Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Seedorf não transcendeu o time, mas encheu botafoguense de orgulho





Fato muito raro no futebol, a presença de Seedorf no Botafogo transformou-se em motivo de admiração de torcedores de todos os times, inclusive dos rivais diretos. Isso não quer dizer que o craque tenha transcendido o time, mas que a sua figura apareceu na hora certa, no lugar certo. Foi um jogador necessário ao momento do futebol brasileiro.

Seedorf deu exemplos de vários tipos. Dentro de campo e fora. Jogou contra o Quissamã, no Estadual, como se estivesse disputando final da Champions. Fez o time entender que não existe vitória por obrigação – cada triunfo deve ser festejado e entendido como uma conquista fundamental.

Vi várias vezes Seedorf reunir o time, ainda dentro de campo, para se congratular após um bom resultado e agradecer o apoio dos torcedores.

Falou sempre com equilíbrio e sobriedade, seja com jornalistas querendo arrancar declarações polêmicas, seja com os dirigentes esportivos tentando tirar vantagem do seu prestígio. Cada entrevista do jogador no Brasil funcionou como uma espécie de Telecurso Esportivo para os nossos craques bons de bola, mas de cabeça vazia.

Depois de marcar três gols contra o Macaé, em fevereiro de 2013, Seedorf chorou diante dos microfones. E explicou: "Quero dedicar esta vitória para minha avó, que faleceu 10 dias atrás. É para minha família toda. Fico feliz, pois o time manteve a calma para se recuperar dentro do jogo e conseguir essa vitória importantíssima para nossa situação na tabela".

O Botafogo festejou a conquista do Estadual (com impressionantes 15 vitórias, três empates e uma derrota) se desfazendo de alguns dos seus melhores jogadores. O time entrou no Brasileiro enfraquecido, mas ainda assim foi bem e revelou outro craque, também logo vendido. Como alguém pode reclamar de Seedorf?

O craque é falível, como todo ser humano, e não vou esquecer jamais que ele tirou a bola da mão de Lodeiro, depois que o uruguaio sofreu pênalti contra o Cruzeiro e caminhava para bater. Seedorf errou a cobrança, o Botafogo perdeu o jogo e o equilíbrio na reta final do campeonato.

Faz parte. Seedorf teve forças para se recuperar nos últimos jogos e ajudou o time a conseguir a sonhada vaga para a Libertadores.

Não foram poucas as vezes, neste ano e meio, que tive um orgulho extra de ser botafoguense. Orgulho de ver que o camisa 10 do meu time era admirado pelos torcedores adversários.

Diferentemente de muitos "ex-jogadores em atividade", que enganam dentro de campo, Seedorf atuou até o fim num nível muito alto. É mais um motivo de admiração saber que escolheu encerrar a brilhante carreira atuando pelo meu time.

Presidente Maurício Assumpção abraça Seedorf durante coletiva de imprensa que confirmou ida ao Milan como treinador Ricardo Moraes/Reuters

Mauricio Stycer
Do UOL, em São Paulo

Daniel brilha, marca dois gols e Botafogo vence Olaria em jogo-treino


Meia-atacante, recém-promovido dos juniores, tem se destacado na pré-temporada alvinegra em Saquarema





Botafogo x Olaria.(Foto: Satiro Sodre/ SSPress)
Daniel foi o grande destaque do jogo
-treino (Foto: Satiro Sodre/ SSPress)
Se com a ausência de Rafael Marques dos treinamentos do últimos dias, o meia Daniel tem entrado e correspondido, no jogo-treino da tarde desta terça-feira, no CT da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), contra o Olaria, não foi diferente. O jogador, de 19 anos, recém-promovido dos juniores, marcou os dois gols da vitória do time misto do Botafogo, por 2 a 1, e reafirme as boas expectativas que se tem dele para o futuro. 

Da equipe titular - que irá disputar a Copa Libertadores - apenas Dória, Gabriel e Jefferson, que entrou no segundo tempo, participaram do confronto. No intervalo, Eduardo Hungaro modificou toda a equipe.

Os titulares que não participaram do jogo-treino, mais Bolatti e Ferreyra, que se apresentou na segunda-feira, foram à praia com o preparador físico Ricardo Henriques, para a realização de um treino físico. A equipe que enfrentou o Olaria é formada por jogadores que disputarão o Campeonato Estadual.

O Botafogo atuou com Renan (Jefferson); Lucas (Alex), Dankler (Matheus), Dória (André Bahia) e Lima (Renan Lemos); Gabriel (Dedé), Renato (Fabiano), Rodrigo Souto (Octávio), Gegê (Jeferson Paulista) (Anderson) e Daniel (Yguinho); Henrique (Sassá).


Alexandre Braz - LANCENET! 

Seedorf chega de helicóptero a Saquarema e chora em despedida


Jogador abraça os ex-companheiros de Botafogo e deve viajar ainda na noite desta terça-feira para a Itália, onde será apresentado como treinador do Milan




Praticamente uma hora depois de conceder entrevista coletiva na qual anunciou sua aposentadoria dos gramados, o holandês Seedorf já estava em Saquarema-RJ para se despedir do elenco do Botafogo, que realiza pré-temporada na cidade da Região dos Lagos. O meia chegou de helicóptero ao Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e se emocionou ao abraçar os ex-companheiros, chorando no adeus.

Seedorf chora na despedida do Botafogo com os companheiros (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
Seedorf havia dito que fazia questão de abraçar todos os jogadores. E o fez. A maioria o acompanhou durante o um ano e meio em que o agora ex-jogador defendeu o Botafogo. No clube, o holandês venceu o Carioca de 2013 e conquistou a vaga para a disputa da Taça Libertadores de 2014. O craque também cumprimentou os funcionários do departamento de futebol.

- Na vida, quando a oportunidade vem, você tem que pegar. E o futebol dá muitas oportunidades de crescer como profissional e como homem. O que construímos aqui juntos é o que me dá tranquilidade para este novo desafio. Cada um de vocês me fez pensar e raciocinar. Agradeço a todos pelo apoio e por aceitarem meu jeito de ser. O mais importante foi a mentalidade que construímos. Meu sonho é sempre ver esse espírito vencedor. Tinha muita vontade de ajudar mais e tenho orgulho de ter feito parte deste grupo - disse Seedorf, emocionado.

O lateral-direito Edilson comentou sobre a convivência com o craque, sobre seus ensinamentos no dia a dia e desejou sorte ao ex-companheiro neste desafio à frente do Milan.

- Desde o meu primeiro dia no Botafogo, eu aprendi demais com o Seedorf. Nos treinos, nos jogos, na concentração. Perdemos um jogador fantástico e um ser humano maravilhoso. Desde as orientações táticas pela sua vivência no futebol europeu até os conselhos de vida, ele me ensinou muito. Eu só tenho a agradecê-lo pela convivência e pela amizade que construímos. Torço muito para o seu sucesso na Europa. Com certeza, se tornará um excelente técnico - afirmou o lateral.

O retorno ao Rio de Janeiro cerca de uma hora depois, também de helicóptero. Antes, ele acenou para os cerca de 50 tocedores que acompanhavam tudo do muro e ouviu pela última vez sua música como atleta alvinegro: "Seedorf, oba, oba!".

Seedorf planeja embarcar para a Itália em um voo nesta noite. Se não conseguir, viajará na manhã de quarta-feira para, onde será apresentado como novo treinador do Milan.

Seedorf chega de helicóptero ao CT da CBV em Saquarema (Foto: Fred Huber)


Seedorf se despede do zagueiro Dória, a quem elogiou em sua entrevista coletiva (Foto: Fred Huber)

Por Fred Huber Saquarema, RJ

Seedorf anuncia adeus ao Bota:'Que possa manter o que a gente construiu'


Holandês se aposenta para dar início à carreira de treinador no Milan, da Itália



Chegou ao fim a passagem de Seedorf pelo futebol brasileiro e pelo Botafogo. O craque abriu mão dos últimos seis meses de contrato que restavam no clube e da chance de disputar a Libertadores, o que seria seu primeiro torneio internacional na América do Sul, para se aposentar aos 37 anos e dar início à carreira de treinador no Milan, da Itália. Alvo antigo do clube milanês, a investida sobre o holandês aumentou com a demissão do técnico Massimiliano Allegri, que não resistiu à vexatória derrota para o modesto Sassuolo, pelo Campeonato Italiano, no último domingo. O convite pesou, e craque, sorridente e tranquilo, anunciou sua despedida em entrevista coletiva nesta segunda-feira, no Engenhão.

Seedorf é homenageado pelo presidente alvinegro com um quadro e a mensagem: 'Obrigado' (Foto: Gustavo Rotstein)

- Vou parar de jogar futebol depois de 22 anos. Foi uma noite difícil, mas estou satisfeito com o que fiz na minha carreira, no que fiz com o Botafogo. Objetivo de voltar a sonhar, a entrar na Libertadores após 17 anos. Minha felicidade de poder ter deixado também em campo resultados importantes. Carioca foi um começo. Não acabou mal. Conseguimos a vaga na Libertadores que o clube merece, o grupo que estou deixando aqui merece. Gostaria de agradecer a todos. Agradeço o projeto do Botafogo e desejo o melhor. Que possa manter a autoestima, melhorar e manter o que a gente construiu. Muitos times poderiam ser melhores tecnicamente que o Botafogo, mas por causa da nossa cabeça fizemos melhor. Vou seguir o Botafogo à distância. Obrigado por essa convivência, muitas coisas positivas, agradeço ao Rio, ao Brasil, a todos vocês que estão aqui e aos que não estão. Me abraçaram daquela forma. Estou feliz e satisfeito, não tenho arrependimento. Posso me aposentar tranquilo. Poderia jogar muito mais, treinar mais. Ver a garotada treinando me motivava. O Brasil, que me abraçou, não vou esquecer nunca mais, acho que dei algo importante, que fiz isso e por isso estou tranquilo para fechar - declarou.

Agradeço o projeto do Botafogo e desejo o melhor. Que possa manter a autoestima, melhorar e manter o que a gente construiu. Muitos times poderiam ser melhores tecnicamente que o Botafogo, mas por causa da nossa cabeça fizemos melhor. Vou seguir o Botafogo à distância. Obrigado por essa convivência, muitas coisas positivas, agradeço ao Rio, ao Brasil
Seedorf, ex-meia e novo treinador do Milan

Seedorf ainda vai de helicóptero a Saquarema nesta tarde para abraçar os jogadores que estão realizando a pré-temporada. O craque, porém, disse que o anúncio não se trata de um adeus. Ele deixa em aberto a possibilidade de reencontrar um dia não só o Botafogo, como o Brasil. E antes e partir rumo à Itália, o holandês desejou sorte à Seleção na Copa do Mundo daqui a cinco meses.

- Não é um adeus, vamos nos encontrar ainda. Essa experiência nesse um ano e meio me fez crescer muito e me ajudará no meu próximo passo, que será como treinador do Milan. Queria fechar de maneira elegante e correta. Muito obrigado de novo a todos. Espero que o Brasil possa ter uma Copa inesquecível e que a seleção brasileira possa honrar as cores. Obrigado.

O presidente alvinegro, Mauricio Assumpção, admitiu a perda de qualidade técnica que o time terá sem o Seedorf e tratou de dizer que encontrar um substituto será um desafio. Mas o comandante aposta no legado do próprio holandês não só para atrair jogadores, como para evoluir as categorias de base do clube.

- Vai ser difícil (achar um substituto). É um desafio que temos aqui. Achar alguém que traga tudo o que ele trouxe. Algumas contratações estão sendo feitas. A vinda dele e a saída dele vão abrir as portas de um Botafogo para muito jogador do quilate dele, embora seja difícil achar. O Botafogo se credencia como um clube que tem condições de receber alguém assim, fica fácil para o mercado internacional entender. Meu sócio-torcedor pulou mais de 100%, isso é representativo. Mas tenho de falar da chancela que ele deu à base. Vi gerações surgirem e desaparecerem sem chancela. O Botafogo pôde subir garotos com o Seedorf, convivendo com ele no dia a dia. Esse é o ganho maior de todos. Não é a toa que hoje temos mais de 16 atletas da base no elenco. Essa foi a maior contribuição e vai se perpetuar a outras gerações. O que é bem feito não é perdido - defendeu.

Bem-humorado e transmitindo segurança ao ter tomado a decisão de antecipar a aposentadoria para assumir o comando do Milan, Seedorf lembrou a partida contra o Criciúma, pela última rodada do Brasileirão, como o momento mais emocionante de sua trajetória pelo Botafogo. E deixou claro estar certo de que ao migrar de uma sólida carreira nos gramados para outra ainda incerta à beira dele, está certo de que deu um passo firme em direção ao futuro.

- Gosto de trabalhar, de estar nesse mundo do futebol, e acho que vou continuar ajudando na minha missão de vida, que é ajudar a fazer um mundo melhor, não mais como ator no campo, mas treinando esses atores, que são modelos para as crianças. É um passo natural. Um taça a mais ou a menos não vai mudar minha história. O legado deixado é o importante para mim. Isso foi fantástico, bonito e feliz por tudo que fiz. Ninguém sabe qual é o momento certo. Tem que ter coragem pra seguir o coração. A cabeça pode tomar decisões erradas, mas o coração dificilmente erra.

Seedorf se mostrou tranquilo e sorridente em
 sua despedida da carreira de jogador (Foto: Reuters)

Do anúncio da contratação até a confirmação do fim da trajetória de Seedorf no Botafogo foram 564 dias, 81 jogos e 24 gols. O camisa 10 ajudou o clube na conquista do Carioca de 2013, quando foi eleito o melhor jogador da competição, e na conquista da vaga para a Libertadores de 2014 após 17 anos longe do torneio. A chegada foi apoteótica, no aeroporto lotado. A apresentação, no Engenhão, também emocionou os torcedores. A chegada do ídolo, além da qualidade técnica, serviu para elevar a autoestima dos alvinegros.


Como em todo casamento, na relação de Seedorf com o Bota houve momentos de turbulência. O camisa 10 ficou bastante chateado com ao episódio em que torcedores foram ao aeroporto hostilizar os atletas e atirar ovos no ônibus após uma derrota para o Internacional. Outra coisa que incomodava o holandês eram os contantes atrasos de salários do elenco. O perfil participativo e as cobranças durante treinos e jogos por vezes criaram algumas rusgas, por exemplo, com Dória, Gilberto, Jefferson e Antônio Carlos.

Diante da má receptividade, ele ficou mais calado. O grupo percebeu e pediu a volta do "pai chato", já que consideravam que o meia conseguia fazer com que os companheiros produzissem mais. No início deste ano, a notícia de que Oswaldo de Oliveira não renovaria contrato também desapontou Seedorf, que sempre disse ter uma relação especial com o comandante.

Um craque emotivo e com talento musical

Neste um ano e meio no Brasil, Seedorf mostrou um lado bastante emotivo e chorou algumas vezes. A primeira vez, no entanto, não foi de alegria. Em uma partida do Brasileiro de 2012, contra o Atlético-GO, no Engenhão, vencida por 4 a 0 pelo Botafogo. O holandês fez um dos gols, mas machucou a coxa ainda no primeiro tempo e deixou o gramado lentamente, com lágrimas nos olhos, enquanto era aplaudido pela torcida alvinegra.

O segundo choro do holandês foi um somatório de emoções. Ele fez três gols (pela primeira vez na carreira) na vitória sobre o Macaé e ainda tinha recente em sua memória a lembrança da perda de sua avó, que havia morrido dias antes no Suriname. Talvez o choro mais inesquecível para os botafoguenses foi o do dia da conquista do Carioca. Seedorf, o mesmo que já ganhou quatro vezes a Liga dos Campeões, derramou lágrimas para celebrar mais um triunfo na carreira. 
 
Os momentos marcantes de Seedorf durante pouco mais de um ano e meio de Botafogo (Foto: editoria de arte)


Na última partida que fez pelo Bota, na vitória sobre o Criciúma, no Maracanã, como se já imaginasse que não vestiria mais a camisa alvinegra, ele também se emocionou bastante ao ser aplaudido pela torcida. Na saída de campo, disse que estava com o sentimento de dever cumprido.

A música também foi parte importante na vida de Seedorf no Brasil. O craque conseguiu influenciar o vestiário do Bota com seu gosto musical, especialmente pelo reggae. Foi a canção "One Love" do cantor jamaicano Bob Marley que se tornou símbolo da conquista do Carioca. Na comemoração do título, na sede lotada de General Severiano, o craque soltou a voz e foi acompanhado pelos torcedores.

O Rio de Janeiro perde um "quase carioca". Frequentador da cidade mesmo antes de se transferir para o Botafogo, até porque é casado com a brasileira Luviana, o holandês adorava pegar sua bicicleta e dar uma volta pela orla. Colocava um boné, fone nos ouvidos e seguia sem quase ser incomodado nas ruas.

Por Fred Huber e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Ferreyra treina em Saquarema e é saudado pela torcida: 'Uh, El Tanque'


Atacante se incorpora ao elenco e realiza atividade física. Cerca de 20 alvinegros dão as boas vindas ao jogador







Primeiro reforço do Botafogo para o ataque, o argentino 'El Tanque' Ferreyra se incorporou ao grupo que realiza a pré-temporada em Saquarema, na Região dos Lagos. O jogador, ex-Olimpia, foi a campo e correu em volta do gramado. Cerca de 20 torcedores que subiram no muro do CT da CBV para acompanhar o treinamento fizeram o trabalho de dar as boas vindas e o saudaram com o grito "Uh, El Tanque!".

A atividade da manhã desta terça-feira foi fechada para a imprensa. Na parte da tarde, a equipe realizará seu primeiro teste, o jogo-treino com o Olaria. A estreia alvinegra no Carioca será neste sábado, contra o Resende, em Volta Redonda. Já o primeiro duelo com o Deportivo Quito pela fase preliminar da Libertadores será dia 29, no Equador.

