Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Seedorf se machuca, mas Botafogo tem grande atuação e vence o Atlético-GO


Alvinegro goleia o dragão por 4 a 0, mas continua a oito pontos do São Paulo



Tinha tudo para ser a noite de Seedorf. Mas não deixou de ser. Com uma bela atuação do camisa 10 nos 35 minutos em que esteve em campo - ele deixou o campo lesionado -, o Botafogo venceu o Atlético-GO, por 4 a 0 , no Engenhão, na noite deste sábado, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O holandês fez um gol e Dória e Gabriel, que marcaram pela primeira vez como profissional, e Bruno Mendes, completaram o placar.

 Confira as imagens de Botafogo x Atletico-GO - (Foto: Bruno de Lima)

Com a terceira vitória consecutiva, o Glorioso chega aos 50 pontos, salta para o sexto lugar e ultrapassa o Vasco na tabela de classificação, ainda sonhando com a vaga na Libertadores, atualmente está há oito pontos do São Paulo, o último do G4. Já o Dragão permanece na lanterna e praticamente vê suas chances de permanecer na Série A se esgotarem.

ATUAÇÃO DE GALA, VITÓRIA E TRISTEZA POR SEEDORF

O Botafogo, comandado pelo astro Seedorf, começou o jogo mostrando que estava em um dia inspirado. O camisa 10 deu passes com rara categoria, errou alguns é verdade, mas nada para comprometer a sua atuação. Enquanto isso, o Dragão, que luta contra o rebaixamento, não levou perigo ao gol de Jefferson.
Mesmo com todo o protagonismo do camisa 10, todos os demais jogadores do meio de campo alvinegro dominaram completamente os adversários. Tanto que aos 21 minutos, em uma jogada pelo lado direito saiu o primeiro gol. Lucas veio pelo fundo, rolou para Bruno Mendes, ajeitou para Lodeiro, o uruguaio de calcanhar e o craque apareceu. Seedorf bateu de primeira, no cantinho de Márcio: 1 a 0.

Seedorf continuou a desfilar o seu talento em campo. Aos 27, mostrando todo o seu vigor físico, o holandês apareceu na área alvinegra para cortar um ataque adversário. Mas a alegria do craque durou por pouco tempo. Aos 34 minutos, após cobrar um escanteio, ele sentiu uma dor na coxa direita e com muitas lágrimas, deixou o campo para a entrada de Elkeson.

Com o choro de seu principal jogador, o Botafogo por um momento se perdeu um pouco dentro de campo. O time deu alguns espaços para o Atlético-GO, que mesmo assim não levou perigo à meta de Jefferson. Mas logo o Botafogo se recuperou e fez o seu segundo gol. E ele foi de outro destaque do time no Brasileirão. Andrezinho bateu falta da esquerda e o zagueiro cabeceou para ampliar: 2 a 0. Foi o primeiro goldo zagueiro de 18 anos, e que se firma cada vez mais como titular, como profissional.

O segundo tempo começou e ritmo alvinegro não foi interrompido. Logo aos 2 minutos, outro revelação das divisões de base do clube e que vem se afirmando como titular balançou as redes pela primeira vez como profissional. Gabriel em um chute forte de fora da área e fez 3 a 0. Goleada construída e vitória garantida,

Mesmo sem Seedorf, e com um placar que lhe dava tranquilidade para os jogadores em campo, o Alvinegro continuou criando suas oportunidades. Gabriel, após o seu primeiro gol, apareceu à frente novamente e quase marcou mais um.

Destaque nos últimos jogos, Bruno Mendes teve atuação discreta na partida deste sábado. Mas, aos 30, o atacante arrancou pelo meio e foi derrubado na entrada área. Andrezinho bateu e obrigou o goleiro a fazer uma linda defesa.

E a estrela do atacante voltou a brilhar aos 34. Bruno Mendes arrancou e chutou de fora da área para fazer mais um, o quarto do Fogão.

Lodeiro, que foi titular mais uma vez, deixou o campo aos 36 e foi muito aplaudido pela torcida. Na verdade, mesmo que seja tarde para a reação no campeonato, todo o time alvinegro mereceu aplausos da torcida alvinegra. E ela ainda cantou nas arquibancadas: "Eu acredito", em referência a difícil missão de se obter a vaga para a Copa Libertadores de 2013.

PRÓXIMOS JOGOS

Na 34ª rodada, no próximo domingo, o Botafogo irá a Araraquara enfrentar o Palmeiras, às 17h, na Arena Fonte Luminosa. Para este confronto é muito difícil a presença de Seedorf, já que o jogador deixou o campo com uma lesão muscular. Já o Atlético-GO recebeeá o Corinthians, também no domingo, às 17h, no Serra Dourada.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 4 X 0 ATLÉTICO-GO

Local: Engenhão, em Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 27/10/2012, às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Lorival Cândido das Flores (RN) e Paulo César Silva Faria (MT)
Renda e público: não disponíveis
Cartões Amarelos: Ricardo Bueno, Rafael Cruz, Mahatma Gandhi e Diego Giaretta (AGO)
Cartões Vermelhos: Diego Giaretta, 38'/2ºT (AGO)
GOLS: Seedorf, 21'/1ºT (1-0); Dória, 47'/2ºT (2-0); Gabriel, 2'/2ºT (3-0); Bruno Mendes, 34'/2ºT (4-0)

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson, Andrezinho (Vitor Junior - 33'/2ºT), Lodeirol (Fellype Gabriel - 36'/2ºT) e Seedorf (Elkeson - 38'/2ºT); Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira

ATLÉTICO-GO: Márcio, Rafael Cruz (Adriano Pimenta - 28'/1ºT), Diego Giaretta, Reniê e Eron (Ernandes - Intervalo); Pituca, Dodó, Mahatma Gandhi e Joílson; Ricardo Bueno e Diogo Campos (Felipe - Intervalo). Técnico: Artur Neto

Leia mais no LANCENET!

Com gol e lesão de Seedorf, Bota goleia Dragão, a um passo da queda



Vitória de 4 a 0 no Engenhão tem contrastes para alvinegros: belo gol do holandês, que chora com lesão muscular

Contraste
Seedorf

Seedorf viveu extremos em campo. Abriu a goleada ao completar bonita jogada, mas saiu de campo chorando por causa de lesão muscular.

mais um
Bruno Mendes

Bruno Mendes confirmou o bom momento. Deu o passe final para o gol de Seedorf e voltou a marcar. Fez o último do dia - o quinto nos últimos quatro jogos.

como fica?
Resta esperar

O Atlético-GO está a um passo do abismo. São 14 pontos para o primeiro fora do Z-4, o Bahia. Se não vencer o Corinthians domingo, estará rebaixado.

Soa estranho colocar ressalvas em uma vitória sólida, por 4 a 0, sem grandes sustos, como esta do Botafogo sobre o Atlético-GO no Engenhão. Acontece que nem só de festejos alvinegros foi feito o jogo deste sábado. Seedorf abriu o resultado com um gol, mas trocou o sorriso por lágrimas ao sofrer uma lesão muscular pouco depois. A rodada ainda amenizou o impacto do triunfo botafoguense, já que São Paulo e Inter também ganharam. Ao Dragão, com mais uma derrota, resta esperar a explosão da bomba-relógio que virou a reta final do campeonato. O rebaixamento é questão de tempo.

Foi a terceira vitória seguida do Botafogo no Brasileirão – agora é o sexto colocado. O time carioca sobe na tabela, mas as perspectivas de vaga na Libertadores seguem pouco animadoras. Restam apenas cinco rodadas, e a distância para o São Paulo, atual último classificado, é de oito pontos.

seedorf Botafogo x Atlético-GO (Foto: Marcelo Santos/AGIF)
Seedorf primeiro comemora e depois lamenta: gol e lesão no Engenhão (Foto: Marcelo Santos/AGIF)saiba mais

O Atlético-GO já teria sido rebaixado nesta rodada se o Bahia tivesse vencido o Grêmio (o jogo terminou empatado por 1 a 1). Último colocado, com 23 pontos, 14 atrás do time baiano, o Dragão cairá se não vencer seu próximo jogo, aconteça o que acontecer nos resultados paralelos.

O adversário dos goianos será o Corinthians, domingo, no Serra Dourada. No mesmo dia, o Botafogo visita o Palmeiras.

O gol e as lágrimas de Seedorf

Quinze minutos separaram as duas pontas de um contraste para Clarence Seedorf no gramado do Engenhão neste sábado. A imagem do jogador chorando ao manquitolar para fora do campo, com lesão muscular na coxa direita, foi o extremo oposto da alegria que ele sentiu ao fazer o primeiro dos dois gols do Botafogo sobre o Atlético-GO no primeiro tempo. Foi um momento emblemático: um jogador de 36 anos, consagrado, rico, multicampeão, chorou por causa de uma lesão – de decepção, não de dor.

É que ele sabe quão importante é para o Botafogo, como ficou escancarado no primeiro gol alvinegro, aos 20 minutos. Seedorf parece sempre chegar na hora certa para concluir. Ele esperou o cruzamento de Lucas, o desvio de calcanhar de Lodeiro e o passe de Bruno Mendes para, com precisão matemática, encontrar a bola e fazer o gol. Festa, alegria, sorrisos: por 15 minutos. Pouco depois, viriam as lágrimas.

Enquanto isso, o Atlético-GO se consolava em algum milagre qualquer para seguir adiando um rebaixamento (quase) inevitável. Os visitantes tiveram mais posse de bola do que os mandantes no Engenhão nos 45 minutos iniciais: 54% contra 46%. Mas pouco adiantou. Ficou muito com o controle de um objeto com o qual não soube lidar.

O Botafogo, embora jamais tenha amassado o adversário, foi muito mais efetivo no ataque. Teve nove finalizações, contra quatro do Dragão – que só ameaçou de verdade em chute cruzado de Reniê, para fora. Justamente por isso, não chega a ser injustiça o time carioca ter alcançado seu segundo gol no último lance da etapa.

Foi um gol de ensaio, de precisão. Andrezinho cobrou falta pela esquerda na direção da área. O zagueiro Dória esperou o momento oportuno para arrancar e, de cabeça, ampliar a vantagem do Botafogo.

A arrancada e o xodó

Caso os jogadores do Atlético-GO sejam sujeitos otimistas, voltaram para o segundo tempo esperançosos de uma reviravolta. Mas durou pouco. Com três minutos, Gabriel deu o golpe final em um oponente cambaleante. Detalhe: cruzou quase o campo inteiro sem ser incomodado para fazer o terceiro gol.

Jefferson fez uma intervenção, ficou com a bola nas mãos e logo percebeu Gabriel à frente da área. Cedeu a jogada a ele. O volante olhou para a frente e disparou. E foi mais um pouco. E correu mais um tanto. Parecia estar sozinho em campo. Ninguém chegou perto dele. O chute cruzado ainda desviou em Diego Giaretta: 3 a 0.

Aí o jogo virou uma calmaria para o Botafogo. Andrezinho, de muito boa atuação, merecia um gol. Faltou pouco para conseguir. Primeiro, Giaretta cortou chute em diagonal dele. Depois, Márcio voou para espalmar cobrança de falta. Não deu, mas o placar não estava fechado.

Faltava o gol do xodó. Bruno Mendes, aos 34 minutos, aumentou sua recente coleção de gols. Fez o quinto nos últimos quatro jogos ao chutar de longe, rasteiro, no canto de Márcio.

Diego Giaretta ainda foi expulso, tornando um pouco mais melancólico o fim de jogo do agonizante Dragão goiano. Mas o Botafogo pouco fez depois disso. Os minutos finais foram quase uma encenação – com os dois times esperando o tempo passar e ouvindo a torcida alvinegra anunciar:

- Eu acredito! Eu acredito!

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Túlio chega ao Engenhão confiante em gol e com frio na barriga


Atacante é recebido com carinho por funcionários e jovens colegas de time e afirma estar ansioso: 'Quando não rolar isso, é porque acabou'

Túlio Maravilha demonstrou ansiedade, mas sem perder a confiança, no dia em que inicia o projeto pelo milésimo gol. Ele chegou ao Engenhão no ônibus com o time sub-23 do Botafogo, para o amistoso contra o Boavista, às 15h30m - preliminar da partida contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro.

- Hoje tem gol. Quando tem Túlio Maravilha em campo, tem gol. Claro que bate um frio na barriga antes dessa partida. Quando não rolar isso, é porque acabou. Estou muito confiante de que vamos começar esse projeto com o pé direito - disse o atacante, que tem 993 gols segundo as suas contas.


Tulio Maravilha ao lado de fabiano com o time de juniores Botafogo (Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)
Tulio ao lado do meia Fabiano em ônibus rumo ao Engenhão (Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)
Túlio chegou por volta das 11h em General Severiano e se juntou ao grupo de jovens atletas alvinegros. Ao chegar à sede, foi recebido com muito carinho por funcionários e seus novos colegas de equipe, que desejaram sorte para o duelo.

De General Severiano, Túlio seguiu para o Engenhão. No trajeto, sentou-se ao lado do meia Fabiano, de 20 anos, há dez no clube. O jovem se mostrava empolgado por atuar ao lado do ídolo.

- É muita emoção jogar com ele. Já avisei a todo mundo lá em casa para ver o jogo. Meu pai é flamenguista, mas, por sorte, eu virei Botafogo. Tenho muito carinho pelo clube e estou muito feliz por poder atuar ao lado do Túlio. Quem sabe eu não dou um passe para gol?

Segundo a programação do clube, Túlio vai almoçar com o restante do time no Engenhão. Depois, os jogadores descansam um pouco antes de assistir à preleção - que será especial, já que o atacante também vai falar. A partida entre Botafogo e Boavista terá transmissão do PFC e será acompanhada em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.



Tulio Maravilha com o time de juniores Botafogo (Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)
Atacante posa com juniores alvinegros antes de amistoso (Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)
Por Pedro Veríssimo e Thiago Fernandes Rio de Janeiro






Para virar ídolo do Botafogo, Seedorf trilha caminho de Túlio Maravilha


Holandês tem início muito semelhante no Botafogo com o do atacante de 43 anos, que começa sua saga na busca pelo milésimo gol no carreira


Apresentação de Seedorf no Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)Seedorf chegou ao Botafogo e logo virou referência (Foto: Alexandre Loureiro) Não há uma fórmula exata para ser ídolo em um grande clube como o Botafogo, mas Seedorf está seguindo os passos de Túlio, sem dúvida o maior do Glorioso nos últimos 30 anos, para marcar o nome dela na História alvinegra.

Quem for ao Engenhão neste sábado para ver o jogo contra o Atlético-GO, marcado para às 18h30, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, além de ver Seedorf, poderá matar a saudade de Túlio Maravilha ou, para alguns, levar seus filhos que não tiveram a oportunidade de vê-lo em campo. Ele joga pelo sub-23 do Glorioso, às 15h30, contra o Boavista, em busca do milésimo gol, de acordo com as contas dele.

As semelhanças são muitas, a começar pelo objetivo de resgatar o orgulho da torcida, conquistar um título nacional e voltar a disputar a Copa Libertadores após muito tempo. A engenharia financeira para contratá-los também. Para ter o holandês, o Botafogo precisou de uma quantia fora dos padrões. O clube também teve de se esforçar para tirar Túlio do Sion, da Suíça, em 94.

Para alegria geral, o retorno veio rápido nos dois casos. O Maravilha foi artilheiro do Carioca e do Brasileiro já na sua primeira temporada. O atual camisa 10 já agradou com gols importantes e atuações de gala que encantaram a torcida.

O carisma também é a marca registrada da dupla. Túlio prometia gols e cumpria, e não parava de inventar comemorações. Seedorf encantou a todos logo em sua primeira coletiva com seu famoso sorriso.

Túlio fez o que se esperava dele. Foi o condutor do título brasileiro em 1995 e, de quebra, foi artilheiro da competição. Em 1996, lá estava o Botafogo na Libertadores, após 23 anos. Seedorf tem mais “currículo” do que Túlio, mas se tratando de Botafogo, ainda não. Esse encontro será imperdível para todo botafoguense!

COM A CABEÇA NO SÃO PAULO

A vitória contra o Figueirense por 2 a 0 diminuiu a diferença para o quarto colocado, o São Paulo, de 11 para oito pontos, e o sonho de conquistar uma vaga na Libertadores segue vivo. No mesmo horário em que enfrenta o Atlético-GO, o Botafogo estará ligado na partida do Tricolor Paulista contra o Sport, na Ilha do Retiro.

Em caso de vitória do Glorioso e derrota do São Paulo, a diferença diminui para cinco pontos, o que faz o Alvinegro entrar de vez na briga por uma das vagas na competição internacional.

Além do Tricolor, Vasco e Inter também estão na briga pela vaga. O Cruz-Maltino tem dois pontos a mais que o Glorioso e enfrenta o Corinthians, neste sábado. Com um ponto a mais, o Colorado joga contra o Palmeiras.

SEMELHANÇA ENTRE SEEDORF E TÚLIO MARAVILHA

Investimento alto

Seedorf: Após 13 meses de negociação, o Botafogo acertou com Seedorf e pagou um salário em torno de R$ 600 mil ao holandês.

Túlio Maravilha: Em alta no Sion-SUI, Túlio recebeu proposta alta do Botafogo e aceitou. Chegou para ser a estrela do time.

Carisma

Seedorf: Logo nos primeiros dias, atendeu a torcida e distribuiu autógrafos. Sempre chamou atenção por seu carisma.

Túlio Maravilha: O rei da irreverência! Brincava com os torcedores, prometia gols e encantava o público com suas brincadeiras.
Resposta rápida

Seedorf: Aos 36 anos, o astro não sentiu o peso da idade e mostrou logo que é craque. Fez gols importantes e ótimos jogos.

Túlio Maravilha: Logo em sua estreia, fez três gols. Nos dois primeiros anos, foi artilheiro do Carioca e do Brasileiro, em 1994 e 1995.

Referência

Seedorf: Chegou para ser o principal jogador do time e resgatar o carinho da torcida.

Túlio Maravilha: Foi contratado para ser o homem-gol e ídolo da torcida alvinegra.

Leia mais no LANCENET!