Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Com empréstimo do BMG, Botafogo paga dois meses de salários atrasados ao elenco


Nem todo o elenco recebeu o vencimento de outubro, mas diretoria garante que débito será quitado até segunda-feira



Além de terem se aproximado muito do alívio com a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, os jogadores do Botafogo têm outra boa nova a comemorar. Na noite desta quinta-feira, foram pagos os dois meses de salário na CLT que o clube devia ao elenco. O Canal do TF noticiou primeiramente.


Um empréstimo junto ao Banco BMG, noticiado pelo GloboEsporte.com no último dia 19, viabilizou a quitação destes débitos.



Presidente Nelson Mufarrej em entrevista ao GloboEsporte.com — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com


Vale destacar que, como o pagamento dos atletas é escalonado conforme acerto do gerente de futebol Anderson Barros com o elenco, uma pequena parte do grupo ainda não recebeu o vencimento referente ao mês de outubro. A diretoria, porém, garante que isso será acertado até segunda-feira.


Os funcionários, que enfrentam as maiores dificuldades com os constantes atrasos, ainda não tiveram suas situações regularizadas. O Botafogo buscará outra solução para acertar essa questão.


O Botafogo conseguiu o desbloqueio de uma verba, e a quitação com os funcionários pode acontecer nos próximos dias também. Tal movimentação não tem a ver com o empréstimo conseguido junto ao BMG.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Fred Gomes — Rio de Janeiro

Montenegro garante modelo de clube-empresa após o Brasileiro: "Vai mudar, o Botafogo não aguenta 2020 nesse formato"


Presidente campeão brasileiro em 1995 não poupa elogios à torcida, principal responsável pela recuperação do time, segundo o próprio; Irmãos Moreira Salles estão fora do projeto, assegura



Com o alívio perto de se concretizar matematicamente, o botafoguense só pensa em uma coisa: Botafogo S/A. Não tem outra conversa, e Carlos Augusto Montenegro, presidente campeão brasileiro em 1995, tratou do tema em entrevista à Rádio Brasil. Não detalhou, mas explicou que a partir de 10 de dezembro tudo ficará mais claro para torcida e imprensa.


- No dia 10, a gente vai apresentar ao Conselho. Dois dias após o término do campeonato. Posso adiantar que o plano está muito bem feito, capitaneado por uma empresa que contratamos para nos ajudar no formato. Estamos buscando os possíveis investidores, fazendo uma pesquisa perguntando se está bom e se acrescentariam alguma coisa - afirmou à Rádio Brasil.


- Obviamente o que foi aprovado ontem na Câmara ajuda (clique aqui e leia), mas ainda tem que passar no Senado. Não gostaria de detalhar antes de apresentar ao Conselho Deliberativo. Posso garantir é que está muito bem encaminhado, deixando a gente satisfeito.



Carlos Augusto Montenegro é o presidente do título brasileiro de 1995 — Foto: Fred Gomes


Montenegro ainda destacou: independentemente de o Botafogo captar muitos investidores num primeiro momento, o clube mudará radicalmente a partir de dezembro de 2019 e se desvincular do atual formato, que, em sua visão, está falido e não funciona mais.


- Obviamente tendo os investidores, imediatamente você é clube-empresa e deixa todo o amadorismo de lado. Se não tiver investidores amanhã, formato vai ser esse. O formato de sempre, inclusive desse ano, está provado que está falido. No Botafogo e em vários clubes.


- O Botafogo não aguenta 2020 no mesmo formato que 2019. É uma realidade que vai mudar a partir do Campeonato Brasileiro. Se já vai mudar com fundos ou empresas fortes totalmente no modelo que queremos, eu não sei. Mas que vai mudar em relação ao que foi nesse ano, isso eu garanto.


Confira outros temas tratados por Montenegro:

Irmãos Moreira Salles vão participar do projeto de investidores?

Não. Já ajudaram muito o Botafogo no passado, estão concluindo o centro de treinamento, que é um órgão fundamental desse projeto futuro. Já botaram muito dinheiro no passado, mas eles não têm interesse em estar à frente desse projeto. Zero interesse.



João Moreira Salles, Botafogo — Foto: Reprodução


É uma decisão definitiva por parte deles?

Não acho que seja definitiva, mas acho que é definitiva a decisão de não pilotar qualquer projeto. De ser um dos investidores com tamanho bem menor, acho que eles podem vir a querer um dia.


A permanência do zagueiro Gabriel é uma das prioridades?


Gabriel foi muito bem, mas quem deveria estar falando isso daqui uma ou duas semanas é a empresa que comprar. Não tem mais Montenegro, Ricardo, Gustavo ou José. A empresa que comprar que vai dizer se quer que ele fique, qual vai ser o orçamento e o tamanho da folha. Isso é profissionalismo.


Claro que o Gabriel vai interessar sempre. Estou torcendo para todas essas coisas darem certo e para que o Montenegro não fale mais de Gabriel, de José ou Antonio, de folha de pagamento. Torço para o Montenegro ir para a arquibancada, que é o lugar dele.



Gabriel está jogando muito com a camisa do Botafogo — Foto: Reprodução



Muitos elogios à torcida, o "herói do Botafogo" no Brasileiro segundo Montenegro


Acho que risco de rebaixamento matematicamente ainda tem 1%, mas, com a nossa torcida, o risco é zero. Botafogo sofreu de tudo esse ano, falta de dinheiro o ano todo, não pudemos reforçar o elenco. Perdemos jogadores importantes, como o Erik. Não pudemos recolocar alguém.


Fizemos o possível e o impossível. Vários jogadores machucados, caso do Pimpão, do Bochecha, do Marcinho e o Gilson muito tempo fora. Ontem ainda tivemos essa coisa lamentável com o João Paulo. Sempre que as coisas vão ficando mais difíceis, a torcida entra. A torcida entra no lugar do jogador e empurra o tempo todo. Acho que a torcida foi o grande herói dessa campanha - afirmou Montenegro, que disse que assistirá ao jogo contra Inter no Setor Leste Inferior, onde agradecerá à torcida, abrindo mão assim de ver o jogo de seu camarote.


O Botafogo em 14º, 15º lugar pode colocar 30, 35 mil pessoas no Niltão no sábado. Para agradecer à torcida, estamos fazendo promoções. Mulher e criança com menos de 12 anos não paga. Importante é uma homenagem à torcida nesse jogo.


Torcida superior à do Flamengo proporcionalmente

O Flamengo, campeão do Brasil e da Libertadores, coloca 60 mil. Proporcionalmente o nosso público é muito maior do que o deles. Sem título nenhum. Me pergunto por que essa coisa fiel e incrível do torcedor botafoguense? Só tem uma resposta: Ninguém ama como a gente. Isso que vamos cantar, falar e comemorar no sábado.


Meta: 10º lugar


Nossa meta é o 10º lugar, porque a premiação aumenta. Passamos o Atlético-MG, dá para passar o Vasco e o Bahia, sei lá, quem estiver na nossa frente. Se a torcida continuar fazendo o que tem feito, nós vamos chegar lá.


Elogios a cardeais que ajudaram e muito em 2019

Alívio total. É uma homenagem a vários botafoguenses ilustres que se juntaram para ajudar nessa reta final. Realmente tinham algumas coisas erradas de gestão, jogadores estavam muito abandonados. Admiro muito o Claudio Good, o Manoel Renha, o Ricardo Rotenberg, o Paulo Mendes e novos amigos que conquistei agora. Todas essas pessoas ajudaram muito o Botafogo. O Nelson foi fantástico, porque deu carta branca e apoiou todas as medidas. E chegamos.


É bom quando você se esforça e é recompensado. Acho que esse pessoal está de parabéns. Os jogadores, diante de todas as dificuldades, estão de parabéns. Valentim, que chegou e sabe que o Botafogo é a casa dele, está de parabéns. Mas o grande homenageado é a torcida. E eu quero abraçá-la no sábado.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro