Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

'Xodó' de Del Piero, bom passe e destaque em título do Benfica: quem é Gabriel Pires, reforço do Botafogo



Meio-campista foi vendido com 17 anos para a Juventus-ITA após marcar Ronaldinho e teve conversa particular com craque italiano; em campo, se destaca por passe e visão de jogo





Gabriel Pires em ação pelo Botafogo (Foto: Divulgação/Benfica)



O namoro tem tudo para virar casamento. A sondagem que começou em janeiro ainda na primeira janela deve virar em contratação em agosto: Gabriel Pires está a caminho do Botafogo. O jogador de 28 anos tem acordo encaminhado com o Alvinegro.


+ Botafogo encaminha a contratação de Gabriel Pires, do Benfica


O meio-campista vai retornar ao futebol brasileiro após mais de dez anos. Com passagem pela base do Vasco, ele foi revelado profissionalmente pelo Resende em 2011. Foi no Gigante do Vale que a carreira, marcada quase toda no futebol europeu, deslanchou.


No Carioca de 2011, Gabriel, que acabara de subir da base, foi colocado para marcar Ronaldinho, então a grande contratação do Flamengo no ano. O Resende perdeu o jogo, mas o craque pouco criou. A atuação chamou a atenção da Juventus-ITA, que investiu 2 milhões de euros no garoto de então 17 anos.


Na Velha Senhora, Gabriel teve conversas com Alessandro Del Piero, um dos maiores ídolos da história da Juventus. Apesar da transferência, o brasileiro pouco atuou por lá, tendo sido emprestado para clubes de divisões inferiores da Itália.

- Em um dos primeiros trabalhos lá estava conversando com ele (Del Piero), que tinha uns 34 anos na época. Ele perguntou: "Quantos anos você tem?". Eu disse 17 e ele respondeu: "Você tem idade pra quase ser meu filho, estou ficando velho mesmo" - recordou Gabriel em entrevista à "ESPN".



DESTAQUE NO BENFICA

Gabriel apareceu, de fato, para o futebol internacional em uma passagem de sucesso no Leganés-ESP entre 2015 e 2018, mas ganhou notoriedade no Benfica. Ele foi importante na equipe comandada por Bruno Lage - que foi liderada por João Félix, atualmente no Atlético Madrid-ESP.


- Gabriel chegou em 2018 e fez uma boa primeira temporada, logo sendo campeão (português). Aí vieram algumas lesões, mas o Benfica mesmo assim optou por renovar com ele pelo bom desempenho inicial. Com o Jorge Jesus perdeu espaço e até jogou mais recuado, à frente da defesa, mas foi emprestado para o Qatar logo depois - afirmou Nuno Martins, setorista do Benfica no jornal "Record", ao LANCE!.

Gabriel Pires foi praticamente titular absoluto nas temporadas 2018/19 e 2019/20, mas perdeu espaço com Jorge Jesus em 2020/21. Apesar de ter participado de 32 jogos e ter entrado nas principais partidas dos Encarnados, foi deixado fora dos planos pelo técnico ex-Flamengo e emprestado ao Al-Gharafa.

- É um jogador de boa visão e bom passe, no entanto falta um pouco mais de intensidade e velocidade, talvez tenham sido essas características que levaram o Benfica a dispensá-lo ao Qatar e que não levaram a entrar nos planos do novo treinador (Roger Schmidt), que tem um modelo ofensivo de pressão alta e o Gabriel talvez não se encaixasse nesse estilo de jogo - completou Nuno.

Gabriel teve, em média por jogo, 40.2 passes certos (85% de aproveitamento), 4 bolas longas (65%) 1.6 interceptação, 1.4 desarme e 58% dos duelos ganhos na Liga Portugal de 2020/21. Por outro lado, foi driblado 1.3 vezes por partida e cometeu 4 erros que se tornaram finalizações do time adversário. Os dados são do "SofaScore".


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Marçal evolui na recuperação e pode reforçar o Botafogo



Lateral-esquerdo treina com o grupo e tenta voltar à forma até sábado



O Botafogo vive a expectativa do retorno do lateral-esquerdo Marçal, que desfalcou a equipe no empate com o Ceará por problema muscular. Em reta final de recuperação, o defensor tem chance de voltar à equipe no próximo sábado, às 21h (de Brasília), contra o Atlético-GO, pela 22ª rodada do Brasileirão.


+ Cuesta admite falhas do Botafogo na bola aérea: "Temos de corrigir e melhorar"



O jogador participou das atividades com o grupo nesta quinta-feira, quando a imprensa teve acesso a parte do treinamento no CT Lonier. O técnico Luís Castro ainda terá o trabalho da próxima sexta antes de avaliar se o lateral, que é titular, tem condições de jogo.





Fernando Marçal, do Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR



Marçal lesionou a perna direita no início da derrota para o Corinthians, há quase duas semanas. Como a contusão foi leve, o Bota já esperava tê-lo de volta em período curto, o que ainda precisa ser confirmado.


+ Botafogo negocia empréstimo de Gabriel Pires até junho de 2023


O reserva imediato da posição é o jovem Hugo, que também desfalcou o time na rodada passada por conta de virose. Sem outro problema físico, o garoto deve voltar à lista de relacionados. Em momentos de necessidade, Castro completa as opções com o jovem DG, atleta do time B.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O Botafogo é o 12º colocado na tabela do Brasileirão, com 25 pontos. A equipe precisa vencer para manter a distância de segurança para a zona de rebaixamento. Quem abre o Z-4 é o Fortaleza, que soma 21.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Em negociação com o Botafogo, Tiquinho tem jogo decisivo pelo Olympiacos

 


Centroavante deve ser titular no time grego na partida de volta pela Pré-Liga Europa



Às 15h30 (de Brasília) a torcida do Botafogo estará de olho no que acontece em Bratislava, capital da Eslováquia. Isso porque é onde estará Tiquinho Soares. O Olympiacos enfrenta o Slovan Bratislava, pelo jogo de volta da fase de classificação para a Liga Europa e é provável que o atacante que negocia com o Bota seja titular.


Antes desta quinta-feira a negociação envolvendo Olympiacos, Tiquinho e Botafogo era tida com mais otimismo. Porém, nos últimos dias os gregos endureceram o tom e dificultaram um pouco mais as conversas. A tendência é que o centroavante volte para o Brasil em caso de eliminação na Liga Europa.


+ Danilo Barbosa chega ao Rio para assinar com o Botafogo





Tiquinho Soares no jogo de ida contra o Slovan Bratistlava, pela Liga Europa — Foto: EFE/PANAGIOTIS MOSCHANDREOU



+ Botafogo negocia empréstimo de Gabriel Pires até junho de 2023


A quatro dias do fechamento da janela, a chegada de um camisa 9 é uma das principais necessidades do Botafogo para o restante do Campeonato Brasileiro. Com Erison e Matheus Nascimento como centroavantes desde o início do ano, nunca foi segredo para ninguém que John Textor buscava um atacante mais experiente para carregar um pouco o peso de ser o homem-gol do time.



Situação do Olympiacos na Liga Europa

A partida de ida terminou empatada em 1 a 1, na Grécia. Com isso, Tiquinho e companhia precisam vencer a partida para passar da terceira eliminatória. Se não conseguirem, será a segunda eliminação do Olympiacos antes da fase de grupos em uma competição europeia só nesta temporada.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Gatito Fernández relembra momentos marcantes em quase seis anos de Botafogo (https://ge.globo.com/video/gatito-fernandez-relembra-momentos-marcantes-em-quase-seis-anos-de-botafogo-10836904.ghtml)



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Campeão grego pelo Olympiacos em 2021/2022, Tiquinho tem três jogos nesta temporada (todos nas prévias das competições europeias) e deu uma assistência. Quando conquistou o título nacional, marcou 14 gols em 47 jogos.


Ainda sem passagens por grandes clubes brasileiros, Tiquinho viu a carreira decolar em Portugal, onde iniciou no Nacional. O auge foi no Porto, onde ficou por quatro temporadas e marcou muitos gols. O jogador teve passagem rápida pela China antes de se mudar para a Grécia.