysandu: Carlos Alberto, Edinho, Jhonnatan e Yago Pikachu.

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro/GE

Vencer saindo na frente: desafio do Botafogo com Ricardo Gomes


Nos quatro jogos do novo técnico, foram um empate, uma derrota e duas vitórias de virada. Estádio lotado contra o Paysandu precisa ajudar, não pressionar os atletas



Ricardo Gomes tem tido preocupações
 (Foto: Celso Pupo/Fotoarena/LANCE!Press)
A estreia de Ricardo Gomes foi no empate sem gols com o Luverdense. Em seguida, derrota por 1 a 0 para o Santa Cruz. Contra o ABC e contra o América-MG, foi necessário virar o placar para vencer a partida. A torcida gostou da reação e, neste domingo, vai abraçar o time. No duelo contra o Paysandu, o estádio Nilton Santos vai ter até quebra de público do ano. É a oportunidade ideal para o Glorioso, pela primeira vez com o atual treinador, construir uma vitória mais tranquila, saindo na frente no placar.


O técnico Ricardo Gomes sabe que, para atingir este objetivo, o time não pode se desconcentrar. Apesar da importância dos que vão à arquibancada do estádio, dentro de campo a história é outra. Ele pede que a organização da equipe não mude pelo apoio que os atletas vão receber:

- O jogador, para estar no Botafogo, tem que saber que está em um clube grande. Normalmente já seria assim (estádio cheio) constantemente, e vamos melhorar isso. Agora, vamos enfrentar um time organizado, e temos que estar organizados também. A torcida faz o dela, a gente faz o nosso. O apoio é muito importante, mas não podemos misturar – alerta o técnico, temendo um time afobado e que, assim, ficaria exposto.

O Glorioso precisaria, então, manter a serenidade habitual do comandante. Isso para evitar que, se por acaso o time sair atrás do placar mais uma vez, a pressão da torcida não tenha efeito contrário.

A segunda posição no campeonato é boa. Mesmo assim, para ter uma sequência segura e garantir o acesso, é preciso mais regularidade. Até porque, quando melhor o rendimento do time, mais a torcida vai abraçá-lo. Por isso, para sair na frente, a ansiedade precisa ficar longe.

- Quanto à ansiedade, o cara tem que entender o Botafogo. Tem que ter muita raça, mas ansiedade vai levar o time a ficar perdido em campo. Esquece a divisão. É o Botafogo, em casa, espero que seja contínua a presença da torcida em grande número - torce o técnico.

Os números também jogam a favor: se o ataque fizer a parte dele e sair na frente, a melhor defesa do campeonato (12 gols sofridos) deve dar conta de segurar o ímpeto rival. O ataque, que já foi o melhor da Série B, hoje é o segundo.mais eficiente. Amanhã, a busca pela tranquilidade passa pelo sucesso destes setores. Desde o início do jogo.


Leia mais no LANCENET! 

Seis mudanças, 19 rodadas e quase 4 meses: Bota é outro contra o Paysandu


No Mangueirão, sob o comando de René Simões, Gilberto, Marcelo Mattos, Bill e Pimpão ainda estavam no clube e Fernandes era titular. Agora, muitas mudanças



No Mangueirão do Engenhão: Botafogo é outro
 19 rodadas depois, com 5 mudanças no time,
 mais o técnico (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Quase quatro meses se passaram desde a estreia do Botafogo na Série B. Foi em 9 de maio, no Mangueirão, contra o Paysandu. Desde então, muito mudou. Daquele time que entrou titular, quatro jogadores deixaram o clube: Bill, Gilberto, Marcelo Mattos e Rodrigo Pimpão. Fernandes, na ocasião, ocupou o meio-campo. O comando também não é mais o mesmo. René Simões foi demitido no meio de julho. Ricardo Gomes assumiu há três semanas. Dezenove rodadas depois, o Botafogo é outro.


Neste domingo, no Estádio Nilton Santos, a dupla de ataque será formada por Neilton e Luis Henrique - Navarro sofreu um estiramento no músculo posterior da panturrilha direita no último jogo e foi vetado. O primeiro foi contratado no fim de julho, e o segundo, tratado como uma joia pelo clube, brilhou em sua estreia como profissional contra o Sampaio Corrêa, quando marcou dois gols. Os antigos donos da posição, no entanto, seguem sendo os artilheiros do ano - Bill, com 11 gols, e Pimpão, com sete (dois e sete na Série B, respectivamente).

Paysandu x Botafogo - 1ª rodada
Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes e Diego Jardel; Bill e Rodrigo Pimpão.

Botafogo x Paysandu - 20ª rodada
Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Serginho, Willian Arão, Daniel Carvalho e Diego Jardel (Elvis); Neilton e Luis Henrique.


Na lateral direita, Gilberto deixou o clube rumo à Fiorentina. Na sua posição, ingressou Luis Ricardo. Ate então titular, Marcelo Mattos deixou o Botafogo em junho por ter salários considerados altos demais. O volante e a diretoria chegaram a um acordo para rescisão do contrato. Nos últimos jogos, quem se firmou na posição foi Serginho, contratado do Guarani no fim do mês passado e tem vínculo até o fim do ano.


Além destes quatro que deixaram o clube, Fernandes também era titular naquela primeira rodada, mas, hoje ocupa o banco de reservas. Quem entra no meio-campo nas últimas partidas é Daniel Carvalho. Naquela ocasião, foi acionado no decorrer do jogo, no lugar de Diego Jardel. Este último, aliás, pode ser mais uma mudança para este domingo. Durante a semana, Ricardo Gomes treinou tanto ele, quanto Elvis para a vaga, e é a única dúvida de time para o confronto.


O que a torcida espera que se mantenha o mesmo, no Mangueirão ou no Engenhão, é o resultado. Na primeira rodada, o Botafogo estreou com vitória, derrotando o Paysandu por 1 a 0 - gol de Pimpão. Neste domingo, o Alvinegro quer e precisa da vitória para recuperar a liderança da Série B. Os torcedores prometem apoiar e fazer da 20ª rodada o maior público do Bota na competição em casa. Seja com o time que for.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

De oposição a parceiro: Como um velho conhecido voltou a ajudar o Botafogo?



Satiro Sodré/SS Press


Derrotado nas últimas eleições, Carlos Augusto Montenegro está de volta ao Botafogo. Não, não há um cargo ou alguma função específica. Apenas um acordo de cavalheiros com o presidente Carlos Eduardo Pereira. O mandatário campeão brasileiro de 1995 está disposto a ajudar. Mais do que isso. Ele se sente na obrigação de ajudar. Mas como?

Basicamente com aporte financeiro. Líder de um grupo de botafoguenses ilustres, Montenegro tem o que o Botafogo precisa: dinheiro. Ainda mais em uma temporada complicada como a atual. Após perder alguns jogadores e ver seu elenco enfraquecer, o Alvinegro terá novidades com a ajuda do ex-presidente.

E isso só não ocorreu até agora porque o Botafogo trocou de treinador recentemente e ainda espera uma avaliação do técnico Ricardo Gomes sobre elenco para traçar os alvos necessários para reforçar o elenco.

"Estou fazendo o que sempre faço. Falar com prefeito, levantar uma grana. O que precisar. Eu não consigo não ajudar. Mas desde que seja necessária. Gosto de ser útil quando as coisas estão ruins, como foi há algumas semanas. Agora as coisas estão melhorando", disse Montenegro ao UOL Esportes.

"O elenco foi embora. Tinham clausulas. Jogadores [Gilberto e Rodrigo Pimpão] que apareceram e depois foram embora. Não tem como segurar. Ofereci ajuda para trazer um bom jogador. Queria o Danilo e me ofereci a pagar salários, já que há um teto. Acabou não vindo. Quando quiserem é só me chamar que ainda quero ajudar", concluiu o ex-presidente do Botafogo.

Após algumas rodadas de instabilidade, o Alvinegro voltou a se firmar na parte de cima da Série B. Vice-líder com 36 pontos, o Botafogo recebe neste domingo, às 11h, o Paysandu. Todos os 25 mil ingressos forma vendidos, o que deixará o Engenhão lotado pela primeira vez após interdição, em março de 2013.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro