Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Botafogo revê Figueirense na Copa BR 6 anos após polêmica com bandeirinha


Ana Paula Oliveira criou polêmica por sua participação na eliminação do Botafogo


O jogo da noite desta quarta-feira entre Botafogo e Figueirense será a reedição de um confronto marcado pela polêmica com a bandeirinha Ana Paula Oliveira em 2007, pela mesma Copa do Brasil. Desta vez, o embate é válido pela terceira fase da competição nacional e será disputado no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 21h50.

Há seis anos, o Botafogo apontou a bandeirinha como responsável pela eliminação na semifinal do torneio em pleno Maracanã. A auxiliar de arbitragem anulou dois gols por impedimento do Alvinegro, que precisava de uma vitória por três tentos de diferença para se classificar para a grande decisão – e ganhou por “apenas” 3 a 1. A vantagem do Figueirense foi criada no jogo de ida, no Orlando Scarpelli, onde o time dominou o adversário e venceu por 2 a 0.

O episódio contribuiu para que a bandeirinha se aposentasse do futebol pouco depois e apostasse na carreira artística, como na participação no programa "A Fazenda", da TV Record, em 2011. A polêmica também aumentou projeção a Ana Paula, que chegou a posar para a Playboy ainda em 2007. Até hoje, a auxiliar de arbitragem ainda é lembrada pela torcida alvinegra pela atuação na partida.

Questionado sobre a lembrança, o técnico Oswaldo de Oliveira mostrou não temer o trauma do passado. O comandante do Botafogo ressaltou que nenhum dos atuais jogadores do clube estava presente na eliminação de 2007, nem mesmo o goleiro Renan, que subiu aos profissionais do clube em 2008 e é o atleta mais antigo do elenco.

“Temos remanescentes somente na comissão técnica. Nem lembrava desse episódio para falar a verdade. Estava no Japão na época e acompanhei de longe. Temos que encarar com naturalidade. O Figueirense é um adversário difícil, mas temos que procurar bater para avançar”, disse Oswaldo de Oliveira, que treinava o Kashima Antlers-JAP em 2007.

Já o Figueirense tentará repetir o feito de eliminar o Botafogo na Copa do Brasil como em 2007. O time hoje se encontra na Série B do Brasileiro, mas sonha em repetir a trajetória daquele ano, quando foi derrotado apenas na decisão pelo Fluminense, na melhor campanha de sua história. Para isso, a equipe de Adilson Batista sabe que precisa parar o meio-campo alvinegro.

“Eles têm um meio de campo com muita força, além do Seedorf. Todos eles se movimentam muito. Além disso, o Botafogo tem um ataque com um poder forte de finalização. Temos que neutralizar bem essas peças do time deles para querer algo”, analisou o volante Luan.

O segundo jogo do confronto está marcado para o dia 24 de julho, no Orlando Scarpelli. Pelo Brasileiro, o Botafogo volta a campo no domingo, no clássico contra o Fluminense, na Arena Pernambuco. Já o Figueirense enfrenta o Boa Esporte Clube no sábado, em Florianópolis-SC, pela Série B.

BOTAFOGO x FIGUEIRENSE


Data e horário: 03/07/2013 (quarta-feira), às 21h50h.
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).
Transmissão na TV: TV Globo, SporTV e ESPN Brasil.
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Auxiliares: Herman Brumel Vani (SP) e Fabio Rogerio Baesteiro (SP)

Botafogo
Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Julio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Vitinho, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Figueirense
Volpi; André Rocha, Thiego, Douglas e Saci; Ronaldo Três (Luan), Nem, Maylson e Rodrigo; Rafael Costa e Ricardinho
Técnico: Adilson Batista

Do UOL, no Rio de Janeiro

Oswaldo confirma que Bruno Mendes poderá ser negociado


Com pouco espaço no elenco e cercado de complicações fora do campo, atacante não consegue repetir as boas atuações de 2012



Bruno Mendes: passagem pelo Bota pode estar
perto do fim (Foto: Satiro Sodré / Divulgação)
Com pouco espaço no elenco do Botafogo, o caminho do atacante Bruno Mendes pode ser deixar o clube, que prefere apostar em outros atacantes com vínculo maior, como Sassá e Henrique. Bruno, de 18 anos, está emprestado ao Alvinegro até o fim de 2013. O técnico Oswaldo de Oliveira confirmou que o jovem deve ser negociado e lembrou que ele não conseguiu neste ano repetir as atuações do último Brasileiro.

A direção do Bota informou a possibilidade de Bruno Mendes ir para Criciúma ou Náutico, mas a ideia não agradou ao atacante e a seus representantes.

- O Bruno teve um bom início. Depois, tudo o que aconteceu conturbou. Hoje, existem interesses distintos que deixam o jogador em uma situação diferente dos demais. Ele pode ser negociado, sim. A administração da carreira dele mudou, e sabemos como isso funciona. Depois que acabou o Brasileiro, ele ainda não readquiriu aquela força com que ele estava - afirmou Oswaldo de Oliveira.

Recentemente, Bruno Mendes entrou em litígio com Gustavo Arribas, sócio da HAZ, empresa que comprou 100% dos seus direitos econômicos do Guarani por pouco mais de R$ 7 milhões. Agora, ele é representado por Juan Figger, mas a HAZ manteve os direitos econômicos em sua ligação com o Macaé. Ele entrou na Justiça para tentar conseguir a rescisão de contrato (que vai até 2017) com o clube do Norte Fluminense.

No Campeonato Brasileiro, atuou apenas uma vez em cinco rodadas, ainda assim entrando na reta final do jogo contra o Bahia, quando o Botafogo perdeu por 2 a 1. Na temporada, foram 18 jogos, sendo 11 como titular, e apenas dois gols. Caso seja negociado até dezembro, o Botafogo terá direito a 20% do valor líquido.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Botafogo pega Figueirense e tenta manter sequência no Raulino


Cariocas têm 100% de aproveitamento em nove jogos no estádio neste ano. Catarinenses devem manter time que empatou com Coritiba em amistoso



O Botafogo, sem poder contar com o Engenhão num curto prazo, já negocia realizar partidas no Maracanã e no Mané Garrincha. Enquanto isso, aposta na sua força no Raulino de Oliveira, onde realizou nove jogos neste ano e ganhou todos. Nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), o Figueirense tentará interromper a sequência, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, após a pausa para a Copa das Confederações.

No lado carioca, Oswaldo de Oliveira terá o reforço de seus selecionáveis - Jefferson e Lodeiro, convocados para Brasil e Uruguai, respectivamente. Mas começará a ver como seu time reage sem Fellype Gabriel, o jogador mais importante taticamente do elenco, segundo o próprio treinador. Pelos catarinenses, Adilson Batista deve mandar a campo a mesma escalação do amistoso contra o Coritiba no último sábado - empate por 2 a 2.

saiba mais
Informações sobre a venda de ingressos

Guilherme Ceretta de Lima (SP) será o árbitro do jogo e terá como assistentes Herman Brumel Vani e Fabio Rogerio Baesteiro. A TV Globo transmite para os estados de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Piauí, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá, além da cidade de Balsas (MA). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.




Botafogo: Oswaldo de Oliveira não fez mistério para escalar seu time. Se tem os retornos de Jefferson e Lodeiro, que disputaram a Copa das Confederações, e Dória, que estava com a seleção sub-20, o técnico não pode mais contar com Fellype Gabriel, Andrezinho e Jadson, que se transferiram. Vitinho será titular. O Bota entra em campo com: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Vitinho e Seedorf; Rafael Marques.

Figueirense: o técnico Adilson Batista deve escalar sua equipe com Tiago Volpi; André Rocha, Thiego, Douglas Silva e Wellington Saci; Ronaldo Tres, Nem, Maylson e Diguinho; Ricardinho e Rafael Costa. No gol, Tiago Volpi ganha a vaga de Ricardo.




Botafogo: a equipe não tem à disposição o zagueiro Antônio Carlos e o lateral-direito Edilson, que se recuperam de problemas musculares, além do meia Cidinho, que fez uma cirurgia no joelho e não tem previsão de retorno aos gramados.

Figueirense: o atacante Marcelo Toscano, recuperado de uma lesão na coxa esquerda, está em processo de recondicionamento físico. O volante Hildo, também por um problema na coxa esquerda, ficará longe dos jogos por mais duas semanas.



Botafogo: ninguém.

Figueirense: Tinga.




Há seis anos, o Botafogo levava a melhor sobre o Figueirense, mas deixava o Maracanã eliminado e elegendo um vilão - na verdade, uma vilã. A assistente Ana Paula Oliveira anulou dois gols e causou a revolta dos cariocas, que fizeram 3 a 1 e perderam a vaga por causa do gol sofrido em casa. Na partida de ida, os catarinenses haviam vencido por 2 a 0. Zé Roberto abriu o placar, e André Lima ampliou a vantagem do Botafogo ainda no primeiro tempo. No fim do segundo, Cleiton Xavier contou com a ajuda do goleiro Julio Cesar para marcar o gol do Figueira. Vinicius (contra) deu números finais à partida, já nos acréscimos.

Por GLOBOESPORTE.COM Volta Redonda, RJ

Com vontade de sobra, Botafogo encara Figueirense pela Copa do Brasil

Técnico do Glorioso ressaltou a motivação do elenco para esta partida. Já o Figueira, vem com duas modificações em comparação com o time semifinalista do catarinense


Apresentação Botafogo x Figueirense
Botafogo x Figueirense se enfrentam pela Copa do Brasil
Depois de 24 dias sem entrar em campo para uma partida oficial, o Botafogo volta a rotina de jogos nessa quarta-feira. A equipe enfrentao Figueirense no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 21h50, pela terceira fase da Copa do Brasil. O técnico Oswaldo de Oliveira, em entrevista coletiva, ressaltou a vontade do grupo em poder voltar a treinar para um jogo, após um longo período inativo.

- Na segunda-feira, especialmente, eles voltaram com uma motivaçao muito grande, ja com intensidade de jogo. Esse grupo tem mostrado ao longo do ano muitas açoes de profissionalismo - disse.

No treino desta terça-feira, o treinador confirmou a entrada do meia-atacante, de 19 anos, na vaga deixada por Fellype Gabriel, vendido para o futebol árabe. Sobre o adversário, Oswaldo comentou que o Figueirense é uma equipe técnica, com jogadores leves e rápidos. Contudo, ressaltou a vontade de passar para as oitavas de final:

- Temos que encarar com naturalidade o adversario, que é dificil, mas vamos nos esforçar para passar.

FIGUEIRA VOLTA AOS JOGOS COM POUCAS NOVIDADES

Os dois duelos contra o Botafogo serão a oportunidade de o Figueirense provar a sua força no ano, após um início de temporada sem muito o que celebrar: o time foi eliminado na semifinal do Campeonato Catarinense e faz campanha apenas regular na Série B do Campeonato Brasileiro.

E para conquistar um bom resultado contra a equipe carioca em Volta Redonda, o Figueirense terá poucas novidades com relação ao time que vinha sendo o titular antes da paralisação da Copa do Brasil e da Série B para a Copa das Confederações. Apenas o goleiro Tiago Volpi e o apoiador Diguinho conquistaram uma vaga entre os 11 do técnico Adilson Batista durante o recesso das competições.

Volpi agradou durante o período de treinos do Figueirense e ganhou a titularidade de Ricardo. Além disso, Neneca, recém-contratado, não poderá atuar na Copa do Brasil, pois já defendeu o América-MG na edição deste ano do torneio. Já Diguinho, que teve passagem apagada pelo Botafogo, é uma das tentativas de Adilson Batista para resolver a falta de criatividade no meio de campo do Figueira. Tchô, ex-Villa Nova e Atlético-MG, será opção para o decorrer do jogo.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FIGUEIRENSE


Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data/hora: 3/7/2013 – 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Auxiliares: Herman Brumel Vani (SP) e Fábio Rogério Baesteiro (SP)

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi, André Rocha, Thiego, Douglas Silva e Wellington Saci; Nem, Ronaldo Tres, Maylson e Diguinho; Ricardinho e Rafael Costa – Técnico: Adilson Batista.

Leia mais no LANCENET!