Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Presidente do Botafogo ouve de Eduardo Paes que Engenhão será entregue no início de 2015, e time deve jogar Estadual no estádio




O Engenhão em obras para reforma da cobertura
O Engenhão em obras para reforma da cobertura Foto: Ivo Gonzalez / 09.10.14



Em meio às más notícias que surgem no Botafogo, o novo presidente do clube, Carlos Eduardo Pereira, encontrou uma razão para celebrar. Após reunião com o prefeito Eduardo Paes, o dirigente ouviu a confirmação de que o Engenhão será entregue no início de 2015. Com isso, o Botafogo poderá jogar o Estadual no estádio.

— Foi muito positivo esse encontro. Ouvi do prefeito que o retorno do Engenhão está sacramentado para o começo do ano que vem. Não sabemos ainda a data certa, mas estamos apenas aguardando as empresas responsáveis pela reforma liberarem — comemorou Carlos Eduardo.

O Botafogo inicia o Estadual no dia 1º de fevereiro, contra o Boavista. O dirigente não soube dizer se a estreia já será no Engenhão. Mas confirmou que o clube irá disputar o torneio no estádio.

— Esse é o desejo tanto do prefeito quanto nosso. Estamos dependendo apenas da liberação das empresas. Mas depois dessa conversa e do retorno que tivemos do prefeito já vamos nos preparar para jogar o Estadual no Engenhão.

O Engenhão foi fechado em março de 2013 apos relatórios de engenharia apontarem risco de queda das coberturas em caso de ventos fortes. O último jogo foi em 23 de março de 2013, um empate em 0 a 0 entre Flamengo e Boavista. O Alvinegro se tornou órfão de um local para jogar até a reabertura do Maracanã.

O presidente alvinegro aproveitou o encontro para estreitar o relacionamento do clube com a prefeitura. O dirigente sonha receber uma compensação pelos custos arcados pelo clube com manutenção durante o período do fechamento. E saiu de lá animado.

— Ele deixou as portas abertas para propostas. Vamos apresentar ideias que estamos desenvolvendo em uma nova oportunidade — finalizou Carlos Eduardo.


Rafael Oliveira/http://extra.globo.com

Botafogo deixa Rio mais uma vez e jogará 38ª rodada do BR em Brasília



Botafogo venceu o Fluminense em partida disputada em Brasília, pelo Brasileiro-2014 (Alexandre Schneider/Getty Images)

O Botafogo voltará a deixar o Rio de Janeiro para mandar partidas pelo Campeonato Brasileiro. Em situação crítica na luta para escapar do rebaixamento para a Série B. o Alvinegro jogará a última rodada – contra o Atlético-MG – em Brasília. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou o duelo para o estádio Mané Garrincha.

Com 33 pontos e na 19ª colocação do Brasileiro, o Botafogo poderá chegar à 38ª rodada já com a queda sacramentada. No domingo, a equipe visita o Santos a partir das 17h. Se o Palmeiras conquistar um ponto contra o Internacional neste sábado, o Alvinegro já entra na Vila Belmiro rebaixado.

Com mando de campo, o Botafogo não joga no Maracanã desde a derrota para o Palmeiras – no início de outubro. A certeza a respeito de sofrer penhoras tirou o clube do estádio. Neste período, o time jogou em Volta Redonda e em São Januário, casa do Vasco.

Os resultados não foram nada bons e resultam na enorme possibilidade de o clube ser rebaixado neste final de semana. De acordo com o site Chance de Gol, o Botafogo soma 99,9% de chances de cair.

No Mané Garrincha, o Botafogo mandou duas partidas neste Brasileirão. A equipe venceu o Fluminense por 2 a 0. Depois, perdeu para o São Paulo por 4 a 2.

Do UOL, no Rio de Janeiro

Carlos Alberto, El Tanque e Zeballos encabeçam dispensas do Bota para 2015



Carlos Alberto, desolado no gramado, lamenta derrota do Botafogo Buda Mendes/Getty Images

Ainda faltam duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, onde o Botafogo vive a expectativa de confirmar o segundo rebaixamento de sua história. No dia 7 de dezembro chegará ao fim a participação do Alvinegro em uma temporada repleta de fracassos e sofrimentos. Fora o caos financeiro, a questionável qualidade do elenco contribuiu decisivamente com as falhas e pagará o preço, sendo desmanchado.

Segundo apuração do UOL Esporte, o Botafogo já definiu que não renovará os contratos de Carlos Alberto, Tanque Ferreyra, Rodrigo Souto, Ramírez, Zeballos, Anderson e Alex. Todos esses atletas têm vínculo com o Alvinegro até o fim da temporada e serão liberados para fecharem com um novo clube para o próximo ano.

Outros jogadores ainda serão analisados. Dependendo de quem comandará o clube em 2015, o que ainda não há uma definição, Bruno Correa, Rogério, Wallyson, Helton Leite e Bolatti poderão permanecer. Entretanto, eles não contam com tanto prestígio e só permanecerão se chegarem a um consenso com a nova diretoria.

Dos 16 jogadores com contrato terminando em dezembro, apenas três têm a simpatia dos novos comandantes. André Bahia, Júnior César e Andreazzi serão procurados para renovar e poderão ser peças importantes para o delicado desafio de recolocar o Botafogo na primeira divisão em 2016, caso o rebaixamento seja confirmado.

Um caso singular é o de Maikon. O atacante, contratado junto ao São José-SP, após uma indicação do diretor técnico Wilson Gottardo, sequer jogou por já ter defendido dois clubes na atual temporada. Mostrando bom desempenho nos treinamentos, ele será testado no Carioca. Se for aprovado terá o vínculo ampliado pelo Botafogo.

Retorno de empréstimos serão avaliados

Ao mesmo tempo em que define a saída de alguns atletas, o Botafogo terá que avaliar também a situação de jogadores que retornam ao clube após período de empréstimo. São os casos de Gilberto, Henrique, Jeferson Paulista, Sassá, Milton Raphael e Octávio.

Desses atletas, os que mais se destacaram foram o atacantes e Sassá, no Náutico, e o lateral direito Gilberto, non Internacional. Milton Raphael também teve destaque na campanha do Macaé, que garantiu vaga na Série B com o título da Série C. Henrique, Jeferson Paulista e Octávio não tiveram muitas oportunidades no Bahia, Oeste e Fiorentina, respectivamente.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Presidente do Bota se encontra com prefeito do RJ para tratar do Engenhão


Objetivo do recém-eleito Carlos Eduardo Pereira é saber de Eduardo Paes as atuais condições do estádio e repassar gastos do clube durante seu fechamento


O terceiro dia de trabalho de Carlos Eduardo Pereira à frente do Botafogo poderá ser um dos mais importantes de sua gestão. Está marcada para esta sexta-feira uma reunião com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, para tratar do Engenhão. O novo presidente pretende tomar conhecimento da real situação do estádio, que foi fechado em março do ano passado e é considerado um trunfo para a recuperação econômica a partir de 2015.

Presidente do Botafogo encontra prefeito do Rio para tratar sobre o Engenhão (Foto: Thales Soares)
A ideia é que, depois das obras de reparação da cobertura - que segundo alguns laudos estava ameaçada de desabar por conta de problemas em sua estrutura -, o Engenhão seja devolvido ao Botafogo em 31 de dezembro. No entanto, possivelmente o estádio seja reaberto parcialmente, ou seja, com algumas obras ainda em andamento. O trabalho também será acompanhado por Álvaro Antunes, que será nomeado vice de patrimônio do Alvinegro.

No encontro com Eduardo Paes, o Botafogo pretende apresentar a planilha de gastos com serviços pagos pelo clube durante o período de fechamento do Engenhão, quando o consórcio construtor e a Prefeitura retomaram a concessão. A intenção do clube é que haja um acordo amigável para ressarcimento destes pagamentos por serviços como água e luz.

A estimativa da diretoria comandada por Maurício Assumpção era de que o Botafogo teria deixado de arrecadar cerca de R$ 40 milhões no período de fechamento do Engenhão. O departamento jurídico chegou a preparar uma ação contra a Prefeitura, mas caberá ao novo comando do clube decidir se dará seguimento a essa medida ou se buscará outro tipo de acordo a partir do encontro com Eduardo Paes nesta sexta-feira.

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro/GE