A próxima cara nova para o ataque deve ser o paraguaio Zeballos, de 27 anos, que chega ao Rio de Janeiro na quinta-feira. Ele, no entanto, ainda aguarda a liberação do Krylia Sovetov, da Rússia, para ser anunciado oficialmente.

Por Fred HuberSaquarema, RJ

Seedorf marca entrevista coletiva e saída é dada como certa no clube


Meia estará ao lado do presidente Mauricio Assumpção e de sua empresária. Imprensa italiana dá como certa ida do jogador para ser treinador do Milan




O silêncio de Seedorf vai chegar ao fim nesta terça-feira. Às 13h, o jogador concederá uma entrevista coletiva na sala de imprensa do Engenhão e anunciará a decisão sobre seu futuro. O holandês deve comunicar que deixa o Botafogo e seguirá para o Milan, seu ex-clube e o qual é dado como certo para assumir a função de treinador da equipe. O presidente alvinegro Mauricio Assumpção estará presente, assim como Deborah Martin, empresária do jogador. O GloboEsporte.com transmitirá em tempo real a entrevista coletiva.

Fim do ciclo: Seedorf deve anunciar saída do Botafogo nesta terça-feira (Foto: Gustavo Miranda / Agência O Globo)


Na manhã desta terça-feira, nos bastidores de General Severiano, o clima já era de adeus a Seedorf. Dirigentes estiveram reunidos na sede do clube para definir as tratativas da despedida. O tom era de que o meia "está saindo, sim".

Na segunda-feira o Milan demitiu seu técnico Massimiliano Allegri e a imprensa italiana começou a dar como certa a contratação de Seedorf para o cargo. Desde o ano passado o jogador já era cotado para a função, mas a expectativa era que isso só ocorresse no segundo semestre de 2014, quando o contrato do meia com o Botafogo se encerra e começa a temporada europeia.

Seedorf foi o último jogador do elenco alvinegro a se reapresentar, o que só ocorreu na segunda-feira. O holandês esteve na sede do clube em General Severiano e realizou exames médicos, evitando contato com os jornalistas. O restante do time treina desde a semana passada em Saquarema-RJ.

O holandês chegou ao Botafogo no segundo semestre de 2012 e conquistou o título do Campeonato Carioca de 2013. Foi peça decisiva na boa campanha do time no Brasileirão do ano passado, na qual o Alvinegro terminou em quarto lugar e conseguiu vaga na Libertadores após 17 anos.

O contrato de Seedorf com o Botafogo vai até junho deste ano, mas há uma cláusula que diz que ele não precisa pagar multa se não se transferir para outro clube como jogador.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Zeballos chega ao Rio na quinta ainda sem acordo para deixar clube russo


Empresário reclama de demora do Krylia Sovetov em acertar rescisão, mas confia que atacante paraguaio será jogador do Botafogo




Zeballos pelo Olimpia: paraguaio chega ao Rio
na quinta para fechar com o Botafogo (Foto: EFE)
Na última sexta-feira, Pablo Zeballos era esperado na Turquia, onde seu clube, o Krylia Sovetov, da Rússia, realiza pré-temporada. O paraguaio não foi. Sua viagem será para o Rio de Janeiro, onde desembarca nesta quinta-feira para acertar seus últimos detalhes com o Botafogo. Embora ainda tenha contrato em vigor com os russos, o atacante está confiante em logo poder ser confirmado como mais um reforço alvinegro para a disputa da Libertadores, firmando vínculo que irá até o fim de 2014.

- Os russos são muito lentos em todo esse procedimento. Esperamos que tudo se acerte até quinta-feira. Mas mesmo se não tivermos a resposta, vamos ao Brasil e do Rio ficaremos em contato com os dirigentes do Krylia Sovetov para resolver a situação enquanto ele se prepara para a Libertadores. Estamos confiantes. Pablo Zeballos será jogador do Botafogo - afirmou Miguel González Zelada, empresário do atacante.

Zeballos atuou no Olimpia com "El Tanque" Ferreyra, que na última segunda-feira chegou ao Rio de Janeiro para firmar contrato com o Botafogo. O jogador, que completa 28 anos em março, chegou a ser apontado como possível reforço do Vitória, mas seu empresário garante que o destino do paraguaio será mesmo General Severiano.

- Lá na Rússia o técnico o colocou para jogar no meio-campo, mas o Zeballos é atacante. Isso não é certo. Ele quer muito jogar no Botafogo, não deseja mais ficar no Krylia Sovetov, e temos certeza de que tudo vai dar certo - disse González Zelada.

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro