Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Carli volta, e Ricardo testa nova trinca de ataque do Botafogo para domingo


Com Pimpão e Sassá poupados, Neilton, Salgueiro e Canales treinam entre titulares. Fernandes sai na frente de Dudu Cearense para substituir Airton contra Chapecoense





Recuperado de lesão, Carli volta ao time titular contra
a Chapecoense neste domingo (Foto: Marcelo Baltar)
Um time com muitas novidades, mas cercado de suspense. Foi assim que o Botafogo treinou na manhã desta quarta-feira, em General Severiano. Com vários titulares poupados, a equipe teve cinco novidades: Carli, Fernandes, Salgueiro, Neilton e Canales. Nem todos, no entanto, devem começar contra a Chapecoense, no domingo. Ricardo Gomes vai esperar para definir a escalação para domingo, a começar pela atividade desta quinta, que será fechada a imprensa.


Quem parece ter retorno certo ao time é Carli. Totalmente recuperado de lesão muscular, o argentino entrou no lugar de Renan Fonseca, que foi para o time reserva. Com dores musculares, Sassá, Rodrigo Pimpão e Emerson Silva serão reavaliados nesta quinta. Leandrinho, em fase de transição, foi poupado, assim como Bruno Silva, com dores no pé. Com Airton suspenso, Fernandes largou na frente de Dudu Cearense para substituir o volante.


Curiosamente, o time treinou nesta quarta com a linha de frente que foi bem e terminou o clássico contra o Flamengo. Os titulares tiveram Sidão, Luis Ricardo, Carli, Emerson, Diogo; Rodrigo Lindoso, Fernandes, Camilo, Salgueiro, Neilton e Canales. No caso do chileno, o clube aposta que ele estará 100% fisicamente dentro de quatro jogos. A equipe reserva teve Helton Leite, Diego, Renan Donseca, Dierson, Victor Luis; Dudu Cearense, Lizio, Geovanne Maranhão; Anderson Aquino e Luís Henrique. 
 
Pimpão levou o filho Davi para o treino do Botafogo desta quarta, em General Severiano (Foto: Divulgação / Botafogo)

Outra atração no treino foi Davi, filho de Pimpão. Com camisa personalizada do Botafogo, o menino de três anos brincou com o pai no gramado. Com 17 pontos, o Alvinegro é o 15º colocado do Campeonato Brasileiro e volta a campo no domingo para enfrentar a Chapecoense, às 16h (de Brasília), na Arena Condá, em Chapecó (SC).


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

De Tite a jogadores: alvo de críticas, gramado da Arena terá "quarentena"


Condições do campo, considerado duro, ficam devendo. Empresa trabalha no terreno e prevê prazo de 40 dias para gramado ideal. Próximo jogo será na próxima semana





Gramado da Arena foi alvo de críticas na estreia
 (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
A torcida, em geral, aprovou a Arena Botafogo. A vitória contra o Flamengo não veio, mas a atmosfera do estádio passou com sobras no teste do último sábado. O gramado, no entanto, foi um ponto fora da curva. Do técnico da seleção brasileira a jogadores, ninguém aprovou. Comissão técnica e atletas já relataram o problema à direção, que trabalha com a expectativa de deixar o campo em condições ideais dentro de 40 dias.

De certa forma, o campo decepcionou. Há duas semanas, no primeiro jogo da Arena, na partida entre Botafogo e Grêmio, pelo Brasileiro sub-20, o vice-executivo Luís Fernando Santos classificou o gramado como “o melhor do Rio de Janeiro”. De fato, a aparência estava boa. No entanto, já nos primeiros treinos no local, jogadores relataram que o campo estava duro. O clube investiu cerca de R$ 5 milhões na reforma da Arena.

Quem acompanhou a reforma do Estádio Luso-Brasileiro de perto disse que o clube conseguiu “fazer milagre”. As condições do gramado eram péssimas e seria impossível deixá-lo em condições ideais em menos de dois meses. O próximo jogo na Arena Botafogo acontece no dia 27, contra o Bragantino, pela Copa do Brasil.

Apesar da boa aparência, gramado é considerado duro (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


Até por isso, os trabalhos no terreno continuam, e o elenco alvinegro realizou apenas três treinos no local. A Greenleaf, responsável, por exemplo, pelos gramados de Maracanã, Engenhão e Edson Passos, vai aumentar a compactação e aeração para que o campo esteja em perfeitas condições em no máximo 40 dias. A aeração é feita através de máquinas provenientes da Holanda, que perfuram o solo e preservam a condutividade hidráulica para o bom funcionamento da drenagem. Como não recebia tratamento ideal antes do acerto com o Botafogo, o campo da Portuguesa da Ilha demora mais para ficar adequado. Enquanto não há solução, o jeito será o elenco se adaptar.



RECLAMAÇÕES


"Temos uma casa. A torcida gostou. Vamos dessa forma brigar em outra parte da tabela. Mas ainda quero o gramado um pouco melhor"
Ricardo Gomes, técnico do Botafogo

"O gramado está um pouquinho fora das melhores condições para o senso criativo ser melhor"
Tite, técnico da seleção brasileira


"O gramado atrapalhou um pouco, ele está um pouco duro. A bola não está rolando bem. Mas a presença da torcida e o fim do desgaste pelas viagens são pontos positivos. Agora esperamos vencer na nossa casa. Não sei se é possível recuperar o gramado com a sequência de partidas"
Camilo, camisa 10 do Botafogo, ao programa "Seleção SporTV"


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro