Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Após acesso à Série A, Botafogo chega ao Rio com festa da torcida


Grupo de torcedores vai ao Galeão recepcionar delegação após vitória sobre o Luverdense. Título da Série B pode ser conquistado no sábado




O Botafogo retornou ao Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira, após garantir o acesso à Série A do Brasileirão, com muita festa da torcida. Na noite anterior, o Alvinegro venceu o Luverdense por 1 a 0, gol de Ronaldo, em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, e conquistou a classificação à elite nacional com quatro rodadas de antecedência. Um grupo de torcedores foi ao Aeroporto Antônio Carlos Jobim, o Galeão, para recepcionar a delegação. E, carregando bandeiras e adereços, cantaram alto as músicas alvinegras, entoaram o hino e, principalmente, festejaram muito a chegada dos atletas.

Willian Arão foi um dos jogadores mais festejados pela torcida do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / SSpress)

Desde cerca de meia hora antes do desembarque da delegação, os torcedores já faziam barulho no saguão do aeroporto. Pularam, correram e fizeram até "uuuuh" sempre que uma pessoa que não do Botafogo saía pelo portão. Os gritos de guerra do acesso foram os mais cantados, como o mesmo entoado pelos jogadores após o apito final contra o Luverdense: "Ei, você aí, o Bota já subiu, o Bota já subiu!".


Carleto foi o primeiro a sair na área de desembarque, para a loucura dos torcedores. Aos poucos, os jogadores foram passando em direção ao ônibus e precisaram ser escoltados pelos seguranças. Alguns pararam para conversar com a imprensa.


Torcedores alvinegros recepcionaram delegação
no retorno ao Rio (Foto: Satiro Sodré / SSpress)
Ronaldo foi um dos mais assediados e festejados pelos torcedores, assim como Willian Arão. Foi o atacante quem marcou o gol que sacramentou o retorno do Alvinegro à Série A do Brasileiro. Para ele, o gol marcado em Lucas do Rio Verde ficará na memória para sempre.


- Fica mais marcado na minha vida do que na do Botafogo. É um gol que nunca vou esquecer. Um gol que vou contar aos meus netos. Depois que eu parar (com o futebol), vou comentar, vou lembrar dele - disse.


Para Luis Ricardo, o momento é de festa. E a ansiedade de momento era por poder reencontrar o torcedor.


- Vamos curtir um pouquinho esse acesso, pensar no próximo jogo só amanhã. Vamos comemorar com o nosso torcedor um pouco. Viemos de uma viagem longa, estávamos ansiosos para chegarmos e receber esse carinho do nosso torcedor. Com certeza (respirar mais aliviado). Ficamos muito felizes. Agora é só comemorar e esperar o próximo jogo para conquistar também o título - disse o lateral.

Hino do clube e grito de guerra do acesso ditaram o ritmo dos festejos dos torcedores (Foto: Satiro Sodré / SSpress)

- Conseguimos o acesso e estamos brigando pelo título. É uma sensação de dever cumprido, felicidade imensa. Espero retribuir esse carinho da torcida - afirmou Neilton.


O título da Série B pode ser confirmado no sábado, desde que o Bota vença o Santa Cruz. E que o América-MG não ganhe do Paraná. A partida dos mineiros, no entanto, acontece apenas às 21h - o do Alvinegro é às 17h30. Com isso, o time não poderá comemorar um eventual título junto dos torcedores, pois depende do resultado paralelo. Neilton lamentou não poder festejar no Nilton Santos:


- Verdade... Não vamos poder comemorar com a torcida. Vamos ter de esperar o outro resultado, mas está valendo.


O Botafogo volta a treinar na manhã desta quinta-feira, de olho no confronto com o Santa Cruz, sábado, às 17h30 (de Brasília), no Nilton Santos.

Torcedora tira foto com Diego Jardel na entrada do ônibus do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / SSpress)


Neilton é escoltado pelo segurança do Botafogo, mas tem tempo para uma selfie (Foto: Satiro Sodré / SSpress)


Muita festa no desembarque do Botafogo após o acesso à Série A (Foto: Satiro Sodré / SSpress)



Por Jessica Mello e Pedro Veríssimo Rio de Janeiro/GE

Cinco destaques do retorno do Botafogo à Série A



O porto seguro

Foto: Guilherme Leporace / Agência O Globo
Apesar de não ter atuado nesta terça, por estar na seleção, Jefferson brilhou em várias partidas, contribuindo diretamente para a volta à Série A. Com apenas 26 gol sofridos, o alvinegro tem a defesa menos vazada.



O comandante

Foto: Vitor Silva / SSPress
Substituiu René Simões, demitido após eliminação para o Figueirense na Copa do Brasil. E, em seu primeiro trabalho no campo desde que sofreu um AVC, em 2011, correspondeu às expectativas.



O artilheiro

Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo
Contratado durante a competição e sob desconfiança da torcida, vindo do inexpressivo Olviedo, do Equador, o uruguaio Navarro logo a conquistou com gols e substituiu à altura Rodrigo Pimpão, que foi para o exterior. Já marcou nove vezes na Série B.



Coadjuvante de luxo

Foto: Marcelo Carnaval
Mesmo contratado pelo clube em julho e de ter sido reserva em boa parte dos jogos, Neílton encantou a torcida com sua velocidade, vem dando trabalho aos zagueiros rivais, já marcou seis gols e se tornou titular de Ricardo Gomes.



Todo Pimpão

Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo
Apesar de ter trocado o alvinegro pelo Emirates Club em julho, Rodrigo Pimipão ainda é o vice-artilheiro do time na Série B, com sete gols. Muitos deles decisivos, em jogos em que o time nem chegou a brilhar, mas venceu graças ao então camisa 7.


Fonte: O Globo

Da angústia ao alívio: fatos marcantes da recondução do Botafogo à elite


Clube supera problemas financeiros, técnicos e administrativos e assegura volta à Série A 345 dias após a queda. Confira momentos-chave deste período





Passaram-se 345 dias desde que a derrota por 2 a 0 para o Santos, em 30 de novembro do ano passado, sacramentou a queda do Botafogo. Desde então, os alvinegros sentiram na pele a agonia de mais um rebaixamento. Aos poucos, porém, a dor transformou-se em esperança. E, nas últimas semanas, num mar de tranquilidade. Por mais que reconheça que o atual elenco está aquém de suas tradições, o Botafogo navegou praticamente sem sustos na Série B. Apesar da serenidade de quem esteve desde a segunda rodada no G-4 e liderou 27 das 35 rodadas, o sofrimento precisava de um ponto final. E acabou. O Botafogo está de volta à elite do futebol brasileiro. A comemoração, nesta terça, após a vitória sobre o Luverdense no Passo das Emas, não veio com gritos de alegria. Mas sim com um sonoro "ufa" de cada botafoguense.

No terreno devastado por problemas financeiros, administrativos e técnicos, a nova gestão, que assumiu o clube no fim de 2014, plantou credibilidade. Ciente de suas limitações, manteve apenas Jefferson como estrela, a promessa de manter os salários em dia e fez apostas. Foram quase duas dúzias de contratações ao longo da temporada. Muitas não vingaram. Outras deram certo. Casos de Willian Arão, Navarro, Renan Fonseca, Neilton, entre outros, hoje, valorizados no mercado.


O GloboEsporte.com acompanhou o dia a dia do Botafogo durante esse período e separou 16 fatos que marcaram a recondução do Botafogo à elite do futebol brasileiro.


RECOMEÇO

Lopes e Mantuano apresentam Willian Arão e Giaretta. Até então desconhecido, volante tornou-se um dos destaques do Botafogo na temporada (Foto: Vitor Silva / SSPress)

O primeiro passo visando à temporada foi o acerto com René Simões, em dezembro passado. Em seguida, o clube anunciou Antônio Lopes como gerente de futebol. A dupla foi a principal responsável pela formação do elenco alvinegro. Quando chegaram ao Botafogo, os dois encontraram apenas oito jogadores à disposição. Era hora de ir ao mercado.

Elvis, Tássio, Willian Arão, Luis Ricardo, Roger Carvalho, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Alisson, Carleto, Rodrigo Pimpão, Diego Jardel, Tomas Bastos e Bill chegaram numa tacada só. Juntaram-se a eles nomes como Gilberto, Sassá e Henrique, que retornaram de empréstimos. Da base, subiram Fernandes, Jean, André Luís e Saulo. A principal conquista, porém, foi a manutenção de Jefferson. Após longa novela, o goleiro renovou até o fim de 2017.


LAR, DOCE LAR

Botafogo não abriu mão do Nilton Santos na Série B (Foto: Satiro Sodré / SSPress)

Após 22 meses perambulando por estádios de todo país, o Botafogo voltou para casa no início do ano. Fechado em 2013 por conta de problemas na cobertura, o time voltou a usar o Engenhão, agora com o nome de Nilton Santos.

E o estádio foi fundamental na ressurreição alvinegra. Apesar de ainda não poder contar com a capacidade total – apenas 25 mil lugares foram liberados -, o Botafogo fez valer sua força como mandante. O primeiro revés ocorreu somente em julho, para o Figueirense, na Copa do Brasil. Em toda a temporada, foram apenas três derrotas no local. Na Série B, o aproveitamento em casa é de 72%. A sintonia com o Engenhão foi tamanha que o elenco solicitou à diretoria que não levasse as partidas decisivas da Série B para o Maracanã, como chegou a ser cogitado.


GRATA SURPRESA




Rebaixado e com o elenco reformulado, o Botafogo entrou no Campeonato Carioca como a quarta força da competição. Na teoria. Porque, na prática, o Alvinegro foi protagonista durante toda a campanha.

Na fase de classificação, o Alvinegro nunca deixou o G-4 e ainda faturou a Taça Guanabara, após vencer o Macaé com gol de Elvis. O título só veio após a confirmação do empate do Flamengo com o Volta Redonda, cujo minutos finais o elenco acompanhou por um aparelho celular no gramado do Nilton Santos (veja no vídeo acima).


Nas semifinais, o Alvinegro deixou para trás o Fluminense após histórica disputa por pênaltis com 22 cobranças. Na decisão, a equipe perdeu os dois jogos para o Vasco. Sem crise. Foi consenso no clube que o time de René Simões chegou mais longe do que o esperado.


BAQUE

Suspensão afastou Jobson a poucos dias do primeiro jogo da decisão do Carioca (Foto: Vitor Silva / SSpress)

A calmaria do Botafogo no Campeonato Carioca só foi interrompida por um baque na reta final. Em abril, a três dias do primeiro jogo da decisão com o Vasco, a Fifa validou a suspensão imposta pela federação saudita a Jobson e afastou o atacante por quatro anos do futebol.

Suspenso por ter se recusado a realizar exame antidoping quando defendia o Al-Ittihad, em 2014, Jobson foi impedido inclusive de treinar no Botafogo. Os advogados do atacante tentaram efeito suspensivo, mas ainda não tiveram sucesso. Jobson será julgado em janeiro e acredita que poderá retornar ao futebol no início de 2016.


RESSURREIÇÃO

Após quase dois anos afastado do futebol, Daniel Carvalho reencontrou o prazer de jogar (Foto: Vitor Silva/SSPress)

Logo após o fim do Carioca, o Botafogo anunciou três reforços: Daniel Carvalho, Camacho e Lulinha. O primeiro vinha treinando no clube desde fevereiro, quase dois anos após se aposentar do futebol. Daniel Carvalho foi titular na maior parte da campanha da Série B, mas conviveu com problemas físicos, devido ao longo período de inatividade. O meia, no entanto, termina o ano em alta e consolidado como o camisa 10 e principal garçom do Botafogo: foram dez assistências na temporada.


AVASSALADOR

Talvez nem o torcedor alvinegro mais otimista imaginasse um início tão bom na Série B. Nas primeiras oito rodadas, o Botafogo venceu sete jogos e empatou um. A arrancada gerou gordura, e o time carioca se manteve na liderança da Série B durante quase todo o primeiro turno.


MAL-ESTAR E RESCISÃO

Marcelo Mattos deixou o Botafogo após acordo com a diretoria (Foto: Vitor Silva / SSPress)

A primeira baixa com a Série B em andamento foi por opção da diretoria. Com salário quase quatro vezes acima do teto estipulado, o Botafogo decidiu se desfazer de Marcelo Mattos. Em junho, o clube não depositou o salário integral do volante e gerou mal-estar no elenco. Na ocasião, o empresário de Mattos, Carlos Leite, se reuniu com o Botafogo, que ofereceu a rescisão contratual. Chateado, Mattos, que estava no Botafogo há cinco anos, acertou com o Vitória.


NASCE UM XODÓ




Foi uma semana agitada. Na segunda-feira, Bill pediu, a diretoria acatou, e o camisa 9 rescindiu contrato. O substituto estava definido. Até então artilheiro do Brasil em 2015 pelo Botafogo-PB, Rafael Oliveira desembarcou no Rio de Janeiro e treinou com o elenco no Nilton Santos. A negociação, no entanto, deu para trás, e a vaga no ataque ao lado de Pimpão caiu no colo de Luís Henrique, jovem de 17 anos integrado aos profissionais há apenas cinco dias.

Em 3 de julho, pela 10ª rodada, o Estádio Nilton Santos viu a promessa das categorias de base tornar-se realidade. Luís Henrique precisou de apenas cinco minutos como profissional para marcar seu primeiro gol. Na vitória por 5 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, ele fez de tudo: marcou duas vezes, sofreu pênalti, fez jogadas de efeito e, acima de tudo, provou ter personalidade para assumir o desafio, apesar da pouca idade. Desde então, o jovem passou por altos e baixos, mas não perdeu o status de xodó junto aos alvinegros.


ECOS DE MACAÉ




O primeiro turno do Botafogo na Série B pode ser dividido em antes e depois da derrota por 4 a 2 para o Macaé, na 9ª rodada, no fim de junho. Foi um passeio. No Estádio Cláudio Moacyr, o Alvinegro conheceu seu primeiro revés na Série B. E ele veio com requintes de crueldade. A equipe de René Simões foi para o intervalo perdendo por 3 a 0.

A atuação gerou questionamentos internos, e o resultado foi o primeiro de vários tropeços que vieram a seguir, derrubaram René Simões e criaram o único período de instabilidade do Botafogo na competição.


SOB NOVA DIREÇÃO

Ricardo Gomes assumiu com o Botafogo na liderança (Foto: Vitor Silva/SSPress)

René Simões não resistiu à sequência ruim e foi demitido após a eliminação na Copa do Brasil, para o Figueirense. Afastado do futebol por quatro anos por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2011, Ricardo Gomes aceitou o desafio e assumiu o Botafogo.

O início não foi fácil. Apesar de o Botafogo ainda estar na liderança, o momento dentro de campo era ruim. Os tropeços nas primeiras partidas com Ricardo derrubaram o Alvinegro para a quarta colocação. Aos poucos, no entanto, o treinador arrumou a equipe com a chegada de reforços, o time reencontrou o bom futebol e voltou a navegar em mares calmos na Série B.


DEBANDADA

Destaques do primeiro semestre, Rodrigo Pimpão e Gilberto deixaram o Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)

A janela de transferências passou como um trator no Botafogo. O primeiro a sair foi Bill, rumo ao futebol sul-coreano. Gilberto foi para a disputa do Pan-Americano e sequer voltou, negociado com a Fiorentina. Destaque do time na Série B, Pimpão partiu para o mundo árabe. Henrique foi emprestado ao Coritiba, enquanto Airton saiu após o término do contrato.

As cinco baixas aliadas à suspensão de Jobson e à saída de Marcelo Mattos foram sentidas. Com tantas perdas, o Botafogo se viu obrigado a apostar nos jovens. A garotada não foi mal, mas o clube passou por seu momento de maior instabilidade na Série B.


NEGÓCIO DA CHINA

Chang Bao treinou três meses com o elenco do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)

Não foi só dentro de campo e no comando técnico que o Botafogo passou por mudanças ao longo da Série B. No meio da competição, o vice de futebol, Antônio Carlos Mantuano, renunciou após desavenças com a diretoria.

A gota d'água foi o embate a respeito de uma eventual comissão ao jogador chinês Chang Bao. Integrado ao time para atrair investimentos, o meia nunca assinou contrato, mas treinou com o elenco alvinegro durante três meses. Mantuano gostaria que o atleta fosse recompensado pelo interesse da delegação chinesa em aproveitar as instalações do clube durante as Olimpíadas-2016. A diretoria foi contra. O dirigente deixou o clube após acalorada discussão e foi substituído pelo vice de remo, Antonio Carlos Azeredo de Azevedo, conhecido como Cacá.


