Páginas

domingo, 21 de agosto de 2022

Análise: Botafogo decepciona em empate, mas dá boas perspectivas




Equipe vacila ao ter terceiro empate seguido contra times abaixo na tabela, mas há por onde melhorar




O empate do Botafogo em 2 a 2 com o lanterna da competição, fora de casa, incomoda e não é pra menos. Além do fato de ter chegado ao quarto jogo seguido sem vencer, as três últimas partidas eram consideradas como bastante palpáveis, até porque envolveram equipes que estavam abaixo na tabela, incluindo o último e o penúltimo colocados.


Mas não é porque ainda não ganhou no returno do Brasileirão que o desempenho - principalmente o ofensivo - deva ser ignorado. O Botafogo foi superior durante a maior parte do jogo e só viu o Juventude levar real perigo nos dois gols.


O time de Luís Castro, com dois jogadores estreando entre os titulares, criou bastante e teve 16 finalizações ao fim do jogo. Não é só pelo número de chutes e cabeçadas que o Botafogo deu que quer dizer que foi um bom desempenho, mas sim porque a qualidade das jogadas evidenciam isso.


+ Atuações do Botafogo: Jeffinho é o destaque, e zaga deixa a desejar em empate











+ Luis Castro lamenta empate do Botafogo: "Tivemos oportunidades suficientes para ganhar"


Jeffinho - melhor em campo na partida - fez grande jogada ao receber na intermediária de ataque. Com um drible de corpo em que girou da defesa para o ataque, deixou quem estava na marcação no chão. Levou a bola, viu que Júnior Santos atraiu o defensor na infiltração na área e deu para Eduardo, livre, acertar o travessão.


Júnior Santos, um dos estreantes artilheiros do domingo no lado do Botafogo, perdeu grande chance em jogada de Jeffinho e Eduardo. O habilidoso ponta roubou a bola no ataque, o meio-campista rolou para o centroavante, que, na hora do domínio, deixou ela um pouco para trás e chutou desequilibrado.


Só que naquele momento o Botafogo já estava atrás no placar. A defesa não teve uma manhã/tarde tão inspirada quanto o ataque e por vezes errou no posicionamento e na tomada de decisões. O Bota ainda não tinha ameaçado o Juventude quando foi pressionar a marcação no campo de ataque e viu Nogueira fazer lançamento para Bruno Nazário nas costas de Marçal. Ele cruzou e Adryelson cortou uma vez, só que deu azar de a bola ter sobrado para Pitta marcar.


+ Confira como está a tabela da Série A





Jeffinho foi o melhor jogador do Botafogo na partida contra o Juventude — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Gabriel Pires evita dar desculpas após empate com lanterna e diz que Botafogo precisa evoluir


Os dois lances seguintes ao gol do Juventude já teriam sido suficiente para o Botafogo virar a partida. Mas os comandados de Luís Castro não foram tão eficientes. O time ainda apresentou algumas alternativas de movimentação, com Eduardo muitas vezes aparecendo na função de lateral-direito, deixando Saravia subir para a linha de fundo.


O problema é que o time não conseguiu exibir tanta movimentação e dar opções de passe. Em um momento, o próprio Eduardo, segurou a bola no meio de campo e reclamou da falta de jogadores por perto para poder construir as jogadas e virar a partida. Enquanto tinha a vantagem no placar, o Juventude se defendia. Apenas com Pitta à frente da linha da bola, todos os outros 10 jogadores atuavam entre a linha de fundo e a bola.


Uma alternativa para isso na etapa final foi tentar colocar os laterais atuando mais por dentro, com Jeffinho e Victor Sá quase colados na linha lateral para dar amplitude. As chances do Botafogo saíram principalmente quando o time fazia a pressão depois de perder a bola ou então em jogada individual de Jeffinho. E foi assim que saiu o primeiro gol de empate, no segundo tempo.


+ Veja como foi o jogo deste domingo




"Brigando nas posições de baixo, eu não imaginava", lamenta Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/brigando-nas-posicoes-de-baixo-eu-nao-imaginava-lamenta-pedro-a-voz-da-torcida-10868254.ghtml


+ Central do Apito vê pênalti não marcado para o Botafogo contra Juventude


O atacante pegou a sobra de cruzamento no lado esquerdo, fez bonita jogada na linha de fundo e cruzou para trás. Deu sorte de a bola desviar antes de chegar a Júnior Santos, que também foi feliz ao ter o chute resvalado na defesa e entrado.


Mas, pouco tempo depois, novo erro defensivo. Após o Botafogo perder a bola no campo de ataque, Rafael não conseguiu interromper o contra-ataque do Juventude ainda no campo de defesa e cometer a falta. Os donos da casa foram à frente e Pitta tabelou para receber pelo alto, nas costas de Adryelson, que não foi tão veloz quanto o atacante.


O empate novamente veio pelos pés de Jeffinho, em outra jogada individual pela ponta esquerda. Dessa vez ele serviu Gabriel Pires, mais um estreante, que também contou com um desvio antes de a bola entrar.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Gabriel Pires marcou o primeiro gol dele com a camisa do Botafogo, justamente na estreia — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


A partir dali, e com a necessidade do resultado por estar na última colocação da zona de rebaixamento, o Juventude começou a sair mais para o jogo e cedeu espaços. O Botafogo teve duas oportunidades claras de contra-ataque, de, pelo menos, três contra um, mas demorou para se organizar e chegar à frente, tanto que não aproveitou os lances.


O time perdeu gols que não foram culpa de Luís Castro, e é por isso que o desempenho pode ser considerado animador, apesar da justificável frustração com os seguidos empates contra equipes abaixo na tabela. Apesar de o técnico português dizer que o time dele só olha para frente, não deve deixar de ficar atento ao que acontece com quem está atrás. Ao fim do jogo, a vantagem para o 17º colocado aumentou de três para quatro pontos, mas ainda pode cair até o fim da rodada.


Luis Castro lamenta empate do Botafogo: "Tivemos oportunidades suficientes para ganhar"



Veja coletiva com o treinador alvinegro após o empate em 2 a 2 contra o Juventude




O Botafogo saiu atrás do placar duas vezes, na manhã deste domingo, mas conseguiu o empate contra o Juventude, no Alfredo Jaconi. Após a partida, o técnico Luis Castro avaliou o 2 a 2.


+ Atuações do Botafogo: Jeffinho é o destaque, e zaga deixa a desejar em empate


- Tivemos oportunidades suficientes para ganhar o jogo. Vínhamos com o objetivo de vencer e, no primeiro tempo, fizemos com menos intensidade do que no segundo tempo. Fomos uma equipe ofensiva com maior vinco ofensivo na segunda etapa. Não conseguimos encontrar o caminho ,porque o Juventude estava atrás. Tivemos algumas oportunidades e o segundo tempo teve mais intensidade do que no primeiro. Não conseguimos ganhar, infelizmente.




Luis Castro em coletiva após Juventude x Botafogo — Foto: Davi Barros/ge



O Botafogo teve dificuldades de mobilidade ao ataque, principalmente pelos lados, com Jeffinho e Victor Sá, no primeiro tempo. Mas na segunda etapa, Luís Castro conseguiu solucionar o problema e melhorar o desempenho do time com as trocas.


+ Gabriel Pires evita dar desculpas após empate com lanterna e diz que Botafogo precisa evoluir


- As orientações foram para pegar o Lucas mais junto ao Tchê Tchê, para o Carlos Eduardo dar um apoio maior, porque o Junior estava recebendo sem um apoio frontal. Era necessário isso para entrarmos na última linha deles. Também para fazer variações mais rápidas do centro do jogo até o corredor. Em dois passes tínhamos que chegar lá - explicou.








Outras declarações de Luis Castro


Estreias de reforços e volta de Rafael


- Sabia que seria uma temporada difícil. Construir uma equipe é difícil. É um time que tem sido construído aos poucos e a chegada de jogadores dificulta sempre o coletivo. Temos algumas oscilações e vamos continuar a ter. Os jogadores que entram vêm em diferentes patamares de condição. O Junior vinha jogando normalmente, Danilo não jogava há muito tempo, Gabriel treinava, mas não jogava, e o Rafael está em condições mínimas de jogo. Tenho opções diferentes, com jogadores que entraram mais no jogo do que outros.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Falta de entrosamento

- Não é desculpa, são coisas que vêm com o tempo. A única coisa que sei é falar de jogo e treino, não sei falar de mais nada. É ajustarmos algumas coisas que se ajustam naturalmente quando se tem uma pré-temporada, não temos isso, e vai continuar sendo difícil.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Empates contra times que estão abaixo na tabela

- É uma sensação que dava para ganhar e que devíamos ter ganhado.


Proximidade com o Z-4

- Eu olho para cima, continuamos olhando para cima. Vão me desculpar, mas minha equipe não olha para baixo.


Postura à beira do campo

- Quando lançamos o jogo não há nada para alterar quando iniciamos. Se há algo para alterar, alteramos em função do que está acontecendo e temos que perceber isso. Posso até gesticular desde o primeiro minuto, mas estaria gesticulando para nada. Eu prefiro muito mais um trabalho sóbrio. Agora, se logo nos primeiros minutos o jogo dá a entender que temos que alterar alguma coisa rápida, ok. Mas o jogo estava controladíssimo desde o primeiro minuto. O gol do Juventude não muda o figurino daquilo que começamos. A partir do momento que nota-se que não conseguimos fazer o que treinamos, temos que intervir. É isso que faço nos jogos.


Jeffinho

- Está num processo evolutivo, chegou num patamar diferente daquilo que é exigido hoje. Temos que achar em conjunto ferramentas para ele sobreviver no jogo e se destacar. É um jogador com muito talento, está evoluindo cada vez mais e aprendendo a jogar em equipe. Há um ou outro momento que ele não consegue fazer bem, mas é um jogador que não estava habituado a esse nível. Não podemos esperar que em um mês ele esteja pronto para atacar e defender, transitar com a intensidade que se exige. Mas é um menino que vai evoluir cada vez mais, um grande profissional, um menino sério, honesto e dedicados. Todos eles trabalham muito bem. Empatamos o jogo não por falta de trabalho, mas porque não concretizamos oito oportunidades que tivemos e cinco foram oportunidades claras de gol. Seguimos à procura de melhores dias.




Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Davi Barros — Caxias do Sul

Atuações do Botafogo: Jeffinho é o destaque, e zaga deixa a desejar em empate



Confira todas as avaliações do 2 a 2 contra o Juventude



Gatito Fernández [GOL]: Não teve culpa nos gols e também não foi exigido. Nota: 5,0







Melhores Momentos: Juventude 2 x 2 Botafogo pela 23ª rodada do Brasileirão 2022 


Saravia [LAT]: Deu opções para o Botafogo no ataque, mas não construiu boas jogadas. Nota: 5,0


Adryelson [ZAG]: Falhou no segundo gol do Juventude ao não conseguir cortar o passe para Pitta. Nota: 4,0


Cuesta [ZAG]: Não conseguiu evitar que Pitta se antecipasse e marcasse o gol que abriu o placar. Nota: 4,5.


Marçal [LAT]: Quando o time saía para marcar no campo de ataque, foi surpreendido com lançamento nas costas no primeiro gol do jogo. Ajudou o time a construir no ataque e participou do segundo do Botafogo. Nota: 5,5.


Tchê Tchê [VOL]: Fez partida regular e não comprometeu. Nota: 5,5.


Eduardo [MEI]: Um dos melhores do time no primeiro tempo, parece ter cansado no segundo e não manteve o nível. Nota: 6,0


Lucas Fernandes [MEI]: Ajudou a tentar organizar o meio de campo do Botafogo, mas esteve apagado. Nota: 5,5.


Jeffinho [ATA]: Melhor em campo pelo Botafogo neste domingo, foi o mais lúcido em campo. Teve papel fundamental na criação das jogadas que terminaram em gol e ainda deu um passe para a bola no travessão de Eduardo. Nota: 8,0.




Jeffinho comemora o gol de Gabriel Pires em Juventude x Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Victor Sá [ATA]: Botafogo apostou mais pelos ataques do lado oposto ao que estava o atacante, que não criou tanto quanto Jeffinho. Nota: 6,0.


Júnior Santos [ATA]: Autor do primeiro gol do time, o estreante perdeu outras duas boas chances antes de empatar a partida. Saiu cansado. Nota: 6,0.


Entraram


Rafael [LAT]: Voltou a jogar pela primeira vez desde a grave lesão na primeira partida da temporada. Ajudou na construção do primeiro gol do Botafogo, mas não conseguiu impedir o contra-ataque do Juventude no segundo gol do time gaúcho. Nota: 5,5.


Gabriel Pires [MEI]: Outro estreante deste domingo, o camisa 14 também deixou o dele. No meio de campo, tentou dar mobilidade ao ataque e opções de passe, mas teve pouco tempo. Nota: 7,0.


Luis Henrique [ATA]: Entrou na ponta direita no lugar de Victor Sá, mas, além de um chute fraco no meio do gol, pouco apresentou. Nota: 6,0.


Vinícius Lopes [ATA]: Improvisado como centroavante pela falta de opções, também não conseguiu criar boas chances de ataque ao time. Nota: 5,5.


Danilo Barbosa [VOL]: Entrou no fim da partida para fazer a estreia com a camisa do Botafogo. Sem nota.


+ Leia mais notícias do Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Juventude x Botafogo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o jogo pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro



Juventude e Botafogo se enfrentam neste domingo pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo está marcado para as 11h (de Brasília), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O ge acompanha todos os lances ao vivo, com vídeos.





Tudo que você precisa saber sobre Juventude x Botafogo — Foto: ge


O Alviverde vem de uma sequência negativa neste começo de returno. São três derrotas seguidas para Bragantino, América-MG e Cuiabá. Na lanterna da competição com apenas 16 pontos, o time gaúcho viu os concorrentes diretos se distanciarem na tabela. A diferença para o 16º colocado é de sete pontos.



Há três jogos sem vencer, o Botafogo vem de uma sequência que poderia ser melhor. Os empates em casa contra Ceará e Atlético-GO fizeram com que a torcida ficasse incomodada. A chegada de reforços, porém, pode ajudar a equipe e Luís Castro a mostrarem um futebol mais bonito, apesar de o técnico já ter deixado claro que isso não acontece da noite para o dia. Apesar de ocupar a 12ª colocação, o Botafogo está a três pontos da zona de rebaixamento.



+ Veja a tabela do Brasileirão


Transmissão: Premiere transmite para todo o Brasil com narração de DanDan Pereira e comentários de Fabio Junior e Ledio Carmona, além de Sandro Meira Ricci na "Central do Apito".


Tempo Real: o ge acompanha em tempo real, com vídeos exclusivos (clique aqui para seguir).



Escalações Prováveis


Juventude - técnico: Umberto Louzer


O treinador não poderá com os volantes Jadson e Yuri Lima e com o atacante Vitor Leque, suspensos. Por conta dos desfalques, o comandante precisará promover mudanças no meio-campo novamente. Durante a semana, o esquema 4-3-3, com as entradas de Elton, Anderson Leite e Chico Kim, foi testado. O paraguaio Pitta é a esperança de gols.


Provável Juventude: Pegorari; Rodrigo Soares, Nogueira, Paulo Miranda e Moraes; Élton, Anderson Leite e Chico; Bruno Nazário, Felipe Pires e Isidro Pitta.




Provável Juventude para enfrentar o Botafogo — Foto: ge



Desfalques: Jadson, Yuri Lima e Vitor Leque (suspensos), Paulo Henrique (edema ósseo) e Edinho (lesão muscular).


Pendurados: Isidro Pitta e Capixaba


+ Confira mais informações do Juventude



Botafogo - técnico: Luís Castro


Luís Castro promoverá novidades no Botafogo. Sem contar com quatro atletas que estiveram no empate com o Atlético-GO, o português deve mandar a campo um dos reforços apresentados nesta semana: o atacante Júnior Santos. Com Erison e Matheus Nascimento "em tratamento, conforme informado pelo clube, existe a chance do jogador estrear logo como titular.


Além dele, outras mudanças serão vistas. Philipe Sampaio está suspenso e Daniel Borges não foi relacionado. A tendência é por Adryelson e Saravia na equipe, respectivamente. Outra novidade deve ser a volta de Lucas Fernandes no lugar de Luís Oyama. O meia estava suspenso na rodada anterior e entra no lugar do volante que está rumo ao Molenbeek.





Provável escalação do Botafogo para o jogo com o Juventude — Foto: ge



Desfalques: Breno, Kayque, Erison, Sauer, Matheus Nascimento e Daniel Borges (em tratamento); Carlinhos, Diego Gonçalves, Lucas Piazon e Joel Carli (em transição); Philipe Sampaio (suspenso).


Pendurados: Del Piage, Erison, Hugo, Jeffinho e Saravia.


+ Veja mais notícias sobre o Botafogo



Arbitragem

Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
Quarto árbitro: Roger Goulart (RS)
Árbitro de vídeo: Vinicius Furlan (SP)


Fonte: GE