Páginas

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Elias é escalado entre titulares e deve voltar contra a Cabofriense; emprestado, Wallyson faz primeiro treino



Elias pode fazer sua estreia
em 2014 no domingo
O treino do Botafogo na tarde desta sexta-feira praticamente definiu equipe que irá a campo às 17h (de Brasília) deste domingo, contra a Cabofriense, no Moacyrzão. Após uma longa novela envolvendo a renovação do seu contrato e um trabalho para aprimorar a parte física, o atacante Elias foi escalado entre os titulares no treino tático organizado pelo técnico Eduardo Hungaro, e deve fazer sua estreia em 2014.

Após mandar a campo a base do time titular na vitória de quinta-feira contra o Madureira, em jogo adiantado em função da disputa da Copa Libertadores, o Botafogo voltará a ter a equipe "B" no domingo. Os time de coletes no treino tático, que devem começar jogando, foram: Renan; Alex, Dankler, André Bahia e Anderson; Airton, Fabiano (Cidinho), Rodrigo Souto, Renato e Daniel; Elias.

Os titulares contra o Madureira ficaram na academia, à exceção do goleiro Jefferson. O lateral direito Lucas, que se recupera de torção no tornozelo esquerdo, fez um trabalho à parte.

Reforço treina

Outra novidade do treino no Engenhão foi a presença do atacante Wallyson, que foi emprestado ao Botafogo até o final do ano após defender o Bahia no último Campeonato Brasileiro. O jogador de 25 anos tem os direitos econômicos ligados ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, clube ligado ao empresário argentino Gustavo Arribas.

Após se destacar no Atlético-PR, entre 2008 e 2010, e no Cruzeiro de 2011, quando foi co-artilheiro da Copa Libertadores, com 7 gols, Wallyson teve passagens sem brilho por São Paulo e Bahia. Agora, o jogador tenta recuperar o bom futebol no Botafogo.

Por ESPN.com.br

Diretor afirma que Lodeiro fica no Botafogo e confirma sondagem por Jadson, do São Paulo




Lodeiro seguirá no Botafogo em
2014, segundo diretor
O diretor técnico do Botafogo, Sidnei Loureiro, encerrou as especulações e garantiu que Lodeiro fica no clube em 2014. O Besiktas, da Turquia, tornou público nesta semana o interesse no meia uruguaio, mas uma reunião na manhã desta sexta-feira encerrou as negociações. Segundo Loureiro, a proposta era de empréstimo por seis meses, e não interessou ao Alvinegro carioca.

"O Botafogo já vai ficar sem o Lodeiro nos amistosos do Uruguai e na preparação para a Copa, então não faz sentido emprestar o jogador por seis meses. Ele fica. O grupo (de investimento WDS, que detém parte dos direitos econômicos do uruguaio) se interessou pela proposta, mas para o Botafogo não interessa. O caso está encerrado", sentenciou o dirigente.

Após a vitória por 2 a 1 sobre o Madureira, na última quinta, o próprio Lodeiro deixara o futuro em aberto. "Hoje, eu penso só no Botafogo. Estou aqui no Botafogo, mas isso é futebol, pode acontecer qualquer coisa", afirmara o meia.

Interesse em Jadson

Botafogo confirmou interesse
em Jadson, do São Paulo
Além de manter Lodeiro, o Botafogo pode reforçar o setor de criação no meio de campo com o meia Jadson, atualmente na reserva de Paulo Henrique Ganso no São Paulo. Loureiro não entrou em detalhes sobre a negociação, mas confirmou que o Alvinegro sonda o jogador.

"A gente está sondando o Jadson como uns dez clubes devem estar. Não foi uma questão planejada, foi uma situação de mercado", afirmou.

O dirigente garantiu que o planejamento para o ano está fechado, mas reconheceu que o Botafogo ainda pode contratar caso surjam boas oportunidades no mercado.

"No planejamento o time está fechado. Mas se vier algum jogador é por questões de mercado que surgem", concluiu.

Até o momento, o Botafogo perdeu nomes importantes como Seedorf e Rafael Marques, e contratou os volantes Airton, Rodrigo Souto e Bolatti, o meia Jorge Wagner e o atacante argentino "El Tanque" Ferreyra.

Por Thales Machado, com redação do ESPN.com.br

Botafogo acerta empréstimo do lateral-esquerdo Lima para o Goiás


Jogador fecha por um ano com o Esmeraldino, onde chega para suprir perdas que o clube goiano teve na posição em relação à última temporada





Lima chega para suprir perdas que o Goiás
 teve na posição (Foto: Fábio Castro / Agif)
O Botafogo tem mais uma baixa para a temporada, mas, pelo menos desta vez, o time titular não será afetado. Isso porque quem está de saída do clube é o lateral-esquerdo reserva, Lima, que deixa o Rio de Janeiro para acertar contrato de empréstimo até o fim desta temporada com o Goiás. O jogador já embarcou para Goiânia, onde acertará os detalhes finais, e não treina mais com os colegas no Engenhão. Criticado por parte da torcida logo nos primeiros jogos do Campeonato Carioca, Lima era a opção imediata para substituir o titular absoluto Julio Cesar.

Sem ele, Eduardo Hungaro terá ainda no elenco três opções para a posição. Para o lugar de Julio, porém, o único candidato possível no momento será Anderson Santos, de 21 anos e que chegou ao clube junto de seu irmão gêmeo Alex, vindo do Vitesse, da Holanda. O outro lateral-esquerdo do elenco principal, Renan Lemos, rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e não tem previsão de retorno - ele já havia passado boa parte de 2013 no departamento médico.

Revelado pelo Criciúma, Lima tem 23 anos de idade e contrato até o fim de 2017 com o Botafogo. No Goiás, tem boas chances de se tornar titular. O clube goiano perdeu suas duas principais peças para a posição, já que William Matheus - titular no ano passado - foi para o Palmeiras, e Eron - reserva imediato - não teve empréstimo renovado junto ao Atlético-MG.

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro

Hungaro elogia estreia de Bolatti pelo Botafogo: 'É o falso lento'


Técnico do Botafogo fala da importância do volante argentino no esquema alvinegro





Botafogo x Madureira (Foto: Vitor Silva/ SSPress)
Bolatti distribuiu bem o jogo
 na estreia dele pelo Botafogo
 (Foto: Vitor Silva/ SSPress)
O técnico Eduardo Hungaro elogiou bastante a estreia do volante Bolatti pelo Botafogo. O comandante alvinegro fez ainda questão de falar do estilo do argentino, uma espécie de distribuidor do jogo no time.

- Bolatti foi importante no início das jogadas, tem qualidade no passe. É o falso lento, que tem soluções simples. 

Ele repetiu o desempenho do treino. Sofreu um pouco na questão da preparação, mas é porque chegou depois e a saída dele foi natural - explicou Hungaro, que fez elogios também à atuação de Gabriel, que apareceu no ataque em algumas ocasiões:

- Gabriel jogava assim comigo no juniores. Tem facilidade de infiltração e pretendo explorar essa característica dele.

Com titulares, Botafogo ganha a primeira no Carioca 


Leia mais no LANCENET!

Solidez defensiva e precisão na bola parada: promessas do Botafogo 2014


Técnico Eduardo Hungaro destaca qualidade ofensiva da equipe mesmo com três volante e aposta em jogadas aéreas para ir longe na Libertadores







O time titular do Botafogo entrou em campo na última quinta-feira para lutar por três pontos no Campeonato Carioca. Mas para os torcedores que estiveram em São Januário e para aqueles que assistiram pela televisão, o pensamento estava na Libertadores. Após algumas saídas e chegadas, o público passou a ter uma ideia real da equipe que na próxima quarta enfrenta o Deportivo Quito, no jogo de ida da primeira fase da competição. E no ensaio geral que foi a vitória por 2 a 1 sobre o Madureira, o grupo comandado por Eduardo Hungaro mostrou que deverá ser sólido defensivamente e forte nas jogadas de bola parada.

Mesmo atuando com três volantes, o Botafogo conseguiu ser ofensivo. Coube ao estreante Bolatti fazer na maior parte do jogo contra o Madureira a proteção à zaga e, ao mesmo tempo, iniciar a saída de bola com toques simples. Assim, Gabriel passou a ter mais liberdade para chegar ao ataque, principalmente pelo lado esquerdo, quando havia espaços. Marcelo Mattos manteve-se firme no combate, revezando com Bolatti a função de primeiro homem do meio-campo e o jogador que poderia sair jogando em algumas oportunidades.

Foi clara a estratégia imposta por Eduardo Hungaro de forçar o combate na saída de bola do adversário, usando exatamente a força de marcação dos volantes – às vezes um pouco mais adiantados – e o dinamismo de Lodeiro em sua movimentação. O técnico mostrou-se satisfeito por, pelo menos no primeiro teste, ver uma equipe que conseguiu ser efetiva na parte ofensiva mesmo contando com mais homens fundamentalmente de marcação.
 
Botafogo de Eduardo Hungaro dá sinais de força defensiva (Foto: Vitor Silva / SS Press)
- Gostei muito do rendimento da equipe. Ela está bem preparada, dentro do que é possível nessa época do ano. Mesmo com três volantes, o time mostrou poder ofensivo. Criamos várias jogadas, principalmente no primeiro tempo. Acho natural que haja a manutenção desse sistema, mas claro que estamos treinando variações táticas - explicou.

Eduardo Hungaro pretende mostrar em Quito um Botafogo que, além dessa solidez alicerçada pelos seus três volantes, será mortal nas jogadas de bola parada. As cobranças de jogadores Jorge Wagner, sejam as diretas para o gol ou na área, aliadas à presença de Bolívar, Bolatti e Ferreyra são apostas do técnico alvinegro. Ele se mostra entusiasmado.

- Em relação às jogadas de bola parada, os adversários vão sofrer porque temos um time com boa estatura, jogadores agressivos e com bom tempo de bola. Vai ser uma arma poderosa a nosso favor em Quito. Muitos jogos têm sido decididos dessa maneira - ressaltou.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro