Páginas

sábado, 30 de maio de 2015

René vê Bota equilibrado, valoriza apoio da torcida e celebra: "Satisfeito"


Técnico elogia postura do time alvinegro diante do Vitória no Engenhão: "O que mais gostei foi da leitura do jogo"



O Botafogo segue invicto na Série B, e o técnico René Simões é só sorrisos. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Vitória, neste sábado, no Engenhão, o comandante alvinegro elogiou o desempenho do time, que, segundo ele, foi muito equilibrado e teve boa leitura da partida.

- Saio satisfeito. O time foi muito equilibrado. Ainda não vi os indicadores. O que mais gostei hoje foi da leitura do jogo. O nosso time leu e entendeu muito bem o time do Vitória. O time tomou a iniciativa de pressionar e depois soube equilibrar.




Levando em conta apenas os jogos em casa, a invencibilidade alvinegra já chega a 11 partidas. E, para René, os fatores Engenhão e torcida somados têm sido fundamentais para os bons resultados do time.

- Jogar em casa é muito bom. Jogar com apoio da torcida é sensacional. O visual é o mesmo, a atmosfera é favorável. A torcida tem nos ajudado muito. Parece torcida da Argentina. Canta o tempo todo. Quero parabenizá-la. Muito legal - afirmou.

No entanto, no fim do jogo, o Botafogo perdeu várias oportunidades de ampliar o placar. O treinador não soube explicar o porquê de tantos gols perdidos, mas admitiu que a vitória poderia ter sido por uma vantagem maior.

- Não se a ansiedade atrapalhou. Os 15 primeiros minutos do segundo tempo seriam muito importantes. Se eles fazem um gol, entrariam de novo no jogo. Eles fizeram um jogo meio suicida aqui. Poderia ter dado certo. Eles fizeram uma linha de quatro no ataque. Difícil marcar. Mas abriu espaços, e tivemos quatro ou cinco contra-ataques para matar o jogo. O placar poderia ser mais elástico.

Com dez pontos, o Botafogo é o vice-líder da Série B do Brasileirão. Se tivesse feito mais dois gols, seria líder, uma vez que o Bahia tem sete gols de saldo, contra seis do Glorioso.

Confira os principais trechos da entrevista coletiva de René Simões:

Setor de inteligência

O gol do Giaretta saiu em um momento muito importante. O jogo estava difícil. Mas isso foi fruto do setor de inteligência do Botafogo. Falo com muito orgulho desse setor pela capacidade de informações corretas. O Jair me garantiu que faríamos um gol de bola parada, porque a estatura deles (Vitória) é baixa. Deu certo. As observações que chegam para mim são muito precisas.

Daniel Carvalho

O Daniel, hoje, aguentou 65 minutos. Fiquei feliz. Mas é claro que o desempenho dele não foi o mesmo no segundo tempo. As condições físicas ainda não são as ideais. Combinei de deixá-lo em campo até os 15 minutos do segundo tempo, mas deixei até os 20 minutos. Vamos ver os indicativos. Não sei se ele começa contra o Paraná (terça).

Paraná


Assisti ao jogo Paraná 1 x 1 Boa Esporte. A performance do Paraná no início do jogo foi avassaladora. É um time muito interessante, com um bom treinador. Vai ser um jogo difícil.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Festa antes da Seleção emociona Jefferson: "Me motiva cada vez mais"


Goleiro viaja nesta segunda-feira para Granja Comary para se preparar para a Copa América e ganha despedida com balões e máscaras no Engenhão




Balões, bandeiras e máscaras. Foi assim que o Botafogo se despediu de Jefferson antes de o goleiro seguir para a Granja Comary para se preparar para defender a Seleção Brasileira na Copa América. Antes de a bola rolar para o jogo contra o Vitória, neste sábado, crianças entraram em campo com a foto do camisa 1 no rosto, fogos estouraram e balões levaram um bandeirão com a imagem do goleiro pelo céu do Rio de Janeiro.

Após a partida, que terminou com vitória alvinegra por 2 a 0, o goleiro agradeceu à homenagem e ressaltou a importância de ser fonte de inspiração para crianças.

- Estou muito emocionado, é um carinho especial da garotada. Você saber que é exemplo... Isso me motiva cada vez mais a manter a postura, o profissionalismo - disse, na saída de campo.





Jefferson disse ainda que sentirá saudade do Botafogo, mas ressaltou que o momento agora é de pensar na Seleção e em sua primeira competição oficial como titular.

- Sempre é bom representar o Brasil e eu estou com uma expectativa muito grande. É minha primeira competição oficial como titular. Claro que fico com saudade do Botafogo, mas é o momento de pensar na Seleção.

Sem Jefferson, Renan volta a ter chances como titular da meta alvinegra. A próxima partida do time será nesta terça-feira, contra o Paraná, também pela Série B do Brasileirão.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Daniel e Elvis ganham nova chance: "Gosto de qualidade", elogia René


Dupla iniciou a partida contra o Atlético-GO, mas não foi bem no empate em Brasília. Técnico do Bota insiste na formação e aposta em melhora após semana de trabalho



René Simões confirmou escalação do Botafogo em treino na sexta:
 Daniel Carvalho e Elvis serão titulares (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Em meio a várias opções para o setor de criação, o técnico René Simões, por ora, vê a dupla Daniel Carvalhoe Elvis como a melhor alternativa para o Botafogo. No primeiro teste, no entanto, eles não foram bem. Diante do Atlético-GO, no último sábado, o time teve muitas dificuldades para criar. Daniel Carvalho deixou o jogo no intervalo, e Elvis ao longo do segundo tempo (reveja os lances no vídeo abaixo). A confiança persiste: terão nova chance.

René Simões reconhece que se precipitou ao escalar Daniel Carvalho e Elvis no último jogo, uma vez que o primeiro estava gripado e sem condições físicas ideais, enquanto o segundo vinha de uma partida desgastante em Florianópolis, mas aposta em uma boa exibição neste sábado, contra o Vitória. O treinador explicou:

- Não deu para avaliar bem contra o Atlético-GO. Até disse para eles que não deveria ter escalado da forma que escalei. Cobro deles, mas também cobro de mim. O Daniel esteve gripado, e o Elvis vinha de um jogo duro contra o Figueirense. No primeiro tempo em Brasília, o Atlético-GO teve uma saída rápida, e os dois não conseguiram acompanhar. Agora os dois estão descansados e bem treinados. Tivemos a semana toda para trabalhar.




O fato de Daniel Carvalho e Elvis serem jogadores ofensivos e terem deixado espaço contra o Atlético-GO não preocupa René. Pelo contrário. O treinador revela a vontade de encher o meio de campo e cita a seleção brasileira na Copa de 1970 como exemplo.

- Gosto de jogadores de criação. Gosto de qualidade. Não gosto de colocar quatro ou cinco volantes no time. Se der eu coloco Elvis, o Daniel, Camacho, o Camacho vindo um pouco de trás, o Tomas... Tenho a Seleção de 70 como algo forte na cabeça. O que o Zagallo fez com aqueles jogadores... Gosto de qualidade. Ele arrumou um time com gente que jogava bola.. Não tinha botinudo. O que o Zagallo fez foi de uma maestria impressionante - detalhou o comandante.

Por ora, no entanto, René Simões vai mandar o Botafogo a campo no tradicional 4-4-2. Neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, contra o Vitória, o time está confirmado com Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta, Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Daniel Carvalho, Elvis; Rodrigo Pimpão e Bill.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Em encontro com cara de Série A, Bota e Vitória duelam por vaga no G-4


Na quarta colocação, time carioca quer voltar a vencer após dois empates fora de casa. Embalado por dois triunfos, clube baiano vislumbra a zona de classificação




René Simões, treino Botafogo, Engenhão (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Botafogo e Vitória fazem neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio, um duelo com cara de Série A. Acostumados a frequentar a elite, os dois clubes foram rebaixados na temporada passada e lutam, neste ano, para retornar à primeira divisão. O jogo ainda não garante acesso, mas vale vaga no G-4. Com sete pontos, o clube carioca está na quarta colocação e pode até sonhar com a liderança, dependendo de uma combinação de resultados. O Leão baiano, por sua vez, vem logo atrás, com seis, e sabe que uma vitória significará a volta à zona de classificação.

No Botafogo, nada de mistério. Com a semana livre para treinar, o técnico René Simões confirmou as voltas de Carleto, Marcelo Mattos e Rodrigo Pimpão ao time. Com 100% de aproveitamento nos dez jogos que disputou em casa neste ano, o time sabe da importância de uma vitória, após dois empates seguidos como visitante, contra Figueirense (Copa do Brasil), e Atlético-GO (Série B).

Após dois triunfos consecutivos na Série B, a missão do Vitória é somar pontos no Rio de Janeiro. Ainda sob comando do técnico interino Wesley Carvalho, o Rubro-Negro tem como meta os três pontos e a entrada no G-4 pela primeira vez na competição. No entanto, o time tem três desfalques em relação à última partida, a goleada sobre o Bragantino por 4 a 1. Escudero, Luiz Gustavo e Maracás estão fora por lesão. Ainda assim, o time vai a campo com o mesmo esquema tático, com três atacantes.

A partida terá trio de arbitragem de São Paulo. Vinícius Furlan apita, auxiliado por Herman Brumel Vani e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo. A TV Globo exibe a partida ao vivo para a Bahia. Premiere, PFC HD e PFCI transmitem para todo o Brasil pelo sistema pay per view. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.



Botafogo: Carleto (poupado), Marcelo Mattos (dores musculares) e Rodrigo Pimpão (suspenso) voltam após desfalcarem o time contra o Atlético-GO. O Botafogo vai a campo com Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta, Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Daniel Carvalho, Elvis; Rodrigo Pimpão e Bill.

Vitória: sem Luiz Gustavo e Escudero, Wesley Carvalho confirmou Amaral como substituto do primeiro, enquanto Pedro Ken reestreia na vaga do argentino. Contudo, o treinador deixou em aberto a vaga na defesa, mas a tendência é que Ednei ganhe a disputa com Mattis. Com isso, o provável time titular tem Fernando Miguel; Diogo Mateus, Ednei, Ramon e Diego Renan; Amaral, Flávio e Pedro Ken; Rhayner, Rogério e Elton.




Botafogo: com uma entorse no pé esquerdo, Sassá é o único desfalque neste sábado.

Vitória: o meia Escudero está em fase final de recuperação de uma lesão muscular, o zagueiro Maracás, com dores no púbis, e o volante Luiz Gustavo, com dores na coxa direita.




Botafogo: Carleto.

Vitória: Rhayner.

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro