Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Botafogo recebe Vitória para manter invencibilidade jogando no RJ


Da Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)



O Botafogo recebe o Vitória neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Rio de Janeiro (RJ), pela quarta rodada da Série B do Brasileiro buscando defender a invencibilidade. O Glorioso, que vem de empate sem gols com o Atlético-GO, soma sete pontos e defende a permanência no G-4, a zona de classificação para a elite do futebol nacional. O Rubro-negro baiano, porém, vem embalado pela goleada de 4 a 1 para o Bragantino, tem apenas um ponto a menos que os botafoguenses e também pretende entrar no pelotão de frente.

René Simões, técnico do Botafogo, destacou a importância do confronto deste sábado para a sua equipe em termos de tabela de classificação. “O Botafogo precisa da vitória nesta partida e acredito que temos condições de conseguir fazer o resultado, mesmo respeitando demais o adversário, que tem uma boa equipe. Ganhar como dono da casa dita o ritmo que o time segue dentro da competição, já que valoriza o que conseguirmos como visitante”, disse René.

Apesar de os botafoguenses reconhecerem que a vitória é fundamental, eles ligaram o sinal de alerta em relação ao adversário por conta da goleada que os baianos aplicaram no Bragantino. “O Botafogo está consciente de que a Série B é uma competição muito complicada, pois é longa e desgastante e também tem rivais de muita qualidade. É o caso do Vitória, que vamos enfrentar neste sábado e que vai nos criar muitas dificuldades”, ponderou o lateral Gilberto.

Titular do lado direito do campo, o jogador projeta um jogo complicado. “Precisamos encontrar uma maneira de atingirmos o nosso objetivo. O nosso adversário vem de duas vitórias consecutivas e cresceu na competição. O Botafogo também tem as suas metas e isso torna a partida deste sábado muito complicada. Mas estamos nos preparando para ela e a minha expectativa é a de fazermos um bom jogo”, analisou.

Divulgação/Botafogo F. R.
Antes de defender Seleção na Copa América, Jefferson defenderá Botafogo diante do Vitória
Se o Botafogo espera complicações, na visão dos baianos o prognóstico dos alvinegros vai se concretizar. Isso porque eles prometem que não vão se intimidar na casa do rival. “O Vitória precisa também do resultado e sabemos que representaria muito derrotar o Botafogo. Por isso vamos ter uma boa postura, atitude e seremos ousados, não abdicando em nenhum momento da vontade de ganhar”, avisou o técnico Wesley Carvalho.

Em termos de escalação, o Botafogo terá novidades. O lateral esquerdo Carleto, preservado no empate com o Atlético-GO, reaparece na vaga de Pedro Rosa, enquanto que o volante Marcelo Mattos, recuperado de dores na perna direita, ganha o posto de Camacho. Por fim, Lulinha deixa a equipe para o retorno do atacante Rodrigo Pimpão, que cumpriu suspensão contra os goianos. Daniel Carvalho deve dividir a responsabilidade na armação com Elvis.

No Vitória, Wesley Carvalho fará mudanças em relação ao time que goleou o Bragantino. O meia argentino Escudero, com dores na coxa direita, fica de fora, cedendo a vaga a Pedro Ken, que teve a sua documentação regularizada na CBF e poderá estrear.

Divulgação/E. C. Vitória
Técnico banca entrada de Rogério, ex-Botafogo, no ataque do Vitória para ir ao Rio de Janeiro

O zagueiro Maracás, com uma pubalgia, e o volante Luiz Gustavo, com dores na coxa direita, também ficam de fora. Edinei e Amaral, respectivamente, serão os substitutos. O atacante Vander foi barrado e Rogério ganha uma oportunidade, com o objetivo de tornar o time mais rápido.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X VITÓRIA-BA


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30 de maio de 2015 (Sábado)
Horário: 16h30(de Brasília)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Assistentes: Herman Brumel Vani e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (ambos de SP)

BOTAFOGO: Jéfferson, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Daniel Carvalho e Elvis; Rodrigo Pimpão e Bill
Técnico: René Simões

VITÓRIA: Fernando Miguel, Diogo Mateus, Ramon, Edinei e Diego Renan; Amaral, Flávio e Pedro Ken; Rogério, Rhayner e Elton
Técnico: Wesley Carvalho

Bota vai processar o Fla por vídeo, e presidente provoca: “Choro de vice”


Clube estuda medidas devido ao uso indevido de seu escudo em ação promocional da Adidas em vídeo do grupo “Porta dos Fundos”: “Faltou o gol do Tomas”, diz dirigente



Não caiu bem no Botafogo a ação promocional de lançamento da nova camisa do Flamengo. Em vídeo na internet do grupo “Porta dos Fundos”, que foi ao ar nesta quinta-feira, o Alvinegro, em forma de humor, é ironizado por conta dos patrocínios pontuais que exibiu em seu uniforme ao longo da temporada. O Botafogo estuda medidas judiciais contra o Flamengo, o grupo “Porta dos Fundos” e a Adidas, fabricante do uniforme rubro-negro.

- Estou fora do Rio de Janeiro e tomei conhecimento desse vídeo hoje (sexta-feira). Estamos estudando medidas e vou poder explicar melhor na próxima semana. O que posso assegurar é que o Botafogo vai buscar seus direitos. O “Porta dos Fundos”, o Flamengo e a Adidas foram muito infelizes nessa tentativa de promoção. Eles não poderiam ter usado a marca Botafogo sem a autorização do Botafogo - afirmou o vice jurídico do Botafogo, Domingos Fleury.

Vídeo do Porta dos Fundos ironiza excesso de anúncios na camisa do Botafogo (Foto: Reprodução)

O presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, seguiu a mesma linha e garantiu que o clube tomará medidas judiciais. O dirigente ainda questionou a qualidade do vídeo, recordou do título da Taça Guanabara e provocou o rival.

- Tenho formação em marketing e posso dizer que esse vídeo deve ter sido feito por um estagiário. É um absurdo usarem nossas cores e escudo sem a nossa autorização. Além disso, é a primeira vez que vejo o vice-campeão gozar do campeão. Foi amadorismo de estagiário. Para ficar bacana faltou o gol do Tomas (na vitória por 1 a 0 do Botafogo, no último encontro entre os rivais), e o Flamengo sofrendo para fazer um golzinho no Nova Iguaçu (na última rodada da Taça Guanabara). A Adidas não pode usar o símbolo do Botafogo sem a nossa autorização. Vamos buscar os nossos direitos. Achei o vídeo muito fraco. Choro de vice-campeão. Mas a gente entende a freguesia deles - ironizou o presidente do Botafogo.

Em delicada situação financeira, o Botafogo entrou em 2015 com a sua nova gestão buscando novas formas de colocar dinheiro nos combalidos cofres do clube. Sem patrocinadores fixos e com contratos a longo prazo, a diretoria vendeu espaços jogo a jogo e criou polêmica com anúncios varejistas.

O Botafogo começou a Série B do Brasileirão usando a imagem do "Sou Botafogo", seu programa de sócio-torcedor, no espaço reservado ao patrocinador master. O clube fechou com três empresas que vão expor suas marcas na camisa até o fim do ano: a 99Taxis estampa a sua marca na parte inferior das costas (e também no calção); a Voxx Suplementos encontra-se nas mangas; e a Guaramix, na omoplata.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

No mercado, Botafogo busca dois atacantes e deve emprestar Gegê


René revela que clube está atrás de jogador de velocidade e centroavante e, sem citar nomes, lamenta o acerto de Riascos com o Vasco. Meia tem proposta e pode sair





René Simões diz que clube busca centroavante
e homem de velocidade (Foto: Marcelo Baltar)
O Botafogo está no mercado, e o ataque é o setor a ser reforçado. O clube procura dois jogadores para a posição, e a preferência é por um atacante de velocidade e um centroavante. O uruguaio Emiliano Alfaro, que está no Liverpool-URU, mas pertence ao Lazio, é o principal alvo no momento. Por conta de problemas financeiros, no entanto, o Botafogo vem encontrando dificuldades para contratar. O colombiano Riascos, por exemplo, estava na mira do técnico René Simões, mas acabou emprestado pelo Cruzeiro ao Vasco.

- Perdemos nossa velocidade na frente. Tínhamos o Jobson e o Sassá. Não conseguimos resolver ainda a situação do Jobson, e torcemos para que o Sassá volte logo. Fica tudo em cima do Bill. Estamos tentando contratar jogadores de qualidade. Não adianta vir para ter quantidade. Mas o mercado está difícil. Ventilei um jogador (Riascos) que acabou indo para outro clube carioca (Vasco). Não e fácil contratar. Mas estamos atrás de um centroavante e de um homem de velocidade, que está fazendo falta - revelou René Simões.

As posições estão definidas, alguns nomes são estudados, mas o Botafogo não estipula um prazo para contratar. Com um teto salarial de aproximadamente R$ 60 mil, o clube não vai fazer loucura e deixar de lado a política de austeridade.

- Estamos no mercado. Saímos para comprar um carro. Mas se eu tenho dinheiro, chego na agência e compro o carro que quiser. Estamos procurando jogadores dentro da realidade. O Botafogo não faz loucuras. Presidente já disse que pode faltar tinta para a caneta, pode faltar o cafezinho, mas os salários vão ficar em dia.

Gegê tem proposta para sair

Gegê deve deixar o Botafogo (Foto: Thales Soares)
Enquanto procura se reforçar, o Botafogo também pretende reduzir o elenco para reduzir custos com a folha salarial. O próximo a sair pode ser Gegê. Sem espaço após as contratações de Daniel Carvalho, Lulinha e Camacho, o meia tem proposta e deve ser emprestado.

- O Gegê tem proposta. Vai depender dele. Se ele quiser ir, vamos liberar. Ele precisa jogar. Gosto muito dele, mas temos muitos jogadores para a posição - ressaltou o treinador.

Atualmente, incluindo os jogadores que treinam separados, o elenco do Botafogo contra com 49  jogadores.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Cadê os milhões? Botafogo ainda não viu nenhum centavo da venda de Dória


Venda de Dória ao Olympique de Marselha (FRA) ainda não rendeu nenhum centavo ao Botafogo, que segue tentando entender negociação feita pela antiga diretoria



Dória atualmente está no São Paulo
(Foto: Reginaldo Castro)
No dia 1º de setembro de 2014, o zagueiro Dória posava com a camisa do Olympique (FRA) pela primeira vez. E hoje, quase nove meses depois e com o jogador já emprestado ao São Paulo, o Botafogo ainda não viu um centavo daquela transação, de dez milhões de euros (cerca de R$ 29,5 mi na cotação da época) cair nas suas contas. Agora, o Conselho Fiscal busca entender melhor a negociação, realizada na antiga gestão.

O órgão enviou um memorando ao presidente Carlos Eduardo Pereira comentando diversos pontos encontrados nas movimentações recentes. Entre eles, o fato de o clube ter vendido o jogador por dez milhões e a transferência estar registrada por apenas seis na Fifa.

Porém, na época, o então presidente Mauricio Assumpção pediu para que a primeira parcela fosse paga apenas em 2015, para não correr o risco de ter o montante bloqueado, já que o clube da Estrela Solitária não estava no Ato Trabalhista. Agora, de volta ao Ato – mas com as contas travadas devido a uma ação do ex-atacante Donizete Pantera – o Botafogo poderia ter o dinheiro em mãos. Essa demora no pagamento é outro ponto que será investigado pelo Conselho Fiscal.

O presidente Carlos Eduardo Pereira disse, ao LANCE!, que o clube ainda tenta entender a negociação.

- Acontece que a forma como o Botafogo aceitou receber esse dinheiro, com a primeira parcela um ano depois da cessão, foi abstolutamente atípica. Estamos tentando entender as razões disso. O jogador já está no São Paulo, e o Botafogo ainda não recebeu um centavo dessa história. Estamos tentando apurar as razões dessa negociação. O Botafogo tem seis milhões de euros a receber, mas ainda não recebeu nada - explicou.

O Botafogo tinha 60% dos direitos econômicos de Dória, mas 30% teriam de ser repassados a dois fundos de investimentos que emprestaram dinheiro ao clube recentemente – 20% para um e 10% para outro. Os outros 40% eram ligados à Vergette Sports.

Uma fonte que participou da venda foi consultada pelo LANCE! e garantiu que o negócio foi feito por dez milhões de euros. E que seis milhões seria o valor a que o Botafogo teria direito. Resta esperar os próximos episódios dessa novela.


Luiz Gustavo Moreira e Paulo Victor Reis - LANCENET!