Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2016

"Cascudo", Kleber Gladiador vira alvo do Bota, mas Coxa promete jogo duro


Alvinegro faz consulta por atacante, 3º maior artilheiro do país no ano, mas Alviverde descarta: "Pode vir com caminhão de dinheiro". Pottker, do Figueira, também interessa




Kleber é o 3° artilheiro do país em 2016 com 12 gols
 em 10 jogos (Foto: Site oficial do Coritiba/Divulgação)
A pouco mais de três semanas do início do Campeonato Brasileiro, o Botafogo se movimenta nos bastidores para se reforçar. Além de Alex - que em um primeiro momento recusou a oferta alvinegra -, o clube tem como prioridade a busca por um centroavante considerado "cascudo", capaz de dividir a responsabilidade com os garotos Luís Henrique e Ribamar, de 18 anos. E o alvo foi escolhido: Kleber Gladiador, do Coritiba. O experiente jogador, de 32 anos, vive boa fase em 2016 e já marcou 12 gols em 10 partidas, sendo o artilheiro do Paranaense e o terceiro maior goleador do Brasil nesta temporada: está empatado com Anselmo, do Fortaleza, e atrás apenas de Rodrigão, do Campinense, com 16, e Nando, do ABC, que tem 14.


No último sábado, o Botafogo entrou em contato com representantes do atacante, mas ainda não procurou o Coritiba. Kleber vê com bons olhos a possibilidade de retornar ao futebol carioca e está disposto a ouvir a oferta. No entanto, concentrado na fase final do campeonato estadual, ele não pretende se envolver, neste momento, nas negociações. Mas o Coxa promete fazer jogo duro. O clube tem contrato com o centroavante até dezembro e não pretende se desfazer do jogador, que está valorizado.


- Não chegou nada e, se quiserem, tem que ser à vista. Nada de fiado. É uma coisa deselegante. Será que eles têm dinheiro para pagar o que o Kleber Gladiador ganha e o que o Coritiba quer no jogador? - indagou o vice-presidente de futebol do Coritiba, Valdir Barbosa.

Se quiserem, tem que ser à vista. Nada de fiado. É uma coisa deselegante. Será que eles têm dinheiro para pagar o que o Kleber Gladiador ganha e o que o Coritiba quer no jogador?"
Valdir Barbosa, vice de futebol do Coritiba


Com o Coritiba envolvido na reta final do Campeonato Paranaense, o desenrolar da negociação deve demorar. O Botafogo ainda analisa que tipo de oferta pretende fazer e cogita, até mesmo, pagar a multa rescisória de Kleber. Mas o presidente alviverde, Rogério Bacellar, não se mostrou preocupado com esta possibilidade.


- Não temos o interesse em nos desfazer de ninguém. O Botafogo pode vir com um caminhão de dinheiro que não vamos liberar - frisou o mandatário do Coxa.


Kleber é um sonho antigo do Botafogo. Há dois anos, ainda na gestão de Maurício Assumpção e com o time envolvido na disputa da Libertadores, o Alvinegro tentou viabilizar a contratação do atacante, que estava insatisfeito no Grêmio. Porém, as tratativas não foram adiante, e o jogador acabou emprestado ao Vasco. Desta vez, a negociação também se mostra complicada.


William Pottker

Paralelamente ao interesse em Kleber, o Botafogo abriu negociações para contratar outro atacante. O clube carioca tem interesse em William Pottker, do Figueirense, que fez dupla com Anderson Aquino no Linense e marcou sete gols no Campeonato Paulista. As duas negociações estão sendo conduzidas pelo gerente de futebol do Botafogo Antônio Lopes.


FONTE: GE/Por Marcelo Baltar, Thiago Lima e Thiago Ribeiro/Rio de Janeiro e Curitiba

Com Leandrinho, Ricardo arma Bota ofensivo. Treino acaba em bate-boca


Jovem de 19 anos é novidade no meio de campo em atividade que teve o retorno da dupla de zaga titular. Mas Emerson discute com Bruno Silva, e técnico precisa intervir





No dia em que contou com o retorno de sua dupla de zaga titular, Ricardo Gomes promoveu outra novidade no Botafogo. Na manhã desta quarta-feira, em General Severiano, Leandrinho treinou na equipe principal e pode ter sua primeira chance como titular logo na semifinal do Campeonato Carioca, neste domingo, contra o Fluminense em Volta Redonda. Autor do gol da vitória sobre o Boavista, o jovem meia de 19 anos foi muito elogiado após a partida e pode ser o antídoto contra a pouca eficiência ofensiva da equipe, que tem o pior ataque entre os quatro semifinalistas: 20 gols. A atividade foi acompanhada de perto pelo presidente Carlos Eduardo Pereira e pelo gerente de futebol Antônio Lopes.

Leandrinho em ação no treino: jovem pode ter sua primeira chance como titular do Botafogo (Foto: Marcelo Baltar)

Como o Fluminense tem a vantagem do empate, o Botafogo precisará vencer o clássico para avançar à decisão. Por precisar de gols, Ricardo Gomes abriu mão do esquema com três volantes e comandou coletivo, em campo reduzido, com Jefferson, Luis Ricardo, Emerson, Joel Carli, Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê, Leandrinho, Salgueiro e Ribamar. Na parte final, o comandante testou uma formação ainda mais ofensiva, como possibilidade do que possa vir a acontecer no segundo tempo da partida: Salgueiro e Gegê deram lugares a Neilton e Luís Henrique. O coletivo acabou em bate-boca de Emerson e Bruno Silva. O zagueiro reclamou que o volante perdeu a bola em três lances seguidos, o clima esquentou, e o técnico precisou intervir e encerrar a atividade. Aparentemente a confusão foi resolvida ali, e o treino terminou em clima descontraído com os jogadores tentando dar ovada no goleiro Saulo, aniversariante do dia.


A equipe reserva foi formada por Helton Leite, Diego, Renan Fonseca, Emerson Silva, Jean; Fernandes, Octávio, Lizio, Gervasio Nuñez; Neilton e Luís Henrique. Esse foi o primeiro treino com bola de Fernandes, após lesão na partida contra o Bangu. Antes do coletivo, o auxiliar técnico Jair Ventura trabalhou, à parte, com os homens de frente do elenco. O foco foram as finalizações. Participaram da atividade Ribamar, Salgueiro, Neilton, Luís Henrique, Sassá, Lizio, Gervasio, Gegê e Leandrinho. Quem pintou em campo foi Airton. Em fase de transição de uma lesão muscular na coxa esquerda, o volante trabalhou separadamente. A previsão é que ele retorne ao time em maio.


FONTE: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Anderson Aquino chega ao Rio e inicia exames médicos no Botafogo



Atacante, que estava no Linense, é o segundo reforço do Alvinegro para o Campeonato Brasileiro. Contrato deve ser assinado até a próxima segunda-feira




O atacante Anderson Aquino desembarcou na manhã desta quarta-feira, no Rio de Janeiro, para assinar contrato com o Botafogo. O jogador já iniciou as primeiras avaliações e a tendência é que, no máximo até a próxima segunda, ele assine contrato até o fim do ano.

Anderson Aquino, de 29 anos, disputou o Campeonato Paulista pelo Linense e marcou quatro gols. Com o fim do vínculo com o clube paulista, o atacante chega sem custos ao Botafogo, que arcará apenas com os salários do jogador. 

Anderson Aquino foi o artilheiro do Santa Cruz na Série B no ano passado (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Aquino chega a General Severiano para reforçar o Botafogo para o Campeonato Brasileiro. O atacante não poderá disputar a Copa do Brasil, uma vez que já entrou em campo pelo Linense, na atual edição.

Caso aprovado nos exames, Aquino deve a começar a treinar com o elenco do Botafogo até a próxima semana. Além dele, o clube já acertou com o meia Marquinho, do Macaé.


FONTE: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro

Bota se volta a mercado interno e abre mão de investidas no dia final da janela


Antes prioridade, gringos ficam em segundo plano, e clube desiste de buscar reforços de outros países até junho. Única negociação de fora que continua é com Júnior Dutra





Negociação com Júnior Dutra continua mesmo com o
fechamento da janela no Brasil (Foto: Getty Images)
Outrora prioridade, por conta dos valores mais baixos envolvidos nas negociações, o mercado sul-americano perdeu força recentemente em General Severiano. O Botafogo contratou quatro gringos de países vizinhos: o uruguaio Juan Salgueiro, os argentinos Joel Carli e Gervasio "Yaca" Núñez" e o boliviano Damián Lizio - mas só os dois primeiros vingaram até agora. Depois de chegar até a pedir à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para aumentar o limite de estrangeiros por equipe no Campeonato Carioca para cinco, o Botafogo mudou os planos. Tanto que abriu mão de fazer novas investidas no último dia da janela de transferências internacionais no Brasil, que fecha na noite desta quarta-feira. Com isso, possibilidades de reforços de fora somente na segunda e última janela da temporada, que estará aberta entre 20 de junho e 19 de julho.


Já há algum tempo, o Botafogo se voltou para o mercado interno. O foco é buscar jogadores que se destacaram por equipes de menor expressão no cenário nacional, foi assim que buscou seus dois reforços até o momento para o Campeonato Brasileiro: o meia Marquinho, de 26 anos, do Macaé, e o atacante Anderson Aquino, de 29, que estava no Linense e é aguardado em General Severiano nesta quarta-feira para exames médicos. Ambos chegam de graça, após encerrarem seus contratos, e com salários considerados baixos. O clube tentou também o meia Leandro Aguiar, que disputou o estadual pelo América e foi negociado com a Tombense, além do lateral-esquerdo Marquinhos Pedroso, mas o Figueirense não aceitou a proposta alvinegra.


Mas para buscar uma referência para o time e dividir a liderança e responsabilidade com Jefferson, o Botafogo está disposto a abrir os cofres e arcar com salários mais altos de nomes já consagrados. O nome da vez era o de Alex, de 34 anos e que atualmente está na reserva do Internacional. Os clubes se acertaram nos bastidores, mas a negociação esfriou por causa da família do meia, que está acomodada em Porto Alegre e não vê com bons olhos uma mudança para o Rio de Janeiro. O presidente Carlos Eduardo Pereira, porém, ainda não desistiu do negócio e tenta seduzir o atleta. O GloboEsporte.com apurou que o empresário do jogador, Luis Carlini, esteve na capital carioca na última segunda-feira para conversar com a diretoria, mas o cenário passado por ele foi o mesmo, e o encontro não representou nenhuma evolução do caso.


Botafogo mantém diálogo e não desistiu de convencer
 Alex e sua família (Foto: Alexandre Lops/Internacional)
O Botafogo busca no mercado um lateral-esquerdo, um outro meia e um centroavante considerado "cascudo" para dividir a responsabilidade com os garotos Luís Henrique e Ribamar, de 18 anos. O homem-gol é a prioridade da diretoria, mas a escassez de camisas 9 no Brasil fez a busca se estender para outros países durante esta janela. Entre dezembro e janeiro, o clube tentou o argentino Hernán Barcos, que estava no Tianjin Teda, da China, mas foi para o Sporting, de Portugal; o chileno Gustavo Canales, da Universidad de Chile, que não liberou o jogador; e o paraguaio Jorge Ortega, com quem chegou a ter tudo acertado, mas desistiu do reforço, que na época pertencia ao Sportivo Luqueño e atualmente está no Coritiba. Henrique Dourado, em fim de contrato com o Vitória de Guimarães, de Portugal, chegou a ser sondado, mas seu empresário avisou que há o interesse de grandes clubes do país e ele vai seguir na Europa.


Outros nomes buscados pelo Alvinegro nesta janela foram Pedro Larrea, volante equatoriano do El Nacional, do Equador, e Emiliano Vecchio, meia argentino atualmente no Qatar SC, do Catar. A única negociação que continua de um jogador que estava fora do país é a de Júnior Dutra. Como o atacante de 27 anos rescindiu seu contrato com o Al Arabi, do Catar, enquanto a janela ainda estava aberta, um acerto independe do fechamento do período de transferências. Porém, clube e empresário entendem ser necessário pedir um documento de liberação na Fifa para evitar problemas judiciais com os árabes, pois o atleta rompeu o seu vínculo na Justiça local alegando salários atrasados. Outra pendência é em relação ao investimento. A pedida de luvas e comissão foi considerada alta e assustou a diretoria, mas o agente fez uma contraproposta e aguarda uma resposta do vice-presidente de futebol alvinegro, Antônio Carlos Azeredo, o Cacá, que se ausentou da função por alguns dias para resolver outros assuntos em Portugal.

Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro