Páginas

sábado, 26 de julho de 2014

Assumpção rebate críticas de Sidnei Loureiro e assume responsabilidades


Presidente do Botafogo defende Sergio Landau e Marcelo Murad, apontados por Sidnei Loureiro como culpados pela asfixia financeira do clube



Assumpção: presidente defende seus diretores (Foto: Satiro Sodré)
Durante a Copa do Mundo, o Botafogo teve uma mudança importante no departamento de futebol. Sidnei Loureiro foi demitido e em seu lugar entrou o ex-jogador Gottardo. Na noite de sexta-feira, em entrevista à Rádio Globo, pela primeira vez o presidente Maurício Assumpção explicou sua decisão.

Assumpção comentou também das declarações de Loureiro em entrevista ao GloboEsporte.com em que ele critica o diretor executivo Sergio Landau e o diretor financeiro Marcelo Murad. Na ocasião, ele afirmou que estes dois foram os responsáveis pelo não cumprimento orçamentário e pela asfixia financeira do clube, o que criou um grande mal-estar em General Severiano.

O presidente, no entanto, chamou a responsabilidade para si e afirmou que todas as decisões de corte orçamentário para este ano passaram por ele.

Demissão do gerente técnico de futebol Sidnei Loureiro

- Foi fundamental o trabalho do Sidnei Loureiro durante o tempo em que esteve no Botafogo. Houve a reestruturação do futebol de base do clube com resultados visíveis, e ele foi o grande responsável. Sobre a saída dele, nos chamou para uma reunião e houve o entendimento que a saída era o melhor a ser feito no momento. Aí tomei esta decisão.

Críticas de Loureiro aos diretores Sergio Landau e Marcelo Murad

- O primeiro ponto que ele aborda na entrevista é que foi o diretor executivo e o diretor financeiro que determinaram a redução do orçamento do futebol para 2014. Na verdade, isso tem que passar pela presidência. Isso foi decidido em uma reunião com meu vice geral e meu vice de futebol e passado para todo o departamento. Foi uma questão que eu tive que decidir. Ideia era nos adequar ao que o Proforte exigia. A redução foi necessária, mesmo com o time classificado para Libertadores. Então, essa é uma responsabilidade minha. A determinação foi minha. Sem essa redução nem teria como aprovar o orçamento no Conselho. O que me estranha na declaração (de Sidnei Loureiro) é diz que promessas não foram cumpridas e que ele não sabe a razão pelo qual o Botafogo teve problema financeiro. Todos sabem, inclusive ele. Eram as questões das penhoras. Tudo era passado de uma forma muito clara. Os problemas atrapalharam o trabalho dele? Claro que atrapalharam. Mas querer computar isso a outros, não. Novamente: a responsabilidade é minha como presidente. Tenho pelo Sidnei uma admiração grande, o trabalho que fez na base foi invejável. E fez com todas as dificuldades. Tenho também pelo Sergio Landau a maior admiração do mundo, está comigo há seis anos no Botafogo. Processo de recuperação do Mourisco Mar e de General Severiano foram liderados por ele. Liderou o trabalho de transformar o Engenhão em receita para o Botafogo. Como presidente, essas questões financeiras são de minha responsabilidade. O culpado sou eu. Nunca fugi disso.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Botafogo e Flamengo se enfrentam na reabertura do Maracanã após a Copa



Clássico deste domingo marca o reinício do Maior do Mundo. Técnicos fazem mistério para a partida





Apresentação Flamengo x Botafogo
Botafogo e Flamengo se enfrentam neste
domingo, no Maraca
Privilegiados Assim podem se sentir tanto os jogadores, quanto os torcedores de Flamengo e Botafogo. Por força do destino ou por um capricho do calendário do futebol brasileiro, os dois clubes, em pouco menos de um ano, serão os protagonistas pela segunda vez de uma reabertura do Maracanã. Na noite deste domingo, eles marcam o reinício das atividades no estádio após a Copa do Mundo.

No dia 28 de julho de 2013, Flamengo e Botafogo fizeram um duelo digno da primeira partida do estádio após a realização da Copa das Confederações. O Novo Maraca, como é chamado, acabou sendo palco de um empate com gosto de vitória para o time rubro-negro, que acabou conseguindo empatar por 1 a 1 no último lance do jogo, quando o volante Elias balançou a rede do goleiro Jefferson.

Na noite deste domingo, Flamengo e Botafogo se enfrentam novamente no Maraca em uma reabertura. E em um clássico rodeado de mistérios. Os técnicos Vanderlei Luxemburgo e Vagner Mancini fecharam seus treinamentos às vésperas do confronto, tentando esconder ao máximo suas equipes.

- Lógico que a gente fecha porque é um jogo diferente de outros. Não vou adiantar a escalação nem dar pistas hoje, pois do outro lado tem gente que sabe armar também. Nesse momento tem que usar o mistério. Não que vá interferir no jogo, mas pode nos dar algum benefício - disse Mancini, em entrevista coletiva.

Além de fazer mistério quanto a montagem do time, se vai escalar três volantes ou dois apoiadores, Mancini também ainda não sabe se poderá contar com Emerson Sheik. O atacante está com dor na virilha e é dúvida para o clássico.

No lado do Flamengo, além de toda a importância que envolve um clássico, o técnico Vanderlei Luxemburgo ainda fará sua reestreia pelo clube. Ele foi contratado para substituir Ney Franco nesta semana

O treinador fechou os últimos dois treinamentos e não confirmou o time titular à imprensa. Mas já chegou fazendo mudanças. Uma delas é certa: a entrada de Paulo Victor no lugar de Felipe. O goleiro, que vinha atuando nas últimas partidas, sequer foi relacionado. Elano também está fora.

- É normal o Luxemburgo fechar os treinamentos, ainda mais neste momento. Nós entendemos esta postura dele, pois pode ser importante para o time - disse o zagueiro Wallace.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X BOTAFOGO

Local: Maracanã (RJ)
Data-Hora: 27/7/2014 - 18h30 
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) (Fifa)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

FLAMENGO: Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Marcelo e João Paulo; Cáceres, Luiz Antônio, Mugni e Everton; Paulinho e Alecsandro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Airton, Gabriel (Lucas), Bolatti e Carlos Alberto; Zebalos e Emerson (Yuri Mamute). Técnico: Vagner Mancini.


Leia mais no LANCENET!