NOVA LEVA

Deu certo: juntos, Neilton e Navarro já marcaram 15 gols pelo Botafogo (Foto: Sátiro Sodré/SS Press)

Com a saída de peças importantes, o Botafogo foi ao mercado. Neilton, Navarro, Ronaldo, Serginho, Bazallo, Rodrigo Lindoso e Aírton foram contratados. Os dois primeiros resolveram os problemas ofensivos de Ricardo Gomes, tornaram-se protagonistas na campanha e, juntos, já marcaram 15 gols na Série B. Lindoso também virou titular. Por outro lado, Bazallo e Aírton sequer entraram em campo.

DNA OFENSIVO

Peça ao ex-técnico alvinegro René Simões para apontar a característica mais marcante do elenco do Botafogo, e ele dirá sem pestanejar: “o DNA ofensivo”. Ao longo da temporada, o time mostrou vários defeitos, mas provou saber fazer gols. Contra o Bragantino, a equipe atingiu a marca de 100. Hoje, já são 105 em 2015.


SUPREMACIA EM NÚMEROS

Números comprovam superioridade do Botafogo na Série B (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Pelo menos no que diz respeito a estatísticas, a campanha do Botafogo na Série B é irretocável. O time nunca saiu do G-4, liderou 27 das 35 rodadas até o momento, e nada leva a crer que deixará o topo até o fim da competição.


O Botafogo também é o time que mais venceu (20 vitórias), menos perdeu (sete derrotas), tem o melhor ataque (58 gols) e a defesa menos vazada (26 gols).


ÚLTIMO ATO




Com quatro rodadas de antecedência, o Botafogo garantiu o acesso à Série A na distante Lucas do Rio Verde (MT), a 2.556 quilômetros do Rio de Janeiro. Em um gramado ruim e um campo cheio de mosquitos, o Alvinegro derrotou o Luverdense por 1 a 0 e assegurou o retorno à elite.


O herói do acesso foi inesperado. Em seu quarto jogo com a camisa do Botafogo, Ronaldo marcou seu primeiro gol com a camisa alvinegra e entrou para a história do clube. Hora de festejar, mas com moderação. Afinal, o Botafogo ainda busca o título. E ele pode vir já no próximo sábado, diante do Santa Cruz.


Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Loco Abreu festeja acesso do Bota e diz que irá ao Nilton Santos no sábado


Assim como o uruguaio, jogadores alvinegros postaram mensagens de comemoração nas redes sociais. Bota venceu o Luverdense e está na Série A



Loco Abreu diz que irá ao jogo no sábado,
contra o Santa Cruz (Foto: Reprodução/Twitter)

Ídolo da torcida alvinegra, o uruguaio Loco Abreu acompanhou a partida contra o Luverdense, na noite desta terça-feira, de longe. Mas comemorou como se estivesse pertinho. Em seu Twitter, após a partida, o jogador escreveu ainda que irá ao Estádio Nilton Santos no sábado, para a partida contra o Santa Cruz, festejar o acesso à Série A e também, quem sabe, o título da segunda divisão - o Bota conquista o campeonato se vencer e o América-MG não.


- Parabéns, meu Fogão. Felicidades! Sábado vou no Estádio Nilton Santos com você a disfrutar da volta à Série A - escreveu.


Os jogadores que participaram da partida em Lucas do Rio Verde, no interior do Mato Grosso, postaram imagens dos festejos no vestiário do estádio, após a partida.


- Falem o que quiserem, o Bota subiu. Parabéns a esse grupo maravilhoso, mesmo com críticas, é humilde e trabalhador - escreveu Carleto.


- Eiiiiii, você não viu ??? O BOTA JÁ SUBIU, O BOTA JÁ SUBIU #bondedegeneral #issoébotafogoporra - publicou Octavio.

Jogadores do Botafogo fizeram festa no vestiário após a partida contra o Luverdense (Foto: Reprodução / Instagram)

- "Missão dada é missão cumprida". Feliz demais #SERIAA #SUMEMO #Deusnocontrolesempre #botafogo essa rapaziada merece #Tmj - postou Luis Ricardo.


- É na raça... Objetivo alcançado. Obrigado, Deus, por me proporcionar esses momentos únicos!! Série A mais que merecido #N7 - escreveu Neilton.


O meia Daniel Carvalho, que voltou aos campos este ano, após um período afastado do futebol, publicou uma montagem no Instagram com as suas pessoas especiais. E agradeceu ao Botafogo pela oportunidade do recomeço e ao ex-técnico alvinegro, René Simões.

Daniel Carvalho publicou uma montagem em sua rede social para agradecer a confiança no seu retorno (Foto: Reprodução/Instagram)
- Essa montagem resume um pouco das pessoas que são importantes na minha vida... Obrigado meus amores @pamela_carla e @joaopaulo2008.. Vocês são importantes para essa minha retomada... Agradeço minha família e amigos, sempre me apoiaram. Agora vamos rumo ao título. Obrigado a todos que acreditaram em mim. Obrigado @botafogooficial e René Simões - publicou.


O goleiro Renan não pode viajar para participar da partida com os companheiros, pois ficou no Rio de Janeiro tratando de uma lesão. Mas festejou de longe:


- PARABÉNS, MEUS AMIGOS!!! Eiiii, você não viu?! O Bota já subiu, o Bota já subiu... Momentos ruins eu já viviiii, mas nunca parei de cantaaar e esse fogo no meu peeitoo que nunca vai se apagaaar... ooo fogoo olê olê olêêê. Muito feliz por todo o grupo. Trabalho que começou lá em Várzea das Moças (Niterói - Pré-temporada) e tinha a certeza que ia dar certo, pois somos um grupo de homens comprometidos, trabalhadores e de muito caráter. Parabéns para nós!


O mesmo com Sassá, que só voltará aos gramados daqui a seis meses. O atacante tem uma lesão no joelho esquerdo e precisará de uma cirurgia no local.


- ''Deus é Fiel''. Valeu, rapaziada! Comissão! Instituição! Valeu, Botafogo Oficial! Estamos de volta e a todo vapor! #FogoEuTeAmo - postou.


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Iluminado, Ronaldo celebra gol da volta: "Entro pra história do Botafogo"


Em seu quarto jogo com a camisa alvinegra, atacante faz o único gol da vitória sobre o Luverdense e coloca o clube carioca na elite do futebol brasileiro







 Ronaldo chegou em setembro sem alarde. Credenciado pelos seis gols que marcou pelo Ituano na Copa do Brasil, ele teve de esperar e aguardou, pacientemente, uma oportunidade. Ela demorou, mas chegou. Com as lesões de Navarro, Sassá e Luís Henrique, o centroavante estreou na reta final da Série B e provou ter estrela. Nesta terça, diante do Luverdense, coube a Ronaldo marcar o gol do acesso do Botafogo, seu primeiro com a camisa alvinegra. (Veja os melhores momentos no vídeo acima)

- Eu disse que sonhava com o gol do acesso. Estava trabalhando e esperando essa oportunidade. Graças a Deus ela surgiu. Entro para a história do Botafogo com o gol do acesso. É uma felicidade enorme. Trabalhei muito forte, dei o meu melhor, e as coisas aconteceram – comemorou o Ronaldo, enquanto era abraçado pelos demais jogadores na saída de campo.


Com seis gols na Copa do Brasil, Ronaldo foi contratado pelo Bota há dois meses (Foto: Vitor Silva / SSPress)


Quem também estava em êxtase na saída de campo era Diego Jardel. Desde o início do ano no Botafogo, o meia esteve presente em todos os momentos de dificuldades e celebrou, em tom de alívio, o acesso à Série A.

- Não foi fácil, mas o importante é que conseguimos. Assim, com dificuldades, é mais gostoso – vibrou Diego.

Com o acesso garantido, o Botafogo luta agora pelo título da Série B. Com 68 pontos – cinco de vantagem para o América-MG -, o Alvinegro pode ser campeão em caso de vitória no sábado contra o Santa Cruz, desde que o Coelho não vença o Paraná.

Por GloboEsporte.com Lucas do Rio Verde, MT/GE