Páginas

domingo, 7 de novembro de 2021

Botafogo goleia o Vasco em São Januário, assume a ponta da Série B e encaminha acesso


Alvinegro dominou o Cruz-Maltino na casa do rival em clássico marcado por tensão nas arquibancadas e xingamentos de torcedores




Botafogo venceu o Vasco em São Januário (Foto: Cleber Mendes / LANCEPRESS!)



Agora líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo deu um baile em São Januário e venceu o Vasco com tranquilidade por 4 a 0, na tarde deste domingo. Marco Antônio, duas vezes, Rafael Navarro e Diego Gonçalves fizeram os gols do Alvinegro, que conquistou sua maior goleada na casa do rival na história. O clássico foi marcado pelo clima de tensão nas arquibancadas desde o início.


Com o resultado, o time de General Severiano ultrapassa o Coritiba e fica na primeira posição, com 62 pontos, e tem pela frente a Ponte Preta na quinta, fora de casa, às 19h. Já o Cruz-Maltino cai para nono, com 47, e vê as chances de um acesso praticamente acabarem. Na próxima rodada, o time de Fernando Diniz recebe o Vitória, na quarta-feira, às 21h30, em São Januário.


Veja a tabela da Série B do Brasileirão


INICIATIVA

​O Vasco começou a partida indo para cima e com larga vantagem na posse de bola. Foi assim que criou suas duas melhores oportunidades, a primeira em chute forte de Cano e a segunda em cabeçada de Ricardo Graça. No entanto, o goleiro Diego Loureiro fez grande defesa em ambas e salvou o Botafogo, que chegou a dar sustos.


NA FRENTE

O espaço dado pelo Vasco foi aproveitado com maestria pelo Botafogo. Em belo contra-ataque aos 11 minutos, Warley recebeu de Oyama e cruzou na medida pra Marco Antônio, que mandou para o fundo rede. O baile do Alvinegro seguiu. Pouco depois, aos 19, Carlinhos enfiou a bola para Diego Gonçalves em profundidade pela esquerda. O camisa 11 cruzou de primeira para Rafael Navarro empurrar e ampliar.


TENSÃO E BAILE

O clima de insatisfação da torcida já era grande após os gols, mas chegou ao auge aos 25, quando Léo Matos foi expulso após falta dura em Pedro Castro, recebendo o segundo amarelo. Muitos copos foram arremessados no gramado e os torcedores ameaçaram invadir. A situação ficou ainda mais tensa quando, aos 35, Marco Antônio ampliou após lindo passe de Oyama.


PASSEIO

O Botafogo já retornou para o segundo tempo dominando as ações e jogando com tranquilidade. Assim, chegou ao quarto gol aos oito minutos. No escanteio cobrado para a área, Pedro Castro apareceu na segunda trave e cabeceou para o meio. Completamente sozinho, Diego Gonçalves completou de cabeça para o fundo da rede. Depois de mais de dois minutos de espera pela análise do VAR, o árbitro fez o gesto de impedimento, mas o jogo não reiniciou. Logo em seguida o mesmo árbitro voltou atrás e decidiu validar o gol do Alvinegro.


GOLEADA

Na parte final da partida, o Vasco se fechou para evitar um estrago maior ainda, enquanto o Botafogo apenas administrava ao som de “olé” da própria torcida e da adversária, que ironizava a equipe.


FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO


Data/Hora: 07/11/2021, às 16h (de Brasília)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP-FIFA)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)

Cartões Amarelos: Ricardo (VAS)
Cartões vermelhos: Léo Matos (VAS)
Gols: Marco Antônio (11'/1ºT) (0-1), Rafael Navarro (19'/1ºT) (0-2), Marco Antônio (35'/1ºT) (0-3), Diego Gonçalves ( 8'/2ºT) (0-4)

VASCO (Técnico: Fernando Diniz)
Lucão; Léo Matos, Ricardo Graça, Leandro Castan e Zeca; Bruno Gomes, MT (Andrey - intervalo) e Marquinhos Gabriel; Morato (Wálber - intervalo), Nene e Cano.

BOTAFOGO (Técnico: Enderson Moreira)
Diego Loureiro; Daniel Borges (Ronald - 30'/2ºT), Carli, Kanu e Carlinhos; Luís Oyama, Pedro Castro e Marco Antônio; Warley, Diego Gonçalves (Luiz Henrique - 37'/2ºT) e Rafael Navarro (Rafael Moura - 30'/2ºT).


Fonte: Luiza Sá/Rio de Janeiro (RJ)

Atuações do Botafogo: em dia inspirado, Marco Antônio comanda goleada sobre o Vasco por 4 a 0


Veja as notas dos jogadores alvinegros na vitória por 4 a 0 em São Januário






Vasco x Botafogo - Melhores Momentos



Marco Antônio

É fácil destacar boas atuações dos jogadores do Botafogo nesse jogo, mas o meia certamente foi o melhor. Marcou duas vezes, bateu o escanteio do quarto gol e comandou a goleada alvinegra fora de casa. Nota 8,5.




Marco Antônio comemora um dos gols do Botafogo sobre o Vasco: 4 a 0 e liderança da Série B — Foto: André Durão/ge


Diego Gonçalves

A principal arma do Bota no jogo foi a velocidade, e Diego foi acionado o tempo todo. Deu um passe para gol, marcou outro e fez boas jogadas pela esquerda. Do outro lado, Warley também merece menção. Nota 8,0.


Diego Loureiro


Os atacantes ficaram com os holofotes, mas o goleiro também foi decisivo. No início da partida, ainda 0 a 0, o Vasco pressionou e parou em Diego, que fez ao menos duas grandes defesas. Um deslize nesse início poderia ter mudado a história do clássico. Nota 7,5.


Leia mais:

+ Impecável, Botafogo goleia, vira líder e deixa Vasco muito longe do acesso


+ Botafogo assume a liderança da Série B pela primeira vez no ano após goleada no clássico


Veja todas as notas

Diego Loureiro [GOL]: 7,5

Daniel Borges [LAD]: 7,0

Carli [ZAG]: 6,5

Kanu [ZAG]: 6,5

Carlinhos [LAE]: 6,5

Oyama [VOL]: 7,5

Pedro Castro [VOL]: 6,5

Marco Antônio [MEI]: 8,5

Warley [ATA]: 7,0

Diego Gonçalves [ATA]: 8,0

Navarro [ATA]: 7,5


Entraram:


Rafael [LAD]: 5,0

Matheus Frizzo [VOL]: 5,0

Luiz Henrique [MEI]: sem nota

Rafael Moura [ATA]: sem nota

Ronald [ATA]: sem nota



Fonte: Por Redação — Rio de Janeiro

Rafael Navarro despista sobre futuro: "Vou levar o Botafogo sempre na minha vida"


Atacante marcou um dos gols da goleada por 4 a 0 em cima do Vasco e disse deixar o futuro mais pra frente: "Estou focado agora em ser campeão com o Botafogo"




Vasco x Botafogo - Melhores Momentos



Artilheiro do Botafogo, principal garçom e um dos xodós da torcida, Rafael Navarro marcou um dos gols na goleada por 4 a 0 em cima do Vasco e, como virou tradição, ouviu os gritos de "fica, Navarro". O centroavante tem contrato até o fim deste ano e deu entrevista depois do jogo. Em resposta à repórter Julia Guimarães, o centroavante pode ter dado uma pista de que não fica no clube ao fim da temporada.


- Eu estou muito feliz com o momento. O Botafogo me deu essa oportunidade de mostrar o meu trabalho, então sou eternamente grato. Vou levar o Botafogo sempre na minha vida, é a minha casa. Amo muito o Botafogo e essa torcida maravilhosa.




Rafael Navarro comemora um dos gols marcados em cima do Vasco — Foto: André Durão/ge



Sem dizer com todas as letras o que vai acontecer com ele em 2022, Rafael Navarro preferiu deixar esse assunto para depois. Ainda com a Série B em disputa, o Botafogo a um ponto de garantir o acesso e na liderança, o centroavante tem o título da segunda divisão como meta para os próximos jogos.


- É uma emoção muito grande ouvir a torcida gritando meu nome. Estou muito feliz com o momento que estou vivendo. Essa vitória de hoje é para eles, muito importante, até porque viramos líder do campeonato. Eu estou muito feliz. Futuro deixo mais para frente, estou focado agora em ser campeão com o Botafogo.


O Botafogo volta a campo na próxima quinta-feira, quando enfrenta a Ponte Preta, às 19h (de Brasília), em Campinas, pela 35ª rodada da Série B. O Bota lidera a competição com 62 pontos e está a oito do quinto colocado.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Vasco x Botafogo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem


Rivais se enfrentam neste domingo, às 16h, em São Januário. Time de Enderson Moreira está próximo do acesso, enquanto equipe de Fernando Diniz precisa vencer para ainda sonhar



Ficha - Vasco x Botafogo — Foto: ge



Vasco e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário, pela sexta vez em 2021 - a quinta na atual temporada. O confronto no ano é equilibrado, com duas vitórias para cada lado e um empate. Os rivais, no entanto, chegam em situações completamente diferentes ao clássico. Enquanto o time de General Severiano está muito próximo do acesso à Série A, o clube de São Januário se apega à matemática, mas tem chances remotas de subir.


A situação do Vasco é muito complicada, e um eventual tropeço neste domingo praticamente acabará com qualquer esperança de acesso. Nono colocado, com 47 pontos, o time está a sete do G-4, faltando apenas cinco rodadas para o fim da Série B. A conta é simples: o time de Fernando Diniz precisa vencer todos os jogos restantes para ter chances reais de subir. Qualquer ponto perdido nesse momento fará com que o clube dependa de uma série de tropeços dos rivais. Para piorar, o momento não é bom. O Vasco chega ao clássico em baixa, após derrotas para CSA e Guarani.


Com um pé na Série A, o Botafogo chega para o clássico com a possibilidade de consolidar ainda mais o acesso. Precisando de apenas quatro pontos em 15 a serem disputados até o fim da competição, o time de Enderson Moreira não deve ter tanto trabalho para subir. Há cinco jogos sem perder, a equipe terá que ir contra o retrospecto ruim quando joga fora de seus domínios. Com os resultados da rodada, o Botafogo pode assumir a liderança e ver a vantagem para o quinto colocado ampliar para sete ou oito pontos.



Transmissão: a TV Globo transmite o clássico, com narração de Luis Roberto e comentários de Júnior e Roger Flores. SporTV e Premiere também transmitem o jogo, com narração de Renata Silveira e comentários de Ledio Carmona e Pedrinho.




Escalações prováveis — Foto: Arte/ge


Vasco - técnico Fernando Diniz


O Vasco teve pouco tempo para treinar após a derrota para o Guarani, quinta à noite, em Campinas, mas a tendência é que Fernando Diniz faça mudanças. Uma delas será na lateral. Sem Riquelme, suspenso, Zeca é o favorito para jogar na esquerda, com Léo Matos retornando ao time pela direita. No entanto, MT corre por fora e pode ser a novidade.


Na frente, é grande a possibilidade de o time ter mais um atacante. Nesse caso, Gabriel Pec voltaria ao time no lugar de Bruno Gomes ou Andrey.



Provável escalação: Lucão, Léo Matos, Castan, Ricardo, Zeca (MT); Andrey, Bruno Gomes (Gabriel Pec), Marquinhos Gabriel, Nenê, Morato e Cano.




Provável escalação do Vasco contra o Botafogo — Foto: ge




Quem está fora: Riquelme (suspenso); Michel e Sarrafiore (lesionados); Miranda (suspenso por doping).
Pendurados: Cano, Leandro Castan, Gabriel Pec, Bruno Gomes, Riquelme, Vanderlei, Juninho e Fernando Diniz.


Botafogo - técnico Enderson Moreira


Sem poder contar com Barreto, suspenso pelo terceiro amarelo, e novamente sem Chay, Enderson Moreira terá que mandar um time diferente do que venceu o Confiança na última rodada. Como a equipe melhorou após as entradas de Oyama, Warley e Diego Gonçalves, é provável que o técnico comece o clássico com esses três jogadores como titular e Marco Antônio na função de meia. Com isso, Luiz Henrique voltaria para o banco de reservas. A dúvida é de quem começa na lateral esquerda: Hugo ou Carlinhos.



Provável escalação do Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu e Hugo (Carlinhos); Luís Oyama, Pedro Castro e Marco Antônio; Warley, Diego Gonçalves e Rafael Navarro.




Provável escalação do Botafogo contra o Vasco — Foto: ge


Quem está fora: Barreto (suspenso) e Chay (lesão no ligamento do tornozelo direito).


Pendurados: Carli, Carlinhos, Diego Gonçalves, Diego Loureiro, Marco Antônio, Pedro Castro e Romildo.




Apresentação arbitragem — Foto: Infografia



Luis Flávio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP). Vinícius Furlan (SP) será o árbitro de vídeo.